Seminário
Lição 71: Doutrina e Convênios 65


Lição 71

Doutrina e Convênios 65

Introdução

Em 12 de setembro de 1831, Joseph Smith e sua família se mudaram de Kirtland para Hiram, Ohio, cerca de 50 quilômetros a sudeste de Kirtland. Eles se mudaram em resposta ao conselho do Senhor (ver D&C 63:65). O profeta e sua família se mudaram para a casa da família de John e Alice Johnson, recém-conversos à Igreja. Um dos principais motivos dessa mudança para Kirtland foi retomar o trabalho da tradução inspirada da Bíblia. Assim que chegou a Hiram, Joseph retomou esse trabalho. Em 30 de outubro de 1831, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 65. Nessa revelação, o Senhor ensinou que o evangelho será levado a toda nação em preparação para a Segunda Vinda do Salvador e que os santos devem orar pelo crescimento do reino de Deus.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 65

O Senhor declara que o evangelho encherá toda a Terra

Peça aos alunos que relacionem no caderno ou diário de estudo das escrituras algumas coisas pelas quais eles têm orado regularmente. Você pode pedir a alguns alunos que compartilhem o que escreveram caso se sintam confortáveis em fazê-lo.

Peça a um aluno que leia o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 65 em voz alta. Explique aos alunos que nessa revelação, o Senhor nos diz algo pelo que devemos orar — particularmente por testemunharmos o cumprimento dos eventos que ocorreriam nos últimos dias, conforme profetizado.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 65:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure de que maneira o Senhor descreveu a propagação do evangelho.

  • Até onde irá o evangelho de Jesus Cristo? (Os alunos precisam identificar esta doutrina: O evangelho de Jesus Cristo irá até os confins da Terra. Escreva essa doutrina no quadro.)

  • De acordo com o versículo 2, o que o Senhor confiou ao homem que possibilita que o evangelho encha a Terra? (As chaves do reino de Deus. Você pode lembrar aos alunos de que a expressão “chaves do reino” se refere à autoridade do sacerdócio para presidir a Igreja. Com essas chaves, o presidente da Igreja lidera nossos esforços de pregar o evangelho. Ele delega algumas das chaves para os líderes gerais e locais do sacerdócio.)

Imagem
Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor

Mostre aos alunos a gravura Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 24; ver também LDS.org). Peça aos alunos que expliquem o que sabem sobre a interpretação que Daniel fez do sonho de Nabucodonosor. (Você pode ler ou resumir Daniel 2:31–45. Ajude os alunos a entender que o rei Nabucodonosor estava angustiado com um sonho, e que o Senhor revelou o sonho e seu significado a Daniel. No sonho, a grande estátua, que representava vários reinos políticos, foi destruída por uma pedra que foi cortada de uma montanha, sem mãos. A pedra era pequena, mas cresceu e encheu toda a Terra.)

  • De acordo com Doutrina e Convênios 65:2, o que é a pedra cortada da montanha, sem mãos? (O reino de Deus. Explique-lhes que nesse versículo, a expressão “reino de Deus” se refere ao reino de Deus na Terra — A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Você pode pedir aos alunos que anotem essa declaração em suas escrituras ao lado do versículo 2.)

Se possível, providencie uma cópia da declaração a seguir para que os alunos possam colocá-la em suas escrituras. Se não for possível, você pode escrever a declaração no quadro antes do início da aula e pedir aos alunos que copiem no caderno ou diário de estudo das escrituras. Peça que um dos alunos leia a declaração em voz alta.

O presidente Gordon B. Hinckley disse:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Somos cidadãos do maior reino na Terra — um reino que não é dirigido pela sabedoria dos homens, mas conduzido pelo Senhor Jesus Cristo. Sua presença é real. Seu destino é certo. É o reino sobre o qual falou o profeta Daniel: uma pedra que deve ser cortada da montanha sem mãos e encher toda a Terra (ver Daniel 2:34–35).

Não foi um homem mortal quem criou esse reino” (“Pilares da verdade”, A Liahona, maio de 2002, p. 2).

  • Qual evidência você vê sobre o cumprimento da profecia de Daniel nos dias de hoje?

  • Como essa evidência fortalece seu testemunho de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

  • O que o fato de fazer parte do reino de Deus na Terra significa para você?

Leia em voz alta a seguinte declaração do élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos. Antes de ler, diga aos alunos que você vai parar de ler no meio da frase final da declaração. Peça a eles que ouçam atentamente e pensem como podem completar esta frase.

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“Já pensaram no motivo pelo qual foram enviados à Terra nesta época específica? Vocês não nasceram na época de Adão e Eva, nem enquanto os faraós governavam o Egito, nem durante a dinastia Ming. Vieram à Terra nesta época, vinte séculos depois da primeira vinda de Cristo. O sacerdócio de Deus foi restaurado na Terra e o Senhor estendeu a mão para preparar o mundo para Seu glorioso retorno. Esta é uma época de grandes oportunidades e de importantes responsabilidades. Esta é a sua época. (…) Uma de suas importantes responsabilidades é a de…” (“Preparar o mundo para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2011, p. 49).

Peça a alguns alunos que digam como completariam a frase final da declaração do élder Andersen. Depois, peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 65:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o mandamento do Senhor para nós como membros de Seu reino.

  • O que significa dizer que devemos preparar o caminho para o Senhor, a ceia do Cordeiro, e nos aprontar para o Esposo? (Essas expressões se referem à responsabilidade de preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.)

Escreva a seguinte verdade no quadro: Temos a responsabilidade de preparar a nós mesmos e a nosso próximo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Você pode pedir aos alunos que anotem esse princípio em suas escrituras ao lado de Doutrina e Convênios 65:3. Explique-lhes que o élder Neil L. Andersen testificou sobre essa verdade. Leia a frase final da declaração completa: “Uma de suas importantes responsabilidades é a de ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador” (“Preparar o mundo para a Segunda Vinda”, p. 49).

  • Ao ponderar sobre sua responsabilidade de preparar a si mesmo e a outras pessoas para a Segunda Vinda, quais pensamentos e sentimentos você tem?

Peça que um aluno leia Doutrina e Convênios 65:4 em voz alta e peça à classe que procure o que podemos fazer para preparar a nós mesmos e as outras pessoas para a Segunda Vinda. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • De que maneiras podemos divulgar as obras maravilhosas do Senhor entre as pessoas?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 65:5–6 em voz alta e peça à classe que procure as coisas pelas quais devemos orar.

  • De acordo com esses versículos, pelo que devemos orar enquanto nos preparamos para a Segunda Vinda? (À medida que os alunos responderem a essa pergunta, você pode pedir que comparem o versículo 6 com as palavras da oração do Senhor em Mateus 6:10.)

  • Como orar por essas coisas nos ajuda a preparar a nós mesmos e ao próximo para a Segunda Vinda?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Thomas S. Monson e peça à classe que procure algo que devem incluir em suas orações.

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Peço-lhes que sua fé e suas orações continuem a ser oferecidas pelos que moram em áreas onde nossa influência é limitada e onde não temos permissão para livremente compartilhar o evangelho neste momento. Milagres podem-se realizar ao fazermos isso” (“Bem-vindos à conferência”, A Liahona, novembro de 2009, p. 6).

  • De acordo com o presidente Monson, pelo que devemos orar? Como essas orações nos ajudam a nos preparar para a Segunda Vinda?

Peça à classe que consulte Doutrina e Convênios 65:1–2 novamente e peça a um aluno que leia esses versículos em voz alta.

  • De que maneiras participamos do trabalho do Senhor para encher a Terra com o evangelho? (À medida que os alunos responderem a essa pergunta, ajude-os a ver que podem participar dessa obra como missionários de tempo integral. Ajude-os a ver que podem participar dessa obra agora mesmo, por meio de sua influência em seu lar, sua ala ou seu ramo, sua escola e sua comunidade.)

Incentive os alunos a prepararem a si mesmos e ao próximo para a Segunda Vinda.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 65. “Para que venha o reino dos céus”

Um manuscrito inicial da revelação registrada em Doutrina e Convênios 65 inclui as seguintes palavras de introdução: “A revelação de Joseph, o Vidente, em 30 de outubro de 1831 no 6º versículo de Mateus 10” (William E. McLellin cópia da revelação, 30 de outubro de 1831 (D&C 65), em William E. McLellin Papers, 1831–1878, Biblioteca da História da Igreja). Mateus 6:10 contém parte da oração do Senhor: “Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. A revelação contida em Doutrina e Convênios 65 mostra diferentes maneiras pelas quais o reino do Senhor veio à Terra e continua a progredir. E ela termina com palavras semelhantes às palavras finais da oração do Pai Nosso: “Pois tua é a honra, o poder e a glória para todo o sempre. Amém” (D&C 65:6; ver também Mateus 6:13).

Doutrina e Convênios 65:2. “Até encher toda a Terra”

Embora a Igreja fosse muito pequena nos primeiros anos depois de ter sido organizada, Joseph Smith teve uma percepção profética de seu grandioso destino. Wilford Woodruff mencionou uma declaração que o profeta fez na reunião do sacerdócio em Kirtland, Ohio, em abril de 1834:

Imagem
Presidente Wilford Woodruff

“O profeta reuniu todos os portadores do sacerdócio na pequena escola de madeira da localidade. Era um prédio pequeno, com talvez quatro metros quadrados (…). Mas ela comportava todo o Sacerdócio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que estava na cidade de Kirtland. (…) Quando nos achávamos reunidos, o profeta exortou os élderes de Israel a, com ele, testificarem desta obra. (…) Ao concluírem, ele lhes disse: ‘Irmãos, fui muito edificado e instruído pelos testemunhos prestados esta noite. Quero dizer-lhes, porém, perante o Senhor, que não sabem acerca dos destinos desta Igreja e deste reino mais do que uma criancinha no regaço materno. Vocês não compreendem’. Fiquei surpreso. Ele disse: ‘Vocês veem apenas um pequeno grupo de portadores do sacerdócio aqui reunidos nesta noite, mas esta Igreja encherá a América do Norte e do Sul, ela encherá o mundo’” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 144).