Seminário
Lição 149: Joel


Lição 149

Joel

Introdução

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne. Joel previu uma grande batalha que acontecerá nos últimos dias.

Sugestões Didáticas

Joel 1

Joel convoca o povo a reunir-se no templo para orar por livramento do desastre iminente

Peça a um aluno que leia em voz alta o que aconteceu com a irmã Patricia T. Holland, esposa do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, e ex-integrante da presidência geral das Moças:

Imagem
Patricia T. Holland

“Recentemente tivemos o pior vendaval que Bountiful [Utah] já vira em décadas. (…) Quando eu estava ouvindo a notícia de que caminhonetes — 20 delas — estavam sendo arrastadas pelo vento para fora da rodovia, olhei pela janela de trás, em direção ao pequeno riacho em nossa propriedade, e vi uma de nossas frondosas árvores cair com um estrondo. (…)

Por um momento, confesso que fiquei com muito medo. Era muito cedo ainda, e Jeff estava saindo para o escritório. Disse a ele: ‘Você acha que isso é o fim? Está tudo acabado — ou prestes a acabar?’” (A Quiet Heart [Um Coração Tranquilo], 2000, p. 129).

Peça aos alunos que debatam com a pessoa ao lado as seguintes perguntas:

  • Como você se sente sobre os sinais e os acontecimentos que acompanharão a Segunda Vinda?

  • Como vocês acham que o Élder Holland respondeu a sua esposa?

Depois que os alunos responderem, peça a um aluno que leia em voz alta o restante do relato da irmã Holland:

“Meu marido, que tem uma fé profunda e um otimismo infinito, abraçou-me e disse: ‘Não, mas não seria maravilhoso se fosse? Não seria maravilhoso se Cristo realmente viesse e Seus filhos estivessem prontos para recebê-Lo? Não seria ótimo se o mal fosse finalmente dominado, de uma vez por todas, e o Salvador do mundo descesse no meio da Nova Jerusalém para enxugar toda lágrima dos olhos de cada pessoa? Sim’, disse meu marido, ‘em muitos aspectos, eu desejaria que fosse o fim, mas não é. É somente um forte vendaval em Bountiful. Ainda temos mais trabalho para realizar’” (A Quiet Heart [Um Coração Tranquilo], pp. 129–130).

  • O que lhes chama a atenção nos pensamentos e sentimentos do Élder Holland sobre a Segunda Vinda?

Explique aos alunos que hoje eles vão estudar as profecias do Profeta Joel, que profetizou ao povo de Judá numa época em que enfrentavam desastres naturais e exércitos invasores. Muitas das profecias de Joel se relacionam com a época que precede a Segunda Vinda, que também será repleta de desastres e guerras. Embora alguns dos acontecimentos associados à Segunda Vinda possam deixar as pessoas atemorizadas, as profecias de Joel contêm princípios que podem ajudar-nos a preparar-nos para essas coisas. Incentive os alunos a identificarem esses princípios para que, tal como o Élder Holland, eles possam ansiar pela Segunda Vinda do Salvador com alegria e confiança.

Resuma Joel 1:1–13 e explique que Joel narrou sobre a devastação causada por uma praga de locustas. Uma interpretação dessa passagem é a de que ela simboliza a destruição que viria por meio dos exércitos invasores, se o povo não se arrependesse (ver Joel 1:4).

Peça a um aluno que leia Joel 1:14–15 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem o que Joel aconselhou seu povo a fazer. [Explique aos alunos que a expressão “dia do Senhor” (versículo 15) refere-se a um determinado tempo em que o Senhor dará recompensas e castigos.]

  • O que Joel aconselhou o povo a fazer?

  • Por que vocês acham que Joel quis que as pessoas se reunissem no templo quando estavam diante do perigo?

  • Que tipos de perigos os jovens enfrentam hoje em dia?

  • Como podemos ser abençoados por reunir-nos no templo? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante a este: Se nos reunirmos no templo, podemos receber proteção dos perigos espirituais.)

Você pode salientar que talvez seja difícil para algumas pessoas frequentar o templo com regularidade. No entanto, essas pessoas podem receber proteção dos perigos espirituais decidindo viver de modo a serem dignas de entrar no templo.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça aos alunos que prestem atenção e identifiquem maneiras pelas quais podemos reunir-nos no templo e uma das bênçãos que podemos receber por fazê-lo:

Imagem
Élder Richard G. Scott

“Será que vocês, jovens, querem um modo seguro de eliminar a influência do adversário em sua vida? Dediquem-se à pesquisa de seus antepassados, preparem o nome deles para as ordenanças vicárias que podem ser realizadas no templo, e depois vão ao templo para servir de procuradores, a fim de que eles recebam as ordenanças do batismo e do dom do Espírito Santo. Quando ficarem mais velhos, poderão participar do recebimento de outras ordenanças também. Não conheço nenhuma proteção maior contra a influência do adversário em sua vida” (“A Alegria de Redimir os Mortos”, A Liahona, novembro de 2012, p. 94).

  • Como o Élder Scott nos incentivou a reunir-nos no templo? (Explique aos alunos que, mesmo que morem longe de um templo, eles podem participar do trabalho do templo pesquisando seus antepassados e preparando o nome deles para as ordenanças do templo.)

  • De que modo vocês foram abençoados e protegidos dos perigos espirituais ao participar do trabalho do templo e da história da família?

Incentive os alunos a ponderarem o que podem fazer para participar mais do trabalho do templo e da história da família.

Joel 2

Joel profetiza sobre as calamidades dos últimos dias e que o Espírito do Senhor será derramado sobre toda a carne

Escreva a seguinte expressão no quadro: Dia do Senhor. Explique aos alunos que em Joel 2 essa expressão se refere à Segunda Vinda de Jesus Cristo e aos acontecimentos que a precederão. Peça aos alunos que leiam Joel 2:1–2 em silêncio e identifiquem como Joel descreveu o dia do Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Resuma Joel 2:3–10 e explique que esses versículos descrevem as guerras e a destruição que vão ocorrer e a tristeza que algumas pessoas vão sentir antes da Segunda Vinda do Salvador.

Peça a um aluno que leia Joel 2:11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique palavras que descrevam o dia do Senhor.

  • Que palavras descrevem o dia do Senhor?

  • Que pergunta Joel fez?

Escreva a seguinte pergunta no quadro: Quem suportará o dia do Senhor? Explique aos alunos que Joel 2:12–16 contém informações que podem ajudar a responder a essa pergunta. Peça a um aluno que leia Joel 2:12 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem o que o Senhor pediu que o povo fizesse.

  • De acordo com esse versículo, o que o Senhor queria que o povo fizesse? (Ele queria que o povo voltasse para Ele, ou se arrependesse, de todo o coração.)

Se possível, mostre um pedaço de pano velho. Comece a rasgar o pano e explique aos alunos que, na época do Velho Testamento, as pessoas frequentemente rasgavam as roupas como símbolo de sua tristeza e seu sofrimento.

Peça a um aluno que leia Joel 2:13–14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Joel ensinou ao povo que rasgasse em lugar das roupas. Talvez você tenha de explicar aos alunos que “convertei-vos ao Senhor vosso Deus”, no versículo 13, refere-se a arrependimento. Você pode também explicar que a Tradução de Joseph Smith de Joel 2:13 esclarece o início desse versículo: “Portanto, arrependei-vos, e quem sabe se ele se voltará e deixará após si uma bênção; para que possais oferecer uma oferta de manjares (…)”.

  • Em sua opinião, o que Joel estava ensinando ao povo quando lhe disse que rasgasse o coração e não suas roupas? (A não apenas expressar externamente a tristeza, mas a sentir sincero remorso pelo que havia feito e o desejo de arrepender-se.)

  • O que esses versículos ensinam sobre o que o Senhor fará por nós se nos voltarmos para Ele, arrependendo-nos sinceramente? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante a este: Se nos voltarmos para o Senhor de todo o coração, arrependendo-nos de nossos pecados, Ele nos mostrará misericórdia e benevolência.)

  • Como podemos mostrar a Deus que nosso arrependimento é sincero?

  • De que modo o fato de sabermos que Deus mostrará misericórdia e benevolência aos que se arrependerem afeta nosso desejo de nos arrepender?

Peça aos alunos que ponderem se há pecados dos quais eles precisam se arrepender de modo a poderem sentir mais plenamente a misericórdia e a benevolência do Senhor e estar mais bem preparados para a Segunda Vinda.

Resuma Joel 2:15–32 e explique que esses versículos descrevem algumas das bênçãos que os justos vão desfrutar enquanto se preparam para o dia do Senhor.

Peça a um aluno que leia Joel 2:27–29 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a bondade que o Senhor mostraria nos últimos dias.

  • O que Joel profetizou que o Senhor faria nos últimos dias? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que fique claro que, nos últimos dias, o Senhor derramará Seu Espírito sobre toda a carne. Escreva esse princípio no quadro.)

Para ajudar os alunos a entender esse princípio, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Joseph Fielding Smith:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Bem, meus irmãos, não vou restringir essa profecia aos membros da Igreja. O Senhor disse que derramaria o Espírito sobre toda a carne. (…) [Isso significa que] o Senhor derramaria suas bênçãos e o seu Espírito sobre todas as pessoas e as usaria para realizar seus propósitos” (Doutrinas de Salvação, vol. I, p. 192).

  • Que evidência você tem visto de que o Senhor está derramando Seu Espírito sobre toda a carne?

Explique aos alunos que sinais e maravilhas precederão e acompanharão o dia do Senhor. Peça a um aluno que leia Joel 2:30–31 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem esses sinais. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Peça aos alunos que ponderem se algum desses sinais ou dessas maravilhas os faz sentirem-se temerosos ou preocupados. Você pode convidar alguns alunos para expressarem seus pensamentos.

Peça aos alunos que leiam Joel 2:32 em silêncio e identifiquem o que Joel ensinou que pode nos ajudar quando sentirmos temor ou preocupação em relação aos sinais da Segunda Vinda.

  • O que podemos fazer quando nos sentirmos preocupados ou temerosos em relação aos sinais e acontecimentos dos últimos dias?

  • O que o Pai Celestial faz por aqueles que invocam Seu nome?

Joel 3

Joel profetiza sobre uma grande batalha que acontecerá nos últimos dias

Resuma Joel 3 e explique que Joel profetizou sobre a batalha de Armagedom, que acontecerá pouco antes da Segunda Vinda. Nessa batalha, todas as nações da Terra lutarão contra o povo do Senhor. Peça a um aluno que leia Joel 3:16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem ajudará os justos.

  • Por que o povo do Senhor deve ficar esperançoso nesse momento difícil?

Encerre a aula convidando os alunos a expressar seus sentimentos sobre como podem preparar-se para suportar o dia do Senhor com alegria e otimismo.

Comentários e Informações Históricas

Joel 1:14. “Congregai (…) na casa do Senhor”

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre a proteção e outras bênçãos que os jovens recebem ao participarem do trabalho do templo e da história da família:

“Convido os jovens da Igreja a aprenderem a respeito do Espírito de Elias e a vivenciarem-no. (…)

Ao atenderem com fé a este convite, seu coração se voltará aos pais. As promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó serão implantadas em seu coração. (…) Seu amor e sua gratidão por seus antepassados vão aumentar. Seu testemunho do Salvador e sua conversão a Ele se tornarão mais profundos e duradouros. E prometo-lhes que serão protegidos da crescente influência do adversário. Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida” (“O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, A Liahona, novembro de 2011, pp. 26–27).

Joel 2:28–32. “[Derramarei] o meu espírito sobre toda a carne”

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou como o Senhor derramaria Seu Espírito sobre toda a carne:

“A inspiração prometida a toda carne pelo Senhor, por meio da profecia de Joel, não é a promessa do Espírito Santo, mas a promessa da orientação pela Luz de Cristo, ou Espírito da Verdade, o qual é dado a todo homem que vem ao mundo” (Doutrinas de Salvação, 3 vols., comp. Bruce R. McConkie, 1954–1956, vol. I, p. 58).

“Nunca se deu um só passo no tocante a descobertas ou invenções em que o Espírito do Senhor (…) não houvesse sido a força propulsora pousada sobre o indivíduo, levando-o a fazer a descoberta ou a invenção” (Doutrinas de Salvação, vol. I, p. 194).

Essa profecia de Joel tem múltiplos significados e cumprimentos. No dia de Pentecostes, no Novo Testamento, houve uma grande manifestação do Espírito sobre os que estavam reunidos, levando Pedro a dizer: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos” (Atos 2:16–17).

A respeito da Primeira Visão do Profeta Joseph Smith, o Presidente Howard W. Hunter disse: “Ao pensarmos na promessa de que os jovens terão visões nos últimos dias, lembramos da visão que teve um jovem de apenas 14 anos, que deu início a uma série de acontecimentos que resultaram na Restauração do evangelho de Jesus [Cristo] em sua plenitude no século passado. A vontade de Deus foi revelada e um jovem teve a visão” (“Be Not Disobedient unto the Heavenly Vision” [Não Desobedeçam a uma Visão Celestial], discurso proferido na cerimônia de formatura da BYU, 2 de junho de 1960; speeches.byu.edu).

Três anos depois da Primeira Visão, Morôni apareceu a Joseph Smith e citou Joel 2:28–32 e explicou que essas profecias em breve seriam cumpridas (ver Joseph Smith—História 1:41).

O Presidente Gordon B. Hinckley disse:

“A era em que vivemos é a plenitude dos tempos mencionada nas escrituras, quando Deus reuniu todos os elementos das dispensações anteriores. Desde o dia em que Ele e Seu Filho Amado Se manifestaram ao menino Joseph, grandiosos conhecimentos inundaram o mundo. (…) Cumpriu-se a visão de Joel (ver Joel 2:28–32)” (“Viver na Plenitude dos Tempos”, A Liahona, janeiro de 2002, p. 4).

Joel 2:2. “Dia de trevas e de escuridão”

O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre o motivo pelo qual a escuridão está relacionada ao dia do Senhor:

“Não devemos subestimar as dificuldades dos últimos dias. Joel e Sofonias descrevem os últimos dias como um ‘dia de (…) tristeza’. (Joel 2:2; Sofonias 1:15.) As décadas vindouras trarão tempos de desespero. Por quê? Porque, conforme diz Morôni, o desespero vem por causa da iniquidade. (Ver Morôni 10:22.) Quanto maior a iniquidade, maior o desespero. E a menos que haja um arrependimento generalizado, o desespero há de se aprofundar e espalhar — exceto entre os que possuem a alegria do evangelho” (“Tende Bom Ânimo”, A Liahona, janeiro de 1983, p. 113).