Seminário
Lição 77: Juízes 6–9


Lição 77

Juízes 6–9

Introdução

Israel desfrutou de um período de relativa paz por 40 anos, mas acabou novamente fazendo o que era mal aos olhos do Senhor. Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Sugestões Didáticas

Juízes 6:1–10

Devido à desobediência, os israelitas são oprimidos pelos midianitas

Peça a um aluno que faça algo que seja difícil ou impossível de fazer sozinho, mas que pode ser feito facilmente com a ajuda de outra pessoa. Por exemplo, peça-lhe que dobre cuidadosamente um cobertor sem que nenhuma das pontas toque no chão. Depois que o aluno tentar cumprir a tarefa sozinho, chame outro aluno para ajudá-lo.

  • Qual a diferença entre tentar fazer isso sozinho e com ajuda?

Peça aos alunos que ponderem em silêncio uma provação ou um desafio que estejam enfrentando no momento. Saliente que muitos desafios que enfrentamos podem ser difíceis ou impossíveis de vencer por nós mesmos. Contudo, o Senhor está pronto para nos ajudar e fortalecer se nos voltarmos para Ele. Explique aos alunos que, no livro dos Juízes, um homem chamado Gideão ajudou Israel a obter ajuda do Senhor e sobrepujou uma dificuldade que parecia impossível de ser vencida. Diga aos alunos que procurem doutrinas e princípios na vida de Gideão que nos mostram como obter a ajuda do Senhor quando enfrentarmos nossos próprios desafios.

Peça a um aluno que leia Juízes 6:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que os israelitas fizeram que causou a perda das bênçãos do Senhor. (Você pode lembrar os alunos de que, em Juízes 1–5, o “mal” que os israelitas fizeram foi adorar os falsos deuses dos outros habitantes da terra prometida e casar-se com pessoas que não eram do convênio.)

  • De acordo com Juízes 6:1, que bênção Israel perdeu como resultado de suas más escolhas? (Perderam a proteção do Senhor.)

  • Quem o Senhor permitiu que oprimisse os israelitas?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Juízes 6:2–6. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que os midianitas e outros povos fizeram para oprimir os israelitas.

  • De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.)

  • O que os israelitas fizeram por causa dessa opressão?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura de Juízes 6:7–10. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor respondeu aos lamentos dos israelitas.

  • Como o Senhor respondeu aos lamentos dos israelitas? Como esse profeta e sua mensagem nos versículos 8–10 foram uma resposta às orações de Israel?

  • Como essa mensagem do profeta poderia ajudar os filhos de Israel?

  • Que princípio podemos aprender com a resposta do Senhor às orações de Israel sobre uma das formas que o Senhor pode usar para responder a nossas orações? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: O Senhor pode responder a nossas orações por meio das palavras de um profeta.)

Juízes 6:11–24

Um anjo do Senhor chama Gideão para libertar Israel

Resuma Juízes 6:11–13 e explique que, após ter enviado um profeta para transmitir uma mensagem aos filhos de Israel (ver Juízes 6:8–10), o Senhor também chamou, por intermédio de um anjo, um juiz chamado Gideão para libertar Israel dos midianitas. Peça a um aluno que leia Juízes 6:14–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Gideão reagiu a seu chamado para servir.

  • De acordo com o versículo 15, quais eram as preocupações de Gideão sobre seu chamado para libertar Israel?

  • De acordo com o versículo 16, o que o Senhor disse que pode ter consolado Gideão?

Incentive os alunos a identificar, ao estudarem Juízes 6–8, como o Senhor cumpriu Sua promessa a Gideão.

Resuma Juízes 6:17–24 e explique que o Senhor mostrou a Gideão um sinal para assegurar-lhe de que seu chamado veio de Deus.

Juízes 6:25–40

Em obediência ao Senhor, Gideão retira os falsos deuses e prepara-se para a batalha

Peça a um aluno que leia Juízes 6:25–26 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse a Gideão que fizesse antes de Ele libertar Israel dos midianitas.

  • O que o Senhor mandou Gideão fazer? (Explique aos alunos que a palavra bosque refere-se a “um mastro ou uma árvore que representa uma deusa da fertilidade” ou um ídolo.)

  • Em sua opinião, por que foi importante Gideão destruir o altar ao falso deus Baal, que os israelitas tinham feito, antes de reunir um exército para sair em batalha contra os midianitas?

  • Que princípio podemos aprender com as instruções do Senhor a Gideão? (Os alunos podem identificar vários princípios, mas certifique-se de deixar claro que, se quisermos ter a ajuda do Senhor, precisamos retirar de nossa vida práticas espiritualmente impuras e iníquas.)

Incentive os alunos a ponderarem as práticas impuras ou os pecados que eles talvez precisem “cortar” de sua vida (versículo 25) para estar mais bem qualificados a receber ajuda do Senhor em seus desafios.

Resuma Juízes 6:27–40 e explique que Gideão fez como lhe foi ordenado. No dia seguinte, os homens da cidade queriam matar Gideão porque ele tinha destruído seus ídolos. O pai de Gideão falou em sua defesa, e os homens da cidade não o mataram. O Espírito do Senhor estava com Gideão, e ele reuniu um exército de israelitas. O Senhor, então, mostrou a Gideão outro sinal que lhe assegurou que o Senhor o escolhera para libertar Israel.

Juízes 7

O Senhor entrega os midianitas nas mãos dos israelitas

Peça aos alunos que imaginem que eles, como Gideão, receberam o mandamento de destruir o exército dos midianitas. Diga aos alunos que leiam Juízes 7:12 e descubram qual era o tamanho do exército dos midianitas.

  • Considerando o tamanho do exército midianita, quantos soldados vocês gostariam de levar na batalha?

Peça a um aluno que leia Juízes 7:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse a respeito do tamanho do exército de Gideão. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Se vocês estivessem no lugar de Gideão, o que teriam pensado quando o Senhor disse que havia soldados demais em seu exército?

  • De acordo com o versículo 2, por que o Senhor quis reduzir o tamanho do exército de Israel? (Você pode explicar-lhes que a palavra gloriar-se, nesse contexto, significa gabar-se.)

  • Em sua opinião, como o ato de gloriar-se (ou gabar-se) de nossa própria força e empenho nos impede de reconhecer a mão do Senhor em nossa vida?

Peça a um aluno que leia Juízes 7:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que Gideão precisava fazer para reduzir o tamanho do exército. Peça a um aluno que descreva as instruções do Senhor com suas próprias palavras.

  • Quantos faziam parte do exército no começo? (32 mil.) Quantos ficaram? (10 mil.)

Peça à classe que leia Juízes 7:4 em silêncio e identifique o que o Senhor achou do tamanho reduzido do exército de Gideão. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Diga a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Juízes 7:4–8. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique instruções que o Senhor deu a Gideão para reduzir novamente o tamanho do exército.

  • Como Gideão saberia quem deveria permanecer no exército?

  • Quantos soldados levaram a mão à boca para beber água? (300.)

  • Se vocês estivessem no lugar de Gideão, o que teriam pensado de o Senhor reduzir seu exército de 32 mil para 300?

Resuma Juízes 7:9–14 e explique que Gideão se dirigiu ao local onde os midianitas estavam acampados. Enquanto Gideão estava próximo do acampamento, ouviu um homem contar um sonho relacionado à destruição do exército midianita. Esse sonho deu coragem a Gideão.

Mostre os seguintes objetos ou gravuras que os retratem: uma buzina, uma lanterna (tocha) e uma jarra (cântaro). Peça a um aluno que venha à frente da classe e demonstre para os alunos como esses objetos poderiam ser usados para lutar numa batalha. Pergunte-lhe que eficiência esses objetos teriam numa batalha contra um oponente usando espadas e escudos.

Peça a um aluno que leia Juízes 7:15–18 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quais foram as instruções de Gideão para o seu exército.

  • Que instruções Gideão deu aos soldados?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Juízes 7:19–23. Peça à classe que acompanhe a leitura e descubra o que aconteceu depois. Explique-lhes que a frase “o Senhor tornou a espada de um contra o outro” (versículo 22) significa que os midianitas começaram a atacar um ao outro no caos criado pelo exército de Gideão.

  • O que podemos aprender com esse relato sobre o que acontece quando seguimos fielmente os mandamentos do Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar um princípio como o seguinte: Se seguirmos os mandamentos do Senhor com exatidão e sempre reconhecermos nossa dependência Dele, Ele nos ajudará a vencer nossas dificuldades.)

Para ajudar os alunos a entenderem como esse princípio se relaciona com a vida deles, peça-lhes que mencionem várias fontes pelas quais recebemos os mandamentos do Senhor, como por meio do Espírito Santo, das escrituras, das palavras dos profetas e dos bons conselhos de nossos pais e líderes.

Peça-lhes que pensem nas ocasiões em que superaram dificuldades com a ajuda do Senhor porque seguiram Seus conselhos. Convide alguns alunos para compartilhar suas experiências com a classe. Se desejar, conte também uma experiência pessoal para ilustrar esse princípio.

Juízes 8

Israel passa por um período de paz durante muitos anos, mas volta à idolatria depois da morte de Gideão

Resuma Juízes 8:1–31 e explique que, depois que os midianitas fugiram, o exército de Gideão os perseguiu e matou alguns. Depois da vitória, os israelitas queriam que Gideão fosse seu rei, mas ele se recusou e disse que o Senhor deveria ser o rei deles. Durante 40 anos, não houve grandes batalhas.

Peça a um aluno que leia Juízes 8:33–35 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Israel fez após a morte de Gideão.

  • O que podemos aprender sobre a condição espiritual dos filhos de Israel pelo relato em Juízes 8:33–35?

Juízes 9

O filho de Gideão, Abimeleque, torna-se rei e é morto pelos siquemitas

Resuma Juízes 9 e explique que o filho de Gideão, Abimeleque, queria governar Israel, por isso matou 70 de seus irmãos e declarou-se rei. No final, foi morto pelos siquemitas, um dos inimigos de Israel.

Encerre prestando seu testemunho dos princípios ensinados nesta lição. Incentive os alunos a anotar impressões que receberam sobre o que podem fazer para aplicar os princípios que aprenderam hoje.

Comentários e Informações Históricas

Juízes 7:19–25. Deus é a fonte suprema de poder

O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, comparou a experiência de Gideão com as dificuldades que enfrentamos:

“O Senhor tem um grande trabalho para cada um de nós. Talvez vocês fiquem imaginando o que poderia ser. Podem achar que não há nada de especial ou extraordinário em você ou sua capacidade. Talvez sintam, ou alguém tenha lhes dito, que vocês não são inteligentes. Muitos de nós já sentimos isso, ou já nos disseram isso. Gideão sentiu-se assim quando o Senhor lhe pediu que salvasse Israel dos midianitas. Gideão disse: ‘Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai’. Ele tinha só 300 homens, mas, com a força do Senhor, Gideão derrotou o exército dos midianitas.

O Senhor pode fazer milagres extraordinários com uma pessoa de capacidade comum, mas que é humilde, fiel e diligente em servir ao Senhor e em procurar melhorar a si mesmo. Isso porque Deus é a fonte suprema de poder” (“Acting for Ourselves and Not Being Acted Upon” [Agir por Nós Mesmos e Não Receber a Ação], Ensign, novembro de 1995, p. 47).

Juízes 6:14–16. “Hei de ser contigo”

O Presidente Thomas S. Monson ensinou:

“Quando estamos a serviço do Senhor, temos direito à Sua ajuda. Lembrem-se de que o Senhor qualifica aqueles que chama” (“O Dever Chama”, A Liahona, julho de 1996, p. 44).

Juízes 6:11–24. Se o Senhor condena a busca de sinais, como se explica o pedido de Gideão?

Há uma diferença entre buscar sinceramente uma confirmação de Deus, com real intento, e exigir um sinal de Deus sem fé. O motivo da pessoa, ao buscar um sinal de Deus, é importante (ver D&C 63:7–10). “Algumas pessoas argumentam que creriam em Deus ou em Sua obra se recebessem um sinal. Mas a fé não vem por sinais. (…) O Senhor revelou: ‘A fé não vem por sinais, mas sinais seguem os que creem’ (D&C 63:9). Tais sinais são dados àqueles que são fiéis e obedientes para fortalecê-los em sua fé” (Sempre Fiéis, “Sinais”; topics.LDS.org). No caso de Gideão, ele buscou um sinal com sinceridade e fé.