Seminário
Lição 18: Doutrina e Convênios 11–12


Lição 18

Doutrina e Convênios 11–12

Introdução

Pouco depois da restauração do Sacerdócio Aarônico em maio de 1829, dois homens visitaram o profeta Joseph Smith em Harmony, na Pensilvânia: Hyrum, irmão de Joseph Smith e Joseph Knight Sênior. Ambos expressaram o desejo de servir a Deus e de auxiliar na Restauração do evangelho. Doutrina e Convênios 11 registra a revelação do Senhor para Hyrum Smith relacionada a como ele poderia estabelecer a causa de Sião. Doutrina e Convênios 12 registra a revelação do Senhor para Joseph Knight Sênior relacionada a como ele, também, poderia estabelecer a causa de Sião.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 11:1–14

Hyrum Smith aprende como ele pode ajudar a estabelecer a causa de Sião

Peça aos alunos que pensem em uma época em que desejavam participar de uma atividade ou fazer parte de uma causa digna, como o planejamento de uma atividade da Igreja, prestação de serviço a alguém necessitado ou participar de um clube ou uma organização da escola.

  • O que você precisou fazer para participar de uma atividade ou fazer parte de uma causa? (Os alunos podem sugerir coisas como: inscrever, preencher formulários, falar com alguém responsável ou outras ações que demonstraram a vontade deles de participar.)

Peça aos alunos que leiam o cabeçalho de Doutrina e Convênios 11 e 12 e identifiquem o nome de duas pessoas que desejavam participar da obra do Senhor. Depois peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 11:27 e 12:7 em silêncio e identifiquem quem mais o Senhor convidou para ajudar em Sua obra.

  • Quem mais o Senhor convidou para ajudar em Sua obra? (Todos aqueles que desejam ajudá-Lo.)

Para ajudar os alunos a entender o contexto de Doutrina e Convênios 11, explique-lhes que a revelação desta seção foi dirigida a Hyrum Smith, que veio de Palmyra, Nova York, para Harmony, Pensilvânia, para ver seu irmão Joseph. Hyrum também estava a par dos acontecimentos recentes, como o progresso da tradução do Livro de Mórmon. Ele queria saber como poderia ajudar Joseph na obra do Senhor. Joseph perguntou ao Senhor e recebeu essa revelação. (Para ajudar os alunos a reconhecer a importância que o desejo tem na obra do Senhor, você pode sugerir que eles marquem as palavras deseja, desejos, e desejares em Doutrina e Convênios 11:3, 8, 10, 14, 17, 21, 27.)

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 11:5–9 em silêncio. Peça à metade da classe que identifique as bênçãos que o Senhor prometeu a Hyrum. Peça a outra metade que identifique o que Hyrum teria que fazer para receber essas bênçãos. [À medida que os alunos responderem, pode ser necessário esclarecer que “os mistérios de Deus” (D&C 11:7) são verdades espirituais conhecidas somente por meio da revelação.]

  • Que verdades podemos aprender com Doutrina e Convênios 11:8 sobre o desejo de fazer a obra do Senhor? [À medida que os alunos responderem, saliente as seguintes verdades: (1) Podemos receber bênçãos de Deus de acordo com nossos desejos justos. (2) Se desejarmos fazer a obra de Deus, seremos o instrumento para que se faça muito de bom.]

Escreva a seguinte pergunta no quadro: O que posso fazer para ser “o instrumento para que se faça muito de bom” em minha geração?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 11:10–14. Peça à classe que acompanhe e procure o conselho que o Senhor deu a Hyrum que o ajudaria a fazer muito de bom. Quando os alunos tiverem terminado a leitura, peça a alguns deles que escrevam o que encontraram em relação à pergunta no quadro. (Você pode sugerir que os alunos copiem essa lista no caderno ou nos diários de estudo das escrituras.) (Eles acrescentarão itens à lista à medida que a aula continuar.)

  • O que você acha que significa por tua confiança no Espírito?

  • De acordo com Doutrina e Convênios 11:12–13, como você pode reconhecer a influência do Espírito? [Os alunos podem usar palavras diferentes, mas eles devem identificar as seguintes verdades: (1) O Espírito do Senhor nos leva a fazer o bem, ser humilde e julgar com retidão. (2) O Espírito também ilumina nossa mente e enche nossa alma de alegria.]

Quando você debater sobre essas verdades, peça aos alunos que examinem a passagem de domínio das escrituras de Doutrina e Convênios 8:2–3. (Você pode sugerir que os alunos escrevam essa referência de domínio das escrituras na margem próxima a Doutrina e Convênios 11:12–14.)

  • De acordo com Doutrina e Convênios 11:12–13, quais são algumas maneiras como o Espírito pode influenciar nossa mente e nosso coração?

  • Quando você sentiu a influência do Espírito de uma dessas maneiras? De que maneiras essa experiência o levou a “fazer o bem”?

Doutrina e Convênios 11:15–30

O Senhor ordena a Hyrum Smith que se prepare para seu chamado para pregar

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 11:15–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure o que o Senhor desejava que Hyrum Smith se preparasse para fazer. Ajude os alunos a entender que Hyrum Smith foi ordenado a não pregar até que fosse chamado para tal.

  • De acordo com esses versículos, por que Hyrum Smith devia esperar “um pouco mais” antes de ser chamado para pregar o evangelho? (Pode ser necessário explicar que a frase “até que tenhas minha palavra, minha rocha, minha igreja e meu evangelho” refere-se ao fato de que a Igreja ainda não havia sido organizada e o Livro de Mórmon ainda não havia sido publicado.)

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 11:17–20 em voz alta enquanto a classe acompanha e identifica o que o Senhor disse que Hyrum precisava fazer para ser um pregador eficaz do evangelho. Você pode acrescentar as respostas dos alunos à lista no quadro ou pode também pode pedir aos alunos que anotem as respostas deles.

  • O que acha que significa apegar-se ao Senhor de todo o coração? (Você pode explicar que nesse contexto a palavra apegar-se significa unir-se a algo com firmeza inabalável.)

  • Que frase é repetida em Doutrina e Convênios 11:18 e 20? (Você também pode salientar que a frase “guarda meus mandamentos” também aparece nos versículos 6 e 9.)

Escreva o seguinte princípio no quadro: Guardar os mandamentos nos prepara espiritualmente para fazer a obra do Senhor.

  • Como o fato de guardar os mandamentos hoje o prepara para o serviço missionário, casamento, e serviço na Igreja nos próximos anos?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 11:21–22 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure algo mais que Hyrum precisava fazer para se tornar um pregador eficaz do evangelho.

  • O que o Senhor disse a Hyrum que ele precisaria fazer para conseguir declarar Sua palavra às pessoas? (Você pode acrescentar estudar as escrituras à lista no quadro.)

  • Qual é a diferença entre estudar as escrituras para conhecer a palavra de Deus e uma simples leitura das escrituras?

  • O que o Senhor prometeu a Hyrum e a outras pessoas que seguem o padrão ensinado em Doutrina e Convênios 11:21–22? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Aqueles que estudam a palavra do Senhor receberão Seu Espírito e o poder de convencer outras pessoas da veracidade do evangelho.)

Doutrina e Convênios 12

O Senhor aconselha Joseph Knight sobre como estabelecer a causa de Sião

Diga aos alunos o nome de algumas pessoas famosas. Pergunte se eles já ouviram falar das pessoas que você mencionou e peça-lhes que expliquem rapidamente por que elas são conhecidas. Depois pergunte se já ouviram falar a respeito de um homem chamado Joseph Knight Sênior.

  • Pense em pessoas de sua ala ou de seu ramo que servem fiel e reverentemente. Como eles estão ajudando a edificar o reino de Deus?

Para ajudar os alunos a aprender sobre Joseph Knight Sênior e sobre a contribuição dele para com a Restauração do evangelho, peça a um aluno que leia em voz alta o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 12. Explique-lhes que Joseph Knight Sênior não é muito conhecido hoje em dia, mas ele sustentou o profeta Joseph Smith com a alimentação e outros suprimentos durante a parte crucial do trabalho da tradução do Livro de Mórmon. Doutrina e Convênios 12 registra a revelação que o Senhor deu a Joseph Smith para Joseph Knight Sênior em maio de 1829. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 12:6–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique as características que demonstram a retidão daqueles que desejam ajudar na obra do Senhor.

  • De acordo com Doutrina e Convênios 12:8, que características o Senhor exige daqueles que desejam ajudar em Sua obra?

  • Como você está desenvolvendo essas características em sua vida?

Diga aos alunos que Joseph Knight Sênior tentou consistentemente desenvolver e praticar essas características que demonstram retidão. Ele ajudou temporal e espiritualmente Joseph Smith durante o ministério do profeta. Muitos anos depois, Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 12; ele escreveu o seguinte a respeito da fidelidade de Joseph Knight:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“Joseph Knight Sênior, (…) foi fiel, leal, imparcial [justo], exemplar, virtuoso, gentil e nunca se desviou para a esquerda ou para a direita. (…) Ele é um homem reto” (History of the Church [História da Igreja], vol. 5, p. 124).

Para incentivar os alunos a refletir e aplicar o que aprenderam hoje, peça a alguns deles que compartilhem como terminariam a seguinte frase: “Para ajudar o Senhor em Sua obra, irei…”

Você pode concluir expressando como terminaria essa frase.

Comentários e informações históricas

Ver Doutrina e Convênios 11:2. A palavra de Deus é “mais penetrante que uma espada de dois gumes”

O élder Orson Pratt, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu o poder da palavra de Deus:

Imagem
Élder Orson Pratt

“Uma mensagem que contém uma verdade simples que, quando enviada por Deus — quando publicada pela autoridade divina, por meio de homens divinamente inspirados, penetra a mente como um espada de dois gumes e destrói preconceitos profundamente arraigados, o vigoroso poder de erros e tradições considerados sagrados devido a sua longa existência, e populares devido à sabedoria humana. Ela separa com precisa exatidão a verdade da falsidade — entre a doutrina de Cristo e as doutrinas de homens; ela enfraquece com muita facilidade todo argumento que o aprendizado humano possa usar para combatê-la. As opiniões, os credos criados por homens carentes de inspiração e as doutrinas originadas de instituições religiosas, todos desaparecem como o orvalho da manhã — todos se tornam sem significado quando comparados a uma mensagem recebida diretamente dos céus” (“Divine Authority—or was Joseph Smith Sent of God?” [Autoridade divina — Ou Joseph Smith foi enviado por Deus?], Orson Pratt’s Works on the Doctrines of the Gospel [Trabalhos de Orson Pratt sobre as Doutrinas do Evangelho], 1945, vol. 1, p. 1).

Doutrina e Convênios 11:9. O que significa “não pregues a esta geração coisa alguma a não ser arrependimento”?

O presidente Joseph Fielding Smith disse:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Quando o Senhor chama seus servos para pregar coisa alguma que não seja arrependimento, ele não quer dizer que eles não possam pregar o batismo e chamar as pessoas para obedecer aos mandamentos do Senhor, mas Ele deseja que tudo o que digam e façam seja com o intuito de levar as pessoas ao arrependimento. Qualquer missionário que falhe nessa missão designada a ele, não está desempenhando seu papel” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 57).

O livreto Sempre Fiéis ensina o seguinte sobre o arrependimento:

“O arrependimento é um dos primeiros princípios do evangelho (ver Regras de Fé 1:4). Ele é essencial para a nossa felicidade nesta vida e por toda a eternidade. O verdadeiro arrependimento é muito mais do que apenas reconhecer os erros. É uma mudança na mente e no coração que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre o mundo. O arrependimento inclui o processo de nos afastarmos do pecado e nos voltarmos a Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 18–19).

Doutrina e Convênios 11:25. “Não negues o espírito de revelação”

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O presidente Joseph Fielding Smith explicou que esse conselho dado a Hyrum Smith serviria de “bom conselho para nós, hoje. Existem membros da Igreja que aparentemente reclamam que o Senhor não está dando revelações para serem colocadas em Doutrina e Convênios, como fez no princípio, e perguntam por que elas cessaram na Igreja. Geralmente acontece que essas pessoas críticas não estão obedecendo fielmente aos mandamentos que o Senhor já deu e seus olhos estão cegos para o fato de que a Igreja está recebendo constantemente revelações e orientação do Senhor. Ninguém, que possua espírito de discernimento, pode deixar de ver que a mão do Senhor nunca deixou de guiar este povo, e essa orientação é visível agora como em outros tempos, para aqueles que são humildes e têm o espírito contrito (ver Jacó 4:8)” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 57; ver também Doutrina e Convênios — Manual do Aluno, 2ª ed., Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 26).