Seminário
Lição 104: Esdras 7–10


Lição 104

Esdras 7–10

Introdução

Cerca de 60 anos após a reconstrução do templo em Jerusalém, Artaxerxes, o rei da Pérsia, nomeou Esdras para liderar outro grupo de judeus até Judá e deu-lhe dinheiro e materiais para ornamentar o templo. Esdras jejuou e orou para que Deus os protegesse ao viajarem para Jerusalém. Ele se entristeceu muito quando soube que alguns judeus em Jerusalém tinham se casado fora do convênio. Ele aconselhou o povo a arrepender-se, e eles fizeram o convênio de abandonar seus pecados.

Sugestões Didáticas

Esdras 7

O rei da Pérsia dá dinheiro e materiais a Esdras para ornamentar o templo em Jerusalém

Dê aos alunos uma cópia da seguinte declaração de Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Peça a um aluno que leia a declaração em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como ela se relaciona a nós hoje.

“Todo homem (…) se encontra alguma vez na vida diante da situação em que tem a oportunidade de fazer algo que só ele pode fazer e para o que está talhado. Que tragédia será se, nesse momento, ele não estiver preparado ou não for qualificado para fazer aquilo que seria seu grande momento na vida” (citado por Jeffrey R. Holland, “Santificai-vos”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 46).

Explique aos alunos que em Esdras 7–10 eles vão conhecer Esdras, que se preparou e se qualificou para ter a ajuda de Deus ao defrontar-se com desafios e cumpriu sua missão. Peça aos alunos que identifiquem princípios que vão ajudá-los a se qualificarem para receber ajuda divina a fim de cumprirem sua missão na vida.

Explique-lhes que os acontecimentos registrados em Esdras ocorreram mais de 60 anos depois que o Templo de Jerusalém foi terminado e dedicado. Resuma Esdras 7:1–5 explicando que Esdras, descendente de Aarão, que possuía o sacerdócio, vivia em Susã, capital do Império Persa, quando Artaxerxes era rei da Pérsia.

Peça a um aluno que leia Esdras 7:6 em voz alta, e à classe que identifique a forma como Esdras foi descrito.

  • O que vocês acham que significa “escriba hábil”? (Explique-lhes que os escribas tinham a responsabilidade de estudar e ensinar as escrituras. Um “escriba hábil na lei de Moisés” era alguém com grande capacidade de explicar a lei.)

  • De acordo com o versículo 6, por que Esdras foi bem-sucedido quando fez pedidos ao rei?

Resuma Esdras 7:7–8 explicando que Esdras e centenas de judeus tiveram permissão de sair do cativeiro e viajar aproximadamente 1.400 quilômetros de Susã a Jerusalém. Essa jornada foi extremamente perigosa porque os israelitas tiveram que viajar por desertos infestados de ladrões, carregando grande quantidade de ouro, prata e outros tesouros que Artaxerxes lhes deu para embelezar o templo em Jerusalém (ver Esdras 7:15–23).

Peça a um aluno que leia Esdras 7:9 em voz alta, e à classe que identifique o que ajudou Esdras a fazer essa viagem perigosa em segurança.

  • O que vocês acham que significa o fato de Esdras ter “a boa mão do seu Deus sobre ele”?

Peça a um aluno que leia Esdras 7:10 em voz alta e à classe que identifique o que Esdras fez para ter a mão de Deus sobre ele.

  • O que Esdras fez para ter a mão de Deus sobre ele?

Explique-lhes que a frase “porque Esdras tinha preparado o seu coração” significa que Esdras tinha tentado dar o melhor de si para conhecer e viver os mandamentos de Deus e ensiná-los aos outros.

  • Que princípio aprendemos com esse relato que nos vai ajudar a ter a mão do Senhor sobre nós? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar um princípio como o seguinte: Se dermos o melhor de nós para viver e ensinar plenamente os mandamentos, a mão de Deus estará sobre nós para abençoar nossa vida.)

  • Em sua opinião, por que precisamos dar o melhor de nós para receber as bênçãos do Senhor?

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que sentiram a mão de Deus na vida deles. Peça a alguns alunos que relatem suas experiências. Sugere-se que você também conte brevemente uma experiência sua.

Lembre os alunos sobre a declaração de Winston Churchill lida no início da aula. Depois pergunte:

  • De que maneira ter a mão do Senhor sobre vocês vai ajudá-los em sua preparação para executar um bom trabalho para o qual somente vocês foram preparados para fazer?

Peça aos alunos que ponderem sobre um mandamento que poderiam obedecer melhor. Convide os alunos a escrever uma meta descrevendo o que vão fazer para dar o melhor de si a fim de viver mais plenamente esse mandamento e poder receber as bênçãos de Deus.

Resuma Esdras 7:12–26, explicando que esses versículos falam de uma carta que o rei Artaxerxes escreveu autorizando Esdras a liderar o grupo de judeus de volta a Jerusalém e lá designar governantes.

Peça a um aluno que leia Esdras 7:27–28 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Esdras disse sobre a carta do rei Artaxerxes.

  • A quem Esdras deu crédito pela generosidade do rei?

  • De acordo com o versículo 28, que bênçãos Esdras disse que recebeu do Senhor?

Esdras 8

Esdras e o povo jejuam e oram antes da jornada para Jerusalém

Resuma Esdras 8:1–20, explicando que esses versículos fazem uma lista dos que viajaram com Esdras para Jerusalém. Peça a um aluno que leia Esdras 8:21–23 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Esdras pediu ao povo que fizesse antes de iniciar a jornada.

  • O que Esdras pediu às pessoas que fizessem antes de começarem sua viagem?

  • De acordo com o versículo 22, por que Esdras não pediu ao rei uma escolta militar da Babilônia até Jerusalém? (Esdras testificou ao rei que a mão de Deus está sobre todos os que O buscam. Ele não quis pedir uma escolta porque ficou preocupado com a possibilidade de o rei questionar suas palavras.)

Resuma Esdras 8:24–30 explicando que Esdras dividiu os tesouros entre várias pessoas e os encarregou de levá-los em segurança até Jerusalém.

Peça a um aluno que leia Esdras 8:31–32 em voz alta. Peça à classe que identifique o que Deus fez por aqueles que viajavam com Esdras. Talvez seja preciso explicar que “inimigos” e “dos que nos armavam ciladas pelo caminho” no versículo 31 referem-se aos que tentariam impedir os israelitas de voltar a Jerusalém ou roubar os tesouros que eles levavam.

  • Que bênçãos o grupo de Esdras recebeu por terem jejuado e orado?

  • Que princípios aprendemos sobre a oração e o jejum com esse relato? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Se orarmos e jejuarmos, podemos receber ajuda do Senhor para as dificuldades que enfrentamos.)

Convide os alunos a relatar uma experiência, se não for muito pessoal, sobre quando eles ou alguém que conheçam jejuaram e oraram e receberam ajuda do Senhor quando tiveram dificuldades.

Peça aos alunos que ponderem sobre uma dificuldade que estejam enfrentando no momento. Incentive os alunos a colocarem em prática os princípios que aprenderam nesta lição para receberem de Deus a ajuda de que precisam.

Esdras 9–10

Esdras lamenta-se pelos pecados do povo e ensina-o a confessar e a abandonar seus pecados

Leia a situação a seguir.

Depois que um jovem aprende sobre a seriedade do pecado sexual, ele sente um grande desejo de se arrepender, mas não sabe direito como fazê-lo. Peça aos alunos que reflitam em silêncio se já pensaram no que precisam fazer para se arrepender de seus pecados.

Peça aos alunos que, ao estudar Esdras 9–10, identifiquem princípios que possam ajudá-los a saber o que precisam fazer para se arrependerem de seus pecados.

Peça a um aluno que leia Esdras 9:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Esdras ficou sabendo sobre o povo ao chegar a Jerusalém.

  • O que Esdras soube que as pessoas tinham feito?

  • Por que era uma transgressão para os israelitas casar-se com outros grupos de pessoas?

Explique-lhes que o casamento é um convênio sagrado e que o Senhor deseja que cada casal se esforce para que seja digno das bênçãos do casamento eterno. A lei de Moisés proibia que os israelitas se casassem com pessoas que adorassem ídolos e outros falsos deuses (ver Deuteronômio 7:3–6). Contudo, muitos israelitas em Jerusalém tinham se casado com essas descrentes, o que os levou a seguir práticas religiosas falsas.

Resuma Esdras 9:4–15 explicando que Esdras orou ao se dar conta dos pecados do povo. Ele também discorreu sobre as consequências advindas aos israelitas no passado em virtude de seus pecados.

Peça a um aluno que leia Esdras10:1–3 em voz alta, e à classe que identifique o que o povo precisava fazer para se arrepender de suas transgressões. (Você pode explicar que o termo “mulheres estrangeiras” se refere às mulheres que adoravam ídolos e se casaram com os israelitas.)

  • O que as pessoas tinham de fazer para se arrependerem?

Resuma Esdras 10:4–9, explicando que Esdras convocou todos os israelitas que viviam em Judá para se reunirem em Jerusalém em três dias. Peça aos alunos que leiam Esdras 10:10–12 em silêncio e identifiquem o que Esdras disse às pessoas quando elas foram a Jerusalém.

  • Qual foi a mensagem de Esdras para o povo? (Esdras disse a eles que precisavam confessar seus pecados e separar-se das esposas que adoravam ídolos.)

Explique-lhes que deve ter sido difícil para os israelitas se arrependerem e se separarem das esposas que adoravam falsos deuses.)

  • O que a resposta das pessoas no versículo 12 revela sobre elas?

  • Com base no que Esdras disse ao povo, o que concluímos sobre o que devemos fazer para nos arrepender de nossos pecados? (Para nos arrependermos, devemos confessar nossos pecados e abandoná-los. Você pode sugerir que os alunos marquem as frases que ensinam esse princípio.)

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Richard G. Scott

“Testifico que, de todos os passos necessários ao arrependimento, é de vital importância que você tenha a convicção de que o perdão vem por Jesus Cristo e por meio Dele. É essencial saber que só poderá ser perdoado de acordo com os termos Dele. Você receberá ajuda ao exercer fé em Cristo. (Ver 2 Néfi 9:22–24; Alma 11:40.) Isso significa confiar Nele e em Seus ensinamentos” (“Paz de Consciência e Paz Mental”, A Liahona, novembro de 2004, p. 17).

Testifique aos alunos que eles podem exercer fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo e receber perdão ao confessarem e abandonarem seus pecados.

Resuma Esdras 10:13–44 explicando que Esdras designou líderes do sacerdócio para viajar com os israelitas a fim de ajudá-los no que o Senhor tinha ordenado.

Comentários e Informações Históricas

Esdras 1–10. Contexto adicional para o livro de Esdras

Para mais contexto e informações históricas sobre o livro de Esdras, ver (“Ezra Unfolds the Scriptures” [Esdras Expõe as Escrituras], Ensign, dezembro de 2002, pp. 47–49.

Esdras 9–10. Os pecados de Israel

“Logo após chegar a Jerusalém, Esdras dá início ao seu dever sacerdotal de colocar as coisas em ordem. Os sacerdotes e levitas de Jerusalém haviam permitido séria deterioração nos serviços do templo. Muitos deles haviam passado a trabalhar fora para se sustentar, porque o templo não recebia recursos suficientes para que pudessem servir em regime de tempo integral. Alguns deles chegaram mesmo a se casar com mulheres de povos pagãos, assim como muitos outros cidadãos judeus. Tudo isso deixa Esdras e muitos dos fiéis horrorizados (ver Esdras 9:1–4). Casar-se com gentios era expressamente proibido pelo Senhor, por levar à idolatria (ver Deuteronômio 7:1–5). Fora justamente essa prática que provocara a decadência do povo israelita na época dos reis. Contudo, nem mesmo os horrores da derrota e do exílio haviam feito o povo aprender sua lição.

Esdras 10:3, 7, 10–12 mostra que Esdras teve sucesso chamando o povo a Jerusalém para confessar suas transgressões e comprometer-se a se separar de suas mulheres gentias. Era um passo importante na preparação do povo de Judá para ser digno do templo e da terra santa à qual voltaria, segundo profetizara o Senhor” (Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 322).

“Quando Esdras soube que o povo e os líderes do sacerdócio estavam novamente se casando com mulheres idólatras da região, ele ficou não só preocupado, mas também envergonhado. O fato de as leis de Moisés terem sido quebradas mais uma vez e tão rápido fez com que se preocupasse, pois indicava que as lições da história israelita não tinham sido aprendidas. O casamento com mulheres de outras culturas tinha levado a mudanças em sua religião, negligência da lei divina e apostasia. Israel devia permanecer dedicada como ‘semente santa’ para o plantio do Senhor (Esdras 9:2; Êx. 19:6; Lev. 19:2; Deut. 7:6). O propósito do Senhor em chamar uma ‘semente’ consagrada e dedicada era e ainda é o de prover exemplos e mensageiros para todas as famílias de todas as nações, para que ‘ouçam os que quiserem ouvir’ [D&C 1:11; Gên. 12:3; Abr. 2:9–11)” (Ellis T. Rasmussen, A Latter-day Saint Commentary on the Old Testament, [Um Comentário de Um Santo dos Últimos Dias sobre o Velho Testamento],1993, p. 373).