Seminário
Lição 8: Moisés 2 (Gênesis 1; Abraão 4)


Lição 8

Moisés 2 (Gênesis 1; Abraão 4)

Introdução

Em Moisés 2, aprendemos que Jesus Cristo, sob a direção do Pai, criou a Terra e todas as coisas vivas que nela existem. Também aprendemos que Deus criou Adão e Eva à Sua imagem, uniu-os em casamento e ordenou-lhes que se multiplicassem e enchessem a Terra.

Sugestões Didáticas

Moisés 2:1–25

Sob a direção do Pai, Jesus Cristo criou a Terra e todas as coisas vivas que nela há, exceto o homem

Mostre um objeto que alguém fez para você (talvez como presente). Compartilhe com a classe seus sentimentos sobre o objeto e sobre a pessoa que o fez. Depois pergunte:

  • Quando foi que alguém fez algo para vocês? Quais foram seus sentimentos em relação à pessoa que o fez?

Peça a um aluno que leia Moisés 2:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem criou a Terra. (Você pode lembrar aos alunos que Moisés 2 é a tradução de Joseph Smith de Gênesis 1.)

  • Que doutrina aprendemos no versículo 1 referente a quem criou a Terra? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte doutrina: Jesus Cristo criou a Terra sob a direção do Pai Celestial.

  • Algumas pessoas sugerem que a Criação da Terra e de todas as coisas vivas que nela existem ocorreu por acaso. Por que vocês acham que é importante saber que Jesus Cristo criou a Terra?

Peça a um aluno que leia Moisés 2:2–5 em voz alta. Peça à turma que acompanhe a leitura e identifique o que Jesus Cristo fez no princípio da Criação. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • No versículo 5, como o Senhor chama esse período da Criação? (O primeiro dia.)

Para ajudar os alunos a entender o significado do termo dia conforme usado nesse capítulo, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“A Criação física propriamente dita foi dividida em períodos de tempo bem ordenados. Em Gênesis e Moisés, esses períodos são chamados de dias. Mas no livro de Abraão, cada período é chamado de tempo. Quer seja chamada de dia, tempo ou era, cada fase foi um período entre dois acontecimentos identificáveis — uma divisão da eternidade” (“A Criação”, A Liahona, julho de 2000, p. 102).

Copie a seguinte tabela no quadro. Divida a classe em cinco grupos e designe cada grupo a estudar um dos seguintes períodos da Criação, do dia 2 ao dia 6. Peça-lhes que identifiquem o que o Senhor realizou nesse período.

1º Dia

Moisés 2:2–5

Divide-se a luz das trevas

2º Dia

Moisés 2:6–8

3º Dia

Moisés 2:9–13

4º Dia

Moisés 2:14–19

5° Dia

Moisés 2:20–23

6° Dia

Moisés 2:24–31

Depois que os alunos tiverem tido tempo suficiente para estudar os versículos que lhes foram dados, peça que uma pessoa de cada grupo explique para a classe os versículos que estudaram e escreva na tabela o que o grupo encontrou. (Você pode ter de ajudar os alunos a entender que a palavra firmamento se refere à atmosfera que envolve a Terra.)

Depois que a tabela estiver completa, mostre que as escrituras não contêm todos os detalhes do processo da Criação. Em vez disso, elas testificam que o Senhor deliberadamente efetuou a Criação da Terra e de toda a vida que nela há. Você pode pedir a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Toda a Criação foi planejada por Deus. (…)

Testifico que a Terra e todas as coisas vivas que nela existem são de origem divina. A Criação não aconteceu por acaso. (…) A própria Criação testifica que há um Criador” (“A Criação”, p. 102).

  • Quais são alguns exemplos que mostram como a própria Criação testifica que há um Criador?

  • Que sentimentos vocês têm em relação ao Pai Celestial e Jesus Cristo ao refletirem sobre Suas criações?

Moisés 2:26–31

Deus criou o homem e a mulher à Sua própria imagem

Peça a três alunos que leiam, cada um, uma das seguintes situações. (Você pode copiar as situações em folhas de papel separadas e pedir aos alunos que as tirem ao acaso de dentro de um recipiente.)

  1. Um missionário está ensinando uma pessoa que quer saber qual é a aparência de Deus.

  2. Foi dito a uma moça que o sexo masculino ou feminino é determinado ao acaso. Ela começou a questionar assuntos referentes à identidade sexual e se isso deveria influenciar suas escolhas na vida.

  3. Um rapaz não gosta do próprio corpo. Ele se debate com sentimentos de baixa autoestima por causa de sua aparência física.

Peça aos alunos que abram em Gênesis 1:26–27. Explique-lhes que esses versículos, que ensinam o que o Senhor fez no sexto dia após criar todas as formas de vida animal, correspondem a Moisés 2:26–27. (Gênesis 1:26–27, e não Moisés 2:26–27, é designada como passagem de domínio das escrituras, por isso os alunos estarão preparados quando forem missionários para ajudar as pessoas a localizarem essa passagem na Bíblia delas.)

Peça a um aluno que leia Gênesis 1:26–27 em voz alta e peça à classe que acompanhe a leitura e pondere como esses versículos se relacionam às situações descritas.

  • Que doutrina referente à nossa criação é ensinada em Gênesis 1:26–27? (Os alunos devem identificar a seguinte doutrina: Fomos criados à imagem de Deus. Você pode anotar essa verdade no quadro.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Deus, nosso Pai, tem ouvidos para escutar nossas orações. Tem olhos para ver nossos atos. Tem boca para falar conosco. Tem coração para sentir compaixão e amor. Ele é real. Ele vive. Somos Seus filhos, criados a Sua imagem. Parecemo-nos com Ele, e Ele Se parece conosco” (“Todos os Seres Humanos Foram Criados à Imagem de Deus”, A Liahona, julho de 2008, p. 25).

Peça a um aluno que leia novamente a situação 1 para a classe.

  • Se vocês fossem o missionário da situação 1, como poderiam usar Gênesis 1:26–27 e a declaração do Presidente Monson para ensinar a uma pessoa como é Deus?

Peça a um aluno que leia novamente a situação 2 para a classe. Depois, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração extraída de “A Família: Proclamação ao Mundo”:

“Todos os seres humanos—homem e mulher—foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um” (A Liahona, novembro de 2010, última contracapa).

  • Como vocês usariam Gênesis 1:26–27 e a declaração extraída da proclamação sobre a família para ajudar a moça da situação 2?

  • Por que é importante saber que seu sexo (masculino ou feminino) não é uma questão aleatória ou uma condição temporária, mas que ele faz parte de sua identidade e de seu propósito eternos?

Peça a um aluno que leia novamente a situação 3 para a classe. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson.

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Pensem na dádiva [de Deus] para vocês — seu próprio corpo físico. Os muitos atributos admiráveis de seu corpo comprovam a própria ‘natureza divina’ (II Pedro 1:4)” (“Graças Demos a Deus”, A Liahona, maio de 2012, p. 77).

  • Como vocês usariam Gênesis 1:26–27 e a declaração do Élder Nelson para ajudar o rapaz da situação 3?

  • Em sua opinião, por que é importante lembrar que seu corpo físico é uma dádiva de Deus?

Convide um ou dois alunos a compartilhar por que o fato de saberem que foram criados à imagem de Deus é importante para eles.

Peça a um aluno que leia Moisés 2:28 em voz alta e peça à classe que procure o que o Pai Celestial fez após ter criado o corpo físico de Adão e Eva. Peça-lhes que relatem o que encontrarem. (Ele os abençoou e lhes deu um mandamento.) Você pode ter de explicar que o Senhor realizou a cerimônia de casamento de Adão e Eva, e que eles entraram no novo e eterno convênio do casamento.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Spencer W. Kimball:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“[O] Senhor [uniu] Adão e Eva, Seu primeiro homem e Sua primeira mulher nesta Terra, e [realizou] a cerimônia do santo matrimônio para torná-los marido e mulher. Eles eram muito diferentes em seu caráter, com diferentes papéis a desempenhar. Pouco depois de realizar a cerimônia, Ele disse a eles: ‘Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai’ (Gênesis 1:28)” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball, 2006, p. 214).

  • De acordo com o versículo 28, qual foi o primeiro mandamento que Deus deu a Adão e Eva como marido e mulher? (Você pode ter de explicar que multiplicar-se e encher a Terra significa ter filhos. Os alunos devem identificar a seguinte verdade: Deus ordenou aos que são casados como marido e mulher a terem filhos. Você pode pedir aos alunos que anotem essa verdade nas escrituras ao lado do versículo 28.)

Peça aos alunos que examinem Moisés 2:10, 12, 18, 21 e 25 para ver o que Deus disse depois que cada um dos cinco primeiros períodos da Criação estava concluído. Depois, peça a um aluno que leia Moisés 2:31 em voz alta e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Deus disse após ter concluído a Criação.

  • Por que vocês acham que o termo “muito bom” foi dado nesse ponto da Criação? (Deus havia então terminado a Criação, incluindo a criação física de Adão e Eva.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson (você pode entregar cópias dessa declaração aos alunos):

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Por maior que seja o planeta Terra, ele é apenas uma parte de algo muito maior: o grande plano de Deus. Resumindo de maneira simplificada, a Terra foi criada para que as famílias existissem” (“A Criação”, p. 102).

Encerre prestando testemunho das verdades abordadas em classe hoje.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Gênesis 1:26–27

Peça aos alunos que escrevam um breve discurso com base em Gênesis 1:26–27. Para ajudá-los a preparar o discurso, você pode sugerir que respondam às seguintes perguntas no discurso: O que significa ter sido criado à imagem de Deus? Como essa verdade influencia o que sentimos quanto a nós mesmos e aos outros? Como isso pode influenciar minhas ações diárias?

Você pode convidar alguns alunos a fazer o discurso deles como parte de futuros devocionais de classe.

Comentários e Informações Históricas

Moisés 2:2. “A Terra era sem forma”

Os materiais com os quais a Terra foi formada existiam antes da Criação da Terra. As escrituras ensinam que os elementos são eternos (ver D&C 93:33). A Criação consistiu na organização desses materiais para formar a Terra (ver Abraão 4:1). O Presidente Brigham Young ensinou:

“Deus reuniu os materiais dos quais formou esta pequena terra firme sobre a qual nos movemos. Há quanto tempo esses materiais existiam? Por todo o sempre, em alguma forma ou em alguma condição” (Discourses of Brigham Young [Discursos de Brigham Young], comp. John A. Widtsoe, 1954, p. 100).

O Profeta Joseph Smith ensinou:

“Esta Terra foi organizada ou formada a partir de outros planetas que foram desintegrados e remodelados para formar este no qual vivemos. Os elementos são eternos. (…)

Na tradução ‘sem forma e vazia’ deveríamos ler ‘vazia e desolada’. A palavra ‘criada’ deveria ser formada ou organizada” (“Discurso, 5 de janeiro de 1841, conforme relatado por William Clayton”, josephsmithpapers.org; ortografia e pontuação padronizadas).

Moisés 2:5. Quanto tempo durou um dia de criação?

O Presidente Brigham Young disse o seguinte a respeito da duração da Criação:

“A criação ocupou certos períodos de tempo. Não estamos autorizados a dizer qual foi a duração daqueles dias” (Discourses of Brigham Young [Discursos de Brigham Young], comp. John A. Widtsoe, 1954, p. 100).

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que um dia “é um período de tempo específico; é uma era, um éon, uma divisão da eternidade; é o tempo entre dois acontecimentos identificáveis. E cada dia, seja qual for sua extensão, tem a duração necessária para seus propósitos. (…)

Não há nenhuma declaração revelada especificando que cada um dos ‘seis dias’ envolvidos na Criação tenha tido a mesma duração” (“Cristo e a Criação”, A Liahona, setembro de 1983, p. 21).

Moisés 2:28. “Multiplicai-vos, e enchei a terra”

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que o mandamento de ter filhos é vital para o plano de felicidade estabelecido por Deus:

“A masculinidade e a feminilidade, o casamento, a geração e criação de filhos são todos essenciais ao grande plano de felicidade. (…)

Ao primeiro homem e à primeira mulher colocados nesta Terra, o Senhor disse: ‘Frutificai e multiplicai-vos’ (Moisés 2:28; ver também Gênesis 1:28; Abraão 4:28). Esse mandamento foi o primeiro na sequência e o primeiro em importância. Era essencial que os filhos espirituais de Deus tivessem um nascimento mortal e a oportunidade de progredir para a vida eterna” (“O Grande Plano de Felicidade”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 78).