Seminário
Lição 109: Jó 38–42


Lição 109

Jó 38–42

Introdução

O Senhor atendeu às súplicas de Jó e lembrou-o de que Ele é Onisciente e Onipotente. Jó respondeu com humildade e recebeu mais instruções sobre o poder do Senhor. O Senhor repreendeu os amigos de Jó, aceitou o arrependimento dele e tornou o restante de sua vida mais próspero do que já era inicialmente.

Sugestões Didáticas

Jó 38–41

O Senhor fala a Jó sobre o Seu poder

Para ajudar a preparar os alunos para o estudo de Jó 38–42, diga-lhes que enrolem uma folha de papel e olhem através do buraco com um olho e mantenham o outro fechado. Peça a alguns alunos que expliquem por quais dificuldades passariam se tivessem de cumprir as atividades do dia com a visão limitada dessa forma.

Peça a um aluno que leia a declaração a seguir do Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que, ao ouvir a leitura, procure coisas que possam limitar nossa perspectiva.

Imagem
Élder Quentin L. Cook

“Da perspectiva limitada de quem não tem conhecimento, compreensão ou fé no plano do Pai — alguém que só vê o mundo pelo prisma da mortalidade, com suas guerras, violência, doenças e males — esta vida pode parecer deprimente, caótica, injusta e sem sentido” (“Os Hinos Que Eles Não Puderam Cantar”, A Liahona, novembro de 2011, p. 104).

De acordo com o Élder Cook, que coisas podem limitar nossa perspectiva? (Ver a vida mortal e seus desafios sem o conhecimento ou a compreensão do plano de felicidade estabelecido pelo Pai Celestial ou sem fé nesse plano.)

  • Que desafios ou provações podem ser particularmente difíceis de enfrentarmos sem conhecimento do plano do Pai Celestial ou sem fé nesse plano?

  • De que maneira esses desafios se assemelham a algumas provações vividas por Jó?

Durante o estudo de Jó 38–42, incentive os alunos a procurar princípios que possam ajudá-los a fortalecer sua fé no Pai Celestial e a expandir sua visão de Seu plano, a fim de lidar melhor com os desafios que enfrentarem na vida.

Explique-lhes que, após Jó e seus amigos discutirem as possíveis razões de seu sofrimento, o Senhor falou diretamente a Jó. Peça a um aluno que leia Jó 38:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e veja, no final do versículo 3, a instrução que o Senhor deu a Jó.

  • De acordo com o que está escrito no final do versículo 3, o que o Senhor queria que Jó fizesse? (Responder às perguntas do Senhor.)

Peça a um aluno que leia Jó 38:4–7 em voz alta e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as perguntas que o Senhor fez a Jó.

  • Em suas próprias palavras, como vocês resumiriam as perguntas que o Senhor fez a Jó? (O Senhor disse a Jó que refletisse onde ele estava quando a Terra foi criada e quem a criou, querendo dizer que Deus tem todo o poder.)

  • Quem vocês acham que são os filhos de Deus mencionados no versículo 7?

Para ajudar os alunos a entender o versículo 7, peça a um aluno que leia em voz alta a declaração a seguir do Presidente Thomas S. Monson. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem estava entre os “filhos de Deus” que “alegremente cantavam” (Jó 38:7).

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Vivemos antes de nosso nascimento na mortalidade. Em nosso estado pré-mortal, estivemos sem dúvida entre os filhos e as filhas de Deus que rejubilaram por causa da oportunidade de vir para esta desafiadora, porém necessária existência mortal. Sabíamos que nosso propósito era ganhar um corpo físico, vencer as provações e mostrar que cumpriríamos os mandamentos de Deus” (“Ele Ressuscitou!” A Liahona, maio de 2010, p. 88).

  • Como a declaração do Presidente Monson pode ajudá-los a entender o significado do versículo 7? (Depois que os alunos responderem, sugira que escrevam o seguinte princípio na margem das escrituras deles, perto do versículo 7: Antes de nascermos na Terra, vivemos com o Pai Celestial e nos regozijamos com Seu plano de felicidade.)

  • Quando enfrentamos desafios, por que pode ser útil lembrar que nos regozijamos com a oportunidade de passar pela experiência da vida na Terra?

Resuma o restante de Jó 38, bem como Jó 39–41, explicando que o Senhor ilustrou Seu conhecimento e poder, fazendo muitas perguntas a Jó sobre como Ele criou a Terra e ainda a governa, enfatizando o conhecimento e o poder limitados dos humanos.

Jó 42

O Senhor abençoa Jó, fazendo com que seja mais próspero do que antes

Peça a um aluno que leia em voz alta Jó 42:1–2. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que Jó disse depois que o Senhor falou com ele.

  • O que Jó disse que sabia a respeito do Senhor? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte doutrina no quadro: O Senhor tem todo o poder e conhece todas as coisas.)

  • Em sua opinião, por que é importante ter um testemunho desta doutrina especificamente nos momentos que enfrentamos dificuldades?

Peça a um aluno que leia em voz alta Jó 42:5-6. Peça à classe que procure como Jó foi afetado ao conhecer mais sobre o Senhor.

  • O que vocês acham que Jó quis dizer quando afirmou: “me abomino e me arrependo no pó e na cinza”? (Jó 42:6). (Ajude os alunos a entender que Jó não odiava a si mesmo. Porém, ele admitia humildemente suas fraquezas, pecados e limitações perante Deus.)

Saliente que, após Jó ter admitido suas limitações e se arrependido de seus pecados, o Senhor falou com os amigos de Jó que o haviam julgado de maneira errada e tentado convencê-lo de que não merecia a misericórdia de Deus.

Peça aos alunos que reflitam sobre momentos na vida deles em que, como Jó, podem ter sido julgados erroneamente por um amigo (ou amigos).

  • Por que pode ser doloroso ser julgado erroneamente por amigos? Como podemos ser tentados a reagir aos julgamentos errados de nossos amigos a nosso respeito?

Peça a um aluno que leia Jó 42:7–9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse aos amigos de Jó.

  • O que o Senhor ordenou aos amigos de Jó que fizessem?

  • De acordo com o versículo 8, o que o Senhor disse a Jó que fizesse pelos amigos que o haviam julgado de maneira errada?

  • Que princípio podemos aprender com isso? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: O Senhor quer que oremos pelas pessoas que nos julgam de maneira errada.)

  • Por que vocês acham que o Senhor quer que oremos pelas pessoas que nos julgam mal?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Jó 42:10–17. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu a Jó no restante de sua vida.

  • O que deu forças a Jó para permanecer fiel ao Senhor durante suas provações? Que provações específicas Jó enfrentou (perda dos amigos, perda dos familiares, perda dos bens materiais) que vocês achariam difíceis de suportar com fé?

  • De que maneira o Senhor abençoou Jó após ele ter permanecido fiel e ter suportado tantas dificuldades?

  • Que princípios aprendemos com o a experiência de Jó? (À medida que os alunos falarem dos princípios que identificaram, saliente o seguinte: Se permanecermos fiéis ao Senhor em nossas provações, Ele vai nos abençoar com grande abundância, de acordo com Sua vontade.)

Peça a alguns alunos que venham ao quadro e façam uma lista de coisas que podemos fazer para mostrar nossa fidelidade ao Senhor durante as provações. Após fazerem a lista no quadro, peça-lhes também que deem exemplos de como o Senhor pode nos abençoar quando fazemos as coisas relacionadas no quadro.

Para ajudar os alunos a entender como o Senhor pode abençoar-nos se permanecermos fiéis durante as provações, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos: Peça à classe que procure meios pelos quais o Senhor pode abençoar aqueles que são fiéis durante suas provações.

Imagem
Élder Joseph B. Wirthlin

“O Senhor recompensa os fiéis por toda perda que sofrem. Aquilo que é tirado dos que amam o Senhor será acrescido a eles à própria maneira do Pai. Embora a compensação possa não chegar quando desejamos, os fiéis saberão que cada lágrima vertida hoje será compensada por cem lágrimas de regozijo e gratidão.

Uma das bênçãos do evangelho é o conhecimento de que após concluirmos a vida mortal, a vida continuará do outro lado do véu. Novas oportunidades nos serão dadas. Nem mesmo a morte pode roubar-nos as bênçãos eternas prometidas por um amoroso Pai Celestial” (“Aconteça o Que Acontecer, Desfrute”, A Liahona, novembro de 2008, p. 27–28).

  • De acordo com o Élder Wirthlin, como o Senhor pode abençoar-nos se permanecermos fiéis durante as provações? (Ajude os alunos a entender que podemos receber as bênçãos do Senhor nesta vida ou após a morte.)

  • De que modo vocês já foram abençoados por permanecerem fiéis ao Senhor durante suas provações? (Após os alunos responderem, você também pode contar uma experiência.)

Você pode encerrar esta lição testificando a respeito da veracidade dos princípios que abordaram hoje. Peça aos alunos que escolham um item da lista no quadro que vão se esforçar para cumprir a fim de permanecerem fiéis durante suas provações. Incentive-os a colocarem em prática o item que escolheram.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Revisão do Domínio das Escrituras

Para fazer uma revisão simples com os alunos sobre como se lembrar da localização das dez passagens de domínio das escrituras que eles aprenderam até agora no curso, peça a cada aluno que faça uma tabela com quatro fileiras e quatro colunas numa folha de papel.

Peça-lhes que escrevam as dez passagens de domínio das escrituras, fora da ordem, dentro dos quadrados da tabela. Diga-lhes também que repitam seis das referências nos quadrados restantes.

Leia parte de uma das dez passagens de domínio das escrituras em voz alta e peça aos alunos que coloquem o dedo na referência em sua tabela que eles acham que corresponde à passagem. Leia a referência e faça com que os alunos verifiquem se a resposta está correta. Se estiverem apontando para a referência correta, peça-lhes que marquem o quadrado com um X.

Diga-lhes que falem alto “domínio das escrituras” quando marcarem quatro quadrados numa fileira (na horizontal, na vertical ou na diagonal). Continue até que todos tenham uma fileira completa ou até que os alunos tenham marcados todos os quadrados.

Comentários e Informações Históricas

Jó 42:12. “O Senhor abençoou o fim da vida de Jó mais do que o começo”

O Presidente Spencer W. Kimball explicou que as provações que passamos podem ser a fonte de crescimento pessoal:

“Não seria sábio que [Deus] nos desse provações para que nos elevássemos acima delas, responsabilidades para que obtivéssemos realizações, trabalho para enrijecer-nos os músculos e tristezas para provar-nos a alma? Não estaremos expostos às tentações para provar nossa força, às doenças para aprender a ser pacientes, à morte para que sejamos imortalizados e glorificados?

Se todos os doentes por quem orássemos fossem curados, se todos os justos fossem protegidos e os iníquos exterminados, todo o programa do Pai seria anulado e o princípio básico do evangelho, o livre-arbítrio, seria destruído. Ninguém teria de viver pela fé.

Se quem faz o bem recebesse instantaneamente paz e alegria e fosse recompensado, não haveria quem fizesse o mal; todos fariam o bem, mas não por que isso é certo. Não haveria prova de força, nem desenvolvimento do caráter, nem aumento da capacidade e nem arbítrio, só o que haveria seria o controle satânico” (Faith Precedes the Miracle, [A Fé Precede o Milagre], 1972, p. 98).

Jó 38–39. O Senhor responde às orações de Jó

O Senhor finalmente respondeu às orações de Jó. No entanto, parece que ele não respondeu às perguntas de Jó e seus amigos a respeito de seu sofrimento. Em vez disso, o Senhor deu respostas em forma de perguntas. As perguntas do Senhor nos dão perspectivas da Sua grandeza e da vida, que são muito importantes para as pessoas que estão passando por provações. Jó 38–39 explica como Jó pôde desenvolver mais confiança no Senhor, para que pudesse acreditar plenamente que suas provações eram para seu benefício.

Jó 42. Se permanecermos fiéis ao Senhor, Ele nos abençoará.

O Élder Paul V. Johnson, dos Setenta, ensinou como as pessoas são abençoadas por permanecerem fiéis ao Senhor durante as adversidades:

“Um padrão nas escrituras e na vida mostra que muitas vezes os testes mais tenebrosos e perigosos vêm imediatamente antes de acontecimentos extraordinários e de imenso crescimento pessoal. ‘Após muitas tribulações vêm as bênçãos’ (D&C 58:4). Os filhos de Israel ficaram encurralados diante do Mar Vermelho, antes de ele se abrir (ver Êxodo 14:5–30). Néfi enfrentou perigos, a ira de seus irmãos e vários fracassos antes de poder obter as placas de latão (ver 1 Néfi 3–4). Joseph Smith foi subjugado por um poder maligno tão forte que parecia estar destinado a uma completa destruição. Quando estava prestes a se entregar ao desespero ele se esforçou para invocar Deus e, naquele exato momento, recebeu a visita do Pai e do Filho (ver Joseph Smith — História 1:15–17). Frequentemente os pesquisadores enfrentam oposição e tribulação quando estão prestes a ser batizados. As mães sabem que os desafios do parto precedem o milagre do nascimento. Vez após vez vemos bênçãos maravilhosas logo após grandes provações” (“Mais do Que Vencedores, por Aquele Que Nos Amou”, A Liahona, maio de 2011, p. 78–79).