Seminário
Lição 23: Doutrina e Convênios 18:17–47


Lição 23

Doutrina e Convênios 18:17–47

Introdução

Joseph Smith recebeu esta revelação para ele próprio, Oliver Cowdery e David Whitmer em junho de 1829. Depois de lhes chamar para pregar o arrependimento, o Senhor lhes ensinou a importância de tomarem sobre si Seu nome. Ele mencionou os futuros chamados dos Doze Apóstolos e o desejo que eles teriam de tomar sobre si o nome de Jesus Cristo “de todo coração” (D&C 18:27). O Senhor então deu a Oliver Cowdery e a David Whitmer a responsabilidade de procurar homens que pudessem servir como membros do Quórum dos Doze Apóstolos.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 18:17–25

Jesus Cristo ensina que Seu nome é o único nome pelo qual podemos ser salvos

Peça a um ou dois alunos que escrevam o sobrenome deles no quadro. Faça-lhes as seguintes perguntas:

  • O que o seu sobrenome significa para você?

  • Que privilégios e responsabilidades vêm com esse nome? (Os privilégios podem incluir um lugar para morar, o amor da família, segurança e o fato de terem sido criados na Igreja. As responsabilidades podem incluir ajudar a manter o lar seguro, tratar os membros da família com respeito, realizar as tarefas domésticas e trazer honra para o nome da família.)

Lembre aos alunos que o Senhor chamou Oliver Cowdery e David Whitmer para que clamassem arrependimento (ver D&C 18:6, 9, 14). Explique aos alunos que depois de o Senhor dar a Oliver Cowdery e a David Whitmer essa instrução, Ele falou-lhes sobre os privilégios e as responsabilidades de tomarem sobre si o nome Dele.

Copie a seguinte tabela no quadro, mas não inclua as respostas da segunda linha. Peça aos alunos que copiem a tabela no caderno de classe ou diário de estudo das escrituras. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 18:17–25 em silêncio e identifiquem os privilégios e as responsabilidades que nos advêm ao tomarmos sobre nós o nome de Jesus Cristo. Peça-lhes que escrevam na parte de baixo da tabela o que descobrirem.

Privilégios

Responsabilidades

Receber o Espírito Santo e ser ensinados por Ele

Convidar as pessoas a ser batizadas e a perseverar até o fim

Receber salvação no reino do Pai

Ter fé, esperança e caridade

Evitar contendas com outras igrejas

Falar a verdade com sobriedade

Arrepender-se e perseverar até o fim

  • De acordo com Doutrina e Convênios 18:23, por que é importante que tomemos sobre nós o nome de Jesus Cristo? (Os alunos devem identificar a seguinte doutrina: O nome de Jesus Cristo é o único nome pelo qual podemos ser salvos. Você pode sugerir que os alunos marquem essa verdade nas escrituras.)

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que ouça o conselho do élder Ballard sobre como devemos tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Tomamos o nome de Cristo sobre nós nas águas do batismo. Renovamos o efeito desse batismo a cada semana, ao tomar o sacramento, declarando nossa disposição de tomar Seu nome sobre nós e prometendo sempre nos lembrar Dele (ver D&C 20:77, 79). (…)

Foi-nos pedido que servíssemos de testemunha Dele. (…) Isso significa que precisamos estar dispostos a fazer com que as pessoas saibam quem seguimos e de quem é a Igreja a que pertencemos: a Igreja de Jesus Cristo. Sem dúvida queremos fazer isso em espírito de amor e testemunho. Queremos seguir o Salvador declarando de modo simples e claro, porém humilde, que somos membros de Sua Igreja” (“A importância de um nome”, A Liahona, novembro de 2011, p. 79).

  • Como o élder Ballard sugere que façamos as pessoas saber que seguimos Jesus Cristo?

  • Em Doutrina e Convênios 18:19–20, o Senhor ordenou Oliver Cowdery e David Whitmer a terem fé, esperança e caridade e a evitar contendas com outras igrejas e seus membros. Por que você acha que é importante que façamos essas coisas como seguidores de Jesus Cristo?

Você pode ajudar os alunos a entender que em Doutrina e Convênios 18:20, a expressão “igreja do diabo” não se refere a uma igreja específica, mas a qualquer pessoa, grupo, organização ou filosofia que trabalhe contra a Igreja de Jesus Cristo e a salvação dos filhos de Deus.

Peça aos alunos que escrevam em seu caderno de classe ou diário de estudo das escrituras uma maneira de fazerem com que outros saibam que eles seguem Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 18:26–47

O Senhor revela o chamado e a missão dos Doze Apóstolos

Explique-lhes que o Senhor falou de homens além de Oliver Cowdery e David Whitmer que tomariam sobre si o nome de Jesus Cristo e pregariam Seu evangelho. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 18:27–32 em silêncio e escrevam suas respostas para as seguintes perguntas. (Escreva estas perguntas no quadro antes da aula ou prepare uma folha para ser entregue a cada aluno.)

  1. Que desejo teriam aqueles doze discípulos?

  2. O que aqueles homens seriam chamados a fazer? (Procurem 3–5 ideias distintas.)

  3. De quais membros do atual Quórum dos Doze Apóstolos você consegue se lembrar? (Escreva o nome deles.)

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça aos alunos que digam como responderam à primeira pergunta que está no quadro. Depois, faça a seguinte pergunta:

  • O que vocês acham que significa tomar sobre si o nome de Jesus Cristo de todo coração?

Convide alguns alunos a dizer como responderam à segunda pergunta anotada no quadro. Um princípio que os alunos devem identificar é o de que os doze apóstolos do Senhor são chamados para pregar e ministrar o evangelho ao mundo todo. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 18:37–39 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure a responsabilidade que Deus deu a Oliver Cowdery e David Whitmer.

  • O que o Senhor ordenou que Oliver e David fizessem? (Ordenou-lhes que procurassem homens que o Senhor chamaria como os primeiros membros do Quórum dos Doze Apóstolos nos últimos dias.)

  • Como eles conseguiriam saber quem eram aqueles que deveriam ser chamados apóstolos? (Os futuros apóstolos demonstrariam ter o desejo e as obras que o Senhor mencionou.)

Explique-lhes que Martin Harris também recebeu a responsabilidade de procurar os doze apóstolos. Os primeiros membros do Quórum dos Doze Apóstolos nestes últimos dias foram chamados em 14 de fevereiro de 1835, quase cinco anos depois da organização oficial da Igreja. A revelação contida em Doutrina e Convênios 18 ajuda-nos a entender a importância desse quórum explicando o papel dos apóstolos na Igreja de Jesus Cristo.

Peça aos alunos que digam como responderam à terceira pergunta anotada no quadro, peça-lhes também que digam o nome dos membros atuais do Quórum dos Doze Apóstolos. Se possível, mostre gravuras desses homens. As fotografias estão disponíveis nas edições de maio e novembro da revista Liahona e em LDS.org/church/leaders.

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. Antes de o aluno ler, explique-lhes que o élder Holland fez esses comentários em seu primeiro discurso de conferência geral como apóstolo recém-chamado.

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Obviamente, a minha maior emoção e a mais alegre de todas as realizações é a oportunidade, como Néfi expressou, de ‘[falar] de Cristo, [regozijar-me] em Cristo, [pregar] a Cristo e [profetizar] de Cristo’ (2 Néfi 25:26) onde quer que esteja e com quem quer que seja, até meu último alento. Certamente não poderia haver propósito mais elevado nem privilégio maior do que o de ser [testemunha especial] do nome de Cristo no mundo todo’ (D&C 107:23).

(…) Além de minhas palavras, de meus ensinamentos e do testemunho que prestar, minha vida tem que estar incluída nesse testemunho de Jesus. Todo o meu ser deve refletir a divindade desta obra. Não poderia dar testemunho dela se alguma coisa que eu dissesse ou fizesse diminuísse, de qualquer forma, sua fé em Cristo, seu amor por esta Igreja ou seu respeito pelo santo apostolado.

Prometo-lhes — como prometi ao Senhor e às autoridades gerais — que me esforçarei para ser digno desta confiança e para servir, dando o melhor de mim” (“Os milagres da Restauração”, A Liahona, janeiro de 1995, p. 32).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 18:27 em voz alta.

  • Como isso nos ajuda a saber que aqueles que servem como apóstolos tomaram sobre si o nome de Jesus Cristo de todo o coração? Como podemos seguir o exemplo de Cristo?

Chame um ou dois alunos para ajudá-lo nesta atividade. Coloque uma venda nesses alunos ou lhes peça que fechem os olhos. Peça a vários outros alunos que se revezem falando normalmente. Peça aos alunos vendados que digam o nome dos que falam. Depois, faça a seguinte pergunta:

  • Por que algumas vozes são mais fáceis de reconhecer que outras? (Os alunos podem salientar que, quanto mais ouvimos uma voz, mais familiar e reconhecível ela se torna.)

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 18:34–36, 47 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique um modo pelo qual o Senhor disse que podemos ouvir Sua voz. (Você pode ter que explicar que no versículo 34, a expressão “estas palavras” refere-se às revelações de Doutrina e Convênios.)

  • De acordo com esses versículos, como podemos ouvir a voz do Senhor? (Os alunos podem dar várias respostas, mas certifique-se de que o seguinte princípio fique claro: Podemos ouvir a voz de Jesus Cristo ao lermos as escrituras pelo poder do Espírito. Escreva esse princípio no quadro.)

  • De que maneiras o estudo das escrituras nos ajudam a ouvir a voz de Jesus Cristo?

Ajude os alunos a entender que podemos ouvir a voz do Senhor de maneiras que não são audíveis a nossos ouvidos. Por meio do Espírito Santo, podemos receber sentimentos e mensagens para nossa mente e nosso coração (ver D&C 8:2–3).

Direcione a atenção dos alunos novamente para o princípio anotado no quadro.

  • Como essa verdade influencia o modo como vocês pensam sobre as escrituras? Como isso poderia guiá-los ao escolher o horário e local em que leem as escrituras?

  • Quando foi que vocês sentiram o Senhor inspirá-los ao lerem ou ponderarem as escrituras?

Incentive os alunos a examinar as escrituras diariamente e a ser diligentes em buscar e entender a voz do Senhor. Resuma Doutrina e Convênios 18:40–47 e explique-lhes que o Senhor afirmou que Oliver Cowdery, David Whitmer e os futuros membros do Quórum dos Doze Apóstolos receberiam grandes bênçãos se fossem fiéis no cumprimento de Seus mandamentos. Você pode encerrar esta lição testificando a respeito das verdades que você abordou com os alunos.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 18:20. “Não contendais com (…) a igreja do diabo”

Referindo-se a Doutrina e Convênios 18:20, o presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Precisamos entender que essa é uma instrução para que contendamos com todo o mal, tudo o que se opõe à retidão e à verdade” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 83). Não se trata de uma conclamação para que contendamos com outras igrejas ou seus membros.

Doutrina e Convênios 18:44. “Por vossas mãos realizarei uma obra maravilhosa”

O presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, disse:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Ao seguirmos [o] exemplo perfeito [do Salvador], nossas mãos podem tornar-se Suas mãos; nossos olhos, Seus olhos, e nosso coração, Seu coração. (…)

Com isso em mente, estendamos nosso coração e nossas mãos com compaixão para as outras pessoas, pois todos trilham seu próprio e penoso caminho. Como discípulos de Jesus Cristo, nosso Mestre, somos chamados a apoiar e curar, em vez de condenar” (“Vós sois minhas mãos”, A Liahona, maio de 2010, p. 70).