Seminário
Lição 124: Doutrina e Convênios 117–118


Lição 124

Doutrina e Convênios 117–118

Introdução

Em 8 de julho de 1838, em Far West, Missouri, o profeta Joseph Smith recebeu as quatro revelações registradas em Doutrina e Convênios 117–120. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 117, o Senhor ordenou a Newel K. Whitney e William Marks que resolvessem rapidamente seus negócios em Kirtland e se unissem aos santos fiéis que estavam se reunindo em Far West. O Senhor também disse que Oliver Granger deveria servir como representante da Primeira Presidência para vender as propriedades da Igreja e cuidar dos negócios de Joseph Smith. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 118, o Senhor chamou novos apóstolos para preencher as posições daqueles que haviam caído e chamou todos os membros do Quórum dos Doze para servir missões na Grã-Bretanha.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 117:1–11

O Senhor ordena que William Marks e Newel K. Whitney resolvam seus negócios rapidamente e partam de Kirtland

Peça aos alunos que façam uma lista dos motivos por que alguém pode hesitar em obedecer a um mandamento do Senhor. Escreva as respostas no quadro.

Peça a alguns alunos que examinem Doutrina e Convênios 117:1 e identifiquem a quem essa revelação foi dada. Explique-lhes que Newel K. Whitney era bispo em Kirtland. Ele era um empresário bem-sucedido e consagrou boa parte de suas propriedades para a Igreja. William Marks foi chamado para servir como um agente do bispo Whitney em 17 de setembro de 1837. Ele era dono de uma livraria.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 117:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procurem o que o Senhor ordenou que esses homens fizessem. Você pode explicar que a palavra demorar significa permanecer em um lugar.

  • O que o Senhor ordenou que Newel K. Whitney e William Marks fizessem? (Ele os ordenou que resolvessem seus negócios rapidamente e partissem de Kirtland. Eles deveriam fazer essa jornada antes que o Senhor enviasse neve para aquela área. Em outras palavras, eles deveriam partir por volta de quatro meses.)

Lembre aos alunos que, em 26 de abril de 1838, o Senhor havia ordenado aos santos que se reunissem em Far West, Missouri, e outros lugares (ver D&C 115:17–18). Em 6 de julho de 1838, um grupo conhecido como o Acampamento de Kirtland, que consistia de mais de 500 santos da área de Kirtland, partiu para o Missouri (ver História da Igreja na Plenitude do Tempos, Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, pp. 178–179).

Ressalte que, ao lermos as palavras do Senhor em Doutrina e Convênios 117:4–5, vemos que o bispo Whitney e William Marks estavam muito preocupados com os problemas relativos às propriedades da Igreja em Kirtland. Por causa de seus chamados como bispo e agente do bispo, eles eram mordomos sobre essas propriedades. Peça a um aluno que leia o versículo 4 em voz alta e peça à classe que ouça a pergunta do Senhor nesse versículo.

Escreva o seguinte no quadro: O que é propriedade para mim?

  • Em sua opinião, o que isso significa?

Para ajudar os alunos a entender o significado da pergunta do Senhor no versículo 4, peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta dos versículos de Doutrina e Convênios 117:5–8. Peça à classe que procure motivos pelos quais o Senhor diria: “O que é propriedade para mim?” (Você pode explicar que as palavras “planícies de Olaa Sineá” se referem à área em torno de Adão-ondi-Amã no Missouri.)

  • O que você acha que significa “[cobiçar] (…) uma gota e [negligenciar] assuntos de maior importância”? (Ver D&C 117:8.) Como as propriedades de Kirtland eram uma “gota” comparadas às bênçãos que o Senhor poderia dar ao bispo Whitney e ao presidente Marks? (Depois que os alunos debaterem essas perguntas, escreva o seguinte princípio no quadro: Cobiçar coisas temporais pode nos levar a negligenciar assuntos mais importantes.)

Peça aos alunos que ponderem sobre como podem dar maior atenção às coisas que são mais importantes na vida deles.

Resuma Doutrina e Convênios 117:10 e explique-lhes que o Senhor chamou William Marks para continuar a servir como líder da Igreja quando chegou a Far West. O Senhor também disse que, se o presidente Marks fosse “fiel sobre poucas coisas”, seria “governante de muitas” (ver também Mateus 25:23).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 117:11 em voz alta e peça à classe que identifique a repreensão que o Senhor deu a Newel K. Whitney. Depois que o aluno ler esse versículo, explique-lhes que os nicolaítas eram uma seita antiga. Eles diziam que eram cristãos, mas se desviaram dos princípios do evangelho para seguir práticas mundanas (ver Doutrina e Convênios Manual do Aluno, manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 290).

  • Se Newel K. Whitney decidisse se concentrar na propriedade de Kirtland em vez de se reunir com os santos, como suas ações seriam similares às dos nicolaítas?

Explique-lhes que, por causa da demora em sua partida de Kirtland e da perseguição no Missouri, William Marks e Newel K. Whitney não puderam se unir aos santos em Far West. No entanto, eles seguiram o conselho do Senhor e permaneceram fiéis, e mais tarde se reuniram com os santos em Nauvoo, Illinois, onde William Marks serviu como presidente de estaca e Newel K. Whitney, como bispo.

Doutrina e Convênios 117:12–16

O Senhor comissiona Oliver Granger para representar a Primeira Presidência em negócios em Kirtland

Peça a alguns alunos que listem no quadro vários chamados ou designações da Igreja que eles podem receber.

Explique-lhes que o Senhor ordenou que um homem chamado Oliver Granger deixasse Far West e voltasse para Kirtland a fim de que pleiteasse “sinceramente a redenção da Primeira Presidência da minha Igreja” (D&C 117:13). Essa designação incluía vender as propriedades da Igreja e resolver os negócios de Joseph Smith. Para isso seria necessário que Oliver Granger, que era praticamente cego, fizesse sacrifícios. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 117:12–15 em silêncio e procurem as bênçãos que o Senhor disse que Oliver Granger receberia se cumprisse com sua designação.

  • Quais bênçãos Oliver Granger receberia?

  • Como o Senhor Se sentiu com os sacrifícios que Oliver Granger faria? (Você pode explicar que a declaração de que “seu sacrifício ser-me-á mais sagrado que seu crescimento” indica que o Senhor Se preocupava mais com o sacrifício de Oliver do que com o dinheiro que ele poderia obter ao cumprir sua designação. Escreva o seguinte princípio no quadro: Os sacrifícios que fazemos no serviço ao Senhor são sagrados para Ele.)

Chame a atenção dos alunos para os chamados e as designações escritos no quadro. Pergunte aos alunos quais sacrifícios esses chamados e essas designações podem exigir.

  • Por que é importante fazer tudo o que podemos para cumprir com uma designação ou um chamado?

Explique-lhes que Oliver Granger morreu em Kirtland, em 25 de agosto de 1841. Naquela época, ele ainda era representante dos negócios da Primeira Presidência. Embora não tenha alcançado sucesso total ao lidar com os negócios da Igreja, ele trabalhou para preservar a integridade e a reputação da Igreja. Ele foi fiel ao Senhor e ao profeta Joseph Smith.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“O que Oliver Granger fez para que seu nome se tornasse uma lembrança sagrada? Não muito, na verdade. Não foi tanto pelo que ele fez, mas pelo que ele era. (…)

O Senhor não esperava que Oliver fosse perfeito, talvez nem que ele tivesse sucesso. (…)

Não podemos esperar ter sempre sucesso, mas podemos tentar fazer o melhor possível” (“Um destes meus pequeninos irmãos”, A Liahona, novembro de 2004, p. 86).

  • Por que você acha que nossos sacrifícios são sagrados para o Senhor mesmo quando não nos sentimos completamente bem-sucedidos em nossos esforços?

Doutrina e Convênios 118

O Senhor nomeia novos apóstolos e designa todos eles para servir missão

Explique aos alunos que, em 8 de julho de 1838, o Senhor chamou quatro novos apóstolos para substituir Luke Johnson, Lyman E. Johnson, William E. McLellin e John F. Boynton, que haviam apostatado. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 118:3 em silêncio e procurem o que o Senhor queria que os apóstolos fizessem.

  • O que o Senhor ordenou que os apóstolos fizessem?

  • Quais palavras e expressões no versículo 3 descrevem como o Senhor queria que os apóstolos pregassem o evangelho?

Escreva o seguinte no quadro: Se pregarmos o evangelho à maneira do Senhor, …

  • Com base no versículo 3, quais são as duas maneiras descritas que podemos usar para completar essa declaração? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar os seguintes princípios: Se pregarmos o evangelho à maneira do Senhor, Ele proverá para nossa família. Se pregarmos o evangelho à maneira do Senhor, Ele preparará as pessoas para receber Sua mensagem.)

Você pode pedir aos alunos que compartilhem como têm sido abençoados pelo serviço missionário de um irmão ou outro membro da família.

Resuma Doutrina e Convênios 118:4–5 e explique-lhes que o Senhor chamou os membros do Quórum dos Doze Apóstolos para “atravessar as grandes águas” (o Oceano Atlântico) a fim de pregar Seu evangelho, começando sua missão no Templo de Far West. Eles iriam servir na Grã-Bretanha.

  • De acordo com o versículo 5, quando os apóstolos deveriam sair em missão? De onde eles sairiam?

Explique-lhes que, nos meses seguintes a essa revelação, a perseguição no Missouri aumentou. Por fim os santos foram expulsos do estado. Essas condições tornaram perigoso para os Doze cumprir a ordem do Senhor de se reunir em Far West. Muitos missourianos se vangloriavam abertamente de que eles impediriam o cumprimento da revelação. Mas os Doze estavam determinados a obedecer à ordem do Senhor. Na manhã de 26 de abril de 1839, os élderes Brigham Young, Heber C. Kimball e Orson Pratt, com os élderes John E. Page e John Taylor, que haviam sido ordenados apóstolos recentemente (ver D&C 118:6), foram para o local do templo de Far West. (Nem todos os membros fiéis do quórum puderam estar lá. Por exemplo, o élder Parley P. Pratt havia sido preso sob falsas acusações.) Eles recomeçaram a colocar o alicerce do templo (ver D&C 115:11) posicionando uma grande pedra perto da esquina sudeste do terreno. Eles também ordenaram novos apóstolos, os élderes Wilford Woodruff (ver D&C 118:6) e George A. Smith, para preencher as posições do Quórum dos Doze. Tendo cumprido com as instruções do Senhor, eles partiram sem serem percebidos por aqueles que planejaram impedi-los. Willard Richards, que é mencionado em Doutrina e Convênios 118:6, foi ordenado apóstolo cerca de um ano depois, em 14 de abril de 1840. (Para ver um relato mais completo sobre essa experiência, ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff, 2004, p. 141.)

Termine testificando sobre os princípios que foram discutidos na aula de hoje.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 117:11. O bando dos nicolaítas

A palavra nicolaítas é encontrada em Apocalipse 2:6, 15. Alguns estudiosos acreditam que os nicolaítas tentaram trazer práticas idólatras para a igreja cristã primitiva. O élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu que os nicolaítas eram “membros da Igreja que tentavam manter sua condição na Igreja ao mesmo tempo em que tentavam viver à maneira do mundo. (…) Quaisquer que fossem essas atitudes e doutrinas, a designação começou a ser usada para identificar aqueles que queriam seu nome nos registros da Igreja, mas não queriam se dedicar à causa do evangelho com pleno propósito de coração” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1966–1973, vol. 3, p. 446; ver também Doutrina e Convênios — Manual do Aluno, manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 290).

Doutrina e Convênios 117:16. Cambistas

Antes que Joseph Smith partisse de Kirtland, um grupo de apóstatas tomou o controle do templo. O Senhor Se referiu a esses homens como “cambistas”, como aqueles que contaminavam o terreno do templo em Jerusalém (ver Mateus 21:12–13). Mesmo depois que isso aconteceu, o Senhor quis que seus servos na “terra de Kirtland” se lembrassem da santidade do templo.

Doutrina e Convênios 118. Cumprimento da ordem para que os missionários partissem de Far West

“Na madrugada daquele dia (em 26 de abril de 1839, depois que o Quórum dos Doze Apóstolos se reuniu no local do templo em Far West), Theodore Turley, um dos santos que estiveram em Far West com os Doze, foi à casa do apóstata Isaac Russell para se despedir. Russell ficou surpreso de ver seu amigo em Far West com membros dos Doze e ficou sem fala ao saber que a profecia se cumprira” (História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, p. 226).