Seminário
Lição 81: Doutrina e Convênios 76:81–119


Lição 81

Doutrina e Convênios 76:81–119

Introdução

Esta lição aborda a visão da glória telestial mostrada a Joseph Smith e a Sidney Rigdon como se encontra registrada em Doutrina e Convênios 76. Joseph Smith e Sidney Rigdon descrevem o que aprenderam sobre aqueles que herdarão o reino telestial e sobre as consequências de rejeitar o testemunho de Jesus Cristo. Eles também descrevem como o reino telestial difere dos outros reinos de glória.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 76:81–112

O Senhor mostra a Joseph Smith e a Sidney Rigdon uma visão do reino telestial

Peça aos alunos que imaginem que um amigo, membro de outra religião cristã, lhes diga: “O ministro de nossa religião disse que, depois que morrermos, nós vamos para o céu ou para o inferno. Não me acho suficientemente bom para ir para o céu ainda, mas também não me acho assim tão mau que deva ir para o inferno. O que a religião de vocês ensina sobre o céu e o inferno?”

  • Como você responderia à pergunta desse amigo?

Mostre o diagrama da lição 78 chamada “Doutrina e Convênios 76: Descrição da visão” (ou peça aos alunos para levarem suas próprias cópias do diagrama). Enquanto os alunos conversam sobre o restante de Doutrina e Convênios 76, incentive-os a procurar verdades que possam ajudar o amigo deles.

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 76:81–83, 101, 103. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure palavras e expressões que descrevam as pessoas que herdarão o reino telestial.

  • Que palavras e expressões nesses versículos descrevem as pessoas que herdarão o reino telestial? (Talvez você tenha que explicar que um feiticeiro é alguém que participa de atividades que convidam a influência de espíritos maus. Um libertino é uma pessoa que comete pecados sexuais.)

  • De acordo com os versículos 82 e 101, algumas pessoas herdarão o reino telestial por terem se recusado a receber as bênçãos grandiosas que lhes foram oferecidas. Quais são as bênçãos que elas recusaram? [Elas rejeitaram deliberadamente o testemunho de Jesus e o evangelho. Por terem rejeitado o Salvador e Seu evangelho, recusaram a oportunidade de se arrepender de seus pecados e de ser limpos por meio da Expiação. Enquanto os alunos conversam sobre essa pergunta, aproveite para lembrá-los do que aprenderam na lição anterior sobre serem valentes no testemunho de Jesus. Ressalte que a glória que herdarmos vai depender da maneira como recebemos esse testemunho (ver D&C 76:50–51, 69, 78–79, 81–82, 101).]

  • De acordo com o versículo 83, de que maneira os que habitarão no reino telestial são diferentes dos filhos de perdição? [Eles não cometeram o pecado imperdoável de negar o Espírito Santo (ver D&C 76:35).]

Peça aos alunos que leiam em silêncio Doutrina e Convênios 76:84–85, 104–106 e procurem o que vai acontecer aos iníquos antes de poderem receber a glória telestial.

  • O que vai acontecer aos iníquos antes de serem redimidos e receberem permissão de herdar o reino telestial? (Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: Aqueles que herdarem o reino telestial devem sofrer no inferno antes de serem redimidos pelo Salvador. Você pode escrever essa verdade no quadro.)

Para ajudar os alunos a entender o significado do termo inferno, explique-lhes que as escrituras usam esse termo de duas maneiras, pelo menos. Primeiro, inferno é a parte do mundo espiritual habitada pelos iníquos e é uma condição literal, embora temporária, de tormento e sofrimento espiritual. Segundo, as escrituras às vezes usam a palavra inferno para referir-se à condição permanente de tormento e sofrimento dos filhos de perdição (Guia para Estudo das Escrituras, “Inferno”, scriptures.LDS.org).

  • Que palavras nos versículos 84–85 e 104–106 descrevem o sofrimento que os iníquos vão experimentar depois de morrer? (Talvez você precise explicar que, no versículo 105, a expressão “fogo eterno” é uma figura de linguagem referente ao sofrimento dos iníquos que herdarão o reino telestial. Não significa que o sofrimento deles jamais terá fim. Ver D&C 19:4–12.)

Enfatize que as condições no inferno, vivenciadas por aqueles que herdarão o reino telestial, serão temporárias. Devido ao fato de que essas pessoas não se arrependeram nem receberam as bênçãos da Expiação em sua vida, elas permanecerão no inferno durante todo o Milênio, pagando o preço dos pecados por meio desse sofrimento.

  • Que expressões dos versículos 85 e 106 nos ensinam que o inferno será uma condição temporária para aqueles que herdarão o reino telestial?

Peça a um aluno que leia em voz alta a declaração a seguir, feita pelo presidente Joseph Fielding Smith, e peça à classe que preste atenção nos resultados do sofrimento que os iníquos vivenciarão no inferno:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Esse sofrimento será um meio de purgação ou purificação por meio do qual os iníquos serão colocados em condição que os habilite a obter imortalidade pela redenção de Cristo. Seu espírito e corpo serão novamente reunidos, e habitarão no mundo teleste. Essa ressurreição, contudo, não se dará até o fim do mundo” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. 2, p. 295).

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 76:106–108 e explique-lhes que os iníquos sofrerão por seus pecados até que Jesus Cristo tenha concluído Sua obra e entregue a Seu Pai o reino de Deus na Terra. Cristo será então coroado com glória.

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 76:109–111. Peça a outro aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 137:9. Peça a todos que acompanhem a leitura e procurem o que acontecerá quando aqueles que deverão herdar o reino telestial estiverem diante do trono de Deus para serem julgados.

Explique aos alunos que, embora o versículo 111 se refira especificamente àqueles que herdarão o reino telestial, a verdade ensinada nesse versículo se aplica a todos nós.

  • De acordo com o versículo 111, o que vai determinar o reino de glória que herdaremos? (Ajude os alunos a identificar a seguinte doutrina: O reino de glória que herdarmos será determinado pelas nossas ações nesta vida e pelos desejos de nosso coração. Você pode escrever essa doutrina no quadro.)

  • De que maneira essa doutrina influencia nossas escolhas?

Peça aos alunos que leiam em silêncio Doutrina e Convênios 76:86–89, 98, 112 e procurem palavras e expressões que descrevam como será a imortalidade para aqueles que herdarem o reino telestial. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Como essas palavras e expressões mostram o amor e a misericórdia de Jesus Cristo?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 76:91–98. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como os reinos de glória diferem uns dos outros.

  • Como a glória do reino celestial se difere da glória dos reinos terrestrial e telestial? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que suas respostas reflitam a seguinte verdade: A glória do reino celestial supera a glória do reino terrestrial e a glória do reino telestial.)

  • Segundo os versículos 92–95, que bênçãos virão àqueles que recebem a exaltação no reino celestial? Como essas bênçãos se comparam às que serão dadas aos que herdarem o reino telestial?

Doutrina e Convênios 76:113–119

Joseph Smith e Sidney Rigdon explicam como outras pessoas podem receber o conhecimento que receberam

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 76:113–119 e explique-lhes que, depois de descrever essa visão, Joseph Smith e Sidney Rigdon declararam que o Senhor lhes ordenou que não escrevessem tudo o que lhes fora mostrado. Eles também explicaram o que precisamos fazer para ver e entender os mistérios do reino de Deus.

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 76:116–118. Peça a todos que acompanhem a leitura e procurem como poderemos ver e entender os mistérios do reino de Deus.

  • De acordo com esses versículos, o que precisamos fazer para ver e entender os mistérios do reino de Deus? (Ver também D&C 76:5–10.)

A fim de ajudar os alunos a explicar e testificar das doutrinas que aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 76, lembre-lhes da pergunta que discutiram no início da aula: “O que a religião de vocês ensina sobre o céu e o inferno?” Separe os alunos em duplas e peça que trabalhem juntos para criar um resumo de como eles poderiam responder a essa pergunta. Diga-lhes que, depois de alguns minutos, cada dupla terá a oportunidade de compartilhar sua resposta com outra dupla.

Para ajudar os alunos na preparação deles, distribua folhas contendo as seguintes perguntas (ou escreva as perguntas no quadro antes da aula começar):

O que o Senhor revelou sobre o céu e o inferno em Doutrina e Convênios 76?

Quais são as diferenças entre cada reino de glória?

Quais são as diferenças entre as escolhas feitas por aqueles que herdarão esses reinos e as feitas por aqueles que não herdarão nenhum deles?

O que você sabe ser verdade a respeito do Salvador e Seu papel em nossa salvação?

Sugira aos alunos que reflitam sobre essas perguntas ao se prepararem para explicar o que a Igreja ensina sobre o céu e o inferno. Além disso, peça aos alunos que usem pelo menos duas referências de escritura contidas em Doutrina e Convênios 76 como parte de sua explicação.

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça a cada dupla que trabalhe com outra dupla. Oriente uma dupla a ensinar aos outros dois alunos usando seu próprio esboço. Quando a primeira dupla de alunos tiver terminado de explicar a doutrina, peça a segunda dupla que também explique. Depois de todos terem ensinado, peça-lhes que compartilhem com a classe o que aprenderam.

Para ajudar os alunos a aplicarem o que aprenderam com o estudo sobre os reinos de glória, escreva as seguintes declarações incompletas no quadro e peça aos alunos para completá-las no caderno ou no diário de estudo das escrituras:

A partir do que aprendi ao estudar sobre os reinos de glória em Doutrina e Convênios 76:

Sei que…

Quero…

Vou…

Depois de os alunos terem tido tempo suficiente para terminar essa atividade, incentive-os a se perguntarem se as escolhas que estão fazendo vão qualificá-los para herdar o reino celestial. Incentive-os também a buscar a ajuda do Senhor para fazerem todas as mudanças que acharem necessárias. Você pode prestar testemunho das verdades que aprendeu ao estudar Doutrina e Convênios 76.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 76:84. Inferno

O Guia para Estudo das Escrituras explica o uso do termo inferno nas escrituras:

“As revelações modernas consideram o inferno pelo menos em dois sentidos. Primeiro, é a morada temporária, no mundo espiritual, dos espíritos daqueles que foram desobedientes na mortalidade. Nesse sentido, o inferno terá fim. Ali os espíritos aprenderão o evangelho e em alguma época após o arrependimento ressuscitarão para o grau de glória que merecerem. Os que não se arrependerem, mas não forem filhos de Perdição, permanecerão no inferno durante todo o Milênio. Após esses mil anos de tormento, serão ressuscitados para a glória telestial (D&C 76:81–86; 88:100–101).

Segundo, é a morada permanente dos que não forem redimidos pela Expiação de Jesus Cristo. Nesse sentido, o inferno é permanente. Será ele para os que ainda ‘permanecerão imundos’ (D&C 88:35, 102). É onde habitarão eternamente Satanás e seus anjos e os filhos de Perdição, ou seja, os que negaram o Filho depois de o Pai lhes haver revelado (D&C 76:43–46)” (Guia para Estudo das Escrituras, “Inferno”, scriptures.LDS.org).

O élder Bruce R. McConkie disse o seguinte a respeito do inferno:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“A porção do mundo espiritual habitada por espíritos iníquos que estão aguardando o eventual dia da ressurreição é denominada inferno. No espaço compreendido entre a morte e a ressurreição, essas almas iníquas são lançadas em trevas profundas, na depressão lúgubre do inferno, no hades de espíritos iníquos que aguardam no inferno. Ali sofrem os tormentos dos condenados; são consumidos na vingança do fogo eterno; lá há choro, lamentações e ranger de dentes; ali o fogo da indignação da ira de Deus é derramado sobre os perversos (Alma 40:11–14; D&C 76:103–106). (…)

Depois que ressuscitarem, a grande maioria daqueles que sofrerem no inferno passarão para o reino telestial; o restante, amaldiçoados como filhos de perdição, serão condenados a sofrer o tormento eterno com o diabo e seus anjos. (…)

Portanto, para aqueles que são herdeiros de algum tipo de salvação, o que inclui todos, exceto os filhos de Perdição (D&C 76:44), o inferno tem fim” (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], 2ª ed., 1966, pp. 349, 350, 351; ver também Doutrina e Convênios — Manual do Aluno, 2ª ed., Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 165).

Doutrina e Convênios 76:85, 106. A redenção dos iníquos

O presidente Brigham Young explicou como algumas pessoas em sua época reagiram à verdade de que a maioria dos iníquos seria por fim redimida e não sofreria no inferno eternamente:

Imagem
Presidente Brigham Young

“Quando Deus revelou a Joseph Smith e Sidney Rigdon que havia um lugar preparado para todos, de acordo com a luz que receberam e de acordo com a maneira como rejeitaram o mal e praticaram o bem, isso foi uma grande provação para muitas pessoas, e alguns apostataram ao saber que Deus não iria enviar os pagãos e as criancinhas para o castigo eterno, mas que no devido tempo providenciaria um lugar de salvação para todos, abençoando os honestos, virtuosos e verdadeiros, quer eles fossem membros de uma igreja ou não. Essa era uma doutrina nova para esta geração, e muitos não conseguiram aceitá-la” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 292).

Doutrina e Convênios 76:92–95. “A glória do celeste (…) supera em todas as coisas”

O élder Orson Pratt, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou a diferença entre ser salvo no reino telestial e herdar outros reinos de glória:

Imagem
Élder Orson Pratt

“Existe uma grande diferença entre ser salvo em um reino onde há alguma glória e alguma felicidade, e ser salvo em um reino onde habita nosso Pai. (…)

Nosso Pai, que está nos céus, e Seu Filho Jesus Cristo habitam o mais alto grau de glória que existe na eternidade. Eles são possuidores de toda a plenitude da glória. Eles possuem a plenitude da felicidade, a plenitude do poder, a plenitude da inteligência, da luz e verdade, e Eles governam todos os outros reinos de glória inferior, de felicidade inferior e de poder inferior. (…) O evangelho existe para exaltar os filhos dos homens para esse mesmo grau de glória, onde nosso Pai e Seu Filho estão” (Deseret News, 10 de novembro de 1880, p. 642).

Doutrina e Convênios 76:99–101. “Estes são os que são de Paulo e de Apolo e de Cefas”

A fim de condenar a desunião, Paulo escreveu aos coríntios:

“Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado (…) que há contendas entre vós.

Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.

Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1:11–13.)

Palavras similares contidas em Doutrina e Convênios 76:99–101 referem-se aos que não estão em harmonia com Jesus Cristo ou com Seus profetas. Alguns dirão que seguem Jesus Cristo ou um profeta em particular; mas essas pessoas rejeitam o Salvador e se recusam a aceitar Seu evangelho ou seguir Seus profetas.

Doutrina e Convênios 76:113–116. Joseph Smith viu mais nesta visão do que aquilo que foi escrito

Referindo-se à visão registrada em Doutrina e Convênios 76, o profeta Joseph Smith disse:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“Eu poderia explicar cem vezes mais do que já expliquei a respeito das glórias dos reinos que me foram manifestadas na visão se me fosse permitido e se as pessoas estivessem preparadas para recebê-las” (History of the Church [História da Igreja], vol. 5, p. 402).