Seminário
Lição 74: Josué 6–10


Lição 74

Josué 6–10

Introdução

Depois que os israelitas atravessaram o Rio Jordão e chegaram à terra prometida, o Senhor os instruiu a destruir a cidade de Jericó e tudo o que havia nela. Um israelita chamado Acã apoderou-se de alguns objetos que encontrou em Jericó, o que era proibido. Como resultado, os israelitas foram derrotados quando tentaram destruir a cidade de Ai. Depois que Acã foi responsabilizado, o Senhor novamente ajudou Israel em suas batalhas.

Sugestões Didáticas

Josué 6

Israel destrói a cidade de Jericó de acordo com as ordens do Senhor

Antes da aula, faça uma lista no quadro de alguns padrões ou mandamentos que alguns alunos podem achar difíceis de cumprir, como estes abaixo (frases de Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, pp. 4, 7, 30–31):

“Você não deve [sair com alguém] até que tenha pelo menos 16 anos de idade. (…) Evite sair sempre com a mesma pessoa.”

“Não se desfigure com tatuagens ou piercings. As moças que desejarem furar as orelhas devem usar apenas um par de brincos.”

“Para honrar o Dia do Senhor, temos que assistir a todas as reuniões da Igreja. (…) O domingo não é dia de fazer compras, participar de atividades recreativas ou eventos esportivos.”

No início da aula, peça aos alunos que leiam as declarações no quadro. Pergunte-lhes se eles ou alguém que conhecem já questionaram por que é importante obedecer a esses padrões.

  • Que outros mandamentos ou padrões dados pelo Senhor algumas pessoas questionam quanto à importância? (À medida que os alunos responderem, escreva suas respostas no quadro.)

Explique-lhes que, quando os israelitas entraram na terra de Canaã, o Senhor deu-lhes mandamentos ou instruções incomuns sobre como deveriam atacar a cidade fortificada de Jericó. Para alguns israelitas, esses mandamentos podem ter parecido estranhos ou nada razoáveis. Peça aos alunos que, ao estudar Josué 6, procurem princípios que possam ajudá-los quando eles ou pessoas que conheçam não entenderem o propósito dos mandamentos do Senhor.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Josué 6:1–5. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique de que maneira o Senhor instruiu os israelitas a atacarem a cidade de Jericó. (Explique-lhes que rodear significa andar em volta.)

  • O que o Senhor instruiu os israelitas a fazer?

Explique-lhes que Josué 6:6–11 mostra que Josué transmitiu as instruções do Senhor aos israelitas.

  • Se vocês estivessem no lugar de um soldado israelita, o que poderia parecer estranho a respeito dessas instruções?

  • A seu ver, como foi a conversa dos soldados israelitas após a primeira noite em que terminaram de rodear a cidade e voltaram ao acampamento?

Peça a um aluno que leia Josué 6:12–15 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como os israelitas mostraram sua fé no Senhor e em Seu profeta.

  • Como os israelitas mostraram sua fé? (Os israelitas obedeceram ao Senhor quando Suas instruções pareciam não fazer sentido para eles, e o fizeram com exatidão.)

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Josué 6:16, 20–21, 27. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu como resultado de Josué e os israelitas terem obedecido ao Senhor com exatidão. [Lembre os alunos de que o Senhor tinha avisado aos israelitas que deveriam “destruir totalmente” os habitantes da terra prometida para evitar que seus pecados se espalhassem entre os filhos de Israel (ver Deuteronômio 20:15–18).]

  • O que aconteceu como resultado de Josué e os israelitas terem obedecido ao Senhor com exatidão?

Peça aos alunos que imaginem que são soldados israelitas que talvez não tenham entendido o propósito das instruções do Senhor sobre como atacar Jericó. No entanto, eles decidiram obedecer com exatidão e testemunharam a queda das muralhas de Jericó. Peça aos alunos que respondam às seguintes perguntas, escrevendo suas respostas no caderno ou diário de estudo das escrituras.

  • Que princípios vocês teriam aprendido com essa experiência de seguir os mandamentos do Senhor?

Peça a alguns alunos que relatem o que escreveram. À medida que eles relatarem os princípios que identificaram, saliente o seguinte: Podemos mostrar fé no Senhor, tomando a decisão de obedecer a Seus mandamentos mesmo quando não entendemos seus propósitos e, se agirmos com fé para obedecer ao Senhor com exatidão, Ele estará conosco e nos ajudará a fazer as coisas que não conseguimos fazer sozinhos.

Para ajudar os alunos a entender e sentir a veracidade e importância desses princípios, faça algumas ou todas as perguntas a seguir:

  • Em que ocasiões vocês mostraram fé no Senhor, obedecendo a Seus mandamentos mesmo quando não entenderam o propósito deles?

  • Quais são alguns exemplos de como as pessoas podem obedecer apenas parcialmente aos padrões e mandamentos descritos no quadro?

  • De que maneira vocês já se sentiram abençoados ao procurar obedecer ao Senhor com exatidão?

Você pode prestar testemunho aos alunos de que eles serão abençoados se obedecerem com fé e exatidão.

Peça aos alunos que examinem o livreto Para o Vigor da Juventude e procurem instruções que eles sentem que poderiam seguir com mais fé ou exatidão. Peça-lhes que escrevam em uma folha de papel como pretendem obedecer a esse mandamento ou padrão para cumprir esse objetivo. Incentive-os a colocar esse papel num local visível onde possa servir de lembrete diário para essa meta.

Explique aos alunos que, além das instruções que o Senhor deu sobre como Israel deveria atacar Jericó, Josué instruiu os israelitas sobre o que fazer depois que tomassem a cidade. Peça a um aluno que leia Josué 6:17–19 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a instrução que Josué deu aos israelitas sobre o que fazer com tudo o que estava em Jericó.

  • Que instrução Josué deu aos israelitas sobre o que fazer com tudo o que estava em Jericó?

Explique-lhes que a palavra anátema nesses versículos refere-se a todas as coisas associadas com iniquidade e desobediência. Todas as pessoas [exceto Raabe e os que estavam com ela em sua casa (ver versículos 17, 22–23, 25)] e todos os objetos em Jericó foram amaldiçoados. Os israelitas foram proibidos de pegar qualquer coisa da cidade para eles, mas deveriam levar a Josué os objetos preciosos para serem consagrados ao Senhor.

  • De acordo com o versículo 18, qual seria o resultado se os israelitas pegassem alguma coisa amaldiçoada?

Josué 7

A desobediência de Acã leva Israel a ser derrotado pelo povo de Ai

Mostre um manto ou uma capa e algumas moedas (ou desenhe-os no quadro).

Imagem
capa e moedas
  • Se vocês estivessem no lugar de um soldado israelita, o que poderiam ter tido vontade de fazer ao verem objetos valiosos em Jericó?

Peça aos alunos que leiam Josué 7:1 em silêncio e identifiquem o que fez um israelita chamado Acã que foi contrário aos mandamentos do Senhor.

  • Qual foi a escolha de Acã? O que havia de errado com sua escolha?

Peça aos alunos que, ao estudarem Josué 7 observem os efeitos da escolha de Acã.

Peça a um aluno que leia Josué 7:2–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu a Israel quando foram destruir a cidade de Ai.

  • Por que os israelitas enviaram menos soldados contra a cidade de Ai do que contra a cidade de Jericó? (Ai era menor e parecia mais fácil de conquistar.)

  • Quantos israelitas morreram na batalha contra os homens de Ai?

Resuma Josué 7:6–9 e explique que Josué ficou angustiado após ouvir a notícia da derrota de Israel. Josué pediu ao Senhor que lhe revelasse por que Israel tinha sido derrotada.

Peça a um aluno que leia Josué 7:11–12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a razão dada pelo Senhor para a derrota de Israel.

  • Por que os israelitas não foram bem-sucedidos contra seus inimigos?

  • Como a escolha de Acã afetou o restante dos filhos de Israel?

  • Que princípio podemos aprender com essa história sobre as consequências de desobedecer ao Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que entendam que, se decidirmos desobedecer aos mandamentos, isso pode trazer consequências negativas não só para nós como para outros. Se desejar, anote esse princípio no quadro.)

Peça a um aluno que leia Josué 7:13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor ordenou aos israelitas que fizessem para conseguir vencer seus inimigos.

  • O que o Senhor ordenou que os israelitas fizessem?

Explique aos alunos que um dos significados da palavra santificar é libertar-se do pecado.

Resuma Josué 7:14–18 e explique que o Senhor instruiu Josué a reunir Israel de acordo com cada tribo, pois Ele revelaria a Josué a pessoa que tinha sido culpada de apoderar-se de um objeto amaldiçoado. Quando foi chamado, Acã apresentou-se diante de Josué.

Peça a um aluno que leia Josué 7:19–21 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu quando Josué confrontou Acã.

  • Que princípio podemos aprender com as palavras de Josué a Acã que se aplica a nós atualmente? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se que entendam que não podemos esconder nossos pecados do Senhor.)

Para ajudar os alunos a entender por que não podemos esconder nossos pecados do Senhor, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Richard G. Scott

“Não fiquem tranquilos se suas transgressões não forem do conhecimento de outras pessoas. Isso é como um avestruz com a cabeça enfiada na areia. Ele vê somente trevas e sente-se confortavelmente escondido. Na realidade está ridiculamente visível. Da mesma forma, todos os nossos atos são vistos por nosso Pai Celestial e Seu Amado Filho” (“Encontrar o Perdão”, A Liahona, julho de 1995, p. 77).

  • Como o fato de entendermos que não podemos esconder nossos pecados do Senhor afeta nossas escolhas?

Explique aos alunos que em Josué 7:22–26 lemos que Acã foi responsabilizado por seus pecados. Acã e seus filhos foram sentenciados à morte, e as coisas que ele pegou, que eram amaldiçoadas, foram destruídas como ordenou o Senhor. Josué devia estar ciente da lei que dizia que os filhos não seriam punidos pelos atos dos pais (ver Deuteronômio 24:16). Assim sendo, a morte dos filhos de Acã sugere que eles eram culpados dos mesmos pecados que o pai; do contrário, teriam sido poupados.

Josué 8–10

O Senhor ajuda Israel a derrotar o povo de Ai e os amorreus

Resuma Josué 8–10 e explique que, após Israel ter punido Acã e removido o “objeto amaldiçoado” do meio deles, o Senhor os ajudou a derrotar o povo de Ai, os amorreus e muitas cidades de Canaã. Peça aos alunos que leiam Josué 10:42 em silêncio e identifiquem por que os exércitos de Israel foram bem-sucedidos na batalha. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Você pode encerrar esta lição testificando a respeito da veracidade dos princípios que abordaram. Incentive os alunos a agirem de acordo com esses princípios, escolhendo obedecer fielmente aos mandamentos do Senhor e arrepender-se, em vez de esconder qualquer pecado que tenham cometido.

Comentários e Informações Históricas

Josué 6:1–16. “Tenho dado na tua mão a Jericó”

O Presidente Howard W. Hunter citou o exemplo de Josué para explicar por que é importante obedecer às instruções do Senhor com exatidão:

“O compromisso [de Josué] foi de completa obediência. Sua preocupação foi a de fazer exatamente como fora instruído para que a promessa do Senhor se cumprisse. As instruções com certeza pareceram estranhas, mas sua fé no resultado o impeliu a obedecer. (…)

Sem dúvida o Senhor ama, mais do que tudo, a inabalável determinação de obedecermos a Seu conselho” (ver “Compromisso com Deus”, A Liahona, novembro de 1982, p. 57).

Josué 6:21. O mandamento de destruir o povo de Canaã

O Senhor ordenou a Moisés em Deuteronômio 7:1–2 que destruísse “totalmente” os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus que habitavam a terra prometida. As escrituras indicam algumas razões para esse mandamento. Em Deuteronômio 9:4–5, Moisés ensinou que, devido à iniquidade dos cananeus, o Senhor os lançaria fora daquela terra (ver também Deuteronômio 20:15–18). No Livro de Mórmon, Néfi ensinou a seus irmãos que esses povos haviam “rejeitado toda a palavra de Deus e amadurecido em iniquidade; e a plenitude da ira de Deus estava sobre eles” (1 Néfi 17:35). A iniquidade da qual os cananeus eram culpados era tão infecciosa e destrutiva que, se tivessem permanecido na terra, teriam causado a queda espiritual de Israel. A história de Israel prova que isso é verdade. Por não terem obedecido ao mandamento do Senhor de destruir “totalmente” os cananeus, Israel com o tempo adotou suas falsas crenças e práticas iníquas que acabaram levando-os à ruína espiritual e à destruição física. (Ver também O Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 219.)

Josué 7:1–5, 11–12. A desobediência de Acã leva Israel a ser derrotado pelo povo de Ai

O Élder Ray H. Wood, dos Setenta, explicou:

“Pode ser difícil para nós entender como a desonestidade de um homem possa ter um efeito tão abrangente a ponto de causar a derrota do exército de Israel e a morte de 36 homens. O Élder James E. Talmage comentou: ‘Foi violada uma lei de retidão e as coisas que foram amaldiçoadas foram introduzidas no acampamento do povo do convênio; essa transgressão obstruiu o fluxo de ajuda divina que eles estavam recebendo e, até que o povo se santificasse, o poder não lhes seria restituído’ (Regras de Fé, 12ª ed., 1924, p. 105)” (“Made Like unto the Son of God” [Feito à Semelhança do Filho de Deus], Ensign, maio de 1999, p. 40).

Falando sobre a influência e os efeitos que escolhas pessoais têm sobre os outros, o Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, ensinou:

“As escolhas pessoais não são particulares; todas elas têm consequências públicas. (…) Nossa sociedade é a soma total do que milhões de indivíduos fazem na sua vida pessoal. Essa soma total do comportamento próprio de cada um tem consequências públicas mundiais de imensa magnitude. Não existe uma escolha que seja completamente individual” (“Serei Feliz?”, A Liahona, julho de 1987, p. 80).