Seminário
Lição 150: Amós


Lição 150

Amós

Introdução

Amós advertiu os israelitas de que seriam destruídos se não se arrependessem. Ele profetizou que, como os israelitas haviam rejeitado os profetas do Senhor, Ele removeria os profetas do meio deles. Amós também advertiu as nações fronteiriças a Israel e Judá que elas seriam destruídas.

Sugestões Didáticas

Amós 1–6

Amós profetiza que muitas nações, inclusive Judá e Israel, serão destruídas

Peça aos alunos que pensem em como responderiam às seguintes perguntas:

  • Você já tentou advertir alguém que não quis dar ouvidos a seu conselho? O que aconteceu com a pessoa por causa disso?

  • Alguém já tentou adverti-lo, mas você não deu ouvidos? Qual foi o resultado?

Depois que os alunos tiverem tempo para refletir, convide alguns a dar suas respostas para a classe.

Peça aos alunos que, enquanto estudam o livro de Amós, procurem identificar princípios que possam ajudar-nos a entender a importância de darmos ouvidos às advertências que o Senhor nos faz por meio de Seus profetas.

Apresente o livro de Amós e explique que ele era um pastor do reino de Judá. Amós foi chamado pelo Senhor para pregar ao reino do norte (Israel) e advertir o povo das consequências de seus pecados. Para ajudar os alunos a entender o contexto histórico do ministério de Amós, você pode pedir que localizem “Amós” no diagrama “Visão Geral dos Reinos de Israel e Judá” (ver lição 102).

Resuma Amós 1–2 e explique que Amós profetizou que muitas nações seriam destruídas por causa da iniquidade. Peça a um aluno que leia Amós 2:4–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique dois reinos que o Senhor disse que seriam destruídos e por que motivo. [Você pode explicar que a expressão “por três transgressões (…) e por quatro” não se refere a um número específico de pecados, mas sugere que os pecados daquelas nações eram em excesso. Um certo nível de iniquidade teria justificado a destruição deles, mas eles haviam pecado muito acima desse nível (ver O Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 90).]

  • Que nações Amós disse que seriam destruídas?

  • Que pecados o povo de Judá e de Israel tinham cometido?

Peça a um aluno que leia Amós 2:10–11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor lembrou os israelitas do que havia feito por eles.

  • O que o Senhor fez para ajudar os israelitas?

Explique aos alunos que o Senhor enviou profetas e nazireus para ajudar o povo de Israel (ver Amós 2:11). O termo nazireu vem de uma palavra hebraica que significa consagrado ou dedicado. (Não tem nenhuma relação com a cidade de Nazaré, onde o Salvador morou.) Os nazireus dedicavam-se inteiramente ao Senhor por um certo período de sua vida. O voto de nazireado podia durar por muito ou pouco tempo. Como parte desse voto, eles não bebiam vinho. (Ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Nazarite”.)

Peça a um aluno que leia Amós 2:12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o povo recebeu os nazireus e os profetas.

  • Como o povo de Israel recebeu os nazireus e os profetas? (Você pode explicar que o fato de os israelitas incentivarem os nazireus a beber vinho era semelhante aos membros da Igreja de hoje incentivarem outros membros a quebrar seus convênios.)

Escreva a seguinte frase no quadro: Não profetizareis.

  • O que significa o fato de os israelitas terem dito aos profetas que “não profetizassem”? (Eles disseram aos profetas que parassem de adverti-los sobre as consequências do pecado e da iminente destruição de Israel e Judá.)

Saliente que Amós, mais tarde, vivenciou pessoalmente essa rejeição quando Amazias, um sacerdote iníquo do rei Jeroboão, disse a Amós que retornasse a Judá e parasse de profetizar ao povo de Israel dizendo que eles seriam destruídos (ver Amós 7:10–13).

  • Por que alguém iria querer que os profetas “não profetizassem”?

Resuma Amós 2:13–3:2 e explique que o Senhor expressou tristeza pelo fato de Israel ter rejeitado a Ele e a Seus servos e advertiu ao povo que eles não seriam capazes de salvar-se da destruição. Amós 3:3–8 relata a resposta do Senhor ao povo que desejava que Amós e os outros profetas parassem de profetizar.

Peça a um aluno que leia Amós 3:7–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor inspirou Amós a ensinar ao povo que exigiu que os profetas parassem de profetizar a respeito da destruição de Israel.

  • O que o Senhor queria que Seu povo entendesse? (Ele não destruiria Seu povo sem antes adverti-lo por meio de Seus profetas.)

Para ajudá-los a entender o versículo 8, explique aos alunos que Amós declarou que assim como o rugido de um leão naturalmente instila medo naqueles que o ouvem, assim também um profeta é obrigado a profetizar quando recebe esse mandamento de Deus. Amós entendia esse conceito e não permitiria que as reclamações do povo o impedissem de cumprir seu sagrado dever de profeta.

Saliente que Amós 3:7 registra uma importante doutrina sobre o papel dos profetas em nossos dias, assim como na época de Amós.

  • Que doutrina a respeito dos profetas aprendemos em Amós 3:7? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: O Senhor revela a verdade por meio de Seus profetas. Apague a frase “Não profetizareis” do quadro e escreva essa doutrina.)

Saliente que a Tradução de Joseph Smith de Amós 3:7 substitui a palavra sem pela palavra até. Você pode sugerir que os alunos anotem essa mudança na margem do texto, ao lado do versículo 7.

Para ajudar os alunos a entender a importância da doutrina que acabaram de identificar, divida-os em pequenos grupos e peça-lhes que debatam as perguntas a seguir. Você pode escrever as perguntas no quadro, distribuir folhas de papel com as perguntas impressas ou ler as perguntas em voz alta, uma por vez, fazendo uma pausa entre uma e outra para dar tempo aos alunos de trocarem ideias sobre elas.

  • Na época de Amós, o povo não queria que os profetas falassem das consequências do pecado. De que maneira as pessoas atualmente se opõem aos ensinamentos dos profetas ou os ignoram?

  • O que o Senhor revelou aos profetas modernos que mostra como é fundamental que haja profetas hoje em dia?

  • De que modo vocês vieram a saber que o Senhor revela a verdade por meio de Seus profetas?

Testifique aos alunos que o Senhor revela, por meio de profetas, o que precisamos saber. Incentive os alunos a sempre se voltarem para os profetas modernos para obter orientação e depois segui-los.

Resuma Amós 3:9–6:14 e explique que Amós continuou a advertir o provo a respeito da destruição que viria a ocorrer. Ele também explicou que, embora o Senhor muitas vezes tivesse feito uso de fome, seca, pestes e guerras para ensinar a Seu povo que os caminhos que seguiam eram errados, eles não quiseram retornar a Ele.

Amós 7–9

Amós ensina sobre outras consequências de se rejeitar o Senhor e Seus profetas

Explique aos alunos que, apesar das advertências dos profetas, os israelitas continuaram pecando.

Resuma Amós 7:1–8:10 e explique que Amós reiterou seu dever de declarar a palavra de Deus e descreveu outra consequência à rejeição dos profetas por parte de Israel. Peça a um aluno que leia Amós 8:11–12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Amós profetizou que aconteceria.

  • Sobre que tipo de fome Amós profetizou? (Sem revelação concedida por meio de um profeta, eles sentiriam fome espiritual.)

  • O que Amós profetizou que o povo faria durante essa fome?

  • Que princípio aprendemos sobre a consequência de rejeitarmos os profetas do Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Quando as pessoas rejeitam os profetas do Senhor, elas perdem a bênção de ouvir as palavras do Senhor.)

  • Que exemplos temos de ocasiões em que as pessoas perderam a bênção de ouvir as palavras do Senhor por terem rejeitado Seus profetas?

Explique aos alunos que a profecia citada em Amós 8:11–12 foi cumprida em diversos períodos da história. Outro cumprimento importante dessa profecia é a Grande Apostasia. Para ajudar os alunos a entender melhor a Grande Apostasia, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte explicação:

“A Grande Apostasia (…) ocorreu após o Salvador ter estabelecido Sua Igreja. Após a morte do Salvador e de Seus apóstolos, os homens corromperam os princípios do evangelho e efetuaram mudanças não autorizadas na organização da Igreja e nas ordenanças do sacerdócio. (…)

Durante a Grande Apostasia, o povo não tinha o direcionamento divino de profetas vivos. Muitas igrejas foram estabelecidas, mas elas não tinham o poder do sacerdócio para levar as pessoas ao verdadeiro conhecimento de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo. (…) Essa apostasia durou até que o Pai Celestial e Seu Filho Amado apareceram a Joseph Smith, em 1820, e iniciaram a restauração da plenitude do evangelho” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 16–17).

  • Como vocês resumiriam o que aconteceu durante a Grande Apostasia?

  • De que modo o conhecimento de que houve uma apostasia universal explica a necessidade da Restauração? [“Se não tivesse havido uma apostasia, não haveria a necessidade de uma Restauração” (Pregar Meu Evangelho, p. 36).]

Resuma Amós 9 e explique que, embora Amós tenha visto a Grande Apostasia, ele também viu a Restauração nos últimos dias, quando Israel seria reunida novamente e restaurada a sua terra prometida.

Para encerrar, recapitule os princípios que os alunos identificaram na aula. Convide os alunos a prestar testemunho da importância de darmos ouvidos às palavras dos profetas do Senhor e incentive-os a seguir os ensinamentos dos profetas.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Amós 3:7

Para ajudar os alunos a memorizar Amós 3:7, peça-lhes que façam uma lista com os números 1 a 5 numa folha de papel. Peça-lhes que escrevam o nome de cinco alunos da classe nos cinco espaços da folha de papel. Depois que os alunos tiverem cinco nomes em sua folha, peça-lhes que vão até a primeira pessoa da lista. Instrua-os a recitar Amós 3:7 para essa pessoa (usando as escrituras, se necessário) e a permitir que o outro aluno também recite Amós 3:7. Depois, peça aos alunos que passem para o segundo nome da lista e repitam a atividade. (Se você não tiver pelo menos dez alunos na classe, os alunos podem formar duplas com um número menor de colegas ou repetir a atividade com alguns alunos mais de uma vez.) Depois que os alunos tiverem recitado a escritura para todos os cinco alunos de sua folha, peça à classe inteira que recite Amós 3:7 de cor.

Comentários e Informações Históricas

Amós 3:7–8. “Falou o Senhor Deus”

O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, salientou a importância de seguir o profeta vivo:

“Sempre houve uma necessidade desesperadora da voz firme e tranquilizadora de um profeta de Deus: alguém que nos faça conhecer a vontade do Senhor, mostrando-nos o caminho da segurança espiritual e da paz e felicidade pessoal. (…)

Escutem a voz do profeta e obedeçam. Estaremos seguros se seguirmos o profeta vivo.

Uma característica dos profetas de todas as épocas é que, indiferentes às consequências, tiveram coragem de declarar a palavra de Deus com clareza e sinceridade” (“Escutem a Voz do Profeta e Obedeçam”, A Liahona, julho de 1995, p. 16).

Amós 8:11–12. “Fome (…) de ouvir as palavras do Senhor”

O Presidente Spencer W. Kimball disse:

“Após séculos de treva espiritual, (…) anunciamos solenemente ao mundo inteiro que a fome espiritual terminou, a seca espiritual acabou, a palavra do Senhor em sua pureza e totalidade encontra-se à disposição de todos os homens. Ninguém precisa vaguear de um mar para outro, nem do norte para o leste buscando o evangelho verdadeiro predito por Amós, pois a verdade eterna está aqui” (Conference Report, abril de 1964, pp. 93–94; ver também O Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 94).