Seminário
Lição 53: Êxodo 28–29, 31


Lição 53

Êxodo 28–29, 31

Introdução

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai por 40 dias, o Senhor revelou como Aarão e os sacerdotes deviam ser consagrados, vestidos e ungidos para servir no tabernáculo. O Senhor prometeu que Ele permaneceria com os israelitas se eles cumprissem Suas leis e ordenanças. Também reiterou a importância de santificar o Dia do Senhor e deu a Moisés duas tábuas de pedra contendo a lei.

Sugestões Didáticas

Êxodo 28:1–43

O Senhor explica como são as vestes que Aarão e os sacerdotes devem usar em seu serviço

Pergunte aos alunos se eles já usaram roupas que tivessem algum simbolismo (como uma marca ou o logotipo de um time). Convide-os a examinar o exterior de sua roupa, tentando identificar algum símbolo. Peça a alguns alunos que mostrem à classe os símbolos que descobriram e expliquem seu significado, se souberem.

Lembre aos alunos que o Senhor sempre usa símbolos para nos ensinar ou lembrar as verdades do evangelho. Peças de roupa são, às vezes, usadas como símbolos para esse propósito.

Explique-lhes que as vestes religiosas sagradas eram usadas simbolicamente desde que o Senhor fez “vestimentas de pele” para Adão e Eva, antes de serem expulsos do Jardim do Éden (ver Gênesis 3:21). Quando Moisés subiu ao Monte Sinai e ficou lá por 40 dias, o Senhor lhe revelou os detalhes sobre o tabernáculo e também sobre as vestes sagradas que deviam ser usadas pelos sacerdotes que iam servir no tabernáculo.

Peça a um aluno que leia Êxodo 28:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a bênção que o Senhor prometeu se Aarão usasse as roupas especiais. (Você pode precisar explicar que a palavra consagrar significa dedicar para um propósito santo, como o serviço a Deus.)

  • De acordo com o versículo 3, qual era o propósito das roupas de Aarão? (Consagrá-lo.)

Mostre-lhes a gravura Moisés Concede o Sacerdócio a Aarão (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 15; ver também LDS.org). Peça a um aluno que leia Êxodo 28:4 em voz alta. Você pode sugerir aos alunos que localizem e marquem a parte do versículo que menciona as diversas partes das vestes. Peça a alguns alunos que tentem identificar as várias partes das vestes na gravura. (Você talvez precise ressaltar que o éfode era um tipo de avental, retratado pela parte azul da roupa de Aarão na gravura, e a mitra é o barrete nas mãos de Aarão.)

Explique-lhes que o restante de Êxodo 28 descreve os detalhes dessas vestes e alguns simbolismos a elas associados. Para mostrar um exemplo, ressalte o peitoril na gravura.

  • Quantas pedras preciosas vocês conseguem ver?

  • Em sua opinião, o que as 12 pedras representam?

Peça a um aluno que leia Êxodo 28:21, 29 em voz alta. Peça à classe que procure o que as 12 pedras representavam. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. (As 12 pedras preciosas representavam as 12 tribos de Israel.)

Explique-lhes que nós também usamos vestes simbólicas especiais para as ordenanças do templo atualmente. Tais vestes, inclusive os garments que recebemos no templo, são sagradas e devem ser tratadas e mencionadas com muita reverência.

Êxodo 29:1–21

Aarão e os sacerdotes deviam lavar-se, ser ungidos e vestidos com as vestes santas

Trazer para a classe uma colher suja ou outro utensílio sujo. Mostre a peça aos alunos e pergunte-lhes se eles usariam esse talher em sua próxima refeição.

  • O que é preciso fazer com esse utensílio antes de usá-lo?

  • Como o utensílio se relaciona aos sacerdotes que deviam auxiliar o Senhor em Sua obra? [Ajude os alunos a entender que os processos para se tornarem fisicamente limpos e a limpeza cerimonial eram coisas diferentes. Embora Deus quisesse que os sacerdotes fossem fisicamente limpos, a pureza espiritual deles era mais importante. Você pode convidar os alunos para ler o verbete “Limpo e Imundo”, no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.LDS.org).]

Explique-lhes que o Senhor descreveu como os sacerdotes deviam se purificar, consagrar e ser designados em uma cerimônia especial antes de começar a servir no tabernáculo. Convide os alunos para, enquanto estudam as instruções do Senhor em Êxodo 29, identificar os princípios sobre como eles deviam se purificar e viver mais plenamente apartados do pecado.

Se possível, dê uma cópia do seguinte material a cada aluno. Convide os alunos para ler a referência de escritura na primeira coluna e, no espaço ao lado, escrever uma breve descrição das instruções do Senhor. Depois, peça-lhes que escrevam o número da instrução do Senhor na segunda coluna, perto do que eles acham que seja o significado simbólico. O primeiro já foi feito como exemplo.

Imagem
material para distribuir, quadro de simbolismos

Instruções do Senhor

Significado Simbólico

  1. Êxodo 29:4 Aarão e seus filhos lavam-se com água.

  2. Êxodo 29:5–6

  3. Êxodo 29:7

  4. Êxodo 29:15–16

Símbolo do sacrifício de Jesus Cristo

1 Símbolo de ser purificado

Símbolo do Espírito Santo (essa substância era usada como combustível para prover luz)

Símbolo de abandonar o mundo e preparar-se para responsabilidades sagradas

Depois de alguns minutos, convide os alunos para comparar suas respostas. Em seguida, discuta as respostas com a classe. (A ordem das respostas na coluna do significado simbólico é 4, 1, 3, 2.)

Explique-lhes que, depois que o cordeiro era sacrificado, a fase seguinte da cerimônia de purificação simbolizava que os sacerdotes poderiam fazer uso ou ter acesso ao poder purificador da Expiação de Jesus Cristo. Peça a um aluno que leia Êxodo 29:20–21.

  • O que o Senhor instruiu aos sacerdotes que fizessem com o sangue do cordeiro depois de sacrificá-lo?

Para ajudar os alunos a entender o simbolismo de tocar com o sangue a orelha direita, o polegar da mão e do pé direitos, como descrito nos versículos 20–21, escreva no quadro as palavras ouvir, agir e andar. Pergunte aos alunos que parte do corpo mencionada nos versículos 20–21 pode ser associada a cada palavra escrita no quadro (ouvir = orelha, agir = polegar da mão, andar = polegar do pé).

  • O que vocês acham que o ato de colocar um símbolo de Jesus Cristo na orelha direita, no polegar da mão e do pé direitos poderia mostrar ao Senhor que os sacerdotes estavam dispostos a fazer? (Os sacerdotes estavam dispostos a ouvir e a seguir ao Senhor.)

  • De acordo com o versículo 21, que efeito essa cerimônia causava nos sacerdotes? (Eles se “santificavam”, ou tornavam-se santos.)

  • O que vocês acham que podemos aprender com essa cerimônia simbólica? (Os alunos podem identificar uma variedade de princípios, inclusive algo similar ao seguinte: Se aplicarmos o sangue expiatório de Jesus Cristo ouvindo às palavras do Senhor, agindo de acordo com elas e seguindo Seus passos, seremos santificados. Escreva esse princípio no quadro.)

Convide os alunos para ponderar como eles podem mostrar ao Senhor que se dedicaram e se consagraram para segui-Lo.

Êxodo 29:22–46

O Senhor revela os ritos de sacrifício para preparar e santificar Israel para Sua presença

Faça um resumo de Êxodo 29:22–42, explicando-lhes que esses versículos ainda descrevem alguns sacrifícios e procedimentos que consagravam e santificavam o tabernáculo, os sacerdotes e os filhos de Israel.

Lembre aos alunos sobre as instruções do Senhor de construir um tabernáculo e seu mobiliário, que eles aprenderam ao estudar Êxodo 25–27, 30. Ressalte que agora eles aprenderam que os sacerdotes deviam ser designados para realizar seus deveres no templo. Peça a um aluno que leia Êxodo 29:43–46 em voz alta. Convide a classe para acompanhar a leitura e identificar o que o Senhor disse que faria se os israelitas seguissem fielmente Suas instruções na construção do tabernáculo e na realização das ordenanças em seu interior.

  • De acordo com os versículos 43–46, que bênçãos foram prometidas aos israelitas? (Deus estaria com os filhos de Israel dentro do tabernáculo, Ele santificaria o tabernáculo e os sacerdotes, Ele habitaria entre os israelitas, Ele seria seu Deus e eles saberiam que Ele é o Senhor seu Deus.)

  • O que podemos aprender sobre o propósito dos templos e das ordenanças ao estudar esses capítulos e versículos? (Os alunos podem identificar uma variedade de doutrinas e princípios, inclusive a seguinte verdade: O templo e suas ordenanças preparam-nos para nos apresentar diante de Deus.)

  • De que maneira a preparação de Aarão e seus filhos para trabalhar no tabernáculo se relaciona à nossa própria preparação para participar das ordenanças do templo?

Êxodo 31:1–11

O Senhor inspira artesãos para criar o tabernáculo e seu mobiliário e as vestes sacerdotais

Faça um resumo de Êxodo 31:1–11, explicando-lhes que o Senhor capacitou determinadas pessoas para a construção do tabernáculo e seu mobiliário e para fazer as vestes sacerdotais. O Senhor disse a Moisés que havia derramado o Espírito de Deus nessas pessoas a fim de que fossem capazes de realizar essas tarefas.

Êxodo 31:12–18

O Senhor ensina Moisés a respeito do Dia do Senhor e lhe entrega as tábuas de pedra

Explique aos alunos que o Senhor sempre usa sinais e símbolos para lembrar a Seus filhos as coisas que Lhe prometeram e as coisas que Ele lhes prometeu. Peça a um aluno que leia Êxodo 31:13 em voz alta. Convide a classe para acompanhar a leitura e identificar um sinal que Deus usa para nos lembrar de nosso relacionamento com Ele e de Sua promessa de nos santificar.

  • De acordo com o versículo 13, qual é o sinal de que Deus é o Senhor “que [nos] santifica”?

  • De que maneira o ato de santificar o Dia do Senhor nos ajuda a permanecer puros e distantes das coisas do mundo? (Se houver tempo suficiente, você pode reler as escrituras alistadas no Guia para Estudo das Escrituras sob o verbete “Dia de Descanso”.)

Peça a um aluno que leia Êxodo 31:14–17 em voz alta. Convide a classe para acompanhar a leitura e identificar o grau de intensidade da importância que o Senhor atribui ao ato de santificar o Dia do Senhor. Peça-lhes que relatem o que encontrarem.

Imagem
As Experiências de Moisés e Israel com Jeová no Monte Sinai

Convide os alunos a abrir suas cópias do material “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai” (ver a lição 48). (Uma versão completa desse material se encontra no apêndice deste manual.) Explique-lhes que, antes de concluir Sua revelação a Moisés no Monte Sinai, o Senhor deu-lhe mais uma lembrança de Sua lei e de Seu convênio com Israel. Peça a um aluno que leia Êxodo 31:18 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor deu a Moisés.

  • O que Deus deu a Moisés? (Duas tábuas de pedra com a inscrição de Sua lei.)

Na linha 8 do material, convide os alunos a escrever Deus escreve Sua lei em tábuas de pedra.

Você pode encerrar a aula prestando o testemunho das verdades ensinadas nesta lição.

Comentários e Informações Históricas

Êxodo 29:22–46. O templo e suas ordenanças preparam-nos para apresentar-nos diante de Deus

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou-nos como o sacerdócio e o templo nos preparam para entrar na presença de Deus:

“O Profeta Joseph Smith diz que Adão abençoou sua posteridade porque ‘queria levá-los à presença de Deus’ (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 110).

Eis uma passagem esclarecedora da Seção 107 de Doutrina e Convênios, que nos informa como Adão foi capaz de levar a si próprio e sua posteridade justa à presença de Deus:

‘Confirmou-se que a ordem desse sacerdócio é para ser transmitida de pai para filho e pertence por direito aos descendentes literais da semente escolhida, a quem foram feitas as promessas.

Essa ordem foi instituída nos dias de Adão e transmitida, por linhagem (…) [a fim] de que sua posteridade [fosse] a escolhida do Senhor e preservada até o fim da Terra’ (D&C 107:40–42; grifo do autor).

Como, pois, Adão levou seus descendentes à presença do Senhor?

Resposta: Adão e seus descendentes entraram na ordem do sacerdócio de Deus. Hoje diríamos que eles entraram na Casa do Senhor e receberam suas bênçãos” (“What I Hope You Will Teach Your Children about the Temple” [O Que Espero Que Vocês Ensinem a Seus Filhos sobre o Templo], Ensign, agosto de 1985, p. 9).

Êxodo 28:36. “Santidade ao Senhor”

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o significado das palavras “Santidade ao Senhor”:

“Em cada templo estão inscritas as palavras ‘Santidade ao Senhor’ [ver Êxodo 28:36; 39:30; Salmos 93:5]. Essa declaração qualifica de santo tanto o templo como seus propósitos. Aqueles que entram no templo também devem possuir o atributo da santidade [ver Êxodo19:5–6]. Assim como os templos são preparados para as pessoas, as pessoas precisam preparar-se para o templo” (“Preparar-se para as Bênçãos do Templo” A Liahona, outubro de 2010, p. 41).

Êxodo 29:1–21. O que significa ser designado?

O Presidente Spencer W. Kimball explicou o que significa ser designado:

“A designação deve ser levada a sério; envolve um distanciamento do pecado, das coisas da carne, do que é vil, baixo, torpe, desprezível ou vulgar; separação do mundo em favor de um plano mais elevado de pensamento e atividade” (Ensinamentos de Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, 1982, p. 478).