Seminário
Lição 71: Deuteronômio 27–34


Lição 71

Deuteronômio 27–34

Introdução

Antes de os israelitas entrarem na terra prometida, Moisés explicou as consequências da obediência e da desobediência às leis de Deus. Moisés aconselhou os israelitas a serem fortes e corajosos e deixou uma bênção a cada tribo de Israel.

Sugestões Didáticas

Deuteronômio 27–28

Moisés explica as consequências da obediência e da desobediência às leis de Deus

Coloque duas sacolas de papel sobre a mesa da sala de aula e convide um aluno para vir até a mesa. Explique-lhe que há um chocolate ou um prêmio numa das sacolas e, na outra, uma pedra. Pergunte ao aluno em qual das sacolas ele acha que está o chocolate. Diga-lhe que você quer muito que ele ganhe o chocolate e pergunte:

  • O que posso fazer para ajudar você a escolher a sacola com o chocolate? (Se o aluno não sugerir que você o deixe olhar dentro das duas sacolas, diga-lhe que faça isso.)

Depois que o aluno olhar dentro das duas sacolas e escolher a que quiser, pergunte:

  • Como o fato de saber o que há nas duas sacolas afetou sua escolha?

Faça o seguinte diagrama no quadro:

Imagem
diagrama da obediência

Explique-lhes que, à medida que Moisés se aproximava do fim de sua vida mortal, queria que os israelitas escolhessem ser abençoados em vez de amaldiçoados, da mesma forma que o aluno escolheu o chocolate em vez da pedra. Para ajudar os israelitas a escolher ser abençoados, ele instruiu Josué a preparar uma experiência de aprendizado para Israel.

Resuma Deuteronômio 27 e explique que o Senhor deu instruções sobre o que Israel deveria fazer quando entrasse na terra prometida. Eles deveriam ir para Siquém, localizada em um vale entre o Monte Ebal e o Monte Gerizim. Moisés disse que metade das tribos de Israel deveria ficar no Monte Gerizim e a outra metade no Monte Ebal. Os levitas ficariam no meio dos dois montes e recitariam as ações que trariam bênçãos e as que trariam maldições como designado por Deus. Quando as ações que resultam em maldições fossem recitadas, como descrito em Deuteronômio 27:14–26, as tribos no Monte Ebal deveriam dizer “amém” (ver Josué 8:33–35). Embora não esteja escrito especificamente nas escrituras, é possível que, quando as ações que resultam em bênçãos fossem recitadas, as tribos no Monte Gerizim deveriam dizer “amém” da mesma forma.

Explique aos alunos que Deuteronômio 28 esclarece o que o Senhor queria que os israelitas aprendessem com essa experiência. Peça a um aluno que leia Deuteronômio 28:1 em voz alta e a outro que leia Deuteronômio 28:15. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que traria bênçãos ou maldições sobre o povo.

  • O que o Senhor mandou o povo fazer para obter bênçãos e evitar maldições? (À medida que os alunos responderem, saliente que o Senhor disse que guardassem todos os Seus mandamentos.)

Escreva a palavra Se entre as palavras Desobedecerem e Obedecerem no diagrama do quadro. Divida a turma em dois grupos. Designe a um grupo a leitura silenciosa de Deuteronômio 28:2–14 e diga-lhes que identifiquem as bênçãos que os israelitas receberiam se obedecessem aos mandamentos de Deus. Designe ao outro grupo a leitura silenciosa de Deuteronômio 28:15–25 e diga-lhes que identifiquem as consequências de os israelitas não obedecerem aos mandamentos de Deus. Você pode sugerir que os alunos marquem o que encontrarem. Depois de dois ou três minutos, peça a dois alunos que venham ao quadro e escrevam, sob o título Monte Gerizim, as consequências da obediência aos mandamentos de Deus e, sob o título Monte Ebal, as consequências da desobediência.

  • Como vocês resumiriam o que aprendemos com a experiência dos israelitas sobre obedecer aos mandamentos do Senhor? (Os alunos podem identificar vários princípios, mas suas respostas devem incluir o seguinte: Se escolhermos obedecer a todos os mandamentos de Deus, Ele vai nos abençoar em todas as áreas de nossa vida. Se escolhermos não obedecer aos mandamentos de Deus, perderemos as bênçãos que Ele deseja nos dar. Se desejar, anote esses princípios no quadro.)

Para ajudar os alunos a entender a importância de obedecer aos mandamentos de Deus, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos: (Você pode fornecer uma cópia para cada aluno.)

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Ensinem sobre a fé para cumprir todos os mandamentos de Deus, sabendo que eles foram dados para abençoar Seus filhos e proporcionar-lhes alegria (ver 2 Néfi 2:25). [Vocês] encontrarão pessoas que escolhem quais mandamentos vão cumprir, ignorando os outros, que decidem quebrar. Chamo isso de obediência do tipo lanchonete. Essa prática de escolher o que cumprir não funcionará. Ela vai conduzi-los à infelicidade. Para nos preparar para encontrar Deus, é preciso cumprir todos os Seus mandamentos” (“Encarar o Futuro com Fé”, A Liahona, maio de 2011, p. 34).

  • Por que vocês acham que, a fim de nos prepararmos para nos encontrar com Deus, precisamos guardar todos os Seus mandamentos?

Explique aos alunos que, embora guardar todos os mandamentos de Deus possa parecer muito difícil, o Presidente Harold B. Lee deu-nos um conselho que pode ajudar. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração em voz alta:

Imagem
Presidente Harold B. Lee

“O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que tenhamos a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. (…) [Em] seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Harold B. Lee, 2000, p. 30).

Peça aos alunos que meditem sobre qual mandamento estão tendo dificuldade em cumprir e o que podem fazer para cumpri-lo melhor.

Resuma Deuteronômio 28:26–68 e explique que esses versículos falam das consequências que os israelitas teriam de sofrer se não guardassem os mandamentos de Deus.

Deuteronômio 29–30

Moisés alerta o povo sobre as consequências de quebrar seus convênios com Deus

Mostre a gravura Jesus com o Cordeirinho Perdido (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 64; ver também LDS.org) e pergunte aos alunos o que Jesus está fazendo nessa gravura.

  • De que maneira a ovelha perdida nesta gravura representa todos nós?

  • Que qualidades ou atributos do Salvador lhes vêm à mente ao contemplar esta gravura?

Após um breve debate, explique-lhes que Moisés profetizou que Israel se perderia se o povo pecasse. Peça à classe que, ao estudar Deuteronômio 29–30, procure o que essa profecia ensina sobre o Salvador e o que devemos fazer quando estamos espiritualmente perdidos por causa do pecado.

Resuma Deuteronômio 29:1–24 e explique que os israelitas fizeram um convênio com Deus de guardar Seus mandamentos. Moisés prometeu que, se eles guardassem esse convênio, seriam abençoados e prosperariam (ver Deuteronômio 29:9–13).

Peça a um aluno que leia Deuteronômio 29:25–28 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Moisés disse que aconteceria se os israelitas quebrassem seu convênio com Deus.

  • De acordo com o versículo 28, o que aconteceria se os israelitas quebrassem seu convênio?

Explique aos alunos que, à medida que continuarem a estudar o Velho Testamento, vão descobrir que os israelitas realmente quebraram esse convênio e depois foram dispersos pelo mundo (ver também Deuteronômio 28:64–65; 31:16–17, 27–29).

Explique-lhes que a dispersão e o cativeiro dos israelitas antigos resultaram de sua desobediência. Da mesma forma, se desobedecermos aos mandamentos de Deus, seremos afastados Dele e cairemos no cativeiro do pecado.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Deuteronômio 30:1–6. O restante da classe deverá acompanhar a leitura: metade dos alunos deve procurar o que o Senhor prometeu que faria pela Israel dispersa e a outra metade, o que Israel precisava fazer para que essas promessas fossem cumpridas.

  • De acordo com o versículo 2, o que a Israel dispersa precisava fazer para ser reunida? Quais são os resultados prometidos no versículo 3?

  • O que esses versículos nos ensinam sobre livrar-nos do cativeiro do pecado? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Se nos voltarmos para o Senhor com todo o nosso coração e com toda a nossa alma, Ele nos libertará do cativeiro do pecado. Escreva esse princípio no quadro e sugira que os alunos o escrevam em suas escrituras.)

  • O que significa voltar-se para o Senhor com todo o coração e com toda a alma?

Peça aos alunos que examinem Deuteronômio 30:6–8, 15–16, 19–20 e identifiquem outras palavras e frases que os ajudem a entender esse princípio. Peça a alguns alunos que leiam em voz alta uma frase que seja significativa para eles e expliquem por quê.

Convide os alunos para prestar testemunho das bênçãos que receberam ao voltar o coração a Deus.

Deuteronômio 31–34

Moisés dá seus últimos conselhos a Israel e é transladado

Resuma Deuteronômio 31–34 e explique que Moisés deu seus últimos conselhos aos israelitas e abençoou cada tribo. Aconselhou-os a serem fortes e corajosos ao entrarem na terra de Canaã. O Senhor disse a Moisés que, no final, Israel acabaria se afastando de Deus e adoraria outros deuses (ver Deuteronômio 31:16–18).

Explique aos alunos que Deuteronômio é o último dos livros de Moisés. Peça aos alunos que leiam em silêncio Deuteronômio 34:5–6 e identifiquem o que essa passagem fala sobre o que aconteceu a Moisés.

  • O que esses versículos dizem que aconteceu com Moisés?

Para ajudar os alunos a entender o que aconteceu com Moisés e por que o versículo 6 diz que “ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura”, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte explicação do Presidente Joseph Fielding Smith:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Moisés, como Elias, foi levado ao céu, embora as escrituras digam que o Senhor o sepultou numa montanha. Claro que o autor escreveu segundo seu entendimento, mas Moisés, como Elias, foi levado sem provar a morte, porque ele tinha uma missão a cumprir” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, p. 107).

Explique-lhes que uma das razões por que Moisés foi transladado foi porque ele poderia conferir as chaves do sacerdócio a Pedro, Tiago e João durante o ministério terreno do Salvador. Para tanto, ele precisaria de um corpo e por isso foi levado a Deus sem experimentar a morte física (ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Moisés”). Encerre pedindo a um aluno que leia Deuteronômio 34:9–12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique frases que descrevam por que Moisés é tido em tão alta estima. Preste seu testemunho e convide os alunos a seguirem as impressões do Espírito que sentiram hoje.

Comentários e Informações Históricas

Deuteronômio 34:5–8. Por que Moisés foi transladado?

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou por que Moisés foi transladado:

Moisés, como Elias, foi levado sem provar a morte porque ele tinha uma missão a cumprir. (…)

Para que Moisés e Elias apareceram ao Salvador e a Pedro, Tiago e João no monte? Foi apenas uma manifestação espiritual para fortalecer esses três apóstolos? Ou porventura vieram apenas para confortar o Filho de Deus em Seu ministério e prepará-Lo para a crucificação? Não! Não foi esse o propósito. Eu o lerei. O Profeta Joseph Smith o explicou assim:

‘O sacerdócio é eterno. O Salvador, Moisés e Elias [o profeta] deram as chaves a Pedro, Tiago e João no monte, quando foram transfigurados diante dele. O sacerdócio é eterno — sem princípio de dias ou fim de anos; sem pai nem mãe, etc. Se não há mudança nas ordenanças, não há mudança no sacerdócio. Sempre que as ordenanças do evangelho são administradas, há o sacerdócio. Cristo é o Grande Sumo Sacerdote; Adão é o segundo depois Dele’ (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 110; grifo do autor). (…)

Por aí entendemos por que Elias e Moisés foram preservados da morte: porque tinham uma missão a cumprir, e isso antes da crucificação do Filho de Deus, não podendo ser feita em espírito. Tinham que ter corpos tangíveis. Cristo é as primícias da Ressurreição; por ressurreição, por isso era essencial que quaisquer profetas antigos com um trabalho preparatório a executar, para a missão do Filho de Deus ou para a dispensação do meridiano dos tempos, fossem preservados para cumprir tal missão na carne. Por esse motivo, Moisés desapareceu do meio do povo, sendo levado para o monte onde o povo pensou ter sido sepultado pelo Senhor. Ele foi preservado pelo Senhor para que, no devido tempo, pudesse vir restaurar as suas chaves, conferindo-as sobre a cabeça de Pedro, Tiago e João, os quais estavam à testa da dispensação do meridiano dos tempos (Deuteronômio 34:5–6; Alma 45:18–19)” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, pp. 109–110).