Seminário
Lição de estudo no lar: Doutrina e Convênios 29:31–50; 30–35 (Unidade 8)


Lição de estudo no lar

Doutrina e Convênios 29:31–50; 30–35 (Unidade 8)

Material de preparação para o professor de estudo no lar

Resumo das lições diárias de estudo no lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 29:31–50; 30–35 (unidade 8) não é para ser ensinado como parte de sua lição. A lição que você ensina se concentra somente em alguns desses princípios e algumas dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Doutrina e Convênios 29:31–50)

Os alunos aprenderam sobre o plano de salvação em Doutrina e Convênios 29, descobriram que todos os mandamentos de Deus são espirituais e que Deus nos deu o dom do arbítrio para fazer escolhas e vivenciar as consequências dessas escolhas. Ao ponderarem sobre como a Queda de Adão resultou na morte espiritual, os alunos aprenderam que por meio da Expiação, Jesus Cristo oferece o perdão e a vida eterna a todos os que exercerem fé Nele e se arrependerem de seus pecados.

Dia 2 (Doutrina e Convênios 30–32)

Nesta lição, os alunos leram o conselho que o Senhor deu e as promessas que o Senhor fez a seis homens que Ele chamou para pregar o evangelho. A lição salientou que devemos servir ao Senhor de toda a nossa alma, e Ele estará conosco. Os alunos também aprenderam que por meio de nossa fidelidade, nossos familiares serão abençoados para crer na verdade e conhecê-la.

Dia 3 (Doutrina e Convênios 33–34)

Os alunos estudaram as palavras do Senhor dadas a dois missionários, Ezra Thayre e Northrop Sweet. Os alunos descobriram que se abrirmos a boca para declarar o evangelho, o Senhor vai nos inspirar para que saibamos o que dizer. Por meio das palavras do Senhor a Orson Pratt, os alunos aprenderam que aqueles que ensinam o evangelho de modo adequado e diligente fazem isso pelo poder do Espírito Santo.

Dia 4 (Doutrina e Convênios 35)

Os alunos leram sobre a conversão de Sidney Rigdon e estudaram as palavras do Senhor para ele. Aprenderam que o Senhor nos conhece e tem um trabalho para cada um de nós realizar, e que Deus chama aqueles que são fracos para realizar Sua obra por meio do poder do Espírito Santo. Os alunos também descobriram que se guardarmos os mandamentos e honrarmos nossos convênios, o Senhor nos ajudará a realizar Sua obra.

Introdução

Esta lição se concentra especificamente no conselho do Senhor para David e Peter Whitmer, após uma conferência da Igreja, em setembro de 1830. Durante a conferência, o Senhor expôs a revelação de Hiram Page declarando-a falsa. Em Doutrina e Convênios 30, o Senhor repreendeu David Whitmer por acreditar na pedra e chamou Peter Whitmer para acompanhar Oliver Cowdery em sua missão.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 30:1–4

David Whitmer é repreendido por dar ouvidos às persuasões dos homens

Peça aos alunos que ponderem, em silêncio, as seguintes questões:

  1. Um jovem tem ouvido música que não condiz com os padrões descritos em Para o Vigor da Juventude. Embora goste de ouvir esse tipo de música, ele começa a se dar conta de que a mensagem delas o está fazendo perder o Espírito e se afastar de sua família, seus amigos e da Igreja.

  2. Depois de sair algumas vezes com um rapaz, uma moça começa a reconhecer, pelos sussurros do Espírito Santo, que o rapaz vem lentamente tentando persuadi-la a quebrar a lei da castidade.

Faça a seguinte pergunta aos alunos:

  • Como nós, assim como as pessoas dessas situações, podemos reconhecer que estamos sendo enganados?

Explique-lhes que Doutrina e Convênios 30 contém verdades que podem ajudar-nos a preparar-nos e a receber e seguir as advertências do Espírito e não sermos enganados. Peça aos alunos que procurem essas verdades ao estudarem esta seção hoje.

Para ajudar os alunos a entender o contexto de Doutrina e Convênios 30, peça que relembrem o que aprenderam sobre David Whitmer até agora em seu estudo de Doutrina e Convênios e da história da Igreja. (Ele foi uma das Três Testemunhas do Livro de Mórmon e ajudou a prover suprimentos durante a tradução do Livro de Mórmon.)

Diga aos alunos que o cunhado de David Whitmer era Hiram Page. Você pode perguntar aos alunos o que eles lembram em relação a Hiram Page de seu estudo de Doutrina e Convênios 28. (Ele foi uma das Oito Testemunhas do Livro de Mórmon e encontrou uma pedra por meio da qual alegava poder receber revelações.) Explique-lhes que, quando Hiram Page apresentou sua falsa pedra de vidente e alegou que recebia revelações por meio dela, Oliver Cowdery, a família Whitmer e outros da região de Fayette acreditaram nas afirmações de Hiram.

  • Por que pode ter sido fácil para David Whitmer ser persuadido por Hiram Page?

Peça aos alunos que examinem Doutrina e Convênios 30:1–2 e respondam às seguintes perguntas:

  • O que o Senhor disse que David Whitmer tinha feito que o tornou vulnerável a ser enganado?

  • O que o Senhor disse que David não tinha feito?

Peça que os alunos sugiram princípios que podemos aprender em Doutrina e Convênios 30:1–2. Eles podem sugerir alguns ou todos estes:

Mais do que temer aos homens, devemos confiar no Senhor para obter força.

Devemos colocar nossa mente nas coisas de Deus, mais do que nas coisas da Terra.

Devemos seguir o Espírito e o conselho dos líderes da Igreja, em vez de ser persuadidos por aqueles que o Senhor não chamou.

Faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês acham que significa ter a mente nas coisas da Terra mais do que nas coisas do Senhor? Quais são algumas maneiras pelas quais podemos ser tentados a fazer isso?

  • Como o fato de nos concentrarmos nas coisas do mundo mais do que nas coisas do Senhor faz com que sejamos mais suscetíveis a sermos enganados?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do presidente Joseph Fielding Smith:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Parece um pouco estranho que logo após a maravilhosa manifestação que [David Whitmer] havia recebido e o testemunho do derramamento do Espírito em outras ocasiões, ele se esquecesse, mas a natureza humana é tal que todos precisamos ser constantemente lembrados de nossas responsabilidades, caso contrário é bem provável que nos tornemos um pouco negligentes. A necessidade de constante oração e da concentração de nossos pensamentos nas coisas do reino, e da sincera atenção ao dever, é muito evidente para a maioria de nós, caso contrário cometemos erros. Com que frequência o Senhor teve de prevenir Seu povo em relação às fraquezas da carne!” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 146.)

  • De acordo com o presidente Smith, o que precisamos fazer para assegurar-nos de que não nos esqueceremos de nossas responsabilidades espirituais, como David Whitmer fez?

Você pode usar essa oportunidade para lembrar aos alunos sobre a necessidade de estudar as escrituras diariamente — não apenas para completar a designação, mas para ajudá-los a aprender o evangelho, a desenvolver um testemunho do evangelho e a ouvir a voz do Senhor. Você pode também pedir aos alunos que compartilhem o que os ajudou a estudar as escrituras de modo significativo.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 30:3–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique as instruções do Senhor para David Whitmer.

  • Depois de ser enganado por Hiram Page, como o fato de ponderar as coisas que o Senhor lhe revelara poderia ajudar David Whitmer?

Incentive os alunos a ponderarem se existem situações na vida deles nas quais eles possam estar confiando ou se concentrando mais “nas coisas terrenas” do que nas coisas de Deus, e como isso os torna vulneráveis a que sejam enganados? Convide-os a decidir o que farão para confiar mais no Senhor nessas situações.

Doutrina e Convênios 30:5–8

Peter Whitmer é chamado para ir com Oliver Cowdery a uma missão entre os lamanitas

Mostre um objeto pesado ou um saco cheio de coisas pesadas. Peça a um aluno que venha para a frente da classe e segure o objeto na frente dele. Enquanto o aluno está segurando o objeto, peça aos outros alunos que leiam Doutrina e Convênios 30:5 em silêncio e procurem para qual trabalho o Senhor chamou Peter Whitmer. Peça à classe que relate o que aprenderam.

  • Quem deveria ser o líder presidente da missão de Peter Whitmer entre os lamanitas?

Peça a outro aluno que ajude o que estava segurando o objeto pesado ou a sacola. Peça ao primeiro aluno que descreva a diferença que sentiu ao ter a ajuda de outra pessoa. Explique-lhes que Doutrina e Convênios 30:5–7 registra o conselho do Senhor para Peter Whitmer sobre como Peter deveria apoiar e suster Oliver Cowdery em seu cargo de liderança. Peça aos alunos que examinem esses versículos e procurem frases que descrevam como Peter deveria apoiar Oliver.

  • Que frases o Senhor usou para ensinar a Peter como ele deveria apoiar e suster Oliver? (Ver o versículo 6; Peter deveria afligir-se com todas as aflições de Oliver, orar por Oliver e reconhecer a autoridade de Oliver.)

  • O que vocês acham que significa “[afligir-se] com todas as suas aflições” (D&C 30:6)?

  • Que lição podemos aprender com o conselho que o Senhor deu a Peter, que também se aplica a nós?

Uma verdade que os alunos podem expressar é a de que devemos apoiar aqueles que o Senhor chamou para dirigir Sua obra. Peça a um aluno que escreva esse princípio no quadro.

Peça aos alunos que expliquem como eles podem aplicar esse princípio na vida deles, talvez ao apoiar os líderes de sua ala ou de seu ramo. Peça aos alunos que prestem testemunho das bênçãos que recebemos ao apoiar aqueles a quem o Senhor chamou. Incentive-os a continuar a viver esse princípio.

Próxima unidade (Doutrina e Convênios 36–40)

Pergunte aos alunos se já lhes foi pedido que obedecessem a um mandamento, sem que eles entendessem plenamente o motivo disso. O que acontece se nos forem prometidas bênçãos com base em nossa obediência, mas então deixamos de cumprir os mandamentos? Na próxima unidade, os alunos aprenderão sobre membros da Igreja que se encontraram nessa situação e o que o Senhor ensinou a eles.