Seminário
Lição 84: I Samuel 9–11


Lição 84

I Samuel 9–11

Introdução

Depois de os israelitas insistirem para ter um rei que os governasse, o Senhor conduziu Saul a Samuel e revelou-lhe que Saul seria o rei. Samuel ungiu Saul como o líder terreno de Israel, o Espírito do Senhor desceu sobre Saul e ele foi mais tarde proclamado publicamente rei de Israel. Depois de Saul conduzir Israel à vitória na batalha contra os amonitas, os israelitas se reuniram e o confirmaram rei.

Sugestões Didáticas

I Samuel 9

O Senhor conduz Saul a Samuel

Pergunte aos alunos quem eles procurariam para obter orientações nas seguintes situações e por que escolheriam essa pessoa (ou crie situações que sejam mais relevantes para a vida de seus alunos):

  • Você está viajando e não consegue encontrar seu destino desejado.

  • Você está se formando e se perguntando o que fará em seguida na vida.

  • Foi-lhe feita uma pergunta desafiadora sobre a Igreja, e você não sabe a resposta.

Peça aos alunos que ponderem sobre situações da vida deles nas quais poderiam se beneficiar ao buscar e receber orientações do Senhor. Peça aos alunos que procurem, ao estudarem I Samuel 9, verdades que possam ajudá-los quando necessitarem de orientações.

Peça a um aluno que leia I Samuel 9:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique características de um homem chamado Saul.

  • Quais são algumas das características de Saul?

Resuma I Samuel 9:3–5 explicando que as jumentas pertencentes ao pai de Saul se perderam, e ele enviou Saul e um servo para que as procurassem. Depois de procurar sem sucesso, Saul sugeriu que retornassem à casa de seu pai. Peça a um aluno que leia I Samuel 9:6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o servo respondeu à sugestão de Saul.

  • O que sugeriu o servo de Saul?

Peça a um aluno que leia I Samuel 9:9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique os títulos pelos quais esse homem de Deus era conhecido na época de Saul.

  • Como as pessoas chamavam o homem de Deus?

Explique-lhes que a palavra vidente significa uma pessoa que vê. Um vidente é um homem de Deus que pode ver ou saber coisas do passado, presente ou futuro que outros talvez não percebam (ver Mosias 8:13–17).

A fim de preparar os alunos para que identifiquem princípios em I Samuel 9, você pode pedir que estudem o versículo 6 e sugerir que marquem as qualidades de um vidente: “homem honrado é”; “tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente”; e “nos mostrará o caminho que devemos seguir”.

Resuma I Samuel 9:7–14 explicando que Saul e seu servo decidiram visitar o homem de Deus. Ao chegarem à cidade, o homem de Deus aproximou-se deles quando ia abençoar um sacrifício em favor do povo. Peça aos alunos que examinem I Samuel 9:14 e descubram o nome do homem de Deus.

Lembre aos alunos que, apesar das advertências feitas por Samuel em relação aos perigos de ter um rei, os israelitas haviam exigido que lhes fosse dado um rei para governá-los, de modo que fossem como as outras nações (ver I Samuel 8:4–22).

Peça a um aluno que leia I Samuel 9:15–17 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor ajudou Samuel a encontrar a pessoa que o Senhor havia escolhido para ser o líder terreno de Israel.

  • Como Samuel soube quem ele devia ungir como líder terreno de Israel?

  • O que podemos aprender com isso sobre como o Senhor chama pessoas para servir em Seu reino? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: O Senhor chama pessoas para servir em Seu reino por meio de inspiração concedida a Seus servos autorizados.)

  • Por que é importante entender que os chamados para servir no reino do Senhor provêm Dele?

Lembre aos alunos que Saul e seu servo tinham ido falar com Samuel para pedir orientações sobre como encontrar as jumentas perdidas. No entanto, Saul ainda não havia falado a Samuel a respeito delas.

Peça a um aluno que leia I Samuel 9:18–21 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Samuel disse a Saul.

  • O que Samuel disse a Saul a respeito das jumentas de seu pai? O que as instruções de Samuel nos ensinam sobre o poder dos videntes? (Você pode salientar que as instruções de Samuel referentes às jumentas foram dadas provavelmente para fortalecer a fé que tinha Saul, em preparação para seu chamado para ser rei.)

  • O que Samuel disse a Saul sobre a vontade do Senhor a respeito dele? [Você pode ter de explicar que, quando Samuel disse que todo o desejo de Israel estava sobre Saul (I Samuel 9:20), ele estava dizendo que Saul era o homem que o Senhor havia escolhido para satisfazer o desejo de Israel de ter um rei.]

  • Como as palavras que Samuel disse a Saul sobre a vontade do Senhor em relação a ele se relacionam com as palavras do servo de Saul quando ele disse que o homem de Deus poderia mostrar-lhes “o caminho que [deveriam] seguir” (I Samuel 9:6)? (Samuel ensinou a Saul o caminho que sua vida deveria seguir.)

  • Com base no que aconteceu a Saul, que princípio podemos aprender sobre como buscar a orientação do Senhor por meio de Seus profetas e videntes? (Os alunos podem identificar vários princípios, mas certifique-se de salientar que, se buscarmos a orientação do Senhor por intermédio de Seus profetas e videntes, eles nos mostrarão o caminho que devemos seguir.)

Para ajudar os alunos a entender melhor esse princípio, faça as seguintes perguntas:

  • Quem apoiamos como profetas e videntes em nossos dias? (Os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.)

  • Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos buscar orientação do Senhor por intermédio de Seus profetas e videntes em nossos dias?

Divida os alunos em grupos de três. Peça-lhes que identifiquem várias situações nas quais os jovens necessitam de orientação no tocante ao que devem fazer ou qual é a vontade do Senhor em relação a eles. Peça também aos alunos que identifiquem orientações dos profetas e videntes do Senhor que podem ajudar os jovens nessas situações. (Você pode fornecer a cada grupo um exemplar de Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, para ajudá-los nessa tarefa.) Peça a cada grupo que compartilhe exemplos que eles debateram.

Convide os alunos a contarem experiências que tiveram em que receberam orientação do Senhor por meio de Seus profetas e videntes e a explicarem como essa orientação os ajudou. Você também pode contar uma experiência pessoal. Peça aos alunos que busquem a vontade do Senhor por meio de Seus profetas.

Resuma I Samuel 9:22–26 explicando que Samuel levou Saul e seu servo para um banquete no qual Samuel honrou Saul. Na manhã seguinte, Samuel instruiu o servo de Saul a ir na frente deles, enquanto ele revelava a Saul “a palavra de Deus” (ver I Samuel 9:27).

I Samuel 10

Samuel unge Saul, que mais tarde é publicamente proclamado rei de Israel

Peça a um aluno que leia I Samuel 10:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Samuel fez por Saul.

  • De acordo com Samuel, quem era responsável pelo chamado e pela unção de Saul? (O Senhor.)

  • Se vocês fossem Saul, como teriam se sentido depois de receber esse chamado?

Resuma I Samuel 10:2–5 explicando que, depois de Samuel ungir Saul, ele profetizou que Saul teria três experiências ao viajar. Uma delas envolveria o encontro com um grupo de profetas que profetizariam, ou diriam palavras inspiradas.

Peça a vários alunos que se revezem lendo em voz alta I Samuel 10:6–10. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que mais Samuel ensinou a Saul e como as palavras de Samuel foram cumpridas.

  • Como foram cumpridas as palavras de Samuel?

  • De acordo com o versículo 7, quem estava com Saul? (Deus.) Como o fato de vivenciar aqueles sinais ajudou Saul a saber que Deus estava com ele?

  • Que verdade podemos aprender sobre os que são chamados para servir a Deus? (Uma verdade que os alunos podem identificar é a de que Deus está com aqueles que Ele chama para servir a Ele se eles agirem em retidão.)

  • Por que essa verdade pode consolá-los quando receberem um chamado para servir a Deus?

Resuma I Samuel 10:11–23 explicando que as pessoas que conheciam Saul ficaram surpresas ao vê-lo profetizar com o grupo de profetas. Depois disso, Samuel reuniu os israelitas e os lembrou que haviam rejeitado ao Senhor ao procurarem ter um rei. Depois, anunciou que Saul era o homem que o Senhor havia escolhido para ser o líder terreno de Israel.

Peça a um aluno que leia I Samuel 10:24 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o povo reagiu ao fato de Saul ter sido selecionado.

Explique-lhes que nem todos apoiaram a escolha de Saul como rei. Um grupo de pessoas questionou a capacidade de Saul e o desprezou, mas Saul não se vingou deles (ver I Samuel 10:26–27).

I Samuel 11

Saul conduz Israel à vitória sobre os amonitas, e seu reinado é confirmado

  • Quais são algumas maneiras diferentes pelas quais vocês viram as pessoas reagirem ao terem sucesso?

  • Vocês acham que a maneira como reagimos ao sucesso importa? Por quê?

Peça aos alunos que, ao estudarem I Samuel 11, pensem em como reagem quando têm sucesso e por que o modo como reagem é importante.

Resuma I Samuel 11:1–3 informando aos alunos que, algum tempo após Saul ser nomeado rei de Israel, os amonitas ameaçaram alguns israelitas que moravam a leste do Rio Jordão.

Peça a um aluno que leia I Samuel 11:4–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Saul reagiu quando soube da ameaça de ataque.

  • O que Saul fez para conclamar os israelitas à batalha?

Peça aos alunos que leiam I Samuel 11:11 em silêncio, procurando o desfecho da batalha. Peça-lhes que compartilhem o que encontrarem.

Peça a um aluno que leia I Samuel 11:12–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a reação de Saul diante do sucesso dos israelitas nessa batalha.

  • A quem Saul atribuiu o sucesso dos israelitas?

  • Que princípio podemos aprender com o exemplo de Saul? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que fique claro que, quando temos sucesso, devemos reconhecer a mão do Senhor.)

  • Que atributos mostramos quando reconhecemos a mão do Senhor em nossos sucessos? Por que deve ter sido importante para Saul possuir esses atributos?

  • Como podemos ser abençoados ao reconhecer a mão do Senhor em nossos sucessos?

Resuma I Samuel 11:14–15 explicando que Samuel reuniu o povo, e eles confirmaram Saul como seu rei perante o Senhor.

Encerre a aula prestando seu testemunho das verdades debatidas hoje e convidando os alunos a colocar em prática essas verdades.

Comentários e Informações Históricas

I Samuel 9:6–8. Levar um presente a Samuel

Era comum nos tempos bíblicos levar um presente ao profeta ao procurar consultá-lo. Não se tratava de pagamento pelos serviços ou propina, mas um gesto de respeito e cortesia para com uma pessoa considerada digna de honra e estima.

I Samuel 9:9. Vidente

O Élder John A. Widtsoe, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que “um vidente é alguém que vê com os olhos espirituais. Alguém que enxerga o significado do que parece obscuro para as outras pessoas, portanto, é um intérprete e torna clara a verdade eterna. Prevê o futuro a partir do passado e do presente. Isso ele faz por meio do poder do Senhor que opera direta ou indiretamente por meio dele, com o auxílio de instrumentos divinos como o Urim e Tumim. Em suma, é alguém que vê, que anda na luz do Senhor com os olhos abertos” (Evidences and Reconciliations, org. G. Homer Durham, 3 vols. em 1, 1960, p. 258).

I Samuel 10:1. Samuel unge Saul

A unção com óleo simbolizava o derramamento do Espírito do Senhor sobre a pessoa e era um meio de separar ou designar a pessoa para uma tarefa. A unção com óleo apontava para a Expiação do Salvador e Seu papel como o Rei supremo. Como o Messias ou Cristo, Jesus, o Jeová pré-mortal, é o Ungido. Três grupos de pessoas eram ungidas na época do Velho Testamento para cumprir seu papel na sociedade — profetas, sacerdotes e reis —, tudo em simbólica referência ao Grande Profeta, Sacerdote e Rei, Jesus Cristo.

Observem que Samuel ungiu Saul como “capitão”, embora mais tarde Saul fosse chamado de rei. Esse título deve ter lembrado a Saul que, embora fosse liderar Israel na Terra, particularmente nas questões militares, o Senhor ainda era o verdadeiro Rei de Israel.

I Samuel 10:6–10. O Espírito do Senhor desce sobre Saul

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou o seguinte sobre a mudança que sobreveio a Saul depois de ser designado:

“Uma mudança positiva sobreveio a Saul. A designação o transformou em outro homem e deu-lhe outro coração. Novos poderes lhe advieram de imediato. Aqueles que o conheciam ficaram assombrados com sua espiritualidade aumentada, sua sabedoria e seu juízo recém-adquiridos, e sua maturidade e capacidade recém-obtidas, exclamando admirados:

‘O que aconteceu com Saul? Ele não era mais o mesmo. Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?’ (I Samuel 10:11.)

Quem é que não viu a transformação que ocorre numa pessoa recém-designada a um cargo de alta responsabilidade? Quem não viu homens que já eram grandes elevarem-se a um novo patamar de realizações superiores dotados de autoridade, das chaves e do manto?” (Conference Report, outubro de 1958, p. 55.)