Seminário
Lição 44: Doutrina e Convênios 39–40


Lição 44

Doutrina e Convênios 39–40

Introdução

Em janeiro de 1831, um ministro protestante chamado James Covel se encontrou com Joseph Smith em Fayette, Nova York, e “fez convênio com o Senhor de que obedeceria a qualquer mandamento que o Senhor desse a ele por meio de Seu servo Joseph” (ver Documents, Volume 1: Julho de 1828–Junho de 1831, vol. 1 da série The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], 2013, pp. 233–234). A resposta do Senhor está registrada em Doutrina e Convênios 39. Na revelação, o Senhor chamou James Covel para ser batizado e para pregar a plenitude do evangelho em Ohio. Contudo, um dia depois que a revelação foi dada a ele, James Covel deixou Fayette e “[regressou] a seus antigos princípios e a sua gente” (History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 145). Depois, o Senhor deu uma revelação para Joseph Smith e Sidney Rigdon explicando por que Covel não havia obedecido aos mandamentos dados a ele. A revelação está registrada em Doutrina e Convênios 40.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 39:1–12

Jesus Cristo convida James Covel a receber Seu evangelho e ser batizado

Peça aos alunos que imaginem que acabaram de receber um presente de um dos pais ou de outra pessoa a quem amam. Ao abrir o presente, eles descobriram que ele era algo que realmente querem.

  • Você aceitaria esse presente? Haveria alguma razão para você escolher não receber o presente?

  • Você consegue pensar em quaisquer presentes ou ofertas do Pai Celestial que Seus filhos escolheram não receber?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 39:1–3 em voz alta. Peça à classe que procure o que algumas pessoas escolheram não receber.

  • O que essas pessoas escolheram não receber?

  • O que você acha que significa receber Jesus Cristo?

  • A partir do que você sabe sobre o ministério do Salvador na Terra, quais são algumas das razões pelas quais Seu povo não O recebeu?

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Se recebermos Jesus Cristo, Ele vai…

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 39:4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure como a declaração no quadro poderia ser completada para formar um princípio. Peça aos alunos que relatem o que aprenderam.

Saliente que embora o versículo diga “filhos”, o Senhor ensinou que as mulheres podem se tornar as filhas de Jesus Cristo (ver D&C 25:1). Então complete a declaração no quadro da seguinte maneira: Se recebermos Jesus Cristo, Ele vai nos dar poder para nos tornar Seus filhos.

Para ajudar os alunos a entender o que significa tornarem-se filhos de Jesus Cristo, peça a um aluno que leia a seguinte declaração do presidente Joseph Fielding Smith. (Você pode escrever esta declaração no quadro antes da aula ou entregar uma cópia aos alunos.)

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“No sentido em que o termo é usado nas escrituras, o Salvador Se torna nosso Pai por nos oferecer a vida eterna vida, [por meio] da Expiação que fez por nós” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. 1, p. 32).

Explique-lhes que no Livro de Mórmon aprendemos que aqueles que têm o coração modificado por meio da fé no nome de Jesus Cristo são espiritualmente gerados por Ele. Eles se tornam Seus filhos e Suas filhas (ver Mosias 5:7). Em termos simples, os filhos e as filhas de Cristo são “aqueles que aceitaram o evangelho de Jesus Cristo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Filhos de Cristo”, scriptures.LDS.org).

  • De acordo com a declaração do presidente Smith, por que podemos nos tornar filhos de Jesus Cristo?

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 39:5–6 em silêncio e procurem como podemos receber Jesus Cristo e nos beneficiar do que Ele nos oferece a fim de que possamos nos tornar Seus filhos.

  • Com base no que aprendeu com esses versículos, como explicaria o que devemos fazer para nos tornar filhos de Jesus Cristo?

Explique-lhes que as palavras do Senhor nesses versículos foram dirigidas a James Covel, que tinha sido um ministro metodista muito respeitado por cerca de 40 anos. Pouco antes de Joseph Smith receber essa revelação, James Covel tinha aprendido sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo. Embora ele não fosse membro da Igreja, ele tinha feito o convênio de obedecer a qualquer mandamento que recebesse por intermédio de Joseph Smith. (Observe que uma pesquisa recente apresentou mais informações sobre a identidade do homem para o qual essa revelação foi dada. Se os alunos não tiverem a edição mais recente das escrituras, o cabeçalho da seção não conterá as informações mais atualizadas.)

  • Como os ensinamentos dos versículos 5–6 podem ter sido aplicados a James Covel, visto que sabemos que ele não era membro da Igreja quando essa revelação foi recebida?

  • Por que deve ter sido exigida muita fé por parte de James Covel para receber Jesus Cristo e Seu evangelho e ser batizado? (Como ministro, se James Covel fosse batizado, ele teria que desistir de posições de prestígio, amizades e rendas que ele havia conquistado ao longo de 40 anos.)

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 39:7–9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure evidências que comprovem que o Senhor conhecia James Covel. Depois que os alunos relatarem o que aprenderam, faça as seguintes perguntas:

  • Se você estivesse no lugar de James Covel, como teria se sentido depois de ouvir essas palavras? Por quê?

  • O que o Senhor disse sobre a condição do coração de James Covel naquela época? O que acha que significa que o coração dele era “agora reto diante” do Senhor? (Você pode pedir aos alunos que marquem a palavra agora no versículo 8.)

  • De acordo com o versículo 9, por que James Covel rejeitou o Senhor muitas vezes?

Copie a seguinte tabela no quadro:

Se você…

Então…

Peça a três alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 39:10–12. Antes de começar a leitura, peça à metade da classe que procure o que o Senhor instruiu James Covel a fazer. Peça a outra metade que procure o que o Senhor prometeu que James Covel receberia caso obedecesse ao Senhor.

À medida que os alunos relatarem o que aprenderam, escreva as respostas deles sob o cabeçalho adequado da tabela. Faça as seguintes perguntas para ajudar os alunos a analisar esses versículos:

  • De que maneiras James Covel receberia bênçãos maiores e faria um trabalho maior caso aceitasse o convite do Senhor de ser batizado? (Ajude os alunos a ver que o Senhor ofereceu a James a plenitude do evangelho, que incluía responsabilidades e bênçãos que ele não tinha antes, como o dom do Espírito Santo e a ordenação ao sacerdócio.)

Chame atenção para o uso da palavra se em Doutrina e Convênios 39:10 e 11. Você pode sugerir que os alunos marquem essa palavra em suas escrituras.

  • Qual é o significado da palavra se nesses versículos? (As bênçãos que o Senhor prometeu a James Covel eram condicionais. Elas seriam dadas caso James atendesse à voz do Senhor.)

  • Que princípio podemos aprender com a maneira que o Senhor usou a palavra se nesses versículos? (Embora os alunos possam usar palavras diferentes, eles devem identificar o seguinte princípio: As promessas prometidas pelo Senhor são cumpridas com a condição de atendermos a Sua voz. Escreva esse princípio no quadro.)

Peça aos alunos que pensem, em silêncio, sobre algumas das bênçãos que o Senhor lhes prometeu. Depois peça-lhes que reflitam sobre a seguinte pergunta:

  • Que condições o Senhor estabeleceu para você antes de você poder receber essas bênçãos?

Doutrina e Convênios 39:13–24

James Covel é chamado para pregar a plenitude do evangelho em Ohio

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 39:13–24 informando aos alunos que o Senhor chamou James Covel para pregar o evangelho em Ohio. O Senhor deu instruções a ele sobre o que ensinar e como ensinar o evangelho.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 39:22 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure como esse versículo se relaciona aos princípios que você já discutiu nesta lição.

  • Como você acha que responderia caso não fosse membro da Igreja e as instruções nessa revelação fossem dadas a você?

Doutrina e Convênios 40

O Senhor revela porque James Covel rejeitou Suas palavras

Diga aos alunos que um dia depois de a revelação conhecida como Doutrina e Convênios 39 ser dada ele, James Covel deixou Fayette, em Nova York, e “[regressou] a seus antigos princípios e a sua gente” (History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 145). O Senhor revelou a Joseph Smith e Sidney Rigdon por que James Covel não obedeceu às instruções do Senhor e não recebeu as bênçãos descritas na seção 39.

Peça a três alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 40:1–3. Peça à classe que acompanhe e procure a razão pela qual James Covel não atendeu à voz do Senhor.

  • Compare Doutrina e Convênios 40:1 com Doutrina e Convênios 39:8. Como o coração de James Covel tinha mudado?

  • De acordo com Doutrina e Convênios 40:2, o que levou James Covel a rejeitar a palavra do Senhor, afinal?

  • Que princípios você pode identificar no versículo 2? (Os alunos podem identificar uma variedade de princípios, mas se assegure de que eles reconheçam que o temor e os cuidados do mundo podem nos levar a rejeitar a palavra de Deus. Escreva essa verdade no quadro. Você pode sugerir que os alunos a escrevam em suas escrituras.)

  • Quais são alguns cuidados do mundo que podem impedir as pessoas de seguir ao Senhor?

Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos ou diários de estudo das escrituras alguns temores ou cuidados do mundo que poderiam impedi-los de seguir Jesus Cristo e viver Seu evangelho. Depois, peça-lhes que escrevam o que podem fazer para ter fé para superar seus temores e os cuidados do mundo. Incentive-os a agir de acordo com o que escreveram.

Para ajudar os alunos a resumir o que aprenderam, escreva a palavra se no quadro. Depois, faça as seguintes perguntas:

  • Como essa palavra se relaciona a James Covel?

  • Como ela se relaciona a nós?

Para encerrar a lição, peça a alguns alunos que compartilhem quando receberam uma bênção do Senhor porque obedeceram às condições inerentes a essa bênção. Você também pode prestar testemunho das bênçãos que recebemos quando guardamos os mandamentos.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 39. James Covel

A cópia mais antiga de Doutrina e Convênios 39 indicava somente que essa revelação fora dada a alguém que se chamava James. A cópia publicada da revelação estendeu o nome do recebedor para “James (C.,)”. Na edição de 1835 de Doutrina e Convênios, o nome dele foi identificado como “James Covill”. Na edição de 1981 de Doutrina e Convênios, ele foi identificado como um ministro batista. Contudo, pesquisas recentes indicam que essa revelação foi dada a James Covel, que era ministro metodista.

Doutrina e Convênios 40. Por que James Covel rejeitou as palavras do Senhor?

Em 1831, alguns membros da Igreja Metodista Unida não acreditavam em rebatismo e nem tampouco que qualquer homem tivesse poder para conferir o Espírito Santo. James Covel, que era ministro metodista, pode ter ficado confuso com o mandamento de ser rebatizado (ver D&C 39:10). Além disso, James Covel tinha passado sete anos trabalhando como ministro viajante sob condições precárias e difíceis. Ele havia se aposentado da função de ministro viajante em 1797. Quando o Senhor o chamou para começar uma missão, Covel pode ter sentido que a designação de viajar pela fronteira para pregar exigia muito sacrifício. Isso pode fazer parte dos “cuidados do mundo” (D&C 40:2) que fizeram com que ele rejeitasse o convênio que havia feito.