Seminário
Lição 15: Moisés 7


Lição 15

Moisés 7

Introdução

O Profeta Enoque liderou o povo de Deus e estabeleceu a cidade de Sião de acordo com os princípios da retidão. Enoque foi abençoado com uma visão da história da Terra, desde seus próprios dias até o milênio, tomando conhecimento de maneira bem profunda do amor que o Pai Celestial tem por Seus filhos. Também previu a vinda do Salvador, a restauração final do evangelho, a coligação de Israel e o retorno da cidade de Sião à Terra.

Sugestões Didáticas

Moisés 7:1–21

Enoque estabelece a cidade de Sião de acordo com os princípios da retidão

Imagem
tigela de água

Para preparar os alunos para estudar Moisés 7, mostre uma tigela de água e explique a eles que ela representa o mundo em que vivemos. Espalhe pimenta em pó sobre toda a água para representar as influências iníquas que há no mundo.

Explique-lhes que, tal como nós, Enoque vivia num mundo repleto de iniquidades. Resuma Moisés 7:1–12 e explique que, ao pregar o evangelho, Enoque testificou que havia conversado face a face com o Senhor. O Senhor mostrou a Enoque uma visão dos grupos de pessoas aos quais ele havia sido chamado a ensinar. O Senhor ordenou a Enoque que chamasse aquelas pessoas ao arrependimento e as batizasse, o que lhes permitiria tornar-se o povo de Deus.

Volte a direcionar a atenção dos alunos para a tigela de água. Peça que observem o que acontece quando você adiciona uma ou duas gotas de detergente no centro da tigela. (A pimenta se dispersa para as bordas da tigela.)

Peça a um aluno que leia Moisés 7:13–17 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as maneiras pelas quais a fé exercida por Enoque e seu povo se assemelhava ao detergente que você adicionou à água.

  • De que modo a fé exercida por Enoque e seu povo se assemelha ao detergente que adicionamos à água? (Devido à grande fé exercida por Enoque e a retidão do povo, eles foram separados dos iníquos de maneira milagrosa.)

  • De acordo com os versículos 16–17, como Enoque e seu povo foram abençoados em comparação com o mundo ao redor deles? (O Senhor veio e habitou com Seu povo, e eles viveram em paz enquanto havia guerras e derramamento de sangue por toda parte.)

Peça a um aluno que leia Moisés 7:18 em voz alta. Peça à classe que procure como o Senhor chamou Seu povo e por que lhes deu esse nome. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que vocês acham que significa dizer que “não havia pobres entre eles”? (As pessoas cuidavam umas das outras tanto em termos materiais quanto espirituais.)

  • De acordo com o versículo 18, o que precisamos fazer para ser o povo do Senhor? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: O Senhor chama Seu povo de Sião quando eles se tornam unos de coração e vontade, vivem em retidão e cuidam uns dos outros.)

Para ajudar os alunos a entender melhor esse princípio e a se identificar com ele, copie as seguintes perguntas no quadro. Peça aos alunos que escolham qualquer uma das perguntas e anotem a resposta no caderno ou no diário de estudo das escrituras. Depois, peça a vários alunos que compartilhem suas respostas com a classe ou com um colega.

  • O que vocês acham que significa ser “unos de coração e vontade”? Quando foi que vocês sentiram que eram unos de coração e vontade com outros membros da Igreja?

  • Em sua experiência, como o fato de viver em retidão ajuda os membros da Igreja a sentirem-se unidos?

  • Quando foi que vocês ministraram às necessidades de outro membro da Igreja? Que efeito isso teve sobre vocês?

  • Como os membros da Igreja já cuidaram de vocês antes? Que sentimentos vocês têm por eles?

Resuma Moisés 7:19–21 e explique que Enoque edificou uma cidade chamada a cidade de Sião. Enoque teve uma visão de que a cidade acabaria sendo levada para o céu devido à retidão do povo. Isso significa que Enoque e seu povo foram transladados — em outras palavras, o corpo deles foi modificado para que se libertassem da dor física e para que não passassem pela morte até a época de sua ressurreição.

Moisés 7:22–40

Enoque vê que Satanás ri e que Deus chora pelos iníquos

Peça aos alunos que pensem numa ocasião de sua vida em que sentiram estar sozinhos e que ninguém se importava com eles. Peça que, ao continuarem a estudar Moisés 7, eles procurem um princípio que possa ajudá-los quando tiverem esses sentimentos.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Moisés 7:23–26. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que Enoque viu por meio de visão. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que Enoque aprendeu a respeito de Satanás?

  • O que vocês acham que representa a “grande corrente na mão” de Satanás?

  • Por que vocês acham que Satanás e seus seguidores riram e se regozijaram?

Peça a um aluno que leia Moisés 7:27–28 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu a muitos dos justos que estavam na Terra depois que a cidade de Sião foi transladada. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que o Senhor fez quando viu a iniquidade das pessoas que permaneceram na Terra?

  • O que isso nos ensina a respeito da natureza do Senhor?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Moisés 7:29–31. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Enoque reagiu quando viu o Senhor chorar.

  • O que Enoque pediu ao Senhor?

  • No versículo 30, saliente a frase “e, contudo, estás ali e teu seio está ali”. O que Enoque está dizendo a respeito do Senhor? (Para ajudar os alunos a responderem a essa pergunta, você pode explicar que, nas escrituras, a palavra seio é muitas vezes usada para referir-se ao peito de uma pessoa, que cobre o coração, onde profundas emoções são sentidas. A frase “e, contudo, estás ali e teu seio está ali” indica que, embora Deus tenha criado mundos incontáveis, Ele dedica profundo amor e compaixão a cada um de Seus filhos e está perto deles.)

Para ilustrar o que Enoque disse a respeito do Senhor no versículo 30, desenhe muitos pontos no quadro. Explique aos alunos que esses pontos representam alguns dos muitos mundos que Deus criou. Aponte um dos pontos e explique aos alunos que ele representa a Terra e os que vivem nela.

  • O que os versículos 28–31 nos ensinam a respeito dos sentimentos que Deus tem por nós como Seus filhos? (Deus criou mundos incontáveis, mas está ciente de nós e Se importa conosco. Você pode sugerir que os alunos marquem as frases do versículo 30 que ensinam essa verdade.)

  • Quando foi que vocês tiveram uma experiência que os ajudou a saber que Deus está ciente de vocês e que Se importa com vocês?

Peça aos alunos que estudem Moisés 7:32–40 com um colega e procurem saber o que faz com que o Pai Celestial sinta tristeza.

  • O que faz com que o Pai Celestial sofra? (Resuma as respostas dos alunos e escreva a seguinte verdade no quadro: O Pai Celestial sente tristeza quando decidimos cometer um pecado.)

  • De acordo com os versículos 37–38, por que o Pai Celestial sente tristeza quando decidimos cometer um pecado?

  • Como esse conhecimento pode ajudá-los a viver em retidão?

Moisés 7:41–69

O Senhor consola Enoque ensinando a ele o Plano de Salvação

Pergunte aos alunos se já se sentiram cansados de estarem cercados por influências malignas e tentações.

Peça a um aluno que leia Moisés 7:41–44 em voz alta. Peça à classe que procure como Enoque se sentiu quando olhou para a iniquidade e a miséria dos filhos de Deus.

  • Como Enoque se sentiu?

  • De acordo com o versículo 44, o que o Senhor disse a Enoque?

Peça a um aluno que leia Moisés 7:45–47 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor mostrou a Enoque para consolá-lo.

  • Por que vocês acham que ter uma visão do Salvador faria a alma de Enoque se regozijar?

Resuma Moisés 7:48–53 e explique que Enoque chorou de novo quando ouviu a Terra se lamentar por causa da iniquidade do povo. Enoque orou e perguntou a Deus se Ele teria compaixão da Terra e abençoaria os filhos de Noé. O Senhor prometeu a Enoque que jamais voltaria a inundar a Terra. O Senhor também prometeu que “visitaria os filhos de Noé”, o que significa que Ele os convidaria a aceitar o evangelho. O Senhor também ensinou a Enoque que aqueles que edificam sua vida sobre o Salvador não cairão. (Ver também Helamã 5:12.)

Peça a um aluno que leia Moisés 7:54 em voz alta e peça à classe que procure a pergunta feita por Enoque. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. Explique aos alunos que, quando Enoque perguntou ao Senhor quando a Terra “descansaria”, ele estava se referindo a uma época em que a iniquidade seria tirada da Terra e os justos viveriam em paz e segurança.

Resuma Moisés 7:55–59 e explique que Enoque viu que o Salvador seria crucificado. Ele chorou e perguntou novamente quando a Terra descansaria. Depois de ver Jesus ascender ao céu, ele perguntou se o Senhor voltaria à Terra.

Peça a um aluno que leia Moisés 7:60–61 em voz alta e peça à classe que procure a resposta que o Senhor deu a Enoque. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Como o Senhor disse que seria o mundo quando Ele voltasse?

  • O que o Senhor prometeu que faria por Seu povo nos últimos dias? (Ele os preservaria.)

Explique aos alunos que a palavra preservar se refere à capacidade que o Senhor tem de salvar Seu povo tanto física quanto espiritualmente da iniquidade do mundo. Peça a um aluno que leia Moisés 7:62 em voz alta. Peça à classe que procure o que o Senhor fará para preservar Seu povo espiritualmente nos últimos dias. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Como isso se assemelha ao que o Senhor fez por Seu povo na época de Enoque?

Explique aos alunos que a frase “justiça enviarei dos céus” se refere a coisas como a visita de Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo, a aparição de anjos, a revelação e a concessão das chaves e do poder do sacerdócio. A frase “verdade farei brotar da terra” se refere ao surgimento do Livro de Mórmon nos últimos dias como parte da Restauração. Essa “justiça” dos céus e “verdade” da Terra prestam testemunho de Cristo, de Sua Ressurreição e da ressurreição de toda a humanidade.

  • De acordo com Moisés 7:62, como o Livro de Mórmon será usado nos últimos dias? (Para reunir os eleitos de Deus em toda a Terra.)

Saliente que, embora a cidade de Sião vá ser construída nos últimos dias, nem todos precisarão estar na cidade para ser preservados. Resuma Moisés 7:63–66 e explique que essa passagem descreve um dos acontecimentos associados à Segunda Vinda de Jesus Cristo: Enoque e sua cidade retornarão à Terra e se encontrarão com a cidade de Sião, ou Nova Jerusalém, que será construída nos últimos dias. Esses versículos também nos dizem que, quando o Salvador voltar, toda a iniquidade será removida da Terra, e esta descansará.

Peça a um aluno que leia Moisés 7:67–69 em voz alta. Peça à classe que procure o efeito que a visão do Senhor teve sobre Enoque e o que aconteceu com a cidade de Sião. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Encerre prestando testemunho das verdades abordadas em classe hoje.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Moisés 7:18

Você pode pedir aos alunos que leiam Moisés 7:18 em voz alta juntos. Com base nos ensinamentos desse versículo, peça aos alunos que sugiram o que poderiam fazer para tornar-se mais unidos como classe de Seminário. Juntos, estabeleçam a meta de implementar essas sugestões. Você pode então começar as aulas seguintes recitando a escritura no começo da aula e discutindo brevemente seu progresso em relação a essa meta.

Comentários e Informações Históricas

Moisés 7:21. Ser transladado

Moisés 7:21 conta que o povo de Enoque foi transladado, ou levado para o céu sem passar pela morte. O Presidente Joseph Fielding Smith explicou:

“Os seres transladados ainda são mortais e ainda virão a passar pela morte, ou a separação do espírito e do corpo, embora isso seja instantâneo, pois o povo da Cidade de Enoque, Elias e outros que receberam essa grande bênção no passado, antes da vinda de nosso Senhor, não poderiam ter recebido a ressurreição, ou a mudança da mortalidade para a imortalidade, porque nosso Senhor [ainda] não havia pagado a dívida que nos liberta da mortalidade e nos concede a ressurreição” (Answers to Gospel Questions [Respostas a Perguntas sobre o Evangelho], comp. Joseph Fielding Smith Jr., 5 vols., 1957, vol. I, p. 165).

Moisés 7:27. Muitos foram arrebatados para o céu

As pessoas justas descritas em Moisés 7:27 foram transladadas e “arrebatadas” para unir-se aos que estavam na cidade de Sião. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu:

“Depois que as pessoas que estavam na cidade de santidade foram transladadas e arrebatadas para o céu sem passar pela morte, de modo que Sião como povo e congregação fugiu da superfície marcada pela guerra da Terra, o Senhor procurou outros entre os homens que serviriam a Ele. Desde os dias de Enoque até o Dilúvio, os novos conversos e os verdadeiros fiéis, com exceção daqueles que necessitavam cumprir os desígnios do Senhor entre os mortais, foram transladados” (The Millennial Messiah: The Second Coming of the Son of Man [O Messias Milenar: A Segunda Vinda do Filho do Homem], 1982, p. 284).

Moisés 7:30. “E, contudo, estás ali”

O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que o Pai Celestial Se importa com cada um de nós, individualmente:

“Enoque, a quem o Senhor revelou tantas coisas, louvou a Deus em meio a Suas vastas criações, exclamando de modo tranquilizador: ‘E, contudo, estás ali’ (Moisés 7:30; ver também Jeremias 10:12).

Essa mesma segurança pode ajudar-nos a transpor todas as épocas e circunstâncias de nossa vida. Um Deus universal está realmente envolvido com nosso pequeno e individual universo de experiências! Em meio a Seus vastos domínios, ainda assim Ele nos enumera, nos conhece e nos ama perfeitamente (ver Moisés 1:35; João 10:14)” (“Todavia Estás Ali”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 28).

Moisés 7:38–39. “E eis que os encarcerarei; uma prisão preparei para eles”

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu:

“Os homens da época de Noé se rebelaram, rejeitaram o Senhor e Seu evangelho e foram sepultados na água. O espírito deles foi para a prisão preparada para os que caminham em trevas quando há luz diante deles” (The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo], 1978, p. 330).

O Presidente Joseph Fielding Smith escreveu o seguinte a respeito daquelas pessoas:

“Desde a época de sua morte no Dilúvio até a crucificação do Salvador, ficaram encerrados na prisão em tormento, sofrendo o castigo de suas transgressões, porque se recusaram a ouvir um profeta do Senhor — e assim será com todo homem que rejeitar o evangelho, haja vivido em outros tempos ou viva agora; isto não faz diferença alguma” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, p. 228).

Moisés 7:62. “Justiça enviarei dos céus; e verdade farei brotar da terra”

O Presidente Ezra Taft Benson explicou que o Senhor prometeu que “a justiça viria do céu e a verdade brotaria da terra. Vimos o maravilhoso cumprimento dessa profecia em nossa geração. O Livro de Mórmon brotou da terra, cheio de verdade, servindo como a verdadeira ‘pedra angular de nossa religião’ (ver Introdução do Livro de Mórmon). Deus também enviou justiça do céu. O próprio Pai apareceu com Seu Filho ao Profeta Joseph Smith. O anjo Morôni, João Batista, Pedro, Tiago e muitos outros anjos foram enviados pelos céus para restaurar os poderes necessários ao reino. Além disso, o Profeta Joseph Smith recebeu revelação após revelação dos céus naqueles primeiros anos vitais do crescimento da Igreja. Essas revelações foram preservadas para nós em Doutrina e Convênios” (“A Dádiva da Revelação Moderna”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 79).