Seminário
Lição 81: I Samuel 1–2


Lição 81

I Samuel 1–2

Introdução

Ao adorar no tabernáculo, Ana chorou e orou ao Senhor por um filho. Ela fez um convênio com o Senhor de que, se tivesse um filho, ela o daria ao Senhor. Ao ver o sofrimento e a dor de Ana, e descobrir a causa, Eli, o sumo sacerdote, revelou a Ana que Deus lhe concederia seu desejo. Devido à grande fé que tinha, Ana foi abençoada com um filho, ao qual deu o nome de Samuel. Para cumprir a promessa feita ao Senhor, Ana levou Samuel para Eli a fim de que servisse ao Senhor. À medida que Samuel cresceu em graça perante o Senhor e o povo, Eli e sua família foram repreendidos por não honrarem a Deus.

Sugestões Didáticas

I Samuel 1:1–28

Ana faz convênio com o Senhor ao orar por um filho

Comece anotando uma lista de algumas das seguintes adversidades no quadro (ou peça aos alunos que citem adversidades que sejam mais relevantes para eles): um acidente ou uma enfermidade, a morte prematura de um amigo ou parente, deficiências físicas ou de aprendizado, sofrer crueldade de outros.

Anote as seguintes perguntas no quadro:

Por que isso está acontecendo comigo?

O que posso aprender com essas adversidades?

  • Se algo desafiador acontecer em sua vida, qual dessas duas perguntas é mais provável que vocês façam? Por quê?

Explique-lhes que muitas adversidades e dificuldades são condições naturais da mortalidade e não acontecem porque a pessoa que as vivencia é culpada disso. Explique aos alunos que, à medida que estudarem I Samuel 1, aprenderão a respeito de Ana, uma mulher fiel que sofreu adversidades. Peça-lhes que procurem o que podemos aprender com o exemplo dela que pode ajudar-nos quando enfrentarmos adversidades.

Copie a seguinte tabela no quadro e peça aos alunos que a copiem no caderno ou diário de estudo das escrituras.

As Adversidades de Ana

Minhas Adversidades

1.

2.

1.

2.

Peça aos alunos que leiam I Samuel 1:1–2 em silêncio, procurando uma das adversidades que Ana vivenciou.

  • De acordo com o versículo 2, qual era a adversidade de Ana? (Ela não podia ter filhos.)

Peça aos alunos que escrevam Incapaz de gerar filhos na linha 1 da coluna “As Adversidades de Ana”. Em todas as épocas, houve mulheres que não podiam ter filhos apesar de seu desejo justo de que isso acontecesse. Na cultura em que Ana vivia, era socialmente vergonhoso para as mulheres o fato de elas serem estéreis (ou incapazes de gerar filhos). Pode ser útil lembrar aos alunos que, em certas ocasiões na antiga Israel, homens e mulheres justos praticavam o casamento plural (ver Gênesis 16:1–3; Jacó 2:30; D&C 132:1). Penina, a outra mulher do marido de Ana, Elcana, podia ter filhos. A capacidade que Penina tinha de ter filhos pode ter feito com que a incapacidade de Ana parecesse ainda mais desoladora.

Explique-lhes que Elcana e sua família viajavam anualmente a Siló para adorar e oferecer sacrifícios. Siló era o local em que o tabernáculo, ou “a casa do Senhor” (I Samuel 1:7), estava localizado.

Peça a alguns alunos que se revezem lendo em voz alta I Samuel 1:3–8. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem outra adversidade que Ana enfrentou naqueles tempos. Ajude os alunos a entender que a frase “sua rival excessivamente a provocava, para a irritar” significava que alguém procurava perturbar Ana por ela não conseguir ter filhos.

  • De que modo a capacidade que Penina tinha de ter filhos causou conflito entre as duas mulheres?

  • Como vocês descreveriam a adversidade que Ana enfrentou? (Depois que os alunos responderem, peça a eles que escrevam Sofrer atos rudes de outros na linha dois, embaixo de “As Adversidades de Ana” nas tabelas.)

  • Como vocês se sentiriam tentados a reagir se fossem vítimas de atos rudes de outras pessoas?

  • O que vocês podem fazer se vocês ou alguém que vocês conhecem sofrerem bullying, pessoalmente ou pela Internet?

Designe os alunos a trabalhar em duplas e a ler I Samuel 1:9–18 observando o que fez com que a tristeza de Ana fosse substituída por paz. Explique aos alunos que a palavra Belial significa “desprezível, imprestável, iníquo”.

  • Quais declarações indicam que a tristeza de Ana foi substituída por paz?

  • O que Ana fez para receber essa paz?

  • O que mais aconteceu para que o sofrimento de Ana fosse substituído por paz?

Ajude os alunos a identificar um princípio fazendo as seguintes perguntas:

  • Se Ana estivesse aqui hoje, sobre qual princípio vocês acham que ela prestaria testemunho? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: Ao voltar-nos para o Senhor em nossas adversidades, Ele pode oferecer ajuda, esperança, consolo e paz.)

  • O Senhor sempre remove nossa adversidade quando oramos pedindo paz? Quais são algumas outras maneiras pelas quais Ele pode nos dar paz?

Para ajudar os alunos a sentir a veracidade e a importância do princípio que identificaram, faça as seguintes perguntas:

  • Quando foi que o Senhor os abençoou com paz por voltarem-se a Ele quando sofriam adversidade?

Peça aos alunos que ponderem as adversidades que possam estar sofrendo e que as escrevam embaixo da coluna “Minhas Adversidades” nas tabelas. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que ponderem como podem voltar-se ao Senhor para receber Sua paz durante as adversidades.

Lembre aos alunos que Ana prometeu ao Senhor que, se Ele lhe desse um filho, ela o dedicaria a Seu serviço. Peça a alguns alunos que se revezem lendo em voz alta I Samuel 1:20–28. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Ana cumpriu sua promessa.

Para ajudar a enfatizar outra verdade que podemos aprender com esse relato, escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Quando pedimos ao Senhor que nos abençoe, precisamos estar dispostos a

  • Como vocês completariam a declaração com base nos versículos 27–28? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas eles podem completar a declaração de modo que fique semelhante ao seguinte princípio: Quando pedimos ao Senhor que nos abençoe, precisamos estar dispostos a servir a Ele.)

Peça aos alunos que pensem em como pediriam ao Senhor que os abençoasse. Peça-lhes que ponderem como usariam essas bênçãos para servir ao Senhor. Você pode convidar alguns alunos para compartilhar suas experiências.

I Samuel 2:1–10

Ana louva ao Senhor

Resuma I Samuel 2:1–10 explicando que nesses versículos lemos uma oração em que Ana louvou ao Senhor por tudo o que Ele fizera por ela. Ela também testificou a respeito do poder e da misericórdia de Jeová (Jesus Cristo). A oração de Ana mostra sua grande fé, seu conhecimento do evangelho e seu amor a Deus. Saliente que o Senhor fica contente quando expressamos gratidão por nossas bênçãos.

I Samuel 2:11–36

Eli é repreendido por não honrar a Deus acima de todas as coisas

Pergunte aos alunos que coisas os membros da Igreja poderiam fazer que seriam um mau exemplo de como viver o evangelho e que poderiam afetar o modo como outras pessoas veem a Igreja. Acautele os alunos a não mencionar nomes ou pessoas específicas.

Depois que os alunos responderem, escreva os nomes Hofni e Fineias no quadro. Explique-lhes que esses eram os dois filhos de Eli, o sacerdote. Peça a um aluno que leia I Samuel 2:12 em voz alta enquanto a classe acompanha a leitura para aprender sobre esses dois filhos.

  • Como vocês acham que a conduta iníqua de Hofni e Fineias poderia ter afetado as pessoas que iam adorar no tabernáculo?

Explique-lhes que I Samuel 2:13–16 descreve como esses dois filhos fizeram com que as pessoas desrespeitassem o tabernáculo. Os filhos de Eli pecaram pegando carne dos sacrifícios de animais que não lhes pertencia. Ao fazerem isso, essencialmente estavam roubando de Deus as ofertas feitas a Ele e enganando as pessoas.

Peça a um aluno que leia I Samuel 2:17 em voz alta. Peça à classe que identifique como o comportamento dos filhos de Eli afetou as pessoas que iam adorar no tabernáculo. Peça-lhes que compartilhem o que encontrarem. Você pode explicar que a palavra desprezar significa odiar ou não gostar.

Peça a alguns alunos que se revezem lendo em voz alta I Samuel 2:22–25. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique outros comportamentos que eram um mau exemplo para o povo.

  • De que outros pecados eram culpados os filhos? [Eles cometeram atos imorais (ver versículo 22).]

  • De acordo com o versículo 24, o que Eli disse a respeito de como o comportamento de seus filhos estava afetando o povo?

Saliente que, de acordo com o versículo 25, Hofni e Fineias foram desobedientes ao conselho do pai. Sob a lei de Moisés, a desobediência deliberada aos pais era punida com a morte, e os pais eram obrigados a certificar-se de que o castigo fosse aplicado (ver Deuteronômio 21:18–21).

Peça a um aluno que leia I Samuel 2:27–29 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura procurando por que o Senhor ficou zangado com Eli.

  • Por que o Senhor ficou descontente com Eli? (Ele honrou seus filhos acima de Deus.)

Explique-lhes que, como Eli não aplicou o castigo que a lei de Moisés exigia pelas ações de seus filhos, ele estava faltando com seu dever. Ajude os alunos a entender que Eli negligenciou sua responsabilidade como pai e em seu ofício de sacerdote presidente. Embora tenha repreendido os filhos, não tomou nenhuma providência para que as abominações cometidas em sua família e no tabernáculo fossem corrigidas.

Resuma I Samuel 2:31–36 explicando que um “homem de Deus” (I Samuel 2:27) procurou Eli e proferiu a maldição do Senhor sobre Eli e sua casa. A família de Eli seria destruída e sua posteridade não viveria até idade avançada. Seus filhos morreriam no mesmo dia e o Senhor daria os deveres dos sacerdotes do tabernáculo a um homem mais fiel.

Peça aos alunos que leiam I Samuel 2:30 em silêncio, procurando identificar o que acontecerá se honrarmos ao Senhor acima de todos. (Explique-lhes que desprezar significa considerar algo sem valor. Honrar significa respeitar e valorizar. Se considerarmos Deus como algo sem valor, Ele não vai nos respeitar nem valorizar.)

  • De acordo com o versículo 30, o que acontecerá se honrarmos ao Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Se honrarmos ao Senhor, Ele nos honrará.)

Peça a um aluno que leia I Samuel 2:18–19 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Elcana e Ana honraram a Deus. Peça a outro aluno que leia I Samuel 2:20–21 enquanto a classe procura como o Senhor honrou Elcana e Ana. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Saliente que Eli perdeu seu direito de presidir e as bênçãos de sua posteridade porque não respeitou Deus o suficiente para punir seus filhos impenitentes por seus pecados. Por outro lado, Ana recebeu bênçãos por servir a Deus.

  • Quais são as consequências de desonrar ou desrespeitar o Senhor?

  • Em que ocasião vocês viram o Senhor honrar alguém que O honra?

Peça aos alunos que ponderem como eles podem honrar mais plenamente a Deus e incentive-os a seguir a inspiração que receberem do Espírito.

Comentários e Informações Históricas

I Samuel 1:9. Qual é o significado de Eli sentar-se numa cadeira junto a um pilar do templo?

“No Oriente Médio antigo, era costume certos oficiais colocarem um banco ou uma cadeira em um átrio, ou perto da porta da cidade, onde pudessem assentar-se em julgamento para ouvir as causas e reclamações” (Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 267).

I Samuel 1:20. O que significam os nomes de Samuel e Ana?

Explique-lhes que, em hebraico, o nome Samuel significa “nome de Deus” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Samuel”) ou “ouvido por Deus” (ver C. F. Keil e F. Delitzsch, Commentary on the Old Testament [Comentários sobre o Velho Testamento], 10 vols., sem data; reimpr., 1975, 2:2:25). Ana pode ter dado esse nome a seu filho como lembrete de seu juramento de prepará-lo para o serviço do Senhor. O nome Ana significa “graça” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Hannah”). O relato de Ana é um grande exemplo da graça de Deus.

I Samuel 2:1–10. O que aprendemos a respeito de Ana com sua oração?

“A oração de Ana demonstra que ela era uma mulher possuidora de grande fé e amor a Deus. Deus concedera-lhe o poder de ter um filho. A rocha (ver versículo 2) era um símbolo de proteção. Jesus Cristo é a rocha ou pedra de Israel, aquele que nos protege do mal (ver Mateus 21:42–44). Em I Samuel 2:10, essas duas alusões se acham combinadas numa só: o Messias é o ‘ungido’ que reduzirá a pedaços todos os adversários do Senhor (a palavra grega para Messias, Christos, também quer dizer ‘o ungido’). Era a Ele, disse Ana, que seria concedida força, na qual Seu poder seria exaltado diante dos homens. Essa passagem é uma das preciosas referências ao futuro Messias e demonstra que Ana foi abençoada com o dom da profecia” (Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 268).

A expressão de gratidão de Ana por conseguir gerar um filho para criar com amor e em retidão exemplifica a importância da família e da maternidade. Mais tarde, Maria expressaria sua gratidão e seu louvor (Lucas 1:41–55, 67–80) depois que ela, tal como Ana, concebeu milagrosamente e então dedicou seu filho completamente ao serviço de Deus.

I Samuel 2:12–16, 22. O que os filhos de Eli faziam que era errado à vista do Senhor?

De acordo com a lei de Moisés, os sacerdotes do tabernáculo deviam receber certas porções do sacrifício para comer somente após a gordura ser queimada no altar (ver Levítico 7:30–34). Pegar uma parte do sacrifício de animais antes que a oferta fosse feita era roubar a Deus e desrespeitar a ordenança do sacerdócio. Quando os filhos de Eli tomaram o que não lhes pertencia e antes do que deviam, eles estavam roubando de Deus as ofertas e enganando as pessoas que faziam as ofertas. Devido às ações dos filhos de Eli, as pessoas não gostavam de oferecer sacrifícios (ver I Samuel 2:17). Contudo, ainda pior do que isso foi o uso indevido de seu ofício do sacerdócio por parte dos filhos de Eli para seduzir as mulheres que iam adorar no templo, a fim de cometer adultério com elas (ver I Samuel 2:22).