Seminário
Lição 145: Doutrina e Convênios 135, Parte 2


Lição 145

Doutrina e Convênios 135, Parte 2

Introdução

Esta é a segunda de duas lições sobre Doutrina e Convênios 135 e o martírio de Joseph e Hyrum Smith em 27 de junho de 1844. Nesta lição, os alunos abordarão o papel que o profeta Joseph Smith desempenhou na salvação dos filhos de Deus.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 135

Anúncio do martírio de Joseph e Hyrum Smith

Antes da aula, mostre a gravura Joseph Smith na frente da sala (ver Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 87; ver também LDS.org). Você pode pedir à classe que cante “Hoje, ao profeta louvemos” (Hinos, nº 14) como hino devocional. Antes de cantar o hino, explique-lhes que W. W. Phelps escreveu a letra do hino em memória do profeta Joseph Smith pouco após o martírio.

Imagem
Joseph Smith

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas:

  • Vocês já conversaram com alguém que não é membro da Igreja a respeito do profeta Joseph Smith? Se o fizeram, sobre o que conversaram? (Se ninguém tiver tido essa experiência pessoal, pergunte aos alunos o que eles gostariam de dizer às pessoas sobre Joseph Smith.)

Relembre aos alunos que Doutrina e Convênios 135 contém o anúncio do martírio de Joseph e Hyrum Smith. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 135:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura.

  • Qual é a mensagem desse versículo? (Os alunos devem expressar que Joseph Smith, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele.)

  • O que o profeta Joseph Smith fez para nossa salvação e exaltação? (Anote as respostas dos alunos no quadro.)

Peça a um aluno que leia o restante de Doutrina e Convênios 135:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure frases que descrevam o que Joseph Smith fez para nossa salvação. Peça aos alunos que procurem outras coisas para acrescentar à lista do quadro.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Joseph F. Smith. Peça à classe que procure ouvir quem é influenciado pela obra do profeta Joseph Smith.

Imagem
Presidente Joseph F. Smith

“O trabalho no qual Joseph Smith estava empenhado não se restringiu apenas à sua vida, mas diz respeito também à vida futura e à vida que já se foi. Em outras palavras, ele diz respeito àqueles que viveram na Terra, aos que estão vivendo e aos que virão depois de nós. Não é algo que se relaciona ao homem somente enquanto ele habita em tabernáculos na carne, mas a toda a família humana desde a eternidade até a eternidade” (Gospel Doctrine [Doutrina do Evangelho], 5ª ed., 1939, p. 481).

Mostre a descrição de Joseph Smith trazendo à luz o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios no versículo 3. Para ajudar os alunos a entender melhor a importância desse trabalho, peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 135:6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure o motivo pelo qual o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios foram trazidos à luz.

  • De acordo com o versículo 6, por que o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios foram trazidos à luz? (Os alunos podem usar outras palavras, mas devem identificar a seguinte verdade: O Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios foram trazidos à luz para a salvação do mundo.)

  • De que maneiras esses livros ajudam a levar a efeito a salvação do mundo?

  • De acordo com o versículo 6, o que faz com que o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios estejam entre os livros mais valiosos que podemos possuir?

Peça aos alunos que ponderem o que fizeram com o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios na vida deles.

  • O que podemos fazer para expressar nossa gratidão pelo sacrifício que Joseph e Hyrum Smith fizeram para trazer à luz esses livros?

Peça aos alunos que escrevam no caderno ou no diário de estudo das escrituras uma maneira específica pela qual eles podem demonstrar sua gratidão pelo sacrifício que foi feito para trazer à luz esses livros.

Mostre a lista anotada no quadro no início da lição. Testifique aos alunos que ao restaurar escrituras, a verdadeira doutrina, a autoridade e as chaves do sacerdócio, as ordenanças para os vivos e para os mortos, e a organização da Igreja de Jesus Cristo, Joseph Smith ajudou todos os filhos de Deus a ter pleno acesso às bênçãos da Expiação.

Explique aos alunos que algumas pessoas podem entender erroneamente os sentimentos que os santos dos últimos dias têm para com o profeta Joseph Smith. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Gordon B. Hinckley. Peça à classe que procure ouvir como os membros da Igreja viam Joseph Smith em relação ao Pai Celestial e Jesus Cristo. Se possível, você pode dar a cada aluno uma cópia dessa declaração.

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Não adoramos o profeta. Adoramos a Deus, nosso Pai Eterno e ao Senhor ressuscitado, Jesus Cristo. Reconhecemos Joseph Smith como profeta; nós o proclamamos e o respeitamos; nós o reverenciamos como instrumento nas mãos do Todo-Poderoso, como restaurador das antigas verdades do evangelho divino com o sacerdócio, pelo qual a autoridade de Deus é exercida nos negócios da Sua Igreja e para a bênção de Seu povo” (“Joseph Smith Jr. — Profeta de Deus e servo poderoso”, A Liahona, dezembro de 2005, p. 4).

  • Em suas próprias palavras, como explicaria os sentimentos que os membros da Igreja têm em relação ao profeta Joseph Smith?

Peça aos alunos que pensem no efeito que o ministério do profeta Joseph Smith teve na vida deles e na de milhões de pessoas do mundo inteiro. Escreva as perguntas a seguir no quadro e peça aos alunos que escrevam as respostas em seu caderno ou diário de estudo das escrituras:

De que maneiras específicas sua vida seria diferente sem o ministério do profeta Joseph Smith?

Como o profeta Joseph Smith influenciou seu conhecimento do Pai Celestial e de Jesus Cristo e seu relacionamento com Eles?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Thomas S. Monson. Peça à classe que procure ouvir como podemos ajudar outras pessoas a sentir a alegria do evangelho.

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“[O profeta Joseph Smith] deixou um legado que permite hoje que [milhões de] seguidores de todos os continentes o proclamem um profeta de Deus. Esforcemo-nos, cada um de nós, por dar continuidade à visão que o profeta Joseph tinha deste trabalho e magnifiquemos seu legado por meio de nossas obras e de nosso testemunho às pessoas para que elas saibam como sabemos e para que sintam a paz e a alegria do evangelho que ele restaurou” (“Brother Joseph” [Irmão Joseph], Church News, 31 de dezembro de 2005, p. 4).

  • Como podemos ajudar as pessoas a sentir a alegria do evangelho restaurado por intermédio do profeta Joseph Smith?

Explique-lhes que, para o tempo restante da aula, os alunos poderão compartilhar seu testemunho sobre o profeta Joseph Smith e a Restauração do evangelho. Peça-lhes que procurem usar as respostas da atividade escrita realizada ao expressar o testemunho deles.

Encerre prestando testemunho do profeta Joseph Smith e da Restauração. Peça aos alunos que procurem oportunidades nos próximos dias para compartilhar com as pessoas seu testemunho do profeta Joseph Smith e do papel que ele teve na Restauração do evangelho de Jesus Cristo.

Comentários e informações históricas

O profeta Joseph Smith foi uma testemunha de Jesus Cristo

Temos reverência pelo profeta Joseph Smith por causa do que ele fez para ampliar nosso entendimento sobre Jesus Cristo e Sua missão. O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse:

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Por seu contato pessoal com o Senhor, sua tradução e publicação do Livro de Mórmon, e o selamento de seu testemunho com seu sangue de mártir, Joseph se tornou o mais preeminente revelador de Jesus Cristo em Seu verdadeiro caráter como divino Redentor. Jesus não tem maior testemunha nem amigo mais devotado que Joseph Smith” (“Nascer de novo”, A Liahona, maio de 2008, p. 76; grifo do autor).

A influência de Joseph Smith

Na primavera de 1844, Josiah Quincy, ex-prefeito de Boston, Massachusetts, e depois reitor da Universidade Harvard, com seu primo, Charles Francis Adams, filho do ex-presidente dos Estados Unidos, John Quincy Adams, visitaram Nauvoo. Eles passaram um dia com o profeta Joseph Smith. Anos depois, Josiah Quincy escreveu o seguinte sobre o ocorrido:

“Não é de modo algum improvável que em algum livro didático do futuro, para uso de gerações ainda por vir, haverá uma pergunta assim: Que americano da história dos Estados Unidos do século 19 exerceu influência mais vigorosa sobre o destino de seus cidadãos? E de modo algum é impossível que a resposta a essa pergunta esteja redigida da seguinte forma: Joseph Smith, o profeta mórmon” (Figures of the Past: From the Leaves of Old Journals [Figuras do Passado: Das Folhas dos Antigos Diários], 1888, p. 376).