Seminário
Lição 77: Doutrina e Convênios 75


Lição 77

Doutrina e Convênios 75

Introdução

Na conferência da Igreja realizada em 25 de janeiro de 1832, o profeta Joseph Smith recebeu duas revelações e ambas são encontradas em Doutrina e Convênios 75. A primeira revelação, registrada nos versículos 1–22, foi dada a dois grupos de élderes que haviam se candidatado ao serviço missionário. O Senhor deu instruções a esses élderes a respeito de seus deveres como missionários e designou seus companheiros de missão. A segunda revelação, registrada nos versículos 23–36, foi dada a um segundo grupo de élderes que queria saber a vontade do Senhor a seu respeito. O Senhor instruiu aqueles élderes a se assegurarem de que sua família teria sustento e a aceitarem o chamado de pregar o evangelho.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 75:1–5

O Senhor fala aos que desejam pregar o evangelho

Alguns dias antes de ensinar esta lição, convide um aluno que tenha recebido seu chamado missionário, um que logo enviará os papéis para servir missão ou alguém que tenha retornado recentemente da missão para ajudá-lo a ensinar a respeito do chamado de compartilhar o evangelho. Dê à pessoa uma cópia do seguinte esboço de ensino e peça a ela que estude Doutrina e Convênios 75:1–4 e se prepare para ensinar essa parte da lição.

Após o devocional da classe, passe o tempo ao aluno ou ex-missionário para que ensine o que preparou.

Esboço de ensino sugerido para Doutrina e Convênios 75:1–4

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 75:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure a quem o Senhor estava Se dirigindo nesses versículos.

Pergunte: A quem o Senhor está falando nesses versículos? (Aos élderes que haviam se candidatado ao trabalho missionário.)

Diga à classe que há, na verdade, duas revelações agrupadas em Doutrina e Convênios 75 e que elas foram dadas em uma conferência da Igreja. A primeira revelação foi dada a um grupo de missionários e explica como eles poderiam ser mais eficientes em ajudar outras pessoas a entender sua mensagem.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 75:3–4 em voz alta. Peça à classe que procure o conselho do Senhor aos élderes a respeito de seu chamado para pregar o evangelho. Você pode sugerir que os alunos marquem o que descobrirem nas escrituras deles.

Pergunte: De acordo com os versículos 3–4, o que o Senhor quer que os élderes façam enquanto pregam o evangelho?

Peça a alguns alunos que expliquem o que eles acham que significam as expressões: “irdes sem demora”, “não serdes ociosos” e “trabalhardes com toda a força”.

Depois que alguns membros da classe tiverem respondido, explique por que aqueles que são chamados para proclamar o evangelho devem conhecer e ensinar as revelações e os mandamentos que o Senhor nos deu (ver versículo 4).

Pergunte: Por que você acha importante que os missionários do Senhor O sirvam dessa maneira?

Compartilhe com a classe o que você está fazendo (ou fez, se serviu missão) para se preparar para proclamar o evangelho da maneira que o Senhor descreveu em Doutrina e Convênios 75:3–4. Termine compartilhando seu ponto de vista sobre o que os alunos podem fazer para compartilhar o evangelho dessa maneira, nesse momento da vida deles.

Depois que o aluno ou ex-missionário tenha terminado de ensinar, escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Se formos fiéis em proclamar o evangelho, o Senhor…

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 75:5 em silêncio e identifiquem as promessas que o Senhor fez àqueles missionários.

  • O que o Senhor promete àqueles que proclamam fielmente Seu evangelho?

Você pode explicar que a palavra molhos se refere ao trabalho de ceifar o trigo e, em seguida, amarrá-lo em feixes ou molhos. Ter “muitos molhos” significa ter uma colheita abundante.

  • O que podem ser alguns dos “molhos” que os missionários fiéis em compartilhar o evangelho podem receber? [Os molhos podem se referir às pessoas que aceitarem a mensagem (conversos) bem como às bênçãos eternas listadas no versículo 5.]

Peça aos alunos que resumam as promessas que se encontram em Doutrina e Convênios 75:5 completando a declaração do princípio que está no quadro. Esta é uma das maneiras pelas quais os alunos podem completar esse princípio: Se formos fiéis em proclamar o evangelho, o Senhor nos abençoará com honra, glória e vida eterna.

  • Por que você acha que aqueles que forem fiéis em proclamar o evangelho terão bênçãos eternas tão grandiosas?

Doutrina e Convênios 75:6–22

O Senhor chama e instrui as duplas de missionários

Explique-lhes que depois que o Senhor deu instruções e promessas aos élderes que iriam servir missão, Ele os separou em duplas e deu instruções específicas a cada uma delas.

Divida os alunos em duplas. Peça a um integrante da dupla que leia em silêncio Doutrina e Convênios 75:6–12 e ao outro que leia os versículos 13–14. Peça-lhes que procurem respostas para as seguintes perguntas ao lerem:

  1. A quem o Senhor estava falando?

  2. Qual bênção o Senhor prometeu a eles, caso fossem fiéis em proclamar o evangelho?

Depois que os alunos tiverem lido os versículos designados, convide-os para compartilhar as respostas das perguntas acima.

  • Que conselho adicional o Senhor deu a William E. McLellin e Luke Johnson nos versículos 8–11 que pode nos ajudar a proclamar o evangelho de maneira eficaz? (Orar para receber o Consolador — o Espírito Santo — para nos ensinar e nos fortalecer a fim de que permaneçamos fiéis.)

  • Que promessa o Senhor repetiu a cada uma daquelas duplas nos versículos 11, 13 e 14? (Ele estaria com eles. Você pode sugerir que os alunos marquem essa promessa repetida.)

Peça aos alunos que mencionem um princípio que aprenderam com esses versículos. Embora os alunos possam usar outras palavras, eles devem identificar o seguinte princípio: Se formos fiéis em proclamar o evangelho, o Senhor estará conosco.

  • Quais experiências pessoais você ou alguém que você conhece teve que reafirmaram o fato de o Senhor estar com aqueles que compartilham Seu evangelho fielmente com outras pessoas?

Peça aos alunos que pensem no que diriam a um amigo ou membro da família que estivesse tendo dificuldades durante sua missão de tempo integral. Peça-lhes que usem os princípios que aprenderam na lição de hoje e escrevam uma pequena carta de encorajamento para aquele missionário no caderno ou diário de estudo das escrituras. Peça aos alunos que compartilhem na carta o que os missionários podem fazer para proclamar o evangelho mais fielmente e quais são algumas das bênçãos que são dadas àqueles que o fazem.

Depois que os alunos tiverem tido tempo suficiente para escrever suas cartas, peça a alguns deles que compartilhem o que escreveram.

Resuma Doutrina e Convênios 75:15–22 e explique-lhes que o Senhor instruiu os missionários a abençoar os lares daqueles que os recebessem. Ele também lhes ensinou o que fazer quando fossem rejeitados por aqueles com quem compartilhassem o evangelho. (Você pode explicar que o ato de sacudir o pó dos pés como testemunho contra aqueles que rejeitam os missionários e a mensagem que eles compartilham é algo que é feito apenas em raras circunstâncias, quando o Senhor, expressamente, o ordenar.)

Doutrina e Convênios 75:23–29

O Senhor explica como devia ser o sustento das famílias dos que foram chamados por Ele para servir missão

Explique aos alunos que a segunda revelação contida em Doutrina e Convênios 75 foi dada a um grupo diferente de élderes. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 75:23 em voz alta e peça à classe que procure o que aqueles élderes desejavam saber.

Explique aos alunos que durante os primeiros anos da Igreja, muitos homens que eram chamados para servir missão tinham esposa e filhos que dependiam deles para seu sustento. Aceitar o chamado de servir era um grande sacrifício para a família inteira. Uma preocupação comum para muitos élderes era com relação ao que aconteceria a sua família se aceitassem o chamado de pregar o evangelho longe de casa.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 75:24–28 em voz alta. Peça à classe que procure as instruções do Senhor aos élderes que precisavam pregar o evangelho, mas tinham uma família para cuidar.

  • De acordo com o versículo 24, quando um marido e pai servia missão de tempo integral, quem deveria ajudar a sustentar sua família?

  • No versículo 26, o que o Senhor orientou que os élderes fizessem se conseguissem encontrar um local no qual suas famílias seriam sustentadas?

  • No versículo 28, o que o Senhor disse àqueles cujas circunstâncias não permitiriam que eles deixassem sua família para proclamar o evangelho?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 75:29 em voz alta. Peça à classe que procure o conselho que o Senhor deu a todos aqueles homens. Pode ser útil explicar que um ocioso é uma pessoa que não deseja trabalhar.

  • Qual a expressão no versículo 29 você poderia usar para resumir o conselho do Senhor aos élderes que poderiam servir missão e àqueles que precisariam ficar em casa para cuidar de suas famílias? (“Que todo homem seja diligente em todas as coisas”. Assegure-se de que os alunos entendam que essa frase se aplica a todos nós e que o Senhor nos ordena a sermos diligentes em todas as coisas.)

  • O que significa “ser diligentes em todas as coisas”? (Ser constantes, persistentes, atenciosos e trabalhadores.)

Doutrina e Convênios 75:30–36

O Senhor designa élderes para servir como duplas missionárias

Resuma Doutrina e Convênios 75:30–36 e explique-lhes que, no final dessa revelação, o Senhor designou mais duplas de missionários.

Termine a lição pedindo aos alunos que escrevam o que podem fazer hoje para serem mais diligentes em seu serviço ao Senhor. Convide um ou dois alunos a compartilhar seu ponto de vista e testemunho sobre os princípios discutidos na classe hoje.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 75:6–12. A resposta de William E. McLellin ao chamado de proclamar o evangelho

Em 29 de outubro de 1831, William E. McLellin recebeu um chamado para servir missão no leste dos Estados Unidos, e Samuel H. Smith foi chamado como seu companheiro (ver D&C 66:5–8). William McLellin atendeu ao chamado. Porém, ele terminou sua missão mais cedo e retornou a Kirtland, Ohio, no final de dezembro de 1831.

Conforme encontramos em Doutrina e Convênios 75:6–13, o Senhor repreendeu William E. McLellin por murmurar, retirou o chamado para servir nos estados do Leste e chamou Orson Hyde para substituí-lo como companheiro de Samuel Smith. Contudo, o Senhor misericordiosamente fez outro chamado para o irmão McLellin proclamar o evangelho no sul dos Estados Unidos com Luke Johnson como companheiro. O irmão McLellin aceitou o chamado para servir, mas não continuou fielmente. Logo alegou estar muito doente para continuar a missão. Depois de deixar sua missão, ele viajou para Hiram, Ohio, e se casou com Emiline Miller.

Depois de servir outras missões e também de um tempo como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, William E. McLellin foi excomungado em 11 de maio de 1838, depois de confessar que havia deixado de orar e de guardar os mandamentos.

Doutrina e Convênios 75:20–22. “Sacudindo o pó de vossos pés”

A ação de sacudir ou limpar a poeira dos pés é um testemunho contra aqueles que se recusam a aceitar o evangelho (ver D&C 24:15; 60:15; 84:92; 99:4). O presidente Joseph Fielding Smith explicou:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Quando nosso Senhor enviava Seus discípulos para proclamar a mensagem do evangelho, Ele os instruiu a sacudir o pó de seus pés como testemunho contra aqueles que se opunham a eles. Da mesma maneira (…) o Senhor instruiu os élderes dizendo-lhes que tinham o mesmo privilégio. (…) O ato de sacudir ou limpar a poeira dos pés é um testemunho contra os que se recusam a aceitar o evangelho. Esse ato, porém, não deveria ser realizado na presença daqueles que os ofenderam, ‘para não provocá-los, mas em segredo; e lava teus pés, como testemunho contra eles no dia do juízo’ (D&C 60:15). Os missionários da Igreja que realizam fielmente seu dever estão sob a obrigação de prestar seu testemunho a todos os que eles contatarem em seu trabalho. Isso será uma testemunha contra aqueles que rejeitarem a mensagem, no julgamento” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 223; ver também Comentários e informações históricas de D&C 24:15, na lição 31).

A ação de sacudir a poeira dos pés serve como testemunho contra aqueles que rejeitarem completamente os servos autorizados do Senhor. Isso é realizado apenas em raras circunstâncias, quando o Senhor expressamente o ordenar. Também serve de testemunho da rejeição, e aqueles que lhes pregaram o evangelho não serão mais responsáveis por eles perante o Senhor.