Seminário
Lição 4: Doutrina e Convênios 1


Lição 4

Doutrina e Convênios 1

Introdução

Até novembro de 1831, o profeta Joseph Smith havia registrado mais de 60 revelações. Porém, a maioria dos membros da Igreja não tinha acesso às cópias delas. O profeta organizou uma conferência em Hiram, Ohio, para debater sobre a publicação dessas cópias em forma de um livro que se chamaria Livro de Mandamentos. Um comitê de élderes esboçou um prefácio para o livro. As pessoas que participaram da conferência, por estarem insatisfeitas com esse esboço, falaram a Joseph Smith que pedisse um prefácio ao Senhor. Após pedir ao Senhor em oração, Joseph recebeu o prefácio por revelação. O prefácio do Senhor para o Livro de Mandamentos se tornou a seção 1 de Doutrina e Convênios.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 1:1–16

O Senhor adverte sobre o julgamento que advirá sobre os rebeldes na Segunda Vinda

Você pode começar esta lição pedindo à classe que pense sobre as perguntas a seguir à medida que você as lê em voz alta. Depois de lhes dar tempo suficiente, chame um ou dois alunos para compartilhar as respostas.

  • Quando alguém tentou chamar sua atenção e adverti-lo sobre algo? De que maneira reagiu?

  • Como se sente em relação ao empenho dessa pessoa em adverti-lo? Por que você acha isso?

Mostre seu livro de Doutrina e Convênios e explique aos alunos que nele, o Senhor dá advertências, mandamentos e instruções essenciais para nossa felicidade e salvação. Diga aos alunos que o Senhor revelou a seção 1 como um prefácio para as outras revelações de Doutrina e Convênios. Um prefácio prepara o leitor para o conteúdo de um livro, ao resumir a mensagem e o propósito o autor. Para ajudar os alunos a entenderem o contexto histórico de Doutrina e Convênios 1, você pode relacionar algumas das informações da introdução desta lição.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 1:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique palavras ou frases que o Senhor usou para chamar a atenção daqueles que leriam Suas palavras. Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam. (À medida que os alunos responderem, você pode explicar-lhes que escutar significa ouvir atentamente. Quando escutamos verdadeiramente o Senhor, seguimos Seu conselho e obedecemos a Seus mandamentos.)

  • A quem o Senhor está falando nesses versículos? (O Senhor estava falando a todos os habitantes da Terra e não apenas aos membros da Igreja.)

  • O que você acha que o trecho “suas iniquidades serão proclamadas em cima dos telhados e seus feitos secretos serão revelados” significa? (D&C 1:3.)

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 1:4–7 em voz alta, e peça à classe que identifique como o Senhor disse que advertiria a todas as pessoas.

  • Que meios o Senhor disse que utilizaria para que Suas advertências chegassem a todas as pessoas? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte doutrina: O Senhor adverte a todos por meio de Seus discípulos escolhidos. Você pode sugerir que os alunos marquem essa doutrina em Doutrina e Convênios 1:4 ou que a escrevam na margem de suas escrituras.)

  • Quem são os discípulos por meio dos quais o Senhor fala e faz Suas advertências?

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 1:8–10 e explique-lhes que o Senhor declarou que Ele julgará todas as pessoas de acordo com suas ações e como elas tratam outras pessoas. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 1:11–14 em voz alta, e peça à classe que acompanhe e identifique mais advertências.

  • De acordo com a nota de rodapé 12b, a que acontecimento o Senhor Se referia em Doutrina e Convênios 1:12?

  • Em Doutrina e Convênios 1:14, o que você acha que o Senhor queria dizer quando advertiu que aqueles que não ouvirem Seus profetas e apóstolos serão afastados? (Eles serão separados dos justos e perderão as bênçãos disponíveis por meio das ordenanças e dos convênios do evangelho.)

Explique aos alunos que as advertências do Senhor se fazem necessárias em virtude da iniquidade e apostasia no mundo todo. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 1:15–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique palavras ou frases que ilustrem a iniquidade ou apostasia. Peça a alguns alunos que relatem o que escreveram.

  • De que maneiras as pessoas de hoje “[andam] em seu próprio caminho e segundo a imagem de seu próprio deus”? (D&C 1:16.)

Doutrina e Convênios 1:17–33

O evangelho foi restaurado por meio Joseph Smith a fim de preparar o mundo para as calamidades dos últimos dias

Peça à classe que dê uma olhada em Doutrina e Convênios 1:17 e identifique a palavra que o Senhor usou para referir-Se aos resultados advindos da iniquidade, apostasia e destruição que ocorrerão aos povos da Terra nos últimos dias. Quando os alunos identificarem a palavra calamidades, explique-lhes que em Doutrina e Convênios 1:17–33, o Senhor dá soluções para ajudar-nos durante as calamidades dos últimos dias. (Você pode lhes explicar que a palavra calamidades se refere a desastres que causam grandes perdas, aflições e grande sofrimento.)

Copie a seguinte tabela no quadro ou prepare-a para entregar aos alunos na forma de folheto.

Que solução foi dada pelo Senhor para as calamidades que adviriam sobre a Terra?

Como essa solução pode ajudar-nos a enfrentar as calamidades dos últimos dias?

D&C 1:17

D&C 1:18–23

D&C 1:29

D&C 1:30

Você pode pedir aos alunos que preencham a tabela sozinhos ou em duplas. Peça aos alunos que leiam as passagens de escritura do lado esquerdo e identifiquem soluções dadas pelo Senhor para ajudar-nos durante as calamidades dos últimos dias. Peça-lhes que descrevam ou desenhem o que encontraram na coluna do meio da tabela. Nos quadrados à direita, peça-lhes que escrevam explicações breves de como cada uma das soluções do Senhor pode ajudar-nos durante as calamidades dos últimos dias.

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça aos alunos que relatem o que escreveram na tabela. As respostas da coluna do meio devem incluir o seguinte: o Senhor chamou Joseph Smith e deu-lhe revelações e mandamentos (ver D&C 1:17); o Senhor ordenou que Seus servos saíssem pelo mundo para proclamar Seu evangelho e estabelecer Seu convênio (ver D&C 1:18–23); o Senhor revelou o Livro de Mórmon (ver D&C 1:29); e o Senhor restaurou Sua Igreja sobre a Terra (ver D&C 1:30). As respostas da coluna à direita podem variar. Peça a alguns alunos que compartilhem o que escreveram.

Para ajudar os alunos a pensarem mais sobre a declaração do Senhor de Doutrina e Convênios 1:30, você pode sugerir que eles marquem as palavras desse versículo que expressam a seguinte verdade: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira e viva na face da Terra.

  • Com base no que você aprendeu na lição anterior sobre a Grande Apostasia, como explicaria a alguém o motivo pelo qual A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira e viva sobre a Terra?

  • O que faz a igreja ser “viva”?

Explique aos alunos que, por meio do dom do Espírito Santo, o Senhor pode dirigir Sua Igreja concedendo revelações continuamente. As revelações contínuas são um exemplo de como a Igreja é viva.

  • Por que é importante para você saber que pertence à única igreja verdadeira e viva sobre a Terra?

  • O que você acha que o Senhor quis dizer quando Ele declarou que Se deleitava com Sua Igreja “coletiva e não individualmente”? (D&C 1:30.) (Embora a Igreja seja verdadeira e o Senhor Se deleite nela como um todo, alguns membros da igreja individualmente podem não viver de um modo que não seja agradável a Ele.)

Peça aos alunos que abram Doutrina e Convênios 1:31–33 e identifiquem o que o Senhor disse sobre o pecado e o arrependimento.

  • Como o Senhor encara o pecado? Como podemos ser perdoados?

  • De acordo com Doutrina e Convênios 1:33, o que acontece àqueles que não se arrependem?

  • O que significa ser tirada a “luz”?

Doutrina e Convênios 1:34–39

O Senhor nos orienta a buscar as revelações e os mandamentos contidos em Doutrina e Convênios

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 1:34–36 e explique-lhes que o Senhor expressou novamente Seu desejo de alertar a todos que se preparem para Sua Segunda Vinda. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 1:37–39 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique as verdades que o Senhor salienta na conclusão de Seu prefácio de Doutrina e Convênios.

  • Que verdades o Senhor salientou em Doutrina e Convênios 1:37–39? (À medida que os alunos compartilharem as verdades que identificaram, certifique-se de que a seguinte declaração esteja clara para eles: Devemos examinar os mandamentos dados pelo Senhor. As palavras do Senhor serão todas cumpridas. As palavras do Senhor são verdadeiras, sejam ditas por Ele ou por Seus servos.)

  • Com base no que aprendeu hoje, como você pode ser abençoado se examinar os mandamentos e as revelações que o Senhor deu em Doutrina e Convênios?

Peça a alguns alunos que compartilhem como o fato de examinarem as escrituras abençoou a vida deles. Você também pode pedir aos alunos que escrevam no caderno ou nos diários de estudo das escrituras uma meta de estudar Doutrina e Convênios diariamente durante o ano letivo. Peça-lhes que pensem em quando, onde e por quanto tempo eles estudarão a cada dia. Informe-os de que você os acompanhará periodicamente a fim de ajudá-los a ter êxito em seu estudo diário.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 1:14. “[Atendam] às palavras dos profetas”

O élder M. Russell Ballard ensinou:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“É algo grandioso, meus irmãos e minhas irmãs, termos um profeta de Deus em nosso meio. As bênçãos que advêm à nossa vida ao ouvirmos a palavra do Senhor que nos é dada por intermédio dele são grandes e maravilhosas. Ao mesmo tempo, saber que [o presidente da Igreja] é o profeta de Deus também nos confere responsabilidades. Quando ouvimos o conselho do Senhor expresso por meio das palavras do presidente da Igreja, nossa reação deve ser positiva e imediata. A história demonstra que há segurança, paz, prosperidade e felicidade quando se responde ao conselho profético como fez Néfi na antiguidade: ‘Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor’ (1 Néfi 3:7)” (“Suas palavras recebereis”, A Liahona, julho de 2001, p. 79).