Seminário
Lição 137: Jeremias 42–52


Lição 137

Jeremias 42–52

Introdução

Os remanescentes do povo de Judá, que não foram levados cativos pelo exército babilônico, buscaram o conselho do Senhor para saber se deveriam ir para o Egito. A pedido deles, Jeremias orou a fim de saber a vontade do Senhor para eles e o Senhor prometeu que os remanescentes estariam seguros se permanecessem na terra de Judá. Jeremias depois profetizou que se o povo desobedecesse ao Senhor e fosse para o Egito, eles seriam destruídos. Jeremias profetizou a destruição de muitas nações, inclusive da Babilônia. Ele também testificou sobre a força do Redentor para livrá-los.

Sugestões Didáticas

Jeremias 42–44

Jeremias adverte os remanescentes de Judá a não irem para o Egito

A fim de preparar os alunos para estudar Jeremias 42–44, escreva a seguinte pergunta no quadro: Quais são algumas coisas específicas que os profetas têm pedido aos jovens da Igreja que façam a fim de se protegerem das más influências do mundo?

Convide os alunos a responderem à pergunta. Você pode pedir a um aluno que escreva as respostas no quadro ou você pode escrevê-las.

Peça aos alunos que pensem nas maneiras pelas quais podem ser tentados a desobedecer o conselho do Senhor dado a eles por meio dos profetas. Durante o estudo de Jeremias 42–44, incentive-os a procurar princípios que os ajudem a entender as consequências de escolher obedecer ou desobedecer o conselho dos profetas.

Explique-lhes que, quando o exército babilônico veio pela segunda vez a Jerusalém, eles levaram a maioria dos judeus com eles para a Babilônia. O pequeno grupo de judeus que permaneceu em Jerusalém era chamado “remanescentes”, significando aqueles que haviam sido deixados. Muitos dos remanescentes acreditavam que se eles fossem para o Egito seriam poupados de um futuro ataque do exército babilônico.

Peça a um aluno que leia Jeremias 42:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que os judeus que foram deixados em Jerusalém fizeram.

  • O que os judeus que foram deixados em Jerusalém fizeram?

  • De acordo com o versículo 3, por que eles pediram a Jeremias que orasse ao Senhor?

Peça a um aluno que leia Jeremias 42:4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a resposta de Jeremias.

  • O que vocês acham que Jeremias quis dizer quando disse que não ocultaria uma só palavra ao declarar as palavras de Deus aos judeus? (Ele falaria a eles claramente a vontade de Deus.)

Peça aos alunos que leiam Jeremias 42:5–6 em silêncio e identifiquem como o povo respondeu a Jeremias. Saliente a frase “seja má” no versículo 6, e explique aos alunos que nesse caso, “má” se refere a algo que o povo não queria fazer, e não a algo que fosse mau.

  • O que o povo prometeu fazer quando Jeremias revelasse a vontade de Deus?

  • O que o povo disse que aconteceria com eles se obedecessem ao conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas?

  • O que vocês acham que significa a frase “para que nos suceda bem”?

A fim de ajudar os alunos a entender o modo para que nos suceda bem quando obedecemos ao conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração da Primeira Presidência, que está em Para o Vigor da Juventude:

Imagem
Presidentes Monson, Eyring, Uchtdorf

“Prometemos que, se você cumprir os convênios que fez e seguir estes padrões, será abençoado(a) com a companhia do Espírito Santo, sua fé e seu testemunho vão ficar mais fortes, e você vai desfrutar uma felicidade cada vez maior” (Para o Vigor da Juventude, 2012, p. ii).

Resuma Jeremias 42:7–8, explicando-lhes que após 10 dias Jeremias reuniu o povo para revelar-lhes a vontade de Deus sobre irem ou não para o Egito.

Divida os alunos em duplas. Peça às duplas que leiam Jeremias 42:9–12 juntos e identifiquem o que aconteceria ao povo se eles dessem ouvidos ao conselho que Jeremias deu a eles. Peça-lhes que conversem sobre as respostas para as seguintes perguntas (você pode escrever essas perguntas no quadro):

  • Que conselho Jeremias deu? (O povo deveria ficar na terra de Judá.)

  • Como sucederia bem ao povo se eles tivessem obedecido ao conselho do profeta e ficado na terra de Judá?

Peça a vários alunos que se revezem para ler em voz alta Jeremias 42:13–17. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a advertência que Jeremias deu aos judeus sobre o que aconteceria se eles não obedecessem ao conselho do Senhor.

  • Que advertência Jeremias deu aos judeus?

  • Que princípio podemos aprender com esses versículos sobre o que acontece quando negligenciamos o conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas? (Os alunos podem dar várias respostas, mas assegure-se de que esteja claro que quando negligenciamos o conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas, sofremos as consequências negativas de nossas escolhas. Escreva esse princípio no quadro.)

Chame a atenção dos alunos para a lista no quadro das maneiras pelas quais os profetas têm ensinado os jovens da Igreja a permanecerem espiritualmente puros e protegidos do mal.

  • Que consequências as pessoas podem atrair para si se negligenciarem o conselho do Senhor dado por meio dos profetas?

  • Em contraste, que bênçãos vocês têm visto quando vocês ou outras pessoas obedecem ao conselho do Senhor dado por meio dos profetas?

Peça a um aluno que leia Jeremias 42:19–22 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Jeremias disse ao povo depois que ele lhes falou para ficar na terra de Judá. (Você pode explicar que a frase “vos enganastes a vós mesmos” no versículo 20 significa que o povo mentiu quando disse a Jeremias que eles obedeceriam às palavras do Senhor.)

  • De acordo com o versículo 22, quais consequências Jeremias disse que eles teriam por negligenciar o conselho do Senhor?

  • Por que vocês acham que as pessoas, às vezes, escolhem negligenciar o conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas, mesmo quando foram advertidos das consequências?

Peça a um aluno que leia Jeremias 43:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o povo respondeu a Jeremias.

  • De acordo com os versículos 2–3, que desculpa os homens soberbos deram por desobedecer às palavras de Jeremias? (Eles disseram que Jeremias não estava falando por Deus.)

  • Que desculpa os soberbos dão para desobedecer às palavras dos profetas em nossos dias?

Peça aos alunos que ponderem as seguintes perguntas: Estou desobedecendo a algum conselho do Senhor dado por Seus profetas? Se sim, que conselho estou desobedecendo?

Incentive-os a traçar uma meta relativa ao que eles vão fazer para melhor seguir os conselhos do Senhor transmitidos por Seus profetas.

Resuma Jeremias 43:5–13, explicando-lhes que os remanescentes dos judeus não somente desobedeceram ao Senhor e foram para o Egito, como também levaram Jeremias com eles. Depois de chegarem no Egito, Jeremias profetizou que, quando o exército babilônico destruísse o Egito, o rei da Babilônia reinaria lá.

Peça a um aluno que leia o resumo do capítulo de Jeremias 44 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Jeremias profetizou sobre os judeus que estavam morando no Egito. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Resuma os versículos 15–19 explicando aos alunos que os judeus no Egito se recusaram a ouvir Jeremias e disseram a ele que se sentiam mais abençoados quando adoravam os falsos deuses do Egito do que quando paravam de adorá-los.

Peça a um aluno que leia Jeremias 44:22–23 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Jeremias disse aos judeus no Egito. Talvez seja preciso explicar-lhes que a frase “porque queimastes incenso” se refere a adorar falsos deuses.

  • O que significa a frase “por isso vos sucedeu este mal”, no versículo 23? (Ela refere-se à destruição de Jerusalém descrita no versículo 22.)

  • Como a mensagem de Jeremias nos versículos 22–23 ilustra o princípio escrito no quadro?

Jeremias 45–52

Jeremias profetiza a destruição de várias nações, mas ele também testifica da força do Redentor para livrar o povo

Peça aos alunos que pensem numa ocasião em que se sentiram desanimados por causa da oposição que enfrentaram ao tentar fazer o que era certo.

  • O que deu esperança a vocês no momento de desânimo?

Resuma Jeremias 45, explicando-lhes que Baruque, o escriba de Jeremias, sentiu-se desanimado e o Senhor enviou a ele uma mensagem de ânimo por meio de Jeremias.

Explique-lhes que, em Jeremias 46–52, lemos que Jeremias profetizou a destruição de várias nações, mas ele também compartilhou mensagens de esperança. Peça aos alunos que procurem ao estudar Jeremias 46–52 uma verdade que ajudaria a trazer esperança em tempos de desânimo.

Escreva no quadro as seguintes referências de escritura: Jeremias 46:27–28; Jeremias 50:17–20; Jeremias 50:33–34. Peça aos alunos que leiam esses versículos em silêncio e identifiquem as mensagens de esperança. Você pode sugerir que os alunos marquem nas escrituras deles as palavras ou frases que reflitam mensagens de esperança.

  • Quais foram as mensagens de esperança para a Israel dispersa? (Escreva as respostas dos alunos no quadro.)

  • Que verdades podemos aprender a respeito do Redentor com essas passagens? (Os alunos podem dar várias respostas, mas assegure-se de que esteja claro que por meio da força de nosso Redentor, podemos ser libertados do cativeiro físico e espiritual.)

  • Quais são algumas coisas das quais o Senhor pode nos libertar?

Peça aos alunos que respondam à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras ou no caderno: Em que ocasião o Senhor o libertou? Depois de dar-lhes tempo suficiente peça-lhes que digam o que escreveram. Relembre-os a não contar nada muito pessoal.

Explique-lhes que Jeremias 52 registra a conquista de Jerusalém pelos babilônicos. Resuma esse capítulo explicando-lhes que os babilônicos levaram o rei Zedequias cativo e mataram todos os seus filhos, exceto Muleque que escapou para as Américas (ver Ômni 1:15; Helamã 6:10; Helamã 8:21). Muitos dos judeus em Jerusalém também foram mortos ou levados cativos para a Babilônia.

Comentários e Informações Históricas

Jeremias 42:4. “Eu vo-lo declararei; não vos ocultarei uma só palavra”

O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que os profetas revelam a palavra de Deus mesmo se ela não for popular:

“Por que os profetas proclamam mandamentos impopulares e chamam o povo ao arrependimento por rejeitar, modificar ou mesmo ignorar os mandamentos? A razão é muito simples: Ao receberem uma revelação, os profetas não têm escolha senão proclamar e reafirmar aquilo que Deus ordenou que dissessem ao mundo”. Os profetas fazem isso estando completamente a par do preço que terão que pagar. Algumas pessoas que preferem não viver os mandamentos se esforçam para difamar o caráter dos profetas e prejudicar sua integridade e reputação. Em resposta, os profetas continuam calados e simplesmente oferecem a outra face. O mundo pode ver isso como fraqueza, mas é uma das maiores forças que um homem pode ter — ser fiel, não ceder e não vacilar quanto àquilo que sabe ser verdade, aceitando quaisquer consequências” (“Se Queres (…) Entrar na Vida, Guarda os Mandamentos”, A Liahona, julho de 1996, p. 35).

Jeremias 43:2. “Todos os homens soberbos”

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou por que o orgulhoso tem dificuldade para aceitar conselhos dos profetas de Deus:

“O orgulhoso não consegue aceitar que sua vida seja dirigida pela autoridade de Deus (ver Helamã 12:6).

(…) Os orgulhosos querem que Deus concorde com eles. Não estão interessados em mudar de opinião para concordar com Deus” (“Acautelai-vos do Orgulho”, A Liahona, julho de 1989, p. 3).