Seminário
Unidade 32: Dia 4, Malaquias 3–4


Unidade 32: Dia 4

Malaquias 3–4

Introdução

O Senhor falou por intermédio do Profeta Malaquias sobre Sua Segunda Vinda, e Ele pediu ao povo que se voltasse a Ele, pagando seus dízimos e suas ofertas. O Senhor indicou ainda o destino que aguardava o ímpio em Sua Segunda Vinda e prometeu enviar Elias, o profeta, antes do grande e terrível Dia do Senhor.

Malaquias 3:1–6

Malaquias profetiza a respeito da Segunda Vinda de Jesus Cristo

Alguma vez você já esteve em uma situação em que precisava estar preparado para algo importante, mas não estava? Escreva algumas palavras ou frases que descrevem o que você sentiu:

Imagem
Jesus Cristo

Preparar-se para a Segunda Vinda

Malaquias 3 ensina sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo e algumas maneiras pelas quais podemos nos preparar para ela. Leia Malaquias 3:1–2 e identifique frases que descrevam a Segunda Vinda. (No versículo 1 a frase “mensageiro da aliança” refere-Se a Jesus Cristo.)

As escrituras são claras sobre João Batista ser o mensageiro que deveria preparar o caminho para a primeira vinda do Messias. O nascimento e a missão de João Batista foram anunciados a seu pai pelo anjo Gabriel (ver Lucas 1:5–25) e profetizados por Isaías (ver Isaías 40:3) e Malaquias (ver Malaquias 3:1). A missão dele era preparar os judeus para receber o Salvador, Jesus Cristo, em cumprimento a essa profecia (ver Mateus 3:1–3; Marcos 1:2–3; Lucas 1:5–25; João 1:25–32). Ao agir como um precursor, João Batista também é chamado de Elias (ver Lucas 1:17). Elias é o título para um precursor — alguém que vai à frente ou prepara o caminho para alguém ou algo maior.

De acordo com Malaquias 3:2, por que precisamos estar prontos para a Segunda Vinda?

Observe a frase “o fogo do ourives” no versículo 2. O ourives usa fogo para aquecer um metal, como a prata ou o ouro, até que atinja o estado líquido. O processo de aquecimento permite que a escória, ou as impurezas, suba para a superfície do metal líquido, e o refinador pode removê-las, limpando o metal das suas impurezas. Para entender esse simbolismo, leia a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“As chamas ferozes, o intenso calor, o fogo ardente da Segunda Vinda que destroem os ímpios também purificarão os justos. (…)

O mal, o pecado e a escória serão queimados em suas almas porque eles se qualificam para suportar esse dia” (The Millennial Messiah: The Second Coming of the Son of Man [O Messias Milenar: A Segunda Vinda do Filho do Homem], 1982, pp. 543–544).

Note também a expressão “sabão dos lavandeiros” em Malaquias 3:2. O lavandeiro é alguém que limpa ou branqueia tecidos usando sabão.

Quais são algumas maneiras pelas quais Jesus Cristo é como o fogo do ourives e o sabão do lavandeiro?

O Élder McConkie também ensinou o seguinte sobre a profecia de Malaquias: “É com referência à Segunda Vinda que a antiga palavra promete: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim’ (Malaquias 3:1). João Batista fez exatamente isso no meridiano dos tempos [nos dias de Jesus], mas foi Joseph Smith quem ficou incumbido de realizar esse trabalho glorioso em nossos dias. Ele é o mensageiro dos últimos dias que foi enviado para restaurar o evangelho, que por si só prepara o povo para a volta do Senhor” (A New Witness for the Articles of Faith [Uma Nova Testemunha para as Regras de Fé], 1985, p. 629; ver também D&C 45:9).

Com base em Malaquias 3:1 e com o que o Élder McConkie ensinou, aprendemos que o Pai Celestial enviou Joseph Smith para preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

  1. Reflita sobre a seguinte pergunta e em seguida, registre sua resposta em seu diário de estudo das escrituras: O que o Profeta Joseph Smith fez para nos preparar para a volta de Jesus Cristo?

O Profeta Joseph Smith restaurou e ensinou a plenitude do evangelho de Jesus Cristo. Ao vivermos o evangelho de Jesus Cristo, podemos ser refinados, purificados e preparados para a Segunda Vinda. Reflita sobre como você está vivendo o evangelho de Jesus Cristo e se preparando para a Segunda Vinda. O que você pode fazer para preparar-se melhor para o retorno do Senhor em glória?

Em Malaquias 3:3–6, Malaquias descreveu como o Salvador vai, como o fogo do ourives, purificar os filhos de Levi, assim como destruir os iníquos na Segunda Vinda. Os “filhos de Levi” eram os portadores do sacerdócio na Israel antiga. Hoje, a frase pode se referir aos atuais portadores do sacerdócio (ver D&C 84:33–34).

Malaquias 3:7–12

Os israelitas são admoestados a voltar-se para o Senhor, pagando seus dízimos e suas ofertas

Imagine que você tem um amigo próximo ou membro da família que deixou de guardar os mandamentos e de frequentar a Igreja há algum tempo. No entanto, essa pessoa recentemente expressou o desejo de retornar à Igreja, mas não se sente digno de fazê-lo.

O que você diria para tentar ajudar essa pessoa?

Leia Malaquias 3:7 e identifique a promessa do Senhor aos israelitas que quebraram seus convênios e se afastaram Dele.

Que princípio o Senhor ensinou para aqueles que não estavam guardando seus convênios?

No versículo 7 aprendemos que se nos tornarmos para o Senhor, Ele se tornará para nós.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você acha que significa “tornar-se” para o Senhor?

    2. O que esse princípio de tornar-se para o Senhor ensina a você sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Também em Malaquias 3:7, qual pergunta o Senhor disse que as pessoas fizeram?

Em Malaquias 3:8–12 aprendemos uma maneira pela qual o Senhor disse que as pessoas podem tornar-se para Ele.

Leia Malaquias 3:8–9 e identifique as perguntas feitas e as respostas do Senhor. (Malaquias 3:8–10 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente.)

De que maneira os israelitas roubavam o Senhor?

Imagem
vista de uma cidade antiga

Os dízimos eram pagos ao sumo sacerdote Melquisedeque.

Você pode marcar a frase “nos dízimos e nas ofertas” no versículo 8. O modo como os dízimos e as ofertas eram pagos mudou ao longo dos anos. Por exemplo, Abraão deu um décimo de tudo o que possuía ao sumo sacerdote Melquisedeque como dízimo, e as ofertas eram animais ou colheitas que eram oferecidas em sacrifício a Jeová. Atualmente damos um décimo de toda a nossa renda como dízimo e contribuímos com o custo de duas refeições ou mais como ofertas de jejum (ver D&C 119:4; Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 101–102, 59).

Em Malaquias 3:10–12, o Senhor convida os israelitas a tornarem-se para Ele pagando o dízimo. Leia esses versículos e identifique o que o Senhor disse que faria e o que eles seriam se pagassem dízimos e ofertas. (Pode ser útil saber que antigamente o “devorador” era geralmente algo como gafanhotos que destruíam as colheitas de uma pessoa. Como essa promessa pode ser cumprida atualmente?)

Com base no que você aprendeu em Malaquias 3:10–12, complete o seguinte princípio: Se nos tornarmos para Deus e pagarmos nossos dízimos e nossas ofertas, então o Senhor vai .

Leia a seguinte declaração do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, e identifique os tipos de bênçãos que ele disse que podem advir por pagarmos o dízimo:

Imagem
Élder David A. Bednar

“Com frequência, ao ensinar e testificar sobre a lei do dízimo, enfatizamos as bênçãos temporais imediatas, grandiosas e facilmente reconhecíveis que recebemos. E, sem dúvida, essas bênçãos acontecem. Mas algumas das diversas bênçãos que recebemos quando somos obedientes a esse mandamento são significativas, porém sutis. Essas bênçãos podem ser discernidas somente se estivermos espiritualmente atentos e formos observadores (ver I Coríntios 2:14). (…)

Às vezes, pedimos a Deus que nos dê sucesso, e Ele nos dá disposição física e mental. Podemos suplicar por prosperidade e receber maior visão e paciência, ou pedir crescimento e ser abençoados com o dom da graça. Ele pode nos conceder a convicção e a confiança ao nos esforçarmos para atingir metas dignas. E quando suplicamos alívio de dificuldades físicas, mentais e espirituais, Ele pode aumentar nossa determinação e força de vontade.

Prometo que à medida que vocês cumprirem e guardarem a lei do dízimo, realmente as janelas do céu serão abertas, e bênçãos espirituais e temporais serão derramadas a tal ponto que não haverá lugar suficiente para recebê-las (ver Malaquias 3:10”, “As Janelas do Céu”, A Liahona, novembro de 2013, pp. 17–18).

  1. Reflita sobre como você ou sua família podem ter sido abençoados de forma significativa, mas sutil, por pagar o dízimo. Registre seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras.

Reflita sobre como está sua situação quanto ao pagamento de dízimos e ofertas. Faça uma meta de pagar fielmente ou continuar pagando o dízimo para que as janelas do céu sejam abertas em seu favor.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Malaquias 3:8–10

  1. Para ajudá-lo a dominar essa passagem, leia Malaquias 3:8–10 várias vezes, e reflita sobre como você explicaria a lei do dízimo para alguém que nunca tenha ouvido falar dela antes. Considere analogias e experiências pessoais que você poderia usar para ajudar alguém a entender melhor esse mandamento e como o ato de cumpri-lo demonstra nosso amor a Deus. Escreva um parágrafo em seu diário de estudo das escrituras sobre como você vai fazer isso.

Malaquias 3:13–18

O Senhor explica por que servi-Lo não é algo vão.

Em Malaquias 3:13–18, o Senhor fala a dois grupos de pessoas. O primeiro eram as pessoas de Israel que questionavam a necessidade de guardar as ordenanças do evangelho. Elas reclamavam que os orgulhosos e os iníquos pareciam prosperar apesar de sua iniquidade.

Leia Malaquias 3:16–17 e identifique como o segundo grupo de pessoas se sentia em relação a Deus. (Nesse contexto a palavra temor significa reverência ou respeito.)

De acordo com o versículo 17, quais bênçãos Deus dará àqueles que demonstrarem reverência e respeito a Ele? (Ver também Malaquias 3:17, a nota de rodapé b, na Bíblia SUD em inglês, esclarece que “joias” refere-se a um tesouro da realeza.)

Malaquias 4

Malaquias profetiza sobre o destino dos ímpios e dos justos na Segunda Vinda

A palavra palha se refere aos talos que restam depois que o trigo é colhido de um campo. Os agricultores geralmente queimam a palha ao preparar o campo para arar e plantar novamente.

Imagem
campo de grãos

Depois que os grãos eram colhidos, a palha era queimada para preparar o campo para ser arado e ser plantado novamente.

Leia Malaquias 4:1 e identifique quem Malaquias comparou à palha.

O que acontecerá aos orgulhosos e iníquos na Segunda Vinda?

Leia Malaquias 4:2–3 e identifique o que os justos vivenciarão na Segunda Vinda do Senhor. [O “sol da justiça” (versículo 2) é Jesus Cristo.]

O que o Senhor prometeu aos que temem (respeitam e reverenciam) Seu nome?

Os últimos versículos do Velho Testamento contêm a profecia de Malaquias sobre a volta do Profeta Elias, antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Leia Malaquias 4:5–6 e identifique o que Malaquias disse que Elias, o profeta, faria quando voltasse. (Malaquias 4:5–6 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente.)

Esses versículos em Malaquias estão convidando você a participar do trabalho do templo e de história da família. O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou o seguinte sobre Malaquias 4:6:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Quem são os pais mencionados por Malaquias, e quem são os filhos? Os pais são nossos antepassados que morreram sem o privilégio de receber o evangelho, mas obtiveram a promessa de que chegaria o tempo em que tal privilégio lhes seria concedido. Os filhos são os atualmente vivos que estão preparando os dados genealógicos e executando as ordenanças vicárias nos templos.

A conversão do coração dos filhos a seus pais está colocando ou plantando no coração daqueles um sentimento ou desejo que os inspirará a procurar os registros dos mortos. Além disso, implantar o desejo e a inspiração em seu coração é necessário. Eles precisam disso, para que possam entrar na casa do Senhor e realizar o trabalho necessário por seus pais que morreram sem conhecimento do evangelho, ou sem o privilégio de receber a plenitude dele” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, pp. 126–127).

Imagem
Elijah in the Kirtland Temple

Elias, o profeta, restaurou as chaves seladoras do Sacerdócio de Melquisedeque.

O Profeta Joseph Smith indicou que “a palavra converter [em Malaquias 4:6] aqui deveria ser traduzida como ligar, ou selar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 498). Em 3 de abril de 1836, o Profeta Elias apareceu ao Profeta Joseph Smith e a Oliver Cowdery no Templo de Kirtland e restaurou as chaves seladoras do sacerdócio de Melquisedeque (ver D&C 110:13–16). Essas chaves do sacerdócio unem as famílias por toda a eternidade, contribuindo assim com o cumprimento da profecia de Malaquias.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Malaquias 4:5–6

  1. Para ajudá-lo a memorizar essa passagem de domínio das escrituras, leia Malaquias 4:5–6 várias vezes. Quando você sentir que sabe bem esses dois versículos, tente escrevê-los, palavra por palavra, sem olhar nas escrituras. Se você esquecer alguma palavra, leia a passagem mais algumas vezes e tente escrever os versículos perfeitamente decorados.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Malaquias 3–4 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: