Seminário
Unidade 11: Dia 3, Êxodo 32


Unidade 11: Dia 3

Êxodo 32

Introdução

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai falando com o Senhor, os filhos de Israel fizeram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo. O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra que recebera do Senhor, bem como o bezerro de ouro. Três mil israelitas rebeldes também foram mortos. Moisés atuou como mediador entre o Senhor e o povo.

Êxodo 32:1–8

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai, os filhos de Israel fizeram e adoraram um bezerro de ouro

Depois de o Senhor ter chamado Moisés para libertá-los do cativeiro, os israelitas tiveram diversas experiências nas quais o Senhor demonstrou-lhes Seu poder e amor; entre elas, as pragas lançadas sobre os egípcios, a divisão do Mar Vermelho e o pilar de fogo que os protegia.

Em sua opinião, como essas experiências deveriam ter afetado o desejo dos israelitas de servir e adorar a Deus?

Moisés passou 40 dias e 40 noites no Monte Sinai, e o povo começou a preocupar-se com o que lhe teria acontecido. Leia Êxodo 32:1–6 e descubra o que os israelitas fizeram na ausência de Moisés. Pode ser útil saber que a expressão “levantou-se a folgar” empregada no versículo 6 indica que eles começaram a criar desordem e tumultos e a agir de forma imoral.

Imagem
Os israelitas com o bezerro de ouro

Nesse período, o que Israel preferiu adorar em vez do Senhor?

Leia Êxodo 32:7–8 e medite sobre os motivos que, em sua opinião, teriam levado os israelitas a desviarem-se tão “depressa” do caminho do Senhor e a começarem a adorar um bezerro de ouro diante da demora de Moisés em voltar da montanha.

Pense no seguinte comentário:

“Cada vez mais impacientes diante da demora de Moisés, e cada vez mais sem esperanças de que ele voltaria, os israelitas quiseram ter imagens de deuses que fossem ‘adiante’ deles (Êxodo 32:1). A ideia de fazer um bezerro pode ter surgido de suas lembranças de deuses egípcios como a vaca de Hator e o touro de Ápis. Ironicamente, depois de fazer o ‘bezerro de fundição’ (Êxodo 32:3–4), Aarão tentou preservar a ideia de que aquela seria uma ‘festa ao Senhor’ (Êxodo 32:5) e que a celebrariam fazendo ofertas, comendo, bebendo e ‘folgando’ diante do bezerro. (…)

Eles se corromperam (em hebreu, literalmente, ‘aviltaram-se’) na adoração de ídolos, enquanto a adoração do verdadeiro Deus os enobreceria. Certos atos mundanos têm o mesmo efeito até hoje e contrastam com os efeitos das verdadeiras ordenanças celestiais.

Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem ‘inclinados ao mal’ (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam ‘todas as palavras, que o Senhor tem falado’ (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T. Rasmussen, A Latter-day Saint Commentary on the Old Testament, 1993, p. 119).

Apesar de terem recentemente feito o convênio de guardar os mandamentos do Senhor, os israelitas logo violaram esse convênio pela desobediência e pela adoração de outras coisas que não o Senhor, normalmente de deuses egípcios. Para Moisés, foi muito mais difícil tirar o Egito de Israel do que tirar Israel do Egito.

De acordo com o versículo 7, o que aconteceu devido aos israelitas terem tão rapidamente se desviado do Senhor? (O uso da frase “se tem corrompido” indica decadência moral e ruína.) Um importante princípio que aprendemos nesses versículos é que quando nos desviamos do Senhor e de Seus mandamentos, nós nos corrompemos. Considere a possibilidade de anotar essa verdade na margem de suas escrituras ao lado de Êxodo 32:7–8

Para nós, desviar-nos do Senhor pode incluir a atitude de adorar qualquer coisa que não seja Ele. Pense em formas pelas quais você já viu outras pessoas desviarem-se do Senhor. Faça uma pausa para pensar nas influências que atuam sobre sua própria vida e tendem a afastá-lo de Deus ou a desviar sua atenção e devoção para outra coisa que não seja Ele.

O Presidente Spencer W. Kimball alertou-nos quanto às coisas que, às vezes, podem fazer com que as pessoas desviem sua atenção e devoção a Deus:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Os ídolos ou os falsos deuses modernos podem adotar as formas mais variadas, tais como roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, barcos e inúmeros outros desvios materiais que conduzem para longe da trilha que leva à divindade. Que diferença faz que o objeto de adoração não tenha a forma de um ídolo? (…)

As coisas intangíveis podem prontamente tornar-se ídolos. Diplomas e títulos podem tornar-se ídolos. (…)

Muitos adoram as caçadas, as pescarias, as férias, os piqueniques de fim de semana, etc. Outros têm como seus ídolos os esportes como o beisebol, o futebol, as touradas ou o golfe. Esses prazeres quase sempre interferem com a adoração ao Senhor e com a prestação de serviço para a edificação do reino de Deus. Aos que participam desses esportes, talvez essa ênfase não pareça tão séria, entretanto, indica onde depositam a sua fidelidade e obediência.

Ainda outra imagem que os homens adoram é a do poder e prestígio. Muitos pisarão nos valores espirituais e mesmo éticos em sua [escalada] rumo ao sucesso” (O Milagre do Perdão, 1999, pp. 48–49).

  1. Faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Além das coisas mencionadas pelo Presidente Kimball, quais seriam outras coisas às quais muitas pessoas de hoje dedicam sua atenção e devoção, em vez de dedicá-las ao Salvador? Liste alguns exemplos.

    2. Escolha duas coisas dentre as mencionadas pelo Presidente Kimball ou das que você incluiu na lista e explique como essas atividades poderiam interferir com a sua adoração no Dia do Senhor.

  2. Faça uma pausa para ponderar a que você dedica sua atenção e devoção. No diário de estudo das escrituras, escreva o que você pode fazer para não permitir que sua atenção seja tomada pelas coisas que o Presidente Kimball chamou de “ desvios (…) que conduzem para longe da trilha que leva à divindade”. Escreva também o que você pode fazer para centrar ainda mais sua vida no Salvador.

Êxodo 32:9–14

O Senhor fala a Moisés sobre os israelitas rebeldes

No espaço correspondente ao número 9 do diagrama “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”, na lição referente a Êxodo 17–19 (Unidade 10: Dia 3), escreva: Israel quebra o convênio.

Êxodo 32:9–14 contém o relato da conversa entre o Senhor e Moisés a respeito dos israelitas rebeldes. Esses versículos podem deixar o leitor confuso, por causa do que dizem a respeito do Senhor. Leia Êxodo 32:14 e procure palavras ou trechos que possam deixar o leitor confuso quanto ao caráter de Deus.

Em sua tradução inspirada da Bíblia inglesa, o Profeta Joseph Smith alterou o texto desse versículo da seguinte forma: “Então o Senhor disse a Moisés: Se eles se arrependerem do mal que fizeram, eu os pouparei e deles desviarei minha ardente ira; mas eis que tu trarás o juízo sobre todos os que não se arrependerem do mal que hoje praticaram. Portanto, atenta para fazeres o que te ordenei ou eu trarei sobre meu povo tudo aquilo o que antes propusera” [Tradução de Joseph Smith, Êxodo 32:14 (no apêndice da Bíblia SUD em inglês)].

O Senhor não Se arrepende, pois não têm do que Se arrepender. A alteração feita em Êxodo 32:14, na Tradução de Joseph Smith, está em harmonia com essa doutrina. Além disso, essa alteração feita pelo profeta corresponde ao texto original hebraico que transmite a ideia de tristeza ou autoconsolação, o que indica que o Senhor estava frustrado com o povo, mas não precisava arrepender-Se de nenhum erro.

Marque, no versículo acima, as respostas para as seguintes perguntas:

  • De acordo com os esclarecimentos revelados ao profeta Joseph Smith, o que os filhos de Israel precisavam fazer?

  • O que Moisés precisava fazer?

  • Qual seria a consequência para os israelitas caso decidissem arrepender-se?

  • Qual seria a consequência se optassem por não se arrepender?

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

O exemplo de Aarão é excelente para ilustrar como Deus está disposto a perdoar a quem se arrepende. A participação de Aarão no caso do bezerro de ouro foi algo muito grave, contudo, explica o Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, “a misericórdia divina é extremamente personalizada. O comportamento de Aarão no episódio do bezerro de ouro ficou longe de ser exemplar e, ainda assim, posteriormente um sacerdócio recebeu seu nome. (…) São inúmeras as formas pelas quais Deus manifesta Sua longanimidade, misericórdia e generosidade, muitas vezes proporcionando-nos as experiências dignas de nota de que precisamos, as oportunidades de aprender por nós mesmos verdades espirituais fundamentais” (Whom the Lord Loveth: The Journey of Discipleship, 2003, p. 79).

Êxodo 32:15–29

Moisés destrói as tábuas de pedra e o bezerro de ouro, e os levitas matam três mil israelitas rebeldes

Leia Êxodo 32:15–20 e descubra o que Moisés fez quanto ao fato de os israelitas terem-se desviado tão rapidamente do Senhor e adorado o bezerro de ouro.

O que aconteceu com as tábuas de pedra que Moisés trouxera do Monte Sinai?

O que Moisés fez com o bezerro de ouro?

Leia Êxodo 32:21–26 e identifique o que Moisés disse ao povo depois de falar com Aarão. (Observe que em Êxodo 32:25 as palavras despido, despir significam “agir de forma irrefreada e desordeira”.)

O que aqueles que quisessem ficar do lado do Senhor precisavam fazer?

Considere a possibilidade de anotar este princípio na margem das escrituras, junto ao versículo 26: Quando ficamos do lado do profeta do Senhor, demonstramos que estamos do lado do Senhor.

Por que o ato de terem-se ajuntado ao profeta Moisés indicou que os levitas estavam do lado do Senhor? Por que é importante demonstrar que estamos do lado do Senhor?

  1. Imagine que você é um dos levitas que decidiu ficar do lado de Moisés, mas um amigo seu decidiu não seguir o profeta. Com base no que sabe a respeito de seguir os profetas e Jesus Cristo, em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma carta a seu amigo e explique-lhe por que é tão importante demonstrar ao Senhor e aos outros que estamos do lado do Senhor. Mencione as bênçãos que podemos receber se dermos ouvidos às palavras dos profetas.

Faça uma pausa para meditar e veja se existe algo que você possa fazer para colocar-se mais plenamente do lado do profeta do Senhor. Se existir, faça a meta de fazê-lo.

Leia Êxodo 32:27–29 e descubra o que aconteceu com as pessoas que continuaram a rebelar-se contra o Senhor e não apoiaram Moisés.

Êxodo 32:30–35

Moisés age como mediador entre o Senhor e os israelitas rebeldes

O Senhor disse que Moisés seria “à semelhança” do Salvador (ver Moisés 1:6), o que significa que Moisés faria coisas semelhantes às que o Salvador faria. Podemos aprender mais a respeito do Salvador por meio dos atos de Moisés. Ao ler o restante de Êxodo 32, pense em como Moisés é comparável ao Salvador.

Imagem
Moisés com tábua de pedra

Leia Êxodo 32:30–32 e descubra o que Moisés ofereceu-se para fazer pelos pecados do povo. (Moisés agiu como mediador, que é alguém que ajuda dois adversários, sejam grupos ou indivíduos, a entrarem em acordo.)

Em sua opinião, por que Moisés se ofereceria para sofrer pelo pecado cometido pelos israelitas, já que ele mesmo era inocente? Qual a semelhança entre essa atitude de Moisés e o que Jesus Cristo Se ofereceu para fazer por todos os filhos do Pai Celestial? Considere a possibilidade de anotar esta verdade ao lado do versículo 30: Jesus Cristo é nosso Mediador junto ao Pai.

No espaço correspondente ao número 10 do diagrama “As Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”, escreva: Moisés roga pelo povo.

Leia Êxodo 32:33 e descubra qual foi a resposta do Senhor à oferta feita por Moisés a favor do povo.

O que o Senhor disse-lhe que faria contra os que pecassem contra Deus?

Quando nos arrependemos, a Expiação do Salvador apaga nossos pecados e nos cura de seus efeitos. Quando optamos por não nos arrepender, permanecemos indignos de habitar com Deus. Considere a possibilidade de anotar esta doutrina em suas escrituras, ao lado do versículo 33: Jesus Cristo tomou sobre Si os nossos pecados.

  1. Se tiver um hinário, abra-o no hino “Assombro Me Causa” (Hinos, nº 112) e, em silêncio, leia a letra. Se não tiver como ler a letra do hino, medite sobre quão imenso é o amor do Salvador para Ele Se dispor a sofrer pelos pecados que você cometeu. Depois de ler o hino ou ponderar sobre o amor do Salvador, escreva em seu diário de estudo das escrituras o que sente diante do que Jesus Cristo fez por você.

Em Êxodo 32:34–35 aprendemos que, apesar de muitas pessoas terem decidido arrepender-se e voltar para o Senhor depois de terem adorado o bezerro de ouro, elas, ainda assim, tiveram que arcar com as muitas consequências de seus atos.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Êxodo 32 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com o professor: