Seminário
Lição de Estudo no Lar: Êxodo 1–13 (Unidade 9)


Lição de Estudo no Lar

Êxodo 1–13 (Unidade 9)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O resumo a seguir das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Êxodo 1–13 (unidade 9) não é para ser ensinado como parte de sua lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas dessas doutrinas e alguns desses princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Êxodo 1–4)

Antes de Moisés nascer, as parteiras hebraicas recusaram-se a obedecer ao decreto de Faraó de matar todos os meninos hebreus recém-nascidos. Com esse relato, os alunos aprenderam que, quando reverenciamos Deus colocando Sua vontade acima da vontade de outros, Ele nos faz bem.

Dia 2 (Êxodo 5–6)

Ao estudar a resposta que Faraó deu a Moisés, os alunos aprenderam que mesmo quando seguimos os mandamentos do Senhor, podemos enfrentar oposição. Também aprenderam que o Senhor Se lembra de Seus convênios e os cumpre, e que Ele tem poder para livrar-nos do cativeiro e aliviar-nos de nossas cargas ou removê-las. Mas, embora Ele tenha esse poder, o Senhor permite que passemos por dificuldades a fim de que, ao sentirmos Sua ajuda nesses momentos, passemos a conhecê-Lo.

Dia 3 (Êxodo 7–11)

Enquanto estudavam sobre quando o Senhor ordenou a Moisés que voltasse a falar com Faraó, os alunos aprenderam que, se agirmos com fé e obedecermos ao Senhor, Ele nos abençoará para sermos capazes de fazer o que Ele nos pede. Ao aprender sobre as pragas que Deus enviou sobre o Egito, eles descobriram que o poder do Senhor é maior do que o poder dos homens e de seus deuses falsos, e que o Senhor nos dá a oportunidade de abrandar o coração e arrepender-nos, mas Ele não nos obrigará a nos arrepender.

Dia 4 (Êxodo 12–13)

Os alunos aprenderam sobre o mandamento do Senhor aos israelitas de observar a Páscoa. Durante seu estudo, eles descobriram que pelo sangue expiatório de Jesus Cristo e pela obediência a Seus mandamentos, podemos ser libertos da morte física e da espiritual.

Introdução

De acordo com as profecias, Moisés foi chamado para livrar o povo do Senhor do cativeiro no Egito. O Senhor reforça a confiança de Moisés depois que Moisés demonstra relutância para aceitar esse chamado.

Sugestões Didáticas

Êxodo 3:1–10

O Senhor fala a Moisés a partir de uma sarça ardente

Mostre-lhes a gravura Moisés e a Sarça Ardente (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 13; ver também LDS.org). Escreva no quadro, próximo à gravura: Quem? Onde? O quê? Por quê?

Pergunte aos alunos: Quem é este homem? Onde isto está acontecendo? O que está acontecendo? Por que isto está acontecendo?

Peça aos alunos que abram Fotografias da Bíblia, nº 2, “O Monte Sinai (Horebe) e o Deserto do Sinai”, no Guia para Estudo das Escrituras (ou Apêndice).

Explique-lhes que essa montanha se chama Horebe (ver Êxodo 3:1) ou Monte Sinai (ver Êxodo 19:20). Explique-lhes que, ao estudar Êxodo 3, eles aprenderão mais sobre o que aconteceu no Monte Sinai e por quê.

Peça a alguns alunos que se revezem para ler Êxodo 3:1–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Moisés viu ao subir essa montanha.

Explique aos alunos que Joseph Smith Translation, na Bíblia SUD em inglês, indica que as palavras “o anjo do Senhor” no versículo 2 deveriam ser, na verdade, “a presença do Senhor”.

  • Em vez de um anjo, quem apareceu a Moisés? (O Senhor.)

  • De acordo com o versículo 5, por que o Senhor não deixou Moisés chegar mais perto? (Moisés precisou tirar os sapatos dos pés porque estava em terra santa.)

  • Ao pedir a Moisés que tirasse os sapatos, o que o Senhor ensinou a Moisés antes de receber Sua mensagem? (Devemos ser reverentes em lugares sagrados; a demonstração de reverência ao Senhor quando estamos em lugares sagrados prepara-nos para nos aproximar mais Dele.)

Referindo-se à importância da reverência, o Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Quando nos reunimos para aprender as doutrinas do evangelho, devemos fazê-lo com reverência. (…)

A reverência convida à revelação” (“A Reverência Convida à Revelação”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 23).

Peça aos alunos que falem sobre algumas maneiras pelas quais eles podem demonstrar respeito e reverência por Deus quando estão em lugares sagrados (como o lar, a capela ou o templo).

Convide os alunos para ler em silêncio Êxodo 3:7–8 e identificar o que o Senhor planejava fazer pelos filhos de Israel. Depois, convide-os para ler em silêncio Êxodo 3:10 e identificar como (ou por meio de quem) o Senhor planejou livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito.

  • De acordo com o versículo 10, como o Senhor planejou responder às orações dos filhos de Israel? (Suscitando Moisés para libertá-los.)

Ajude os alunos a entender que os profetas do Senhor foram preordenados para cumprir certas missões na Terra. Lembre-os das promessas que Deus havia feito anteriormente de suscitar um profeta para “[libertar] meu povo do Egito nos dias da tua escravidão” (Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24, no Guia para Estudo das Escrituras).

Peça a um aluno que leia Tradução de Joseph Smith, Êxodo 50:29 (no Guia para Estudo das Escrituras). Convide os alunos para acompanhar a leitura e identificar uma das tarefas que Moisés foi chamado para realizar.

  • De acordo com esse versículo, qual é um dos propósitos do ministério de Moisés? (Libertar o povo de Deus e tirá-lo da terra do Egito.)

Explique-lhes que as semelhanças entre a vida de Moisés e a vida de Jesus Cristo são interessantes e instrutivas. Ambos escaparam de um decreto de morte na infância. Ambos foram chamados para libertar Israel. Ambos venceram confrontos com Satanás. Ambos permaneceram no exílio até a morte dos reis que tentaram matá-los. Ambos controlaram os ventos e o mar. Ambos miraculosamente proveram pão. Ambos proveram água que salva a vida. Ambos foram grandes legisladores. Ambos foram mediadores entre Deus e seu povo.

Êxodo 3:11–4:17

Moisés expressa preocupação sobre seu chamado e recebe a confiança do Senhor

Peça aos alunos que imaginem terem sido chamados pelo Senhor para ordenar a um líder mundano opressivo, oponente à Igreja, que permita aos membros da Igreja que adorem a Deus livremente em seu país.

  • Como vocês se sentiriam se fossem chamados para essa missão?

  • O que lhes daria coragem para aceitar esse chamado?

Explique-lhes que Moisés expressou preocupação ao Senhor quanto à sua capacidade de livrar Israel da maneira como o Senhor ordenou ao chamá-lo.

Separe a classe em duplas ou grupos de três alunos. Distribua uma cópia da seguinte tabela para cada aluno. (Não escreva as respostas em itálico nessa tabela.) Diga aos alunos que estudem como dupla ou grupo os versículos alistados na tabela e façam uma lista com todas as preocupações de Moisés e as soluções do Senhor para tais preocupações nos espaços correspondentes aos versículos. (Para que os alunos entendam como fazer essa atividade, você pode escrever a resposta das duas primeiras referências junto com a classe.)

Imagem
material para distribuir, tabela do Êxodo

Preocupações de Moisés

Respostas do Senhor

1. Êxodo 3:11

Quem sou eu, que vá fazer o que pediste?

1. Êxodo 3:12

Eu serei contigo.

2. Êxodo 3:13

Quem deverei eu dizer-lhes que me enviou?

2. Êxodo 3:14–17

Diga-lhes que Eu Sou te enviou a eles. (Você pode explicar-lhes que “Eu Sou” é outro nome de Jeová.)

3. Êxodo 4:1

Mas eles não me crerão, nem ouvirão a minha voz. Dirão que estou mentindo.

3. Êxodo 4:2–9

Realize os três sinais que te darei (transformar a vara numa cobra, mostrar a mão leprosa e transformar água em sangue).

4. Êxodo 4:10

Não sou homem eloquente. Sou pesado de boca.

4. Êxodo 4:11–12

Eu fiz a tua boca, estarei contigo e te ensinarei o que hás de falar.

5. Êxodo 4:13

Senhor, envia outra pessoa.

5. Êxodo 4:14–17

Farei com que Aarão fale por ti e vos ensinarei o que haveis de fazer.

Depois de dar tempo suficiente para que os alunos terminem a tarefa, pergunte-lhes:

  • O que o Senhor disse a Moisés que poderia ajudar alguém que se sente incapaz de aceitar ou de cumprir um chamado difícil?

  • Que doutrinas e princípios podemos aprender com as respostas do Senhor diante das preocupações de Moisés? (Depois que os alunos responderem, resuma as respostas escrevendo a seguinte verdade no quadro: O Senhor está ao lado daqueles a quem Ele chama, e Ele lhes dá poder para realizar Sua obra.)

Para ajudar os alunos a entender essa verdade, peça a um deles que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson:

“Lembrem-se de que esta obra não é apenas sua ou minha. É a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos direito a Seu auxílio. Lembrem-se de que o Senhor qualifica aqueles a quem Ele chama” (“O Dever Chama” , A Liahona, julho de 1996, p. 45).

  • Que experiências em sua vida já lhes mostraram que o Senhor concede a Seus servos, inclusive a vocês, poder para realizar Sua obra?

Êxodo 4:18–31

Moisés e Aarão viajaram para o Egito e falaram com os anciãos de Israel

Faça um resumo de Êxodo 4:18–31, esclarecendo que, depois da entrevista com o Senhor, Moisés saiu de Midiã, encontrou-se com Aarão e foi com ele para o Egito. Juntos, eles disseram aos anciãos de Israel tudo quanto o Senhor lhes havia ordenado. Os filhos de Israel acreditaram em Moisés e em Aarão e adoraram ao Senhor.

Próxima Unidade (Êxodo 14–20)

Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes perguntas: Que milagre Deus realizou para ajudar os israelitas quando estavam presos entre o Mar Vermelho e o exército egípcio? De que maneira Moisés ajudou os exércitos de Josué a vencer uma batalha? O que acontecia quando as mãos erguidas de Moisés se cansavam e começavam a pender? Quem ajudou Moisés? Vocês sabem de cor os Dez Mandamentos e onde eles se encontram nas escrituras? Vocês já se sentiram tentados a murmurar ou reclamar devido a algo que lhes pediram para fazer? Explique aos alunos que, ao estudar Êxodo 14–20, eles aprenderão mais sobre as reclamações dos filhos de Israel depois que saíram do Egito e como o Senhor os ensinou a confiar Nele.