Seminário
Lição de estudo no lar: Doutrina e Convênios 124–128 (Unidade 27)


Lição de estudo no lar

Doutrina e Convênios 124–128 (Unidade 27)

Material de preparação para o professor de estudo no lar

Resumo das lições diárias de estudo no lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 124–128 (Unidade 27) não é para ser ensinado como parte de sua lição. A lição que você ensina se concentra somente em alguns desses princípios e algumas dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Doutrina e Convênios 124:1–83)

Doutrina e Convênios 124 foi a primeira revelação recebida em Nauvoo, Illinois, que foi publicada em Doutrina e Convênios. Depois que os alunos estudaram a ordem do Senhor de construir um templo em Nauvoo, eles aprenderam que o templo é o único lugar onde podemos obter a plenitude das ordenanças do sacerdócio para a redenção dos vivos e dos mortos. Eles também descobriram que, ao obedecer aos mandamentos do Senhor, provamos nossa fidelidade.

Dia 2 (Doutrina e Convênios 124:84–145; 125–126)

Enquanto os alunos terminavam o estudo de Doutrina e Convênios 124, aprenderam que, se ouvirmos o conselho dos profetas, ficaremos bem e que o Senhor chama os líderes do sacerdócio para dirigir a obra e o ministério e ajudar a aperfeiçoar os santos. Em Doutrina e Convênios 125126, os alunos aprenderam que, se trabalharmos diligentemente pelo Senhor, Ele aceitará nossas ofertas justas.

Dia 3 (Doutrina e Convênios 127; 128:1–11)

Doutrina e Convênios 127 e 128 foram extraídas de uma carta que Joseph Smith escreveu aos membros da Igreja enquanto se deslocava para evitar ser preso ilegalmente pelos oficiais do Missouri. Nessas seções os alunos descobriram que confiar no Pai Celestial pode nos ajudar a sobrepujar tribulações e que, quando devidamente registradas, as ordenanças do templo que realizamos são ligadas no céu.

Dia 4 (Doutrina e Convênios 128:12–25)

Durante o estudo do restante de Doutrina e Convênios 128, os alunos identificaram os seguintes princípios relacionados ao trabalho do templo: A salvação de nossos mortos é necessária e fundamental para nossa salvação. O batismo pelos mortos nos ajuda a nos ligarmos eternamente aos nossos antepassados. As chaves, os poderes e a autoridade das dispensações passadas foram restaurados na dispensação da plenitude dos tempos. Quando fazemos o trabalho de história da família e recebemos as ordenanças do templo por nossos antepassados, fazemos uma oferta justa ao Senhor.

Introdução

Esta lição se concentra em Doutrina e Convênios 124:1–21. Conforme os alunos leem esses versículos, aprendem sobre Joseph e Hyrum Smith e seus papéis na Restauração da Igreja de Jesus Cristo.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 124:1–14

O Senhor explica por que chamou Joseph Smith para restaurar o evangelho de Jesus Cristo

Escreva a palavra Forte no quadro. Pergunte aos alunos quais características, de acordo com os padrões do mundo, são tipicamente consideradas quando se descreve alguém que é forte. À medida que respondem, anote as respostas no quadro abaixo da palavra Forte. Em seguida escreva a palavra Fraco no quadro. Pergunte aos alunos quais características, de acordo com os padrões do mundo, são tipicamente consideradas quando se descreve alguém que é fraco.

  • De que maneiras o mundo tenta fazer um rapaz ou uma moça se sentir fraco(a) de acordo com os padrões dele?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 35:13 em voz alta. Depois, peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 124:1 em silêncio e procurem quem o Senhor descreveu como fraco.

  • De que maneiras Joseph Smith pode ter sido fraco quando foi chamado para restaurar evangelho?

  • De acordo com Doutrina e Convênios 35:1, por que o Senhor chama pessoas fracas para ajudar em sua obra? (Conforme os alunos respondem, resuma as respostas deles escrevendo no quadro um princípio similar ao seguinte: O Senhor manifesta Sua sabedoria por meio de coisas fracas da Terra.)

  • De que maneiras o Senhor manifestou Sua sabedoria por meio do profeta Joseph Smith?

Peça aos alunos que citem alguns dos chamados ou das designações que podem receber enquanto ainda são jovens. (As respostas podem incluir irmão ministrador, membro da presidência de uma classe ou de um quórum, missionário, discursar na reunião sacramental ou ser amigo de alguém em sua ala ou seu ramo.)

  • Como se lembrar desse princípio escrito no quadro pode nos ajudar a receber os diversos chamados e designações para servir na Igreja?

Resuma Doutrina e Convênios 124:2–14 e explique-lhes que o Senhor ordenou ao profeta Joseph Smith que escrevesse uma proclamação do evangelho aos governantes da Terra.

Doutrina e Convênios 124:15–21

O Senhor dá instruções aos líderes da Igreja em Nauvoo

Peça aos alunos que pensem em um momento em que alguém fez um elogio sincero a eles. Peça a alguns alunos que compartilhem suas experiências e por que esses elogios foram significativos para eles.

Explique-lhes que o Senhor falou a diversas pessoas nessa revelação e os elogiou destacando seus pontos fortes e suas contribuições. Peça aos alunos que examinem Doutrina e Convênios 124:15–20 em silêncio e procurem o que o Senhor disse sobre essas pessoas. Você pode sugerir que eles marquem as frases que chamam a atenção deles. Depois de lhes dar tempo suficiente, peça-lhes que compartilhem com um colega o que descobriram, incluindo quais declarações chamaram a atenção deles e por quê.

Você pode explicar que, em Doutrina e Convênios 124:19, o Senhor declarou que três homens que haviam morrido recentemente (David W. Patten, Edward Partridge e Joseph Smith Sr., o pai do profeta) haviam sido recebidos na presença do Senhor.

Peça aos alunos que examinem Doutrina e Convênios 124:15, 20 e procurem o que o Senhor disse sobre Hyrum Smith e George Miller.

  • O que o Senhor disse sobre Hyrum Smith e George Miller?

  • Como o Senhor se sente sobre aqueles que são íntegros? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: O Senhor ama aqueles que têm integridade no coração e confia neles.)

  • Como você definiria integridade de coração?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Joseph B. Wirthlin

“Para mim, integridade significa sempre fazer o que é certo e bom, independentemente das consequências imediatas. Significa ser justo do fundo da alma, não apenas em nossas ações, porém, mais importante, em nossos pensamentos e no nosso coração. A integridade pessoal implica sermos tão dignos de confiança e incorruptíveis que jamais seremos capazes de quebrar uma promessa ou um convênio” (“Integridade pessoal”, A Liahona, julho de 1990, p. 32).

  • Com base na definição do élder Wirthlin, por que você acha que o Senhor ama aqueles que têm integridade no coração?

Para ajudar os alunos a entender como Hyrum Smith exemplificou a integridade de seu coração, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Hyrum Smith, irmão mais velho, amigo e mentor do profeta, mostrou absolutos e inequívocos amor, lealdade e submissão ao Senhor e a seu irmão mais jovem, Joseph. Sua irmandade é insuperável. (…)

Sobre Hyrum, Joseph disse: ‘Eu desejaria de todo o coração que todos os meus irmãos fossem como meu amado irmão Hyrum, que tem a mansidão de um cordeiro e a integridade de Jó, em resumo, a mansidão e a humildade de Cristo; eu o amo com um amor que é mais forte que a morte, pois nunca precisei repreendê-lo e nem ele a mim’ (History of the Church [História da Igreja], vol. 2, p. 338). (…)

Hyrum era inamovível, mesmo face a face com a morte. Depois de um período de grande privação e perseguição, ele escreveu:

‘Dou graças a Deus por ter sentido uma determinação de morrer em vez de negar as coisas que meus olhos viram e minhas mãos manusearam [as placas de onde o Livro de Mórmon foi traduzido] e prestei um testemunho dele, onde quer que minha sorte tenha sido lançada; posso assegurar a meus amados irmãos que estava pronto para prestar um forte testemunho quando nada a não ser a morte se apresentou, como jamais o fiz em minha vida’ (Times and Seasons, dezembro de 1839, p. 23)” (“A família do profeta Joseph Smith”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 5).

  • Como Hyrum Smith demonstrou sua integridade?

Peça aos alunos que ponderem sobre um aspecto da vida deles em que poderiam ter mais integridade. Incentive-os a estabelecer uma meta pessoal de aperfeiçoar a integridade deles nessa área.

Encerre prestando seu testemunho dos princípios ensinados hoje.

Próxima unidade (Doutrina e Convênios 129–132)

Pergunte aos alunos se eles sabem quantos graus há no reino celestial. Explique-lhes que no estudo da próxima semana eles descobrirão vários princípios relacionados ao reino celestial e ao plano de salvação.