Seminário
Lição 42: Êxodo 3–4


Lição 42

Êxodo 3–4

Introdução

O Senhor chamou Moisés para tirar Israel do Egito. Moisés expressou preocupação por sua inadequação e incapacidade para libertar Israel. O Senhor assegurou a Moisés que Ele estaria com ele e lhe daria poder para livrar Israel. Aarão foi chamado para ser o porta-voz de Moisés. Aarão e Moisés viajaram para o Egito e falaram com os anciãos de Israel.

Sugestões Didáticas

Êxodo 3:1–10

O Senhor fala a Moisés a partir de uma sarça ardente

Quando os alunos chegarem, peça-lhes que tirem os sapatos. (Quem desejar permanecer calçado poderá fazê-lo.)

  • Cite algumas razões pelas quais você retiraria os sapatos dos pés ao entrar num local.

Convide os alunos para identificar uma lição espiritual importante do Senhor a Moisés usando os sapatos como símbolo, enquanto estudam Êxodo 3.

Peça aos alunos que abram o Mapa nº 2, “O Êxodo de Israel do Egito e a Entrada em Canaã”, no Guia para Estudo das Escrituras (ou Apêndice), e mostre-lhes o Monte Sinai. Explique-lhes que essa montanha se chama Horebe (ver Êxodo 3:1) ou Monte Sinai (ver Êxodo 19:20).

Peça a um aluno que leia Êxodo 3:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Moisés viu ao subir essa montanha.

  • De acordo com o versículo 3, o que Moisés viu, que o levou a “[virar-se] para lá” para ver melhor?

  • De acordo com o versículo 2, quem apareceu a Moisés numa chama de fogo no meio de uma sarça?

Explique aos alunos que a Tradução de Joseph Smith da Bíblia indica que as palavras “o anjo do Senhor” no versículo 2 deveriam ser, na verdade, “a presença do Senhor”.

  • Em vez de um anjo, quem apareceu a Moisés? [(O Senhor Jesus Cristo (Jeová), em Seu estado pré-mortal, antes de Seu nascimento na Terra.]

Peça a um aluno que leia Êxodo 3:4 em voz alta. Convide os alunos para acompanhar a leitura e ponderar como eles teriam reagido se estivessem na situação de Moisés.

  • Como você teria reagido se tivesse ouvido o Senhor chamá-lo ao se aproximar da sarça? Por quê?

Peça a alguém que leia em voz alta Êxodo 3:5–6. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Salvador disse enquanto Moisés se aproximava.

  • De acordo com o versículo 5, por que o Senhor não deixou Moisés chegar mais perto? (Moisés precisava tirar os sapatos dos pés porque estava em terra santa.)

  • O que aprendemos com o fato de que o Senhor pediu a Moisés que tirasse os sapatos? (Devemos ser reverentes em lugares sagrados; a demonstração de reverência ao Senhor quando estamos em lugares sagrados prepara-nos para nos aproximar mais Dele.)

Convide os alunos para compartilharem maneiras de demonstrar respeito e reverência a Deus.

Explique-lhes que, assim que Moisés retirou os sapatos, o Senhor começou a dizer a Moisés o motivo por que Ele veio lhe falar. Peça a um aluno que leia Êxodo 3:6–7 em voz alta. Convide a classe para acompanhar a leitura e identificar as explicações do Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Para ajudar os alunos a identificar uma verdade no versículo 7, escreva a seguinte declaração no quadro e peça-lhes que preencham os espaços em branco depois de examinar o versículo 7: “Deus vê nossas , ouve nossas e conhece as nossas ”. A verdade que devem encontrar é: Deus vê nossas aflições, ouve nossas orações e conhece as nossas dores. Você pode sugerir que os alunos marquem em suas escrituras as palavras que ensinam essa verdade.

  • Que experiências você já teve que fortaleceram essa verdade para você?

Convide os alunos para ler em silêncio Êxodo 3:8 e identificar o que o Senhor planejava fazer pelos filhos de Israel. Peça-lhes que relatem o que descobriram. Depois, convide-os para ler em silêncio Êxodo 3:10 e identificar como (ou por meio de quem) o Senhor planejou livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito.

  • De acordo com o versículo 10, como o Senhor planejou responder às orações dos filhos de Israel? (Suscitando Moisés para libertá-los.)

Explique à classe que os profetas do Senhor foram preordenados para cumprir certas missões na Terra. Como prova dessa verdade, peça a um aluno que leia em voz alta Tradução de Joseph Smith—Gênesis 50:24, 29 (no Guia para Estudo das Escrituras), que registra a profecia de José sobre um profeta que libertaria seu povo da terra do Egito: Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que José disse sobre esse profeta. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Explique-lhes que a vida e o ministério de Moisés foram uma resposta a muitas orações (ver Êxodo 3:7).

  • De que maneira o ministério de Moisés foi uma resposta a muitas orações?

  • Ao entendermos que a vida e o ministério de Moisés foram uma resposta a muitas orações, o que podemos aprender sobre como Deus pode responder às nossas orações? (Os alunos podem usar outras palavras, mas devem identificar uma verdade semelhante à seguinte: O Senhor sempre responde a nossas orações por meio de outras pessoas.)

Quando Moisés foi chamado para ser profeta, o Senhor lhe disse: “Tu és à semelhança de meu Unigênito; e meu Unigênito é e será o Salvador, pois ele é cheio de graça e verdade” (Moisés 1:6). As semelhanças entre a vida de Moisés e a vida de Jesus Cristo são interessantes e instrutivas. O quadro a seguir mostra muitas maneiras pelas quais Moisés é semelhante a Jesus Cristo. Se o tempo permitir, você pode entregar a cada aluno uma cópia do quadro contendo as referências de escritura, mas deixando em branco a coluna “Semelhanças”. Peça aos alunos que trabalhem em duplas lendo as referências e completando as semelhanças entre Moisés e Jesus Cristo na coluna do meio.

Moisés

Semelhanças

Jesus Cristo

Êxodo 1:15–16, 22; 2:1–3

Ambos escaparam de um decreto de morte na infância.

Mateus 2:13–16

Êxodo 3:7–10

Ambos foram chamados para libertar Israel.

2 Néfi 6:17

Moisés 1:1, 8, 11

Ambos foram levados pelo Espírito a uma montanha elevada de onde lhes foram mostrados os reinos do mundo.

Tradução de Joseph Smith, Mateus 4:8, no Guia para Estudo das Escrituras (ou Apêndice)

Moisés 1:12–22

Ambos venceram confrontos com Satanás.

Mateus 4:3–11

Êxodo 4:19

Ambos permaneceram no exílio até a morte dos reis que tentaram matá-los.

Mateus 2:19–20

Êxodo 14:21

Ambos controlaram os ventos e o mar.

Marcos 4:37–39

Êxodo 16:15–18

Ambos miraculosamente proveram pão.

João 6:5–35

Êxodo 17:5–6

Ambos proveram água que salvou vidas.

João 4:10–14

Êxodo 20–23

Ambos foram grandes legisladores.

3 Néfi 15:5–10

Deuteronômio 9:16–20, 23–26

Ambos foram mediadores entre Deus e seu povo.

I Timóteo 2:5

Êxodo 3:11–4:17

Moisés expressa preocupação sobre seu chamado e recebe a confiança do Senhor

Peça aos alunos que imaginem terem sido chamados pelo Senhor para ordenar a um líder do mundo, oponente à Igreja, que permita aos membros da Igreja que adorem a Deus livremente em seu país.

  • Como você se sentiria se fosse chamado para essa missão?

  • O que lhes daria coragem para aceitar esse chamado?

Explique-lhes que Moisés expressou inúmeras preocupações ao Senhor quanto a sua aptidão para livrar Israel, quando o Senhor o chamou para fazer isso. Peça a um aluno que leia em voz alta Êxodo 3:11 e à classe que acompanhe a leitura e identifique a primeira preocupação que Moisés expressou ao Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Ressalte a pergunta “Quem sou eu?” no versículo 11.

  • O que vocês acham que Moisés queria dizer ao fazer essa pergunta?

Para ajudar os alunos a identificar outras preocupações de Moisés, separe a classe em grupos de dois ou três e entregue uma cópia do quadro abaixo para cada um (deixe de fora as respostas em itálico). Peça aos alunos que estudem no grupo ou dupla os versículos anotados no quadro. Peça-lhes que façam uma lista das preocupações de Moisés e as soluções do Senhor a essas preocupações nos respectivos espaços de cada versículo.

(Para que os alunos entendam como fazer essa atividade, você pode escrever a resposta das duas primeiras referências junto com a classe.)

Imagem
material para distribuir, quadro de Êxodo

Preocupações de Moisés

Respostas do Senhor

1. Êxodo 3:11

Quem sou eu, que vá fazer o que pediste?

1. Êxodo 3:12

Eu serei contigo.

2. Êxodo 3:13

Quem deverei eu dizer-lhes que me enviou?

2. Êxodo 3:14–17

Diga-lhes que Eu Sou te enviou a eles. (Você pode explicar-lhes que “Eu Sou” é outro nome de Jeová.)

3. Êxodo 4:1

Mas eles não me crerão, nem ouvirão a minha voz. Dirão que estou mentindo.

3. Êxodo 4:2–9

Realize os três sinais que te darei (transformar a vara numa cobra, mostrar a mão leprosa e transformar água em sangue).

4. Êxodo 4:10

Não sou homem eloquente. Sou pesado de boca.

4. Êxodo 4:11–12

Eu fiz a tua boca, estarei contigo e te ensinarei o que hás de falar.

5. Êxodo 4:13

Senhor, envia outra pessoa.

5. Êxodo 4:14–17

Farei com que Aarão fale por ti e vos ensinarei o que haveis de fazer.

Depois de dar tempo suficiente para que os alunos terminem a tarefa, pergunte-lhes:

  • O que o Senhor disse a Moisés que pode ajudar alguém que se sente incapaz de aceitar ou de cumprir um chamado difícil?

  • Quais doutrinas e princípios podemos aprender com as respostas do Senhor diante das preocupações de Moisés? (Depois que os alunos responderem, resuma as respostas escrevendo a seguinte verdade no quadro: O Senhor está ao lado daqueles a quem Ele chama, e Ele lhes dá poder para realizar Sua obra.)

Para ajudar os alunos a entender essa verdade, peça a um deles que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Alguns de vocês podem, por natureza, ser tímidos ou considerarem-se inadequados para aceitar um chamado. Lembrem-se de que esta obra não é só sua e minha. É a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos direito a Seu auxílio. Lembrem-se de que o Senhor qualifica aqueles a quem Ele chama” (“O Dever Chama”, A Liahona, julho de 1996, p. 45).

  • Que experiências em sua vida já lhe mostraram que o Senhor concede a Seus servos, inclusive você, poder para realizar Sua obra?

Você pode compartilhar uma experiência própria de quando o Senhor lhe deu forças ao procurar fazer a vontade Dele. Preste testemunho de que, assim como o Senhor prometeu estar com Moisés e fortalecê-lo, Ele estará conosco e nos fortalecerá se buscarmos fazer Sua obra de acordo com Sua vontade.

Êxodo 4:18–31

Moisés e Aarão viajaram para o Egito e falaram com os anciãos de Israel.

Faça um resumo de Êxodo 4:18–31 esclarecendo que, depois da entrevista com o Senhor, Moisés saiu de Midiã, encontrou-se com Aarão e foi com ele para o Egito. Juntos, eles disseram aos anciãos de Israel tudo quanto o Senhor lhes havia ordenado. Os filhos de Israel acreditaram em Moisés e em Aarão e adoraram ao Senhor.

Comentários e Informações Históricas

Êxodo 3–4. As semelhanças entre a vida e a missão de Moisés e a vida e a missão de Jesus Cristo

A vida e a missão de Moisés têm muita semelhança com a vida e a missão de Jesus Cristo. Na verdade, foi dito a Moisés: “Tu és à semelhança de meu Unigênito” (Moisés 1:6). Deus escolheu Moisés para realizar uma missão divina que incluía não só livrar o povo de Israel fisicamente, mas também ensiná-lo a ser livre espiritualmente. Seu ministério se estendeu além dos limites de sua vida mortal. Joseph Smith ensinou que, em companhia de Elias, Moisés veio ao Monte da Transfiguração e conferiu as chaves do sacerdócio a Pedro, Tiago e João (ver Mateus 17:3–4; Marcos 9:4–9; Lucas 9:30; D&C 63:21). Moisés apareceu a Joseph Smith e Oliver Cowdery em 3 de abril de 1836, no Templo de Kirtland, Ohio, e conferiu-lhes as chaves da coligação de Israel (ver D&C 110:11). (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Moisés”; scriptures.LDS.org; ver também no Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Moses”.)

A importância de Moisés como profeta, legislador e santo mensageiro coloca-o na posição de um dos nobres e grandes filhos de Deus. Moisés é citado nas escrituras como a semelhança de Jesus Cristo (ver Deuteronômio 18:15–19; 3 Néfi 20:23). Assim como Moisés ajudou a livrar Israel do cativeiro do Egito, Jesus Cristo livra a humanidade da escravidão do pecado e da morte. Como Moisés trabalhou a fim de preparar os filhos de Israel para entrar na terra prometida, Jesus Cristo trabalha para trazer os filhos de Israel ao Reino Celestial.

Para uma comparação mais detalhada das semelhanças entre Moisés e Jesus Cristo, você pode examinar a obra de Bruce R. McConkie, The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo], 1978, pp. 442–448.

Êxodo 3:11–16. “Eu Sou o Que Sou”

“Eu Sou” é uma forma de “Jeová”, um dos nomes de Jesus Cristo reconhecido pelos Profetas Abraão, Isaque e Jacó [ver Joseph Smith Translation, Exodus 6:3 (Exodus 6:3, nota de rodapé c, na Bíblia SUD em inglês)]. Moisés e os israelitas entenderam o nome com o significado de que Deus é eterno e não criado pelo homem, como outros deuses daquele tempo. Esse nome foi o modo de o Senhor Se identificar como o Deus Todo-Poderoso, verdadeiro e vivo. Os israelitas passaram a reverenciar intensamente esse nome e declararam que o simples ato de pronunciá-lo era blasfêmia. O nome era tão sagrado que, após o Tabernáculo ter sido construído, só o sumo sacerdote tinha permissão de falar o nome no Santo dos Santos, uma vez por ano, no Dia da Expiação.

Sempre que o nome Eu Sou ou Jeová aparece no texto em hebraico do Velho Testamento, quase sempre aparece como “Senhor”. No Novo Testamento, um grupo de judeus tentou matar Jesus porque Ele disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58). Essa referência do Novo Testamento confirma que Jesus Cristo é Jeová, o Deus do Velho Testamento.