Seminário
Aula Semanal de Estudo no Lar: Salmos, Partes 2–3; Provérbios 1–Eclesiastes 12; e Cantares de Salomão (Unidade 23)


Aula Semanal de Estudo no Lar

Salmos, Partes 2–3; Provérbios 1Eclesiastes 12; e Cantares de Salomão (Unidade 23)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O resumo a seguir das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Salmos, Partes 2–3; Provérbios 1Eclesiastes 12 e Cantares de Salomão (unidade 23) não é para ser ensinado como parte de uma lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas dessas doutrinas e alguns desses princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Salmos, Parte 2)

Nessa lição, os alunos aprenderam que para ser dignos de adorar na casa do Senhor e estar preparados para habitar em Sua presença, precisamos ter mãos limpas e ser puros de coração. Aprenderam também que ponderar sobre o Senhor e Suas criações pode levar-nos a louvá-Lo e reverenciá-Lo. Ao estudarem o Salmo 51, que contém as súplicas de Davi para obter perdão, eles aprenderam que o Senhor pode tornar-nos limpos se reconhecermos nossos pecados e oferecermos ao Salvador um coração quebrantado e um espírito contrito.

Dia 2 (Salmos, Parte 3)

Ao estudarem o Salmo 119, os alunos aprenderam que, quando estudamos a palavra de Deus, podemos receber orientação para a nossa vida. Aprenderam também, no Salmo 127, que os filhos são dádivas do Senhor e podem trazer grande felicidade aos pais. Quando os alunos estudaram as orações de Davi, eles aprenderam, que se orarmos a Deus com real intento e com um coração sincero, Ele ficará perto de nós e, se O amarmos, Ele vai nos preservar espiritualmente.

Dia 3 (Provérbios 1–31)

Ao estudarem o livro de Provérbios, os alunos aprenderam o seguinte: Se tivermos reverência pelo Senhor e Seus ensinamentos, Ele vai nos abençoar com conhecimento e sabedoria. Se buscarmos sabedoria, podemos evitar o pecado e ter felicidade e paz. Se confiarmos no Senhor de todo o coração, Ele endireitará nossos caminhos. A virtude é mais valiosa do que riquezas materiais.

Dia 4 (Eclesiastes e Cantares de Salomão)

No livro de Eclesiastes, os alunos aprenderam que, embora passemos pela morte física, nosso espírito continuará a viver e voltará a Deus. Aprenderam também que se optarmos por ter os olhos fitos em Deus e por guardar Seus mandamentos em vez de buscar as coisas do mundo, encontraremos propósito na mortalidade e estaremos preparados para os juízos de Deus. Embora Cantares de Salomão esteja incluído entre os escritos do Velho Testamento, a Tradução de Joseph Smith declara que “Cantares de Salomão não é um escrito inspirado” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Cantares de Salomão”).

Introdução

O livro de Provérbios é uma coletânea de escritos curtos que expressam verdades sobre a vida, a natureza humana e as consequências de comportamentos retos e iníquos. Esta lição fornece sugestões didáticas para alguns provérbios a respeito da importância de buscar sabedoria e confiar no Senhor.

Sugestões Didáticas

Provérbios 3:5–6

“Confia no Senhor de todo o teu coração”

Escreva o seguinte no quadro antes do início da aula:

Confia no_________ de todo o teu __________, e ______ ____ __________ no teu ___________ _____________________.

___________em todos os teus _________, e ele __________ as tuas veredas.

Quando a aula começar, peça aos alunos que o ajudem a preencher os campos vazios dessa passagem de domínio das escrituras. Peça-lhes que abram as escrituras em Provérbios 3:5–6, caso precisem de ajuda. Para ajudá-los a memorizar a passagem, peça-lhes que se levantem e recitem a escritura algumas vezes. Depois pergunte:

  • O que acham que significa confiar no Senhor de todo o coração, e não se estribar no seu próprio entendimento? (Você pode explicar que “estribar-se no seu próprio entendimento” significa colocar suas ideias acima da sabedoria do Senhor.)

  • De acordo com o versículo 6, que bênção é prometida àqueles que confiam no Senhor de todo o coração?

  • Que princípio podemos extrair de Provérbios 3:5–6 usando a palavra se e então? (Os alunos podem sugerir vários princípios, mas saliente que, se confiarmos no Senhor de todo o coração, Ele endireitará o nosso caminho.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que preste atenção nas maneiras pelas quais podemos mostrar ao Senhor que confiamos Nele de todo o coração:

“Nosso Pai Celestial convidou você a expressar a Ele seus desejos, suas necessidades e esperanças. Isso não deve ser feito como se fosse uma negociação, mas mostrando que você está disposto a obedecer à Sua vontade, seja onde for que isso o leve. Seu convite, ‘pedi e recebereis’, (3 Néfi 27:29) não garante que você vai receber o que quer. Garante, porém, com certeza, que se for digno, você vai receber o que precisa, de acordo com o julgamento de um Pai que o ama com perfeição e que quer sua felicidade eterna mais do que você mesmo” (ver “Confia no Senhor”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 17).

  • De acordo com a declaração do Élder Scott, de que maneira podemos mostrar ao Senhor que confiamos Nele de todo o coração?

Peça a um aluno que leia em voz alta o relato a seguir. Peça à classe que explique como a jovem desta situação poderia colocar sua confiança no Senhor e ser guiada para um caminho de felicidade se fizer isso.

Uma jovem da Igreja não se sente aceita entre as outras moças da mesma idade em sua ala. O bispo explica-lhe numa entrevista que sentiu claramente que o Senhor deseja que ela seja a presidente de sua classe. A jovem fica pensando em recusar porque tem medo de que as outras jovens não aceitem sua liderança.

  • Que conselhos vocês dariam a essa moça?

Peça aos alunos que pensem numa ocasião de sua vida em que confiaram no Senhor e sentiram que Ele endireitou seus caminhos. Convide os alunos para prestarem testemunho da importância de confiarmos no Senhor e talvez para contar uma experiência sobre isso. (Aconselhe os alunos a não contarem nada que seja sagrado ou muito pessoal.) À medida que os alunos contarem suas experiências, faça perguntas como estas:

  • Em uma ocasião em que vocês depositaram confiança no Senhor, como sentiram que Ele estava guiando seu caminho?

  • Como essa experiência ajudou vocês a ter mais confiança no Senhor?

  • De que maneira essa experiência poderia influenciar a forma como vocês vão reagir no futuro quando tiverem de decidir se confiam no Senhor ou no seu próprio entendimento?

Encerre prestando seu testemunho do princípio de que o Senhor vai guiar nosso caminho se confiarmos Nele de todo o coração. Diga aos alunos que pensem em como podem mostrar mais confiança no Senhor e incentive-os a colocarem essas coisas em prática.

Provérbios 10–30

Os provérbios nos aconselham a obter sabedoria e entendimento

Escreva o seguinte provérbio no quadro: Quão melhor é adquirir ___ ___________ do que o ouro!

Peça aos alunos que expliquem como completariam o provérbio e por quê.

Peça a um aluno que leia Provérbios 16:16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a palavra que completa a frase.

Lembre à classe que o propósito principal do livro de Provérbios é transmitir sabedoria (ver Provérbios 1:1–4). Explique-lhes que, ao estudarem algumas passagens específicas de Provérbios 10–30 durante esta lição, eles terão oportunidade de descobrir e “[ensinar] uns aos outros palavras de sabedoria” (D&C 88:118). Providencie para os alunos uma cópia do quadro a seguir. (O quadro mostra provérbios que contêm princípios que podem ser relevantes na vida dos alunos.)

Imagem
folheto, Provérbios

Provérbios

10:4, 12, 17

15:1, 3, 16, 20, 26, 32

21:21, 25

27:1–2

11:17, 19, 28

16:7, 18, 32

22:6

28:1, 13

12:15, 19, 22

17:17, 22

23:7

29:18

13:1, 7, 15, 20

18:10, 12

24:1–2

30:5

14:21, 34

20:1

25:21–22

Explique-lhes que terão cerca de cinco minutos para estudar em silêncio alguns provérbios alistados no quadro. Diga-lhes que escolham um provérbio que, em sua opinião, apresente um princípio importante que eles gostariam de ensinar aos colegas. Explique-lhes também que não precisam escolher um grupo inteiro de provérbios na mesma linha ou coluna, mas devem escolher um ou mais versículos de qualquer parte do quadro.

Depois que os alunos tiverem tido tempo de estudar e escolher um provérbio, peça-lhes que se preparem para ensinar aos colegas. Leia em voz alta as instruções a seguir ou escreva-as no quadro. (Se você der uma cópia do quadro para os alunos, inclua as instruções na mesma folha. Para sua conveniência, o quadro e as instruções foram preparadas em pdf.)

  1. Leia em voz alta o provérbio que você escolheu e explique o princípio que ele ensina.

  2. Conte um exemplo ou uma experiência do cotidiano que ilustre o princípio.

  3. Explique por que o princípio é importante para você; (Se desejar, preste você também um testemunho da veracidade desse princípio.)

Para dar um exemplo para os alunos, ensine um princípio extraído de um provérbio da sua escolha, usando as instruções acima. Quando os alunos estiverem preparados para ensinar, diga-lhes que ensinem a um colega ou formem pequenos grupos, ou você poderia convidar os alunos para ensinar à classe toda.

Encerre prestando seu testemunho das verdades ensinadas na lição de hoje.

Próxima Unidade (Isaías 1–23)

Escreva a seguinte declaração no quadro: “Grandes são as palavras de Isaías”. Pergunte aos alunos se eles sabem quem fez essa declaração. Explique-lhes que, quando Jesus Cristo apareceu aos nefitas após Sua Ressurreição, Ele disse essas palavras e ordenou que os nefitas estudassem as palavras de Isaías (ver 3 Néfi 23:1). Por que vocês acham que Jesus Cristo elogiou as palavras de Isaías e ordenou que nós as estudássemos? O que torna as palavras de Isaías tão grandiosas? Explique-lhes que, na próxima unidade, eles vão estudar as palavras e os ensinamentos do Profeta Isaías.