Seminário
Lição 21: Doutrina e Convênios 17


Lição 21

Doutrina e Convênios 17

Introdução

Enquanto traduzia o Livro de Mórmon, Joseph Smith ficou sabendo que três testemunhas teriam a permissão de ver as placas (ver 2 Néfi 27:12–14; Éter 5:2–4; D&C 5:11–15, 18). Quando Oliver Cowdery e David Whitmer souberam disso, os dois tiveram o desejo inspirado de servir de testemunhas. Antes disso, o Senhor dissera que, se Martin Harris fosse suficientemente humilde e obediente, ele também teria a permissão de ver as placas (ver D&C 5:23–28). Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris pediram ao profeta que perguntasse ao Senhor se lhes seria permitido ter aquela oportunidade. O Senhor confirmou que aqueles três homens teriam a permissão de ver as placas e outros objetos se exercessem fé suficiente.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 17:1–2

O Senhor diz a Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris que, se tivessem fé suficiente, teriam permissão para ver as placas e outros itens sagrados.

No quadro, faça uma lista vertical com os números de 1 a 5. Escreva placas de ouro ao lado do número 1. Peça aos alunos que copiem a lista numerada em seu caderno de classe ou diário de estudo das escrituras. Peça aos alunos que completem a lista escrevendo quaisquer outras coisas que as Três Testemunhas viram quando Morôni lhes mostrou as placas. Depois de lhes dar tempo suficiente, peça aos alunos que comparem suas listas com as coisas mencionadas em Doutrina e Convênios 17:1.

  • Que objetos mencionados em Doutrina e Convênios 17:1 vocês mais gostariam de ver? Por quê?

  • Como o fato de ver essas coisas fortaleceu o testemunho das Três Testemunhas? Por quê?

  • Como o fato de ver a espada de Labão e a Liahona nos provê mais testemunhas do Livro de Mórmon?

Para ajudar os alunos a entender os fundamentos históricos da revelação que vão estudar hoje, resuma a introdução desta lição. O Senhor disse a Joseph Smith que Martin Harris, Oliver Cowdery e David Whitmer teriam a permissão de ver as placas. Contudo, o Senhor exigiu algo deles antes.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 17:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure o que as Três Testemunhas precisavam fazer para poder ver as placas. Depois que os alunos compartilharem o que encontraram, faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês acham que significa confiar na palavra de Deus “de todo o coração”? (Um significado poderia ser que obedecemos a Deus ou seguimos Suas palavras de todo o coração.)

  • Em sua opinião, aqueles homens precisavam ter uma fé semelhante à dos profetas antigos para que o Senhor lhes permitisse ver as placas?

Embora talvez não tenhamos a oportunidade de ver os mesmos objetos físicos que as Três Testemunhas viram, podemos receber um testemunho das verdades do evangelho. Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Se obedecermos e , podemos receber um testemunho das verdades do evangelho.

Peça aos alunos que sugiram palavras que completem essa declaração. (Os alunos podem responder o seguinte: Se obedecermos e exercermos fé em Deus, podemos receber um testemunho das verdades do evangelho. Escreva o princípio completo no quadro usando as palavras dos alunos.)

  • Como cada um de vocês exerceu fé em Deus para receber um testemunho do Livro de Mórmon?

Para ajudar os alunos a entender como Joseph Smith ajudou Martin Harris a aplicar esse princípio, peça a um aluno que leia o seguinte relato feito pela mãe de Joseph Smith, Lucy Mack Smith:

Imagem
Lucy Mack Smith

“Na manhã seguinte, depois das atividades costumeiras, como ler, cantar e orar, Joseph se ergueu da posição ajoelhada em que estava e se aproximou de Martin Harris com uma atitude solene que me faz arrepiar até hoje, quando recordo, dizendo: ‘Martin Harris, você tem que se humilhar perante Deus hoje, para obter o perdão de seus pecados. Se fizer isso, é a vontade de Deus que veja as placas, em companhia de Oliver Cowdery e David Whitmer’” (History of Joseph Smith by His Mother [História de Joseph Smith Contada por Sua Mãe], comp. por Preston Nibley, 1958, pp. 151–152).

  • De que modo Martin teria que mudar para ser uma testemunha das placas de ouro?

Doutrina e Convênios 17:3–9

O Senhor revela a responsabilidade que as Três Testemunhas tinham de dar testemunho das placas

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 17:3–5 individualmente e procurem a responsabilidade que as Três Testemunhas teriam depois de ver as placas. (Elas teriam a responsabilidade de testificar o que haviam visto.)

  • Que responsabilidade temos quando o Senhor nos dá um testemunho de verdades divinas? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Depois de obtermos um testemunho da verdade, temos a responsabilidade de prestar testemunho disso. Você pode sugerir que os alunos marquem frases em suas escrituras que ensinem esse princípio.)

  • Como nossa disposição de prestar testemunho da verdade é uma demonstração de nossa fé?

Para ajudar os alunos a entender o relato das Três Testemunhas, peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte relato feito por Joseph Smith:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“Martin Harris, David Whitmer, Oliver Cowdery e [eu] [retiramo-nos] para [um] bosque, próximo à residência do Sr. Whitmer (…) e, tendo-nos ajoelhado, começamos a orar com muita fé no Todo-Poderoso. (…)

De acordo com o que havíamos combinado antes, iniciei uma oração em voz alta, sendo seguido sucessivamente pelos outros. Não conseguimos, na primeira tentativa, obter nenhuma resposta ou manifestação de divino favor. Observamos novamente a mesma ordem na oração, cada um de nós, dirigindo-se fervorosamente a Deus, com os mesmos resultados anteriores.

Após esse segundo insucesso, Martin Harris propôs afastar-se de nós, pois, segundo suas próprias palavras, achava que sua presença era a causa do insucesso. Ele retirou-se, e ajoelhamo-nos novamente; decorridos alguns minutos de oração, contemplamos uma luz acima de nós, no ar, de excessiva luminosidade; e eis que um anjo apareceu diante de nós, trazendo nas mãos as placas que desejávamos ver. Ele virou as folhas uma por uma, a fim de que pudéssemos ver as gravações com toda clareza. (…) Ouvimos uma voz do alto, dizendo: ‘Estas placas foram reveladas pelo poder de Deus e traduzidas pelo poder de Deus. A tradução que vistes é correta, e ordeno-vos que presteis testemunho do que vistes e ouvistes’.

Então, deixei David e Oliver e fui em busca de Martin Harris, que se encontrava a considerável distância, em fervorosa oração. Ele logo me avisou, entretanto, que não conseguira comunicar-se com o Senhor e solicitou-me que me unisse a ele em oração, a fim de que ele também pudesse desfrutar da mesma bênção que acabáramos de receber. Assim, oramos juntos e, finalmente, alcançamos nosso desejo, pois, nem havíamos terminado, a mesma visão foi aberta aos nossos olhos; pelo menos o foi para mim e uma vez mais contemplei as mesmas coisas; nesse exato momento, Martin gritou, aparentemente em êxtase de alegria: ‘Já basta; meus olhos viram, meus olhos viram!’” (History of the Church [História da Igreja], vol. 1, pp. 54–55).

  • Por que vocês acham que a lei das testemunhas ou o fato de haver muitas testemunhas foi tão importante na Restauração do evangelho de Jesus Cristo?

Você pode pedir a um aluno que leia a seguinte declaração, que descreve os sentimentos que Joseph Smith teve em relação ao ocorrido:

Imagem
Lucy Mack Smith

“Quando eles retornaram para casa, já eram de três para quatro horas da tarde, e a senhora Whitmer, o senhor Smith e eu nos encontrávamos sentados no quarto. Ao entrar, Joseph lançou-se a meu lado e exclamou: ‘Papai, mamãe, não sabem quão feliz me sinto: o Senhor agora fez com que as placas fossem mostradas a mais três pessoas, além de mim. Eles viram um anjo, o qual testificou a respeito delas, e os três terão de prestar testemunho quanto à veracidade do que afirmei, pois agora sabem por si mesmos, que não tenciono enganar o povo; agora sinto como se eu tivesse sido libertado de carregar um fardo que era muito difícil de suportar, e minha alma se regozija, pois agora já não preciso estar inteiramente só no mundo’. Naquele momento, Martin Harris entrou. Ele parecia quase subjugado pela alegria e testificou destemidamente sobre o que tinha visto e ouvido. O mesmo fizeram David e Oliver, acrescentando que não era possível descrever a alegria que sentiam no coração e a grandiosidade das coisas que os dois haviam visto e ouvido” (History of Joseph Smith by His Mother [História de Joseph Smith Contada por Sua Mãe], p. 152).

  • Que sentimentos vocês têm quando outras pessoas também sabem que o evangelho é verdadeiro? Como o testemunho deles o ajuda?

Divida os alunos em duplas. Peça a cada dupla que leia “O Depoimento das Três Testemunhas” em voz alta (encontra-se na introdução do Livro de Mórmon). À medida que os alunos lerem, peça-lhes que procurem palavras ou frases que fortalecem o testemunho deles.

Explique aos alunos que embora todas as Três Testemunhas tenham se afastado da Igreja (Oliver Cowdery e Martin Harris foram rebatizados mais tarde), nenhum deles jamais negou seu testemunho do Livro de Mórmon.

Peça aos alunos que imaginem como seria se seu testemunho pessoal do Livro de Mórmon fosse impresso em cada exemplar do Livro de Mórmon. Peça aos alunos que escrevam em seu caderno de classe ou diário de estudo das escrituras o que eles gostariam de incluir em seu testemunho. Você pode convidar vários alunos a compartilhar o que escreveram.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 17:6 em silêncio e procurem o testemunho a respeito do Livro de Mórmon prestado por Jesus Cristo. Jesus Cristo testificou que o Livro de Mórmon é verdadeiro.

  • De que modo o testemunho do Livro de Mórmon prestado pelo Senhor fortaleceu seu testemunho?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 17:7–9 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem e procurem as promessas feitas às Três Testemunhas. Chame a atenção dos alunos para a expressão “justos propósitos” no versículo 9.

  • Quais podem ter sido alguns dos propósitos do Senhor para chamar as Três Testemunhas? (Você pode pedir aos alunos que examinem Doutrina e Convênios 17:4 para responder a pergunta.)

  • Qual seria um “propósito justo” para lhes dar um testemunho de uma verdade que vocês desejam conhecer?

Lembre os alunos que podemos obter ou fortalecer um testemunho ao prestá-lo. Peça à classe que pondere com quem eles poderiam compartilhar seu testemunho e que se beneficiaria com isso. Incentive-os a prestar seu testemunho a essa pessoa nesta semana.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 17:1. As placas, o Urim e o Tumim e o peitoral

Joseph Smith entregou as placas, o peitoral e o Urim e Tumim ao anjo Morôni quando terminou e cumpriu a obra que Deus havia exigido dele (ver Joseph Smith—História 1:52, 59–60).

Doutrina e Convênios 17:3, 5. O testemunho de Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris

Embora não conheçamos os motivos precisos pelos quais cada uma das Três Testemunhas se afastou da Igreja por um tempo, Doutrina e Convênios 3:4 pode ajudar a explicar como alguém pode se afastar depois de ter recebido um testemunho tão significativo como o de ver um anjo e as placas:

“Embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo”.

Apesar de se afastarem da Igreja, nenhuma das Três Testemunhas jamais negou seu testemunho do Livro de Mórmon, como mostram os seguintes relatos:

Oliver Cowdery prestou o seguinte testemunho em uma conferência realizada em Kanesvile, Iowa, em 21 de outubro de 1848:

Imagem
Oliver Cowdery

“Escrevi, com minha própria pena, todo o Livro de Mórmon (exceto algumas páginas) conforme saiu da boca do profeta Joseph Smith, enquanto ele o traduzia pelo dom e poder de Deus. (…) Esse livro é verdadeiro. Não foi Sidney Rigdon que o escreveu; não foi o Sr. Spaulding que o escreveu; eu mesmo o escrevi conforme saiu da boca do profeta” (“The Three Witnesses” [As três testemunhas], The Historical Record [O Registro Histórico], comp. por Andrew Jenson, vol. 6, nº 3 e nº 5, maio de 1887, p. 201; ver também George Reynolds, “History of the Book of Mormon” [História do Livro de Mórmon], The Contributor, vol. 5, nº 12, setembro de 1884, p. 446).

Um jornal chamado Richmond Democrat publicou o seguinte relato de David Whitmer, prestando testemunho do Livro de Mórmon:

Imagem
David Whitmer

“Na tarde de domingo, às 5 horas e 30 minutos (22 de janeiro de 1888), o senhor Whitmer convocou a família e alguns amigos à beira de seu leito de morte. (…) Ele se dirigiu a todos os que se achavam à beira de seu leito com as seguintes palavras: ‘Todos vocês devem ter fé em Cristo. Quero dizer-lhes que a Bíblia e o registro dos nefitas (O Livro de Mórmon) são verdadeiros, para que possam afirmar que ouviram o testemunho que prestei em meu leito de morte. Sejam fiéis em Cristo e serão recompensados de acordo com suas obras. Deus abençoe a todos vocês. Minha confiança está depositada em Cristo para sempre, mundos sem fim. Amém’ (Richmond Democrat, 2 de fevereiro de 1888, citado por Andrew Jenson, Latter-day Saint Biographical Encyclopedia [Enciclopédia Biográfica dos Santos dos Últimos Dias], 4 vols., 1901, vol. 1, p. 270)” (em Doutrina e Convênios — Manual do Aluno, manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 33).

Pouco antes de morrer, Martin Harris testificou:

Imagem
Martin Harris

“Sim, vi as placas das quais o Livro de Mórmon foi escrito; de fato vi o anjo, ouvi a voz de Deus; e sei que Joseph Smith é um profeta de Deus e possui as chaves do santo sacerdócio (“The Last Testimony of Martin Harris” [O último testemunho de Martin Harris], registrado por William H. Homer num depoimento feito sob juramento para J. W. Robinson, 9 de abril de 1927, citado em Francis W. Kirkham, A New Witness for Christ in America [Uma Nova Testemunha de Cristo na América], 2 vols., 1960, vol. 1, p. 254)” (em Doutrina e Convênios Manual do Aluno, p. 33).

Doutrina e Convênios 17. O Depoimento de Oito Testemunhas

Poucos dias depois de as Três Testemunhas terem visto as placas de ouro, “oito homens fiéis que apoiaram o profeta, durante a tradução, foram escolhidos para serem testemunhas e verem as placas. (…) Joseph recebeu a permissão de lhes mostrar as placas num local próximo da residência da família Smith, em Manchester, onde Joseph estava para fazer os acertos necessários para a publicação do livro (ver History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 58). As Oito Testemunhas testificaram que manusearam e seguraram as placas e viram os caracteres gravados nas folhas. Seu testemunho também está incluído em todas as edições publicadas do Livro de Mórmon” (História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, pp. 60–61).

Doutrina e Convênios 17:6. O testemunho de Deus a respeito do Livro de Mórmon

O élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Um dos mais solenes juramentos feitos ao homem encontra-se nas palavras do Senhor referentes a Joseph Smith e ao Livro de Mórmon: ‘Ele [Joseph Smith] traduziu o livro, sim, aquela parte que lhe ordenei’, disse o Senhor, ‘e assim como vive vosso Senhor e vosso Deus, ele é verdadeiro’ (D&C 17:6).

Esse é o testemunho de Deus a respeito do Livro de Mórmon, no qual Deus garante sua autenticidade mediante Sua própria divindade. Sabe-se que o livro é verdadeiro, ou então Deus cessa de ser Deus. Não há nem pode haver linguagem mais formal ou poderosa conhecida pelos homens ou pelos deuses” (“A doutrina do sacerdócio”, A Liahona, julho de 1982, p. 53).