Seminário
Lição 122: Doutrina e Convênios 113–114


Lição 122

Doutrina e Convênios 113–114

Introdução

Após chegar a Far West, Missouri, em março de 1838, o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 113. Nessa revelação, o Senhor respondeu a perguntas sobre passagens no livro de Isaías. Em 11 de abril de 1838, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 114, na qual o Senhor orientou David W. Patten, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, que se preparasse para servir missão.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 113

O Senhor responde a perguntas sobre passagens no livro de Isaías.

Comece a aula fazendo a seguinte pergunta:

  • Você já teve dificuldades para entender o que leu nas escrituras?

Diga aos alunos que algumas profecias nas escrituras incluem símbolos que são difíceis de entender. Explique-lhes que, em Far West, Missouri, alguns irmãos pediram a Joseph Smith que esclarecesse as passagens dos capítulos 11 e 52 do livro de Isaías. As respostas do Senhor a essas perguntas estão registradas em Doutrina e Convênios 113. Você pode lhes explicar que, quando Morôni visitou Joseph Smith pela primeira vez, ele citou a profecia de Isaías 11. Morôni disse a Joseph que a profecia seria cumprida (ver Joseph Smith—História 1:40).

Peça a um aluno que leia Isaías 11:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure quatro objetos mencionados nesse versículo.

  • Quais objetos você encontrou? (Os alunos devem mencionar um rebento, um tronco, um ramo e raízes. Ressalte que Doutrina e Convênios 113 possui explicações sobre o rebento, o tronco e as raízes).

Imagem
toco

Explique aos alunos que a palavra tronco em Isaías 11:1 é traduzida de uma palavra do hebraico que se refere ao tronco ou toco de uma árvore — seja uma árvore que foi cortada ou que foi plantada. Peça a um aluno que desenhe um toco no quadro e escreva tronco perto da gravura. Depois peça ao aluno que acrescente raízes e escreva ao lado Raízes.

  • De acordo com Isaías 11:1, o que sai do tronco? (Um rebento — em outras palavras, um novo broto.)

Peça ao aluno que desenhe o broto saindo do tronco e escreva ao lado dele Rebento.

Explique aos alunos que esses objetos são símbolos. Peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 113:1–6 em silêncio e procurem o significado dos símbolos.

Peça a um aluno que escreva Jesus Cristo no quadro ao lado da palavra Tronco.

Explique-lhes que o élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou uma interpretação das raízes e do rebento — que ambos representam Joseph Smith. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração em voz alta:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Estaríamos equivocados ao dizer que o profeta aqui mencionado é Joseph Smith, a quem foi conferido o sacerdócio, que recebeu as chaves do reino e que levantou o estandarte para a coligação do povo do Senhor em nossa dispensação? E não seria ele também o ‘servo nas mãos de Cristo, que em parte é descendente de Jessé assim como de Efraim, ou seja, da casa de José, a quem foi dado muito poder’? (D&C 113:4–6.) Aqueles que têm os ouvidos atentos e em sintonia com os sussurros do infinito entenderão o significado dessas coisas” (The Millennial Messiah: The Second Coming of the Son of Man [O Messias Milenar: A Segunda Vinda do Filho do Homem], 1982, p. 339).

Peça a um aluno que escreva Joseph Smith no quadro ao lado das palavras Raízes e Rebento.

  • Quais são algumas coisas que Joseph Smith fez como “servo nas mãos de Cristo”? (D&C 113:4.)

  • Em Doutrina e Convênios 113:6, qual é o propósito das chaves do reino que foram dadas a Joseph Smith? (Enquanto os alunos debatem essa pergunta, escreva a seguinte verdade no quadro: Joseph Smith recebeu as chaves do reino para a coligação de Israel nos últimos dias. Você também pode pedir aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 110:11.)

Explique-lhes que, depois que o Senhor revelou as respostas para as perguntas sobre Isaías 11, Elias Higbee fez perguntas sobre Isaías 52. Peça à metade da classe que leia Doutrina e Convênios 113:7–8 em silêncio. Peça à outra metade da classe que leia Doutrina e Convênios 113:9–10 em silêncio. Peça a ambos os grupos que procurem o desejo do Senhor para o povo de Sião.

  • De acordo com os versículos 7–8, do que devemos nos “vestir”? De acordo com o versículo 8, o que é a fortaleza de Sião? (Os alunos devem expressar a seguinte verdade: A autoridade do sacerdócio é a fortaleza de Sião.)

Explique-lhes que o versículo 9 inclui uma pergunta sobre Sião “soltando-se das cadeias de seu pescoço”. Nesse versículo, a palavra cadeias se refere ao material usado para manter alguém em cativeiro.

  • De acordo com o versículo 10, qual é o significado da expressão “cadeias de seu pescoço”?

  • Quais são algumas das maneiras que a autoridade do sacerdócio nos ajuda a “vestir [nossa] fortaleza”?

  • Quais são algumas coisas que podemos fazer para nos livrarmos das “cadeias”? Como podemos ajudar outras pessoas a fazer essas coisas?

Doutrina e Convênios 114

O Senhor ordena que David W. Patten se prepare para servir missão

Explique aos alunos que uma pessoa que o Senhor escolheu para ajudar Sião a “vestir a sua fortaleza” foi um homem chamado David W. Patten. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração em voz alta:

David W. Patten se filiou à Igreja em 15 de junho de 1832. Foi ordenado apóstolo em 1835. Era destemido em defender a Igreja e o profeta Joseph Smith. Ao defender os santos contra as turbas no Missouri, David W. Patten ficou conhecido como “Capitão sem temor” (ver Lycurgus A. Wilson, Life of David W. Patten: The First Apostolic Martyr [A Vida de David W. Patten: O Primeiro Mártir Apostólico], 1900, pp. 5, 32, 52, 62).

Explique aos alunos que o élder Patten pediu a Joseph Smith que buscasse uma revelação a seu respeito. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 114:1 em voz alta. Peça à classe que procure o que o Senhor queria que o élder Patten fizesse.

  • O que o Senhor queria que o élder Patten fizesse?

  • De acordo com o versículo 1, quantos foram chamados pelo Senhor para realizar essa missão? (Doze. Esse versículo se refere ao Quórum dos Doze Apóstolos e à sua futura missão na Inglaterra.)

  • Quando o élder David Patten deveria sair em missão? Veja no cabeçalho da seção e observe a data em que a revelação foi dada. Quanto tempo David tinha antes de partir? (Aproximadamente um ano.)

Diga aos alunos que ocorreu uma tragédia seis meses depois que a revelação a David Patten foi dada. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração sobre a batalha do rio Crooked:

No outono de 1838, as hostilidades e perseguições aumentaram mais uma vez contra os santos no Missouri. Em 24 de outubro, uma turba sequestrou três dos santos, aparentemente planejando matá-los naquela noite. Ao ouvir isso, um juiz local chamado Elias Higbee, membro da Igreja, ordenou ao tenente-coronel George M. Hinkle da milícia do estado e também membro da Igreja que organizasse um grupo de homens para dispersar a turba e resgatar os prisioneiros. Setenta e cinco homens se reuniram à meia-noite, com David W. Patten como seu capitão. O élder Patten esperava surpreender a turba e resgatar os prisioneiros sem derramamento de sangue, mas, quando os homens se aproximaram do rio Crooked, um membro da turba escondido deu um único tiro. Patrick O’Banion, membro da milícia dos santos, caiu. O capitão Patten, que liderava 15 homens separados do restante do grupo, ouviu o tiro e os levou para a área. Uma rápida luta começou e muitos homens foram feridos. Gideon Carter morreu imediatamente e Patrick O’Banion morreu naquela noite. O élder Patten também estava entre os feridos.

O élder Patten morreu várias horas após a batalha. Sua fé no evangelho restaurado era tamanha que certa vez ele declarou ao profeta Joseph Smith que tinha o desejo de morrer como mártir. “O profeta, muito emocionado, expressou grande pesar, ‘pois’, disse ele a David, ‘quando um homem com a sua fé pede algo ao Senhor, geralmente recebe o que pediu’” (Manual de História da Igreja na Plenitude dos Tempos, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, p. 200; citando Joseph Smith, Life of David W. Patten, p. 53). Pouco antes do funeral do élder Patten em Far West, Joseph Smith apontou para o corpo do élder Patten e disse: ‘Aqui jaz um homem que fez tudo o que disse que faria — entregou sua vida por seus amigos’” (History of the Church [História da Igreja], vol. 3, p. 175).

Ressalte que, na época em que o élder Patten morreu, ele estava se preparando, por sua fidelidade, para servir missão. Peça aos alunos que formem duplas e discutam as seguintes perguntas:

  • Como você acha que o mandamento do Senhor de se preparar para uma missão influenciou o élder Patten? Como esse mandamento foi uma bênção para o élder Patten mesmo que ele nunca tenha cumprido a missão que esperava?

  • Que princípios podemos aprender com isso? (Os alunos podem compartilhar muitas ideias e verdades, incluindo o seguinte princípio: Se dermos ouvidos à orientação do Senhor, estaremos preparados para qualquer coisa que Ele tiver planejado para nós.)

  • Quando você seguiu o conselho do Senhor e descobriu que isso o ajudou a se preparar para algo que não esperava?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 114:2 em voz alta. Peça à classe que procure o que o Senhor disse que acontecerá quando as pessoas não cumprirem com seus chamados. (Você pode lhes explicar que nesse versículo o termo bispado se refere à responsabilidade de uma pessoa, não a um bispo e seus conselheiros. Ver Salmos 109:8; Atos 1:20.)

  • O que podemos aprender com o versículo 2 sobre o que acontecerá se não formos fiéis em nossos chamados? (Outra pessoa será chamada para cumprir com nossas responsabilidades.)

Explique aos alunos que, quando o élder David W. Patten estava em seu leito de morte, ele falou a alguns dos santos, incluindo membros do Quórum dos Doze Apóstolos, que não haviam sido fiéis. Ele exclamou: “Oh, se eles estivessem em minha situação! Porque sinto que guardei a fé, terminei meu curso; a partir de agora é reservada para mim a coroa, a qual o Senhor, justo juiz, me dará”. Para a esposa, ele disse: “Aconteça o que acontecer, não negue a fé” (citado por Heber C. Kimball, Life of David W. Patten [A Vida de David W. Patten], p. 69).

Para ajudar os alunos a sentir a importância de escolher agora ser fiéis, peça-lhes que escrevam no caderno ou diário de estudo das escrituras sobre o que farão para seguir o conselho do Senhor e cumprir as expectativas que Ele tem para eles.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 113:1–6. Interpretação dos símbolos das escrituras

Os símbolos nas escrituras podem ter vários significados. Por exemplo, a interpretação inspirada de Isaías 11:1, 10 encontrada em Doutrina e Convênios 113:1–6 ilustra o cumprimento dessa profecia nos últimos dias (ver Joseph Smith—História 1:40). Contudo, Isaías 11:1, 10 também pode ser corretamente interpretada da seguinte maneira: o tronco e a raiz de Jessé podem representar a casa de Davi, e o rebento e o ramo podem se referir a Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 114:2. “Há entre vós alguns que negam meu nome”

Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 114, o Senhor falou dos santos dos últimos dias que negam Seu nome. Um deles foi Oliver Cowdery, que apostatou e foi excomungado em 1838 em Far West, Missouri. Devido a Oliver Cowdery ter sido um apóstolo, sua apostasia significava que ele havia abandonado seu alto e sagrado chamado e não era mais uma testemunha especial do nome de Cristo. O presidente Wilford Woodruff falou posteriormente sobre Oliver Cowdery como um exemplo de alguém que tinha perdido a firmeza na fé:

Imagem
Presidente Wilford Woodruff

“Se o presidente da Igreja, ou um de seus conselheiros ou dos apóstolos ou qualquer homem sentir no coração que Deus não pode prescindir deles e que são insubstituíveis para a realização da obra do Senhor, estão em terreno perigoso. Ouvi Joseph Smith [dizer] que Oliver Cowdery, que era o segundo apóstolo dessa Igreja, dissera: ‘Se eu deixar esta Igreja, ela cairá’.

Joseph replicou: ‘Então tente, Oliver!’ Oliver tentou. Ele caiu, mas o reino de Deus seguiu em frente. Mais recentemente, tive contato com outros apóstolos que sentiam que o Senhor não poderia levar Seu reino avante sem eles; mas o Senhor deu prosseguimento a Sua obra sem eles.

Vi Oliver Cowdery quando ele parecia fazer estremecer céus e Terra. Nunca ouvi um homem prestar um testemunho mais forte do que ele sob a influência do Espírito. Contudo, a partir do momento em que deixou o reino de Deus, perdeu seu poder. (…) Foi-lhe retirada a força, assim como Sansão nas mãos de Dalila. Ele perdeu o poder e o testemunho que desfrutara e nunca os recuperou em sua plenitude na carne, embora tenha morrido [como membro] da Igreja” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff, 2004, pp. 106–107).