Seminário
Lição para o Seminário de Estudo no Lar: Isaías 1–23 (Unidade 24)


Aula Semanal de Estudo no Lar

Isaías 1–23 (Unidade 24)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo dos princípios e das doutrinas que os alunos aprenderam ao estudar Isaías 1–23 (unidade 24) não se destina a ser usado durante a aula. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas dessas doutrinas e alguns desses princípios. Siga os influxos do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Isaías 1–5)

Ao estudarem os pecados dos israelitas da época de Isaías, os alunos aprenderam que nossos atos de devoção a Deus são mais significativos para Ele quando os praticamos sinceramente e com pureza de coração. Eles também aprenderam princípios relativos às consequências da retidão e do pecado.

Dia 2 (Isaías 6–9)

Ao estudarem a forma como Isaías foi chamado para profetizar ao povo, os alunos aprenderam que, quando somos purificados de nossos pecados, passamos a ter mais vontade e desejo de fazer o que Deus nos pede. Ao lerem quais foram as consequências das escolhas dos israelitas, eles descobriram estes princípios: Quando pecamos, ficamos sujeitos ao castigo divino. Caso nos arrependamos, o Senhor Se dispõe a conceder-nos a misericórdia e perdoar nossos pecados.

Dia 3 (Isaías 10–16)

Ao estudarem as profecias de Isaías quanto aos últimos dias, os alunos aprenderam que a Igreja restaurada é um estandarte para atrair os dispersos de Israel de volta ao evangelho de Jesus Cristo. Descobriram que, quando o Senhor voltar, os iníquos serão destruídos e Seu povo será abençoado. Além disso, aprenderam que, no final, Satanás perderá o poder e será expulso para sempre.

Dia 4 (Isaías 17–23)

Nessa lição os alunos leram as profecias de Isaías quanto à coligação dos dispersos de Israel e à conversão do Egito a Deus. Com essas profecias, eles aprenderam estes princípios: Confiar em nossa própria força em vez de confiar em Deus pode levar-nos a pecar e, por fim, à destruição. Jesus Cristo tem a chave da casa de Davi, bem como as chaves da salvação de toda a humanidade.

Introdução

O Senhor exortou os israelitas a arrependerem-se e purificarem-se. Isaías profetizou que a casa do Senhor seria estabelecida nos últimos dias e que os orgulhosos seriam humilhados na Segunda Vinda do Salvador.

Sugestões Didáticas

Observação: Nas lições desta semana, os alunos estudaram estas passagens de domínio das escrituras: Isaías 1:18 e Isaías 5:20. Para iniciar a aula, sugere-se que você recapitule ou recite Isaías 5:20 com eles e peça-lhes que expliquem o significado dessa escritura. Os alunos se aprofundarão no estudo de Isaías 1:18 durante esta aula.

Isaías 1

Isaías registra as palavras com que o Senhor descreve a apostasia da casa de Israel

Mostre uma roupa manchada.

Pergunte aos alunos:

  • Alguma vez vocês já mancharam uma roupa e ficaram preocupados, com medo de a mancha não sair?

  • Como podemos comparar o ato de pecar ao ato de manchar uma roupa?

Peça aos alunos que, ao estudar Isaías 1, procurem um princípio que nos dê esperança caso manchemos nossa alma com pecados.

  • Com base no que estudaram esta semana, como estava a situação espiritual dos israelitas dos tempos de Isaías? (Se for preciso, você pode pedir que um aluno leia Isaías 1:4 em voz alta.)

Para ilustrar parte da situação espiritual dos israelitas exposta em Isaías 1, mostre um copo de vidro limpo, incolor e transparente contendo água. Enquanto os alunos observam, acrescente uma ou duas gotas de anilina vermelha à água.

  • Como as intenções do coração dos israelitas são comparáveis a esta água? (Suas intenções estavam contaminadas pelo pecado.)

  • Como o copo pode ser comparado ao comportamento visível dos israelitas? (Está limpo por fora. Você pode lembrar os alunos de que, apesar de, naquela época, os israelitas serem iníquos, eles continuavam a fazer sacrifícios no templo e observavam os rituais sagrados de ocasiões como a Páscoa e outras festas religiosas.)

Peça à classe que leia rapidamente Isaías 1:11–15 e identifique palavras ou frases que descrevam o que o Senhor sentia diante das ofertas insinceras dos israelitas.

  • Que palavras ou expressões indicam o que o Senhor sentia diante das ofertas insinceras dos israelitas? (Algumas respostas possíveis são: “De que me serve”, “nem me agrado” e “escondo de vós os meus olhos”. Talvez seja preciso explicar-lhes que “ofertas vãs” são as ofertas religiosas que não são feitas de coração.)

  • Já que as pessoas estavam formalmente cumprindo os mandamentos, por que o Senhor rejeitou suas ofertas?

  • Para o Senhor, o que é mais importante do que a prática mecânica de atos de devoção? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem esta verdade: Nossos atos de devoção a Deus são mais significativos quando nossas intenções e nosso coração são puros.)

Peça a um aluno que leia Isaías 1:16–19 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Senhor exorta que seja feito por aqueles que sofrem devido aos próprios pecados.

  • O que o Senhor ordenou que os israelitas fizessem?

  • Como o Salvador nos ajuda a purificar-nos? (Por meio do poder da Expiação.)

  • Que princípios de arrependimento e perdão aprendemos com esses versículos? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que fique bem claro que, se nos arrependermos sinceramente, podemos ser purificados de todos os nossos pecados por meio da Expiação de Jesus Cristo.)

Acrescente 1 colher de sopa (1 tampinha ou 15 ml) de água sanitária à água do copo e mexa levemente. A água começará a clarear imediatamente. Até o final da aula, ela deve voltar a ficar tão cristalina quanto antes da adição da anilina. (Essa água é para uso apenas nessa demonstração. Não deixe os alunos beberem-na, pois a água sanitária é altamente tóxica.)

  • Como a Expiação do Salvador é comparável à água sanitária? (Assim como a água sanitária, a Expiação do Salvador tem ação purificadora, mas temos que optar por deixar que ela atue em nossa vida. Para isso, precisamos exercer fé em Cristo e arrepender-nos de nossos pecados.)

Preste seu testemunho de que a Expiação de Jesus Cristo tem o poder de remover as manchas do pecado e ajudar-nos a purificar-nos. Peça aos alunos que façam uma pausa para ponderar o que precisam fazer para se tornarem puros; incentive-os a seguir as inspirações que receberem.

Isaías 2

Isaías profetiza que a casa do Senhor seria estabelecida nos últimos dias

Peça a um voluntário que vá desenhar no quadro. Peça a diferentes alunos que se revezem na leitura em voz alta de Isaías 2:1–5. Peça ao voluntário que faça um desenho daquilo que Isaías descreveu. (Para aumentar a participação, você pode convidar um aluno a desenhar as coisas descritas nos versículos 1–3 e outro para fazer o mesmo com os versículos 4–5.)

  • De acordo com o versículo 2, quando acontecerão as coisas citadas nos versículos 1–5?

  • Em sua opinião, como essas profecias estão se cumprindo em nossos dias? (Sugere-se que você explique aos alunos que a profecia sobre o final das guerras registrada no versículo 4 se cumprirá durante o Milênio, depois da Segunda Vinda de Jesus Cristo.)

Explique à classe que Isaías profetizou muitos acontecimentos dos últimos dias e que, muitas vezes, essas profecias eram expressas em uma linguagem simbólica. Muitas profecias têm mais de um significado, e isso também acontece com certos escritos de Isaías. Ou seja, essas profecias podem aplicar-se a mais de uma situação e podem cumprir-se mais de uma vez. Isso é às vezes chamado de dualidade.

  • Em sua opinião, por que Isaías chamou o templo de “monte do Senhor”?

  • De acordo com Isaías 2:3, por que, nos últimos dias, as pessoas terão vontade de ir ao templo?

  • O que esses versículos nos ensinam sobre o que acontece quando vamos ao templo? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que fique bem claro que, quando vamos ao templo, o Senhor nos ensina Seus caminhos.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que preste atenção para identificar as bênçãos que nos são prometidas se frequentarmos o templo.

“O templo é uma excelente escola. É uma casa de aprendizado. No templo, mantém-se uma atmosfera propícia para a instrução sobre assuntos profundamente espirituais. (…) Se vocês forem ao templo e recordarem que os ensinamentos são simbólicos e mantiverem o espírito correto, será impossível saírem dele sem que sua visão tenha sido ampliada, sem que se sintam enaltecidos e sem que tenham adquirido um conhecimento maior das coisas espirituais” (“O Templo Sagrado”, A Liahona, outubro de 2010, p. 29).

  • De que forma ir ao templo ou estudar sobre o templo já o ajudou a aprender os caminhos do Senhor?

Incentive os alunos a se empenharem em aprender as coisas do Senhor e os Seus caminhos por meio da frequência ao templo ou da preparação para lá entrar e participar de ordenanças sagradas.

Próxima Unidade (Isaías 24–48)

Pergunte aos alunos se alguma vez já pararam para pensar se a Bíblia faz menção do Livro de Mórmon. Diga-lhes que, na semana que vem, estudarão uma profecia de Isaías a respeito do Livro de Mórmon, seu papel na restauração do evangelho de Jesus Cristo e na vida deles mesmos. Isaías, nessa profecia, foi tão específico que é possível identificar a conversa entre Martin Harris e um grande erudito.