Seminário
Lição de estudo no lar: Doutrina e Convênios 88–89 (Unidade 19)


Lição de estudo no lar

Doutrina e Convênios 88–89 (Unidade 19)

Material de preparação para o professor de estudo no lar

Resumo das lições diárias de estudo no lar

O resumo a seguir dos acontecimentos, das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 88–89 (Unidade 19) não é para ser ensinado como parte de sua lição. A lição que você ensina se concentra somente em alguns desses princípios e algumas dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Doutrina e Convênios 88:1–40)

Ao estudarem uma revelação dada ao profeta Joseph Smith e a um grupo de sumos sacerdotes, os alunos aprenderam que Deus dá luz e vida a todas as coisas por meio da Luz de Cristo. Eles também aprenderam que o espírito e o corpo formam a alma do homem, que é redimida na ressurreição por intermédio de Jesus Cristo, e que na ressurreição receberemos glória de acordo com a lei à qual obedecermos.

Dia 2 (Doutrina e Convênios 88:41–69)

Nessa lição, os alunos aprenderam que podem ver a majestade e o poder de Deus ao ver Suas criações. Os alunos estudaram os versículos sobre como o Senhor visitará cada um de Seus reinos e seus habitantes no Seu devido tempo. Eles também aprenderam que, ao se achegarem ao Senhor, Ele Se achegará a eles. Descobriram também que o Pai Celestial responde a suas orações da maneira que Ele achar melhor para eles e que, se tiverem os olhos fitos na glória de Deus, encher-se-ão de luz.

Dia 3 (Doutrina e Convênios 88:70–141)

Quando os alunos estudaram as instruções do Senhor para o estabelecimento da Escola dos Profetas, aprenderam que, se ensinarem uns aos outros e buscarem aprender pelo estudo e pela fé, a sua fé em Jesus Cristo aumentará. Eles identificaram comportamentos justos que os ajudarão a aprender e a ser edificados, e atos injustos que o Senhor havia ordenado que parássemos de cometer. Aprenderam também que o fato de mostrar amizade e amor por aqueles com quem aprendem o evangelho convida o Espírito quando estudarem juntos.

Dia 4 (Doutrina e Convênios 89)

Com base no conselho do Senhor aos irmãos que frequentavam a Escola dos Profetas, os alunos aprenderam que, devido às maldades e aos desígnios de homens conspiradores nos últimos dias, o Senhor nos advertiu a não usar substâncias nocivas à saúde. Eles identificaram a advertência do Senhor quanto ao uso indiscriminado de certas substâncias e aprenderam que devem usar alimentos saudáveis com prudência e ação de graças. Aprenderam também que, se seguirmos a Palavra de Sabedoria, Ele nos abençoará com saúde, sabedoria, força e proteção.

Introdução

Esta lição pode ajudar os alunos a reconhecer o valor de ensinar o evangelho para outras pessoas. Ao ensinarem uns aos outros alguns dos princípios que estudaram durante a semana, eles terão a oportunidade de vivenciar alguns princípios que o Senhor ensinou àqueles que frequentaram a Escola dos Profetas.

Sugestões didáticas

Observação: Ao estudar a passagem de domínio das escrituras contida em Doutrina e Convênios 88:124, foi pedido aos alunos que a memorizassem e a dissessem de cor ao participarem do seminário e de outras classes da Igreja. Esse convite teve por objetivo ajudá-los a se lembrar de que o fato de cometer atos justos e parar de cometer injustiça os ajudará a aprender e ser edificados. Você pode lembrar isso aos alunos e pedir a eles que recitem a passagem juntos. Também pode incentivá-los a viver o conselho dado na passagem.

Doutrina e Convênios 88:70–117

O Senhor ordena aos élderes da Igreja que se preparem para o ministério e revela os acontecimentos relativos à Sua Segunda Vinda

Peça a um aluno que venha à frente da classe e ensine outro aluno a fazer algo simples, como dar um nó de gravata (ou outra tarefa que o segundo aluno não saiba fazer). Peça aos alunos que levantem a mão se ajudaram a dar uma aula ou ensinaram uma habilidade a alguém recentemente. Peça a alguns dentre os que ergueram a mão que descrevam o que ensinaram e para quem. Prossiga, fazendo-lhes as seguintes perguntas:

  • O que você aprendeu enquanto se preparava para ensinar e quando ensinou outra pessoa?

  • Para você, por que sempre aprendemos mais ao nos preparar para ensinar do que quando somos ensinados por outras pessoas?

Lembre aos alunos que o Senhor deu a revelação contida em Doutrina e Convênios 88 durante vários dias, no final de dezembro de 1832 e início de janeiro de 1833, a um grupo de portadores do sacerdócio que havia orado para saber a vontade do Senhor quanto ao estabelecimento de Sião. Nessa revelação, o Senhor Se refere a esse grupo de portadores do sacerdócio como “os primeiros trabalhadores deste último reino” (ver D&C 88:70, 74) e ordena a eles que organizem e frequentem uma escola para se prepararem para pregar o evangelho entre as nações da Terra (ver D&C 88:74, 84, 127).

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 88:73–76. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que o Senhor ordenou a esses portadores do sacerdócio que fizessem em preparação para ensinar outras pessoas.

  • O que esses “primeiros trabalhadores” foram ordenados a fazer em preparação para ensinar outras pessoas a serem missionárias? (Você pode pedir a um aluno que sirva de escrevente e anote as respostas da classe no quadro.)

  • O que poderíamos fazer para nos “organizar”, “preparar” e “santificar” a fim de nos tornar mais eficazes ao pregar o evangelho?

  • De que maneira o fato de estarmos limpos do pecado influencia nossa capacidade de pregar o evangelho?

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 88:77–80. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que o Senhor ordenou a esses portadores do sacerdócio que fizessem quando estivessem reunidos. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que o Senhor prometeu àqueles que ensinam diligentemente? (Ele prometeu que Sua graça os acompanharia e que eles seriam instruídos mais perfeitamente em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus que lhes convinha entender.)

  • O que significa dizer que a “graça [do Senhor] acompanhar-vos-á” (D&C 88:78)? (O Senhor nos ajudará se procurarmos ensinar e aprender o evangelho diligentemente.)

  • Com base no que você aprendeu nos versículos 77–78, qual seria um princípio a respeito da maneira de ensinar? (Os alunos podem identificar diversos princípios. À medida que eles respondem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao ensinarmos uns aos outros diligentemente, o Senhor nos ajudará a entender mais perfeitamente Suas verdades. Ao ensinar uns aos outros, podemos nos preparar para falar sobre o evangelho com outras pessoas.)

  • De que maneira o fato de ensinar o evangelho a outras pessoas ajudou você a entendê-lo melhor?

  • De acordo com o versículo 79, que outros assuntos nos convém entender? De que maneira o fato de adquirir um conhecimento tão amplo vai nos ajudar a ensinar o evangelho para outras pessoas?

Observação: A atividade a seguir supõe a criação de grupos de quatro alunos que se preparam e ensinam uns aos outros em duplas. Se sua classe for pequena, você pode pedir aos alunos que se preparem e ensinem uns aos outros, ou você pode pedir à classe que ensine a você uma das lições e depois você pode lhes ensinar a outra lição.

Explique aos alunos que você quer ajudá-los a entender a importância dos dois princípios do ensino que eles identificaram, e a aplicá-los. Separe a classe em grupos de quatro alunos. Peça a dois alunos de cada grupo que trabalhem juntos, usando as escrituras e o diário de estudo das escrituras, em preparação para ensinar Doutrina e Convênios 88:63–68 aos outros dois do grupo. Peça aos outros dois alunos que trabalhem juntos em preparação para ensinar a passagem de domínio das escrituras contida em Doutrina e Convênios 89:18–21 aos dois primeiros.

Entregue uma cópia das seguintes instruções para cada grupo. Peça-lhes que leiam atentamente as instruções e os versículos das escrituras e depois decidam como vão ensinar cada miniaula. (Incentive cada aluno nas duplas a participar ativamente no processo de ensino.) Explique-lhes que cada dupla terá entre oito a dez minutos para se preparar e cerca de cinco minutos para dar a miniaula.

Instruções aos alunos que vão ensinar:

  1. Leia atentamente a passagem das escrituras que lhe foi atribuída. Você também pode estar em espírito de oração para que o Espírito Santo o ajude ao se preparar e ao ensinar.

  2. Procure criteriosamente todas as anotações ou marcas feitas em suas escrituras e no diário de estudo das escrituras que possam ajudá-lo a recordar o que aprendeu quando estudou essa passagem durante a semana.

  3. Anote ou marque uma doutrina ou um princípio que gostaria de ensinar.

  4. Decida como vai ensinar a doutrina ou o princípio. Você pode usar as ideias a seguir quando fizer seu esboço:

    1. Pense em uma pergunta simples ou em uma lição prática que o ajude a prender a atenção dos alunos e para introduzir o assunto.

    2. Explique-lhes tudo o que sabe sobre as informações e o contexto histórico da revelação e lhes peça que leiam uma parte ou toda a passagem que lhe foi atribuída.

    3. Faça perguntas para ajudar os alunos a identificar a doutrina ou o princípio e, depois, faça mais perguntas para ver se eles os entenderam.

    4. Conte uma experiência pessoal com a doutrina ou o princípio e preste testemunho a respeito de sua importância e veracidade. Você também pode pedir aos alunos que relatem uma experiência pessoal com a doutrina ou o princípio.

Depois de dar aos alunos tempo suficiente para se preparar, peça à dupla responsável por Doutrina e Convênios 88:63–68 que ensine aos outros alunos do seu grupo. Depois, oriente os alunos a inverter os papéis e peça à dupla responsável por Doutrina e Convênios 89:18–21 que comece a ensinar.

Depois de os alunos terem ensinado uns aos outros, ressalte o seguinte princípio no quadro: “Ao ensinarmos uns aos outros diligentemente, o Senhor nos ajudará a entender mais perfeitamente Suas verdades”. Em seguida, pergunte à classe:

  • De que maneira seu entendimento dessas escrituras aumentou ao ensiná-la a outra pessoa hoje?

  • De que maneira você sentiu que o Senhor o ajudou?

Incentive os alunos a buscar oportunidades de ensinar o evangelho a outras pessoas. Preste testemunho das bênçãos que eles receberão por fazer isso.

Próxima unidade (Doutrina e Convênios 90–97)

A fim de preparar os alunos para o estudo pessoal na semana seguinte, você pode pedir a eles que considerem o seguinte: O que o Senhor estabeleceu como requisitos para ver Sua face? Quais são as bênçãos de ser “[puro] de coração” (D&C 97:16) quando você frequenta o templo? Você já se perguntou o que significa adorar a Deus? Em seu estudo na próxima semana, procure identificar a quem adoramos e como adoramos.