Seminário
Lição 112: Doutrina e Convênios 107:1–38


Lição 112

Doutrina e Convênios 107:21–38

Introdução

Em abril de 1835, os membros recém-ordenados do Quórum dos Doze Apóstolos estavam em Kirtland, Ohio, preparando-se para partir em sua primeira missão como quórum. Antes de partirem, pediram que o profeta Joseph Smith buscasse uma revelação para ajudá-los enquanto estivessem separados (ver a introdução da lição 111). A revelação que ele recebeu está registrada em Doutrina e Convênios 107. Esta é a segunda de três lições que abordam essa seção. Nesta parte da revelação, o Senhor descreve os deveres dos quóruns presidentes da Igreja: a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos e os setenta.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 107:21–26

O Senhor descreve os deveres e a autoridade dos quóruns presidentes da Igreja

Antes da aula, escreva no quadro a palavra: apoiar. Quando a aula começar, peça aos alunos que pensem numa ocasião em que alguém os apoiou. Em seguida, peça-lhes que descrevam sua experiência ao colega ao lado.

  • Que diferença fez o fato de saber que alguém os apoiava?

Aponte para a palavra apoiar no quadro e destaque mais uma vez a importância disso.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 107:21–22 e procurem quem o Senhor disse que os membros da Igreja deviam apoiar.

  • Quem o Senhor disse que devemos apoiar? (À medida que os alunos responderem, escreva A Primeira Presidência como título no quadro.)

Peça aos alunos que examinem em silêncio Doutrina e Convênios 107:8–9. Antes de eles lerem esses versículos, explique-lhes que, no versículo 9, a expressão “presidência do sumo sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque” se refere à Primeira Presidência. Peça aos alunos que identifiquem o que esses versículos ensinam sobre a Primeira Presidência.

  • O que esses versículos ensinam sobre a Primeira Presidência? (Embaixo do título, escreva a seguinte verdade: A Primeira Presidência tem responsabilidade e autoridade de presidir qualquer ofício da Igreja.)

  • De acordo com o versículo 22, como podemos apoiar a Primeira Presidência? (As respostas dos alunos devem refletir a seguinte verdade: A Primeira Presidência é apoiada pela confiança, pela fé e pelas orações da Igreja. Você pode sugerir que os alunos marquem as palavras ou expressões do versículo 22 que ensinem esse princípio.)

  • A seu ver, por que precisamos apoiar a Primeira Presidência?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência. Peça à classe que atente para o que, segundo ele, devemos fazer para apoiar nossos líderes da Igreja.

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Para apoiarmos os que foram chamados (…), precisamos analisar nossa vida, arrepender-nos se for necessário, comprometer-nos a guardar os mandamentos do Senhor e seguir Seus servos. (…)

Seria sábio tomarmos a decisão de apoiar com fé e orações todos os que nos servem no reino. Estou pessoalmente ciente do poder da fé que os membros da Igreja exercem para apoiar os que foram chamados. (…) Senti de modo vigoroso o poder da fé e das orações de pessoas que não conheço e que me conhecem somente como alguém chamado para servir por meio das chaves do sacerdócio” (“A Igreja verdadeira e viva”, A Liahona, maio de 2008, p. 20).

  • Segundo o presidente Eyring, o que devemos fazer para apoiar nossos líderes da Igreja?

  • Como podemos apoiar os líderes da Igreja, como a Primeira Presidência, a quem não conhecemos pessoalmente?

Peça aos alunos que pensem no que estão fazendo no momento para apoiar a Primeira Presidência e outros líderes da Igreja. Inste-os a traçar por escrito uma meta específica no caderno ou diário de estudo das escrituras sobre o que eles farão no futuro para apoiá-los melhor.

Escreva O Quórum dos Doze Apóstolos como título no quadro. Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 107:23 e procurem o que o Senhor disse acerca dos deveres dos Doze Apóstolos.

  • De acordo com o versículo 23, o que os Doze Apóstolos foram chamados a ser? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte doutrina no quadro embaixo de “O Quórum dos Doze Apóstolos”: Os apóstolos são testemunhas especiais do nome de Cristo em todo o mundo. Você pode sugerir que os alunos marquem essa doutrina em suas escrituras.)

  • A seu ver, o que significa o fato de os apóstolos serem testemunhas especiais do nome de Jesus Cristo?

Peça aos alunos que leiam o que o Guia para Estudo das Escrituras diz sobre a palavra e o título Apóstolo. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Explique-lhes que o presidente da Igreja é o apóstolo sênior na Terra e que os conselheiros na Primeira Presidência também são apóstolos. Portanto, os membros da Primeira Presidência também são testemunhas especiais do nome de Jesus Cristo. Peça aos alunos que pensem em como se sentem ao ouvirem ou lerem o testemunho dos apóstolos. Peça a alguns que externem seus sentimentos à classe.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 107:24 e procurem o que o Senhor disse acerca da autoridade e do poder do Quórum dos Doze Apóstolos.

  • No versículo 24, o que aprendemos sobre a autoridade e o poder do Quórum dos Doze Apóstolos? (O quórum tem autoridade e poder iguais aos da Primeira Presidência. Você pode escrever essa informação no quadro abaixo do título: “O Quórum dos Doze Apóstolos”.)

Explique-lhes que, quando um homem é ordenado apóstolo, são-lhe dadas as mesmas chaves do sacerdócio detidas pelo presidente da Igreja. No entanto, o presidente da Igreja, como o sumo sacerdote que preside o Sacerdócio de Melquisedeque, é o único homem na Terra autorizado a exercer todas as chaves do sacerdócio. Os outros apóstolos usam essas chaves do sacerdócio conforme autorizados pelo presidente da Igreja. Quando um presidente da Igreja morre, a Primeira Presidência é dissolvida e o Quórum dos Doze, que é igual em autoridade e poder à Primeira Presidência, torna-se o corpo presidente da Igreja. Como presidente do Quórum dos Doze, o apóstolo sênior então é autorizado a exercer todas as chaves do sacerdócio.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 107:25 e procurem outro quórum do sacerdócio mencionado nessa revelação e quais são os deveres de seus membros.

  • Qual é o terceiro quórum mencionado pelo Senhor nessa revelação? (À medida que os alunos responderem, escreva Os setenta como título no quadro.)

  • Quais são os deveres dos setenta? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro abaixo de “Os setenta”: Os setenta são chamados para pregar o evangelho e ser testemunhas especiais de Jesus Cristo em todo o mundo.)

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 107:26 e procurem o que o Senhor disse acerca da autoridade dos setenta. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Para ajudar a classe a entender o que o Senhor disse sobre a autoridade dos setenta, peça a um aluno que leia a seguinte declaração:

“Jesus Cristo possui todas as chaves do sacerdócio de Sua Igreja. Ele conferiu a cada um de Seus apóstolos todas as chaves pertencentes ao reino de Deus na Terra. O mais antigo dentre os apóstolos vivos, o presidente da Igreja, é a única pessoa na Terra autorizada a exercer todas as chaves do sacerdócio. (…)

Os setenta atuam por designação e por delegação de autoridade da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos. (…) Os membros da presidência dos setenta são designados por imposição de mãos e recebem as chaves para presidir os quóruns dos setenta” (Manual 2: Administração da Igreja, 2010, 2.1.1).

Convide alguns alunos para contar experiências que tiveram ao lerem ou ouvirem os discursos de membros da Primeira Presidência, do Quórum dos Doze e dos setenta. Se os alunos tiverem conhecido pessoalmente alguns desses irmãos, convide-os para contar essas experiências também.

Doutrina e Convênios 107:27–32

O Salvador explica como os quóruns presidentes da Igreja devem tomar decisões

Diga aos alunos que você gostaria que eles tomassem uma decisão simples em grupo (podem, por exemplo, decidir sobre o hino a entoar no devocional da aula seguinte). Incentive os alunos a discutir suas opções e a chegar a uma decisão em conjunto. Assim que os alunos tomarem uma decisão, discuta o seguinte:

  • Como grupos de pessoas costumam tomar decisões?

  • A seu ver, como esse modo de agir se compara à maneira como a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos e os setenta tomam decisões?

Divida os alunos em duplas. Leia com os alunos Doutrina e Convênios 107:27–32 e procure o que o Senhor ensinou sobre como os quóruns presidentes da Igreja devem tomar decisões. Depois de dar tempo suficiente aos alunos para examinar esses versículos, discuta as seguintes perguntas:

  • De acordo com esses versículos, como os quóruns presidentes tomam decisões? (Depois que os alunos responderem, você pode resumir as respostas escrevendo o seguinte princípio no quadro: As decisões dos quóruns presidentes da Igreja são tomadas em união e retidão.)

  • Quais dentre as qualidades mencionadas no versículo 30 são essenciais para que esses irmãos cheguem a decisões em união?

  • De acordo com o versículo 31, o que o Senhor promete aos quóruns presidentes da Igreja ao tomarem decisões usando essas qualidades?

  • Como o fato de saber que o Senhor promete abençoar a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos e os setenta com Seu conhecimento pode ajudar vocês a apoiarem esses líderes com confiança, fé e oração e a seguirem os conselhos deles?

Doutrina e Convênios 107:33–38

O Senhor dá orientações adicionais aos quóruns presidentes da Igreja

Atribua a cada aluno um dos versículos a seguir: Doutrina e Convênios 107:33, 34 ou 35. Oriente os alunos a estudar o versículo deles e a identificar verdades sobre os Doze Apóstolos ou os setenta. Depois de lhes dar tempo suficiente, peça a alguns alunos que escrevam no quadro as verdades que eles identificaram, abaixo de: “O Quórum dos Doze Apóstolos” ou “Os setenta”.

Entre as verdades que os alunos podem identificar estão as seguintes: Os Doze Apóstolos agem em nome do Senhor e sob a direção da Primeira Presidência para edificar a Igreja. Os setenta agem em nome do Senhor, sob a direção dos Doze Apóstolos. Os Doze Apóstolos possuem as chaves da proclamação do evangelho de Jesus Cristo.

Encerre a aula prestando testemunho das sagradas responsabilidades dos que são chamados pelo Senhor para liderar Sua Igreja. Incentive os alunos a apoiá-los dando ouvidos a sua orientação inspirada.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 107:21–24. Testemunhas especiais do nome de Cristo

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o que significa ser uma testemunha especial do nome de Cristo:

Imagem
Élder David A. Bednar

“O papel de um apóstolo hoje é o mesmo que era na antiguidade (ver Atos 1:22; 4:33). Somos comissionados a ir por todo o mundo e proclamar a ‘Jesus Cristo, e este crucificado’ (1 Coríntios 2:2; ver também Marcos 16:15). Um apóstolo é um missionário e uma testemunha especial do nome de Cristo. O ‘nome de Cristo’ refere-se à totalidade da missão, da morte e da Ressurreição do Salvador — Sua autoridade, Sua doutrina e Suas qualificações únicas como o Filho de Deus para ser nosso Redentor e Salvador. Como testemunhas especiais do nome de Cristo, prestamos testemunho da realidade, divindade e Ressurreição de Jesus Cristo, Sua Expiação infinita e eterna e Seu evangelho” (“Special Witnesses of the Name of Christ” [Testemunhas especiais do nome de Cristo], The Religious Educator: Perspectives on the Restored Gospel [O Educador Religioso: Perspectivas do Evangelho Restaurado], vol. 12, nº 2, 2011, p. 1).

Doutrina e Convênios 107:27–30. Decisões da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos

O presidente Gordon B. Hinckley ensinou sobre as decisões da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Nenhuma decisão emana das deliberações da Primeira Presidência e dos Doze sem total unanimidade entre todos os envolvidos. No início da análise das questões, pode haver diferenças de opinião. E isso é de se esperar. Cada um desses homens tem uma formação diferente. São homens que pensam por si mesmos. Mas, antes da tomada de uma decisão final, há unanimidade de mente e voz.

Isso é de se esperar se for seguida a palavra revelada do Senhor. Mais uma vez cito a revelação:

‘As decisões destes quóruns, ou de qualquer deles, devem ser tomadas com toda retidão, com santidade e humildade de coração, mansidão e longanimidade; e com fé e virtude e conhecimento, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal e caridade;

Porque existe a promessa de que se estas coisas sobejarem neles, não serão estéreis no conhecimento do Senhor’ (D&C 107:30–31).

Eu acrescentaria, a título de testemunho pessoal, que, durante os 20 anos em que servi como membro do Conselho dos Doze e durante os quase 13 anos em que servi na Primeira Presidência, nunca houve uma grande ação sem que se observasse esse procedimento. Já vi a manifestação de diferenças de opinião nessas deliberações. E é justamente nesse processo no qual os homens externam sua opinião que as ideias e os conceitos são examinados e peneirados. Mas nunca presenciei discórdia grave ou inimizade pessoal entre as autoridades gerais. Na verdade, sempre observei algo belo e notável — a união, sob a influência orientadora do Espírito Santo e sob o poder de revelação, de pontos de vista divergentes, até surgir harmonia total e pleno acordo. Só então algo é feito concretamente. Isso, testifico, representa o espírito de revelação que se manifesta repetidamente na condução desta que é a obra do Senhor” (“Deus está ao leme”, A Liahona, julho de 1994, p. 65).

Doutrina e Convênios 107:35. Chaves dos Doze Apóstolos

Imagem
Profeta Joseph Smith

O profeta Joseph Smith ensinou que os Doze Apóstolos “devem presidir as igrejas dos santos. (…) Eles devem possuir as chaves deste ministério para abrir as portas do reino do céu para todas as nações e pregar o evangelho a toda criatura. Esse é o poder, autoridade e virtude de seu apostolado” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 148).