Seminário
Lição 54: Êxodo 32


Lição 54

Êxodo 32

Introdução

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai, com o Senhor, os filhos de Israel fizeram um bezerro de ouro e o adoraram. O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra e também o bezerro de ouro. Três mil israelitas rebeldes também morreram. Moisés atuou como mediador entre o Senhor e o povo (ver Tradução de Joseph Smith, Gálatas 3:19–20 no Guia para Estudo das Escrituras).

Sugestões Didáticas

Êxodo 32:1–8

Enquanto Moisés está no Monte Sinai, os filhos de Israel fazem um bezerro de ouro e o adoram

Antes da aula, exponha uma gravura de Jesus Cristo (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 1; ver também LDS.org) na frente da classe e uma gravura de um bezerro de ouro no fundo da classe (você pode desenhar um esboço simples de um bezerro de ouro ou escrever as palavras Bezerro de Ouro em uma folha de papel). Convide a classe a levantar-se e peça aos alunos que relembrem os acontecimentos que eles acham que ajudaram os israelitas a achegar-se mais a Jesus Cristo. (As respostas dos alunos podem incluir as pragas sobre os egípcios, a proteção do pilar de fogo, a divisão do Mar Vermelho, os milagres do maná e das codornizes, a água brotando da pedra e também os Dez Mandamentos que o Senhor deu a Moisés no Monte Sinai.) Depois de cada resposta, escreva o acontecimento no quadro e peça aos alunos que deem um passo em direção à gravura de Jesus Cristo.

Explique-lhes que Moisés passou 40 dias e noites no Monte Sinai e o povo começou a se questionar sobre o que teria acontecido com ele. Peça a um aluno que leia Êxodo 32:1–6 em voz alta. Peça aos alunos que identifiquem o que os israelitas fizeram na ausência de Moisés.

  • Com base nesses versículos, em que direção os israelitas estavam agora olhando? (Convide os alunos a virar-se e olhar para o desenho do bezerro de ouro.)

  • De acordo com o versículo 6, que comportamento do povo acompanhou a adoração ao bezerro de ouro? (Você pode precisar explicar que a sentença “levantou-se a folgar” significa que os israelitas se tornaram indisciplinados, desregrados e imorais.)

  • Por que acham que os israelitas interromperiam sua aproximação de Jesus Cristo e, em vez disso, dirigiriam sua atenção e devoção a um bezerro de ouro?

Peça aos alunos que voltem a seus lugares. Peça a um aluno que leia Êxodo 32:7–8 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem expressões que indiquem a direção para a qual os israelitas se voltaram.

  • De acordo com o versículo 7, o que os israelitas fizeram a si mesmos? Em sua opinião, o que significa dizer “o povo se tem corrompido”? (Eles se tornaram indignos.)

  • De acordo com o versículo 8, o que os israelitas fizeram para se corromper?

  • O que vocês acham que significa dizer que o povo israelita “se tem desviado do caminho que [o Senhor] lhe tinha ordenado”? (versículo 8.)

  • Que princípios podemos aprender com esses versículos? (Os alunos podem identificar uma variedade de princípios, mas assegure-se de enfatizar que ao desviar-nos do Senhor e de Seus mandamentos, nós nos corrompemos.)

Para ajudar os alunos a entender esse princípio, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Spencer W. Kimball. Convide os alunos para identificar as coisas que algumas pessoas escolhem adorar no lugar de Deus:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Os ídolos ou os falsos deuses modernos podem assumir as formas mais variadas, tais como roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, barcos e inúmeros outros desvios materiais que conduzem para longe da trilha que leva à divindade. Que diferença faz que o objeto de adoração não tenha a forma de um ídolo?” (O Milagre do Perdão, 1974, p. 48).

  • Para que coisas as pessoas voltam sua atenção e devoção, em vez de voltá-las ao Salvador? (Anote as respostas dos alunos no quadro.)

  • Por que acham que podemos às vezes escolher adorar essas coisas, em vez de adorar o Salvador?

Convide os alunos para pensar em que coisas eles poderiam estar voltando sua atenção e devoção. Dê aos alunos alguns minutos para ponderar e identificar algo que os esteja afastando do Senhor e de Seus mandamentos. Incentive os alunos a fazer qualquer mudança necessária para voltarem a atenção e devoção a Jesus Cristo.

Êxodo 32:9–14

O Senhor fala a Moisés sobre os israelitas rebeldes

Imagem
As Experiências de Moisés e Israel com Jeová no Monte Sinai

Peça aos alunos que peguem o material intitulado “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai” (ver lição 48). (Uma versão completa desse material se encontra no apêndice deste manual.) Peça-lhes que escrevam Israel quebra o convênio no espaço próximo ao número 9 do material.

Explique-lhes que Êxodo 32:9–14 contém o registro da conversa entre o Senhor e Moisés sobre os israelitas rebeldes. Esses versículos podem ser confusos por causa do que eles dizem sobre o Senhor. Peça a um aluno que leia Êxodo 32:14 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem palavras e expressões que causem alguma confusão a respeito do Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Explique-lhes que o Profeta Joseph Smith modificou esse versículo em sua tradução da Bíblia. Essa mudança pode ser encontrada em Tradução de Joseph Smith de Êxodo 32:14 no apêndice da Bíblia SUD em inglês. Se essa passagem não constar na edição da Bíblia disponível em seu idioma, você pode distribuir o seguinte texto como material:

“E o Senhor disse a Moisés: Se eles se arrependerem do mal que fizeram, eu os pouparei, e desviarei deles o furor da minha ira; mas eis que teu julgamento cairá sobre todos os que não se arrependerem desse mal neste dia. Portanto, assegura-te de fazer todas estas coisas da maneira que te ordenei, ou eu executarei tudo o que tinha pensado em fazer ao meu povo” (Joseph Smith Translation, Exodus 32:14).

  • De acordo com a Tradução de Joseph Smith desse versículo, quem na verdade precisava se arrepender?

  • O que Moisés precisava fazer?

  • Qual era a consequência para os israelitas se eles escolhessem se arrepender? Qual era a consequência se eles decidissem não se arrepender?

Êxodo 32:15–29

Moisés destrói as tábuas de pedra e o bezerro de ouro, e os levitas matam 3.000 israelitas rebeldes.

Peça aos alunos que formem duplas. Peça às duplas que leiam Êxodo 32:15–25 em voz alta, revezando-se na leitura dos versículos. Peça aos alunos que identifiquem o que Moisés fez ao ver que os israelitas se desviaram do Senhor tão rapidamente e adoraram a um bezerro de ouro. Depois de dar-lhes tempo suficiente, faça as seguintes perguntas:

  • O que aconteceu com as tábuas de pedra que Moisés trouxe ao descer do Monte Sinai?

  • O que Moisés fez com o bezerro de ouro?

Peça aos alunos que leiam Êxodo 32:25 e tentem descobrir o que significa a palavra despido nesse versículo. (Nesse versículo despido significa “desordeiro, descomedido”.)

Peça a um aluno que leia Êxodo 32:26 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e tentem identificar o que Moisés disse ao povo.

  • O que deveriam fazer aqueles que desejavam ficar do lado do Senhor?

  • Qual foi o primeiro grupo de pessoas a ficar do lado do Profeta Moisés? O que indica o fato de ficar do lado do profeta?

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Se permanecermos do lado do profeta do Senhor …

  • De acordo com o versículo 26, o que demonstramos quando ficamos do lado do profeta? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas assegure-se de que eles identifiquem o seguinte princípio: Ao ficarmos do lado do profeta do Senhor, demonstramos que estamos do lado do Senhor. Peça aos alunos que completem o princípio no quadro.)

Convide os alunos para compartilhar algum momento em que eles ou algum conhecido deles escolheram ficar do lado do profeta. Depois de os alunos contarem suas experiências, você pode fazer a seguinte pergunta:

  • De que maneira essa experiência mostra que vocês escolheram ficar do lado do Senhor?

Convide os alunos para escrever uma meta em seu caderno ou diário de estudo das escrituras sobre como eles ficarão do lado do Senhor ao ficar do lado do profeta do Senhor.

Peça aos alunos que leiam Êxodo 32:27–29 em silêncio, tentando identificar o que aconteceu àqueles que continuaram rebeldes contra o Senhor e não ficaram com Moisés. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. (Você pode esclarecer que Moisés instruiu os levitas a matar todos os que não se arrependessem de ter adorado o bezerro de ouro.)

Êxodo 32:30–35

Moisés age como mediador entre o Senhor e os israelitas rebeldes

Mostre as gravuras Jesus Orando no Getsêmani (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 56; ver também LDS.org) e Os Dez Mandamentos (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 14; ver também LDS.org) colocadas lado a lado no quadro. Explique-lhes que, porque Moisés foi um “símbolo profético do Cristo que haveria de vir” (Jeffrey R. Holland, Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, p. 137), ele fazia coisas semelhantes às coisas que o Salvador haveria de fazer. (Você pode escrever a sentença “símbolo profético de Cristo” acima da gravura de Moisés.)

Peça a um aluno que leia Êxodo 32:30–32 em voz alta. Convide a classe para acompanhar a leitura e identificar palavras, expressões ou ideias que mostrem semelhanças entre Moisés e Jesus Cristo. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem e faça uma lista no quadro entre as duas gravuras. (As respostas dos alunos podem incluir o fato de que tanto Moisés quanto Jesus Cristo Se ofereceu para expiar os pecados de outras pessoas e eram inocentes dos pecados que Se ofereceram para expiar.)

  • De acordo com o versículo 32, o que Moisés suplicou ao Senhor?

  • Por que acham que Moisés se ofereceria para sofrer o mesmo fim dos israelitas, sendo ele inocente?

  • Que doutrina as palavras e ações de Moisés nos ensinam a respeito de Jesus Cristo? (Os alunos podem identificar uma variedade de princípios, mas assegure-se de deixar claro que Jesus Cristo é nosso Mediador junto ao Pai e Jesus Cristo tomou sobre Si os nossos pecados.)

Peça a um aluno que leia Êxodo 32:33 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a resposta do Senhor à propiciação de Moisés pelo povo.

  • O que o Senhor disse a Moisés sobre aqueles que pecaram contra Ele?

Preste testemunho de que, quando nos arrependemos, a Expiação do Salvador anula, ou apaga, nossos pecados. Quando escolhemos não nos arrepender, permanecemos indignos de habitar com Deus.

Peça aos alunos que escrevam Moisés roga pelo povo no espaço próximo ao número 10 do material.

Peça a alguém que leia Êxodo 32:34–35 em voz alta. Ressalte que, embora muitas pessoas tenham decidido arrepender-se e voltar ao Senhor, depois de adorar o bezerro de ouro, elas ainda tiveram de suportar as consequências de suas ações pecaminosas.

Convide os alunos para ponderar sobre a disposição do Salvador de tomar sobre Si a punição de nossos pecados. Convide alguns alunos que estiverem dispostos a fazê-lo para compartilhar seus sentimentos sobre o que Jesus Cristo fez por nós.

Comentários e Informações Históricas

Êxodo 32:1–8. Por que os israelitas desejaram adorar um bezerro de ouro?

“Devido à crescente impaciência e desespero por causa da demora de Moisés, os israelitas pediram a imagem de um deus que pudessem ver: um bezerro de ouro. Eles conheciam a vaca sagrada Hator ou os touros sagrados envolvidos nas cerimônias religiosas egípcias. A partir do culto ao touro das dinastias 18 e 19, vemos no Egito as carcaças do Serapeum, longos corredores sob a areia, com câmaras contendo grandes esquifes de granito para touros Ápis embalsamados.

Aarão, a quem Moisés deixara no comando (Êxodo 24:14–18), tentou racionalizar que era uma ‘festa para o Senhor’ (Jeová) a quem eles celebravam com holocaustos, com comida e bebida, e com ‘folga’ diante do bezerro (versículos 5 e 6). Talvez tenha sido a intenção primeira de Aarão prover uma imagem visual para tentar fazer a fé no Deus verdadeiro e vivo voltar em meio ao povo, mas não sabemos na verdade por que Aarão agiu dessa forma. Por certo, não foi algo totalmente sem retidão. Aparentemente, foi um desafio muito maior tirar o Egito de Israel do que tirar Israel do Egito” (D. Kelly Ogden e Andrew C. Skinner, Verse by Verse: The Old Testament [Versículo por Versículo: O Velho Testamento], 2 volumes, 2013, vol. 1, pp. 233–234).

Êxodo 32:4. “Estes são teus deuses, Ó Israel”

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou-nos a respeito dos ídolos do conforto e da satisfação:

“Infelizmente, há em nossos dias milhões que se curvam perante imagens de ouro e prata, de madeira, de pedra e de barro. Porém, a idolatria que mais nos preocupa neste momento é a adoração consciente de outros deuses. Alguns são de metal, veludo e cromo, de madeira, pedra e pano. Não são feitos à imagem de Deus ou do homem, mas são desenvolvidos para proporcionar conforto e satisfação ao ser humano, para satisfazer suas necessidades, ambições, paixões e seus desejos. Alguns não têm forma física, são intangíveis” (O Milagre do Perdão, 1974, p. 48).