Seminário
Lição 75: Josué 11–24


Lição 75

Josué 11–24

Introdução

Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses. Ele os encorajou a se apegarem ao Senhor.

Observação: Se desejar, na próxima lição (lição 76), peça a vários alunos que resumam um relato das escrituras específico e que o relatem para a classe. Nesse caso, distribua as designações no dia em que ensinar esta lição.

Sugestões Didáticas

Josué 11–22

A terra prometida é dividida entre as tribos de Israel

Escreva as seguintes perguntas no quadro para que os alunos as vejam assim que entrarem na classe:

Quantos anos faltam para você sair de sua casa?

Que preocupações você teria ao deixar de morar com seus pais e morar num novo local?

No início da aula, peça a alguns alunos que respondam a essas perguntas. Aliste no quadro algumas respostas à segunda pergunta. Explique-lhes que, mesmo que não saiam logo de casa, eles talvez tenham de enfrentar uma situação semelhante, como morar em outro lugar, que pode ser um desafio para eles. Explique aos alunos que, no fim da vida, Josué deu conselhos aos israelitas sobre o que deveriam fazer depois da morte dele. Peça à classe que, ao estudar Josué 11–24, procure princípios que possam ajudá-los a fazer escolhas certas à medida que vão se tornando mais independentes.

Explique-lhes que a conquista da terra prometida pelos israelitas pode ser comparada a um jovem adulto preparando-se para sair de casa para morar em outro lugar. O Senhor tirou os filhos de Israel do Egito, cuidou deles no deserto e os preparou para fazer e guardar convênios. Em Josué 11, lemos como os israelitas conseguiram tomar posse da terra prometida com a ajuda do Senhor.

Peça a um aluno que leia Josué 11:23 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Josué fez com a terra que Israel conquistou. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça-lhes que abram o mapa da Bíblia nº 3, “A Divisão das Doze Tribos” (no Guia para Estudo das Escrituras) e procurem como a terra prometida foi dividida entre as tribos de Israel. Resuma Josué 12–21 e explique que Josué deu uma herança a cada tribo na terra prometida e que o tabernáculo foi colocado num lugar chamado Siló (ver Josué 18:1). Explique aos alunos que os levitas não receberam uma terra específica, mas ganharam 48 cidades dentro da herança das outras tribos. Isso permitiria que os levitas continuassem seu serviço sacerdotal entre os israelitas.

Peça a um aluno que leia Josué 21:43–45 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor já abençoara os israelitas até aquele momento.

  • Como o Senhor já tinha abençoado os israelitas até aquele ponto?

Explique-lhes que é relatado em Josué 22 que Josué deu conselhos às tribos de Rúben, Gade e Manassés, antes que partissem para suas terras. Peça a um aluno que leia Josué 22:4–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Josué disse a essas tribos que fizessem ao voltarem para suas respectivas terras no lado leste do Rio Jordão.

  • Quais foram os conselhos de Josué?

Resuma Josué 22:7–34 e explique que, quando as tribos de Rúben, Gade e Manassés viajaram para suas próprias terras, edificaram um altar como testemunho de que Jeová era seu Deus.

Josué 23

Josué reúne os israelitas e os adverte para que não adorem falsos deuses e que se apeguem ao Senhor

Escreva Deus e Israelitas como título de duas colunas no quadro. Resuma Josué 23:1–2 e explique que, depois de vários anos de paz, Josué envelheceu e por isso reuniu todos os israelitas para dar-lhes conselhos.

Divida a classe em dois grupos iguais. Designe à metade da classe a leitura silenciosa de Josué 23:3–11 e diga-lhes que identifiquem o que Josué disse que Deus fez e continuaria a fazer pelos israelitas. Designe à outra metade os mesmos versículos, porém que eles identifiquem o que Josué aconselhou os israelitas a fazerem. Sugira que marquem o que encontrarem. [Observação: Explique-lhes que ainda havia remanescentes das nações conquistadas na terra prometida e em volta dela (ver Josué 23:5, 7).]

Depois de dois ou três minutos, chame alguns alunos para vir ao quadro e escrever na coluna apropriada o que encontraram nesses versículos. A lista deles deve ser semelhante à seguinte:

Deus

Israelitas

Lutou e continuará a lutar por Israel (versículos 3, 5 e 10).

Deu a Israel uma terra como herança (versículo 4).

Expulsará as outras nações da terra (versículo 5).

Cumpriu e continuará a cumprir Suas promessas a Israel (versículos 5 e 10).

Esforçar-se (versículo 6).

Guardar a lei de Moisés (versículo 6).

Não servir nem adorar outros deuses (versículo 7).

Apegar-se ao Senhor (versículo 8).

Amar ao Senhor (versículo 11).

Sublinhe a palavra apegar-se na lista do quadro. Explique aos alunos que, da forma como é usada no versículo 8, a palavra apegar-se significa agarrar-se, aderir ou ser fiel a alguma coisa ou a alguém.

  • Que tipo de comportamento ou atitudes podemos ver numa pessoa que está tentando se apegar ao Senhor?

  • Quem vocês conhecem que seja um bom exemplo de alguém que se apega ao Senhor? De que maneira você já viu o Senhor abençoar essa pessoa por ser devotada a Ele?

  • De acordo com o que aprendemos em Josué 23:3–11, o que podemos fazer para ter o Senhor conosco e para que Ele nos fortaleça? (Os alunos podem identificar um princípio como o seguinte: Se nos apegarmos ao Senhor, Ele vai estar conosco e nos fortalecer.)

  • Como esse princípio pode ser útil em sua preparação para um dia sair da casa de seus pais?

Se possível, traga alguns espinhos para a classe (ou mostre uma gravura com espinhos, ou desenhe-os no quadro).

Pergunte aos alunos se eles já espetaram o dedo em algum espinho. Se desejar, convide alguns alunos para relatarem uma experiência que tenham tido com espinhos. Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Josué 23:12–16. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem tinha o potencial de ser um espinho para os israelitas. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Que consequências Josué disse que Israel sofreria se escolhesse servir ou apegar-se a outras nações ou outros deuses?

  • Com base no que aprendemos nesses versículos, o que pode acontecer conosco se nos apegarmos a outros deuses? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Se nos apegarmos a outros deuses, sofreremos consequências negativas e perderemos as bênçãos do Senhor.)

  • Como esse princípio pode ser um conselho útil para alguém que está se preparando para fazer escolhas importantes na vida?

  • A que tipo de coisas as pessoas podem se apegar em vez de ao Senhor? Quais seriam as consequências negativas ou que bênçãos alguém poderia perder se fizesse isso?

Josué 24

Antes de morrer, Josué incentiva Israel a servir ao Senhor

Peça aos alunos que pensem numa pessoa que lhes fez muito bem e que escrevam seu nome no caderno ou diário de estudo das escrituras. Diga-lhes que façam uma pausa de 30 segundos para escrever algumas coisas que essa pessoa fez por eles.

  • Depois dessa atividade, pergunte-lhes como se sentem acerca dessa pessoa.

Explique-lhes que lemos em Josué 24 que Josué relatou a Israel as coisas que Deus disse que fizera por eles e por seus antepassados. Peça aos alunos que leiam Josué 22:12–13 em silêncio e identifiquem coisas que Deus fizera pelos israelitas. Sugira que marquem cada vez que o Senhor tiver usado a palavra eu ou que ela estiver subentendida. Peça aos alunos que relatem algo que o Senhor tenha feito para ajudar Israel.

  • Se vocês fossem um israelita dos tempos antigos, que sentimentos teriam após serem lembrados do que Deus fez por vocês?

Peça a um aluno que leia Josué 24:14–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique qual foi o convite que Josué fez a Israel. Peça-lhes que relatem o que encontrarem.

  • Em sua opinião, como o fato de terem sido lembrados do que o Senhor fez por eles pode ter afetado a determinação dos israelitas de aceitar o convite de Josué?

  • Como o ato de lembrarmos do que o Senhor fez por nós afeta nossa determinação de amá-Lo e servi-Lo? (Os alunos podem relatar um princípio como o seguinte: Ao nos lembrarmos do que o Senhor faz por nós, fortalecemos nossa decisão de amá-Lo e servi-Lo.) Peça aos alunos que relacionem no caderno ou diário de estudo das escrituras algumas coisas que o Senhor fez por eles.

Peça aos alunos que leiam Josué 24:15 em voz alta e em uníssono.

  • O que a frase “escolhei hoje” indica sobre quando devemos decidir sermos devotados ao Senhor? Como vocês serão abençoados se fizerem essa escolha cedo na vida, em vez de daqui a vários anos?

  • Que frase nesse versículo indica que Josué escolheu esse caminho, não importando qual fosse a decisão tomada pelos outros? (“Porém eu e a minha casa.”)

  • Qual princípio sobre o arbítrio podemos aprender com esse versículo? (As respostas dos alunos podem ser como a seguinte: Podemos escolher servir ao Senhor a despeito do que as outras pessoas decidirem fazer.)

  • Que exemplos podemos citar de situações em que esse princípio poderia ser útil?

  • Quando foi que vocês ou alguém que conheçam escolheram seguir ao Senhor, independentemente do que outras pessoas decidiram fazer?

Resuma Josué 24:17–33 e explique que os israelitas fizeram um convênio de servir a Deus. Josué designou uma grande pedra como monumento em lembrança desse convênio. O povo serviu ao Senhor durante o restante da vida de Josué e por muitos anos depois disso.

Encerre esta lição pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre como mostrar ao Senhor que eles O amam e escolheram segui-Lo.

Imagem
ícone do domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Josué 24:15

Sugira aos alunos que marquem as frases “escolhei hoje a quem sirvais” e “porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” em Josué 24:15. Peça aos alunos que se levantem e repitam essas frases várias vezes, até que as memorizem.

  • Por que é importante tomar a decisão de servir a Deus hoje, em vez de esperar até uma data qualquer no futuro?

Dê a cada aluno uma folha de papel. Depois, dê-lhes alguns minutos para que criem um pôster para ilustrar essas frases. Sugira que coloquem seu pôster num local visível para lembrá-los diariamente de servir a Deus.