Seminário
Unidade 21: Dia 3, Esdras 7–10


Unidade 21: Dia 3

Esdras 7–10

Introdução

Cerca de 60 anos após a reconstrução do templo em Jerusalém, Artaxerxes, o rei da Pérsia, nomeou Esdras para liderar outro grupo de judeus até Judá e deu-lhe dinheiro e materiais para ornamentar o templo. Esdras e seus companheiros de viagem jejuaram e oraram para que Deus os protegesse em sua viagem de quase 1.500 quilômetros até Jerusalém. Esdras se entristeceu profundamente ao saber que alguns judeus em Jerusalém tinham se casado fora do convênio. Ele aconselhou o povo a arrepender-se e eles fizeram o convênio de abandonar seus pecados.

Esdras 7

O rei da Pérsia dá dinheiro e materiais a Esdras para ornamentar o templo em Jerusalém

Leia a seguinte declaração de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido no século passado, e pense em como ela pode relacionar-se a você: “Todo homem (…) encontra-se alguma vez na vida diante da situação em que tem a oportunidade de fazer algo que só ele pode fazer e para o que está talhado. Que tragédia será se, nesse momento, ele não estiver preparado ou não for qualificado para fazer aquilo que seria seu grande momento na vida” (citado por Jeffrey R. Holland, “Santificai-vos”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 46).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como você acha que a citação de Churchill se aplica a você?

Ao estudar Esdras 7–10, você aprenderá sobre um homem chamado Esdras, que se preparou e se qualificou para contar com o auxílio de Deus ao enfrentar desafios e cumprir sua missão na vida. Ao estudar esses capítulos, procure princípios que ajudarão você a se preparar e a se qualificar para contar com a ajuda de Deus ao cumprir sua missão na vida.

Em Esdras 7:1–5 aprendemos que Esdras, que era descendente de Aarão e possuía o sacerdócio, vivia em Susã, a capital da Pérsia, no período em que Artaxerxes era o rei do país.

Leia Esdras 7:6 e identifique como Esdras foi descrito.

Imagem
Esdras lendo um pergaminho

Esdras foi chamado para ser escriba.

Escriba era alguém que tinha a responsabilidade de estudar, copiar e ensinar e lei conforme está registrada nas escrituras. Esdras, na condição de “escriba hábil na lei de Moisés” (Esdras 7:6), era alguém que aprendera diligentemente a lei de Moisés e tinha o dom de explicá-la.

De acordo com o versículo 6, por que o rei atendeu ao pedido de Esdras?

Em Esdras 7:7–8 aprendemos que Esdras e centenas de judeus foram autorizados a sair do cativeiro. Viajaram cerca de 1.500 quilômetros de Susã até Jerusalém, a pátria de seus antepassados. Foi uma jornada perigosíssima, pois eles precisaram atravessar desertos cheios de salteadores, e Esdras estava preocupado devido à grande quantidade de ouro, prata e outros tesouros que eles estavam levando a Jerusalém como presente de Artaxerxes para embelezar o templo.

Leia Esdras 7:9 e identifique o que ajudou Esdras a terminar em segurança a viagem de quatro meses de Susã até Jerusalém.

A frase “a boa mão do seu Deus sobre ele” no versículo 9 significa que Deus estava abençoando Esdras.

Leia Esdras 7:10 e, se desejar, marque o que Esdras fez para ter a mão de Deus sobre ele.

A frase “porque Esdras tinha preparado o seu coração” dá a entender que ele tinha se empenhando muito e dado o melhor de si para viver e ensinar os mandamentos do Senhor. Com a preparação de Esdras, aprendermos o seguinte princípio: Se dermos o melhor de nós para vivermos e ensinarmos os mandamentos, a mão do Senhor estará sobre nós para abençoar nossa vida.

  1. Faça as atividades a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva sobre uma ocasião em que você sentiu a mão do Senhor em sua vida.

    2. Explique como o fato de contar com a mão do Senhor sobre você pode ajudá-lo a preparar-se para realizar boas obras em oportunidades futuras.

Reflita sobre o que você pode fazer para viver e ensinar melhor os mandamentos do Senhor.

Em Esdras 7:12–26, aprendemos que o rei persa Artaxerxes escreveu uma carta dando a Esdras aprovação para levar muitos israelitas com ele para Jerusalém. Essa carta foi notável porque o rei não só permitiu o regresso de alguns de seus súditos à pátria deles, mas também os autorizou a levar consigo ouro e prata para ornamentar o templo e comprar animais para sacrificar lá. Além disso, o rei deu a Esdras a responsabilidade de nomear autoridades governamentais em Jerusalém.

Leia Esdras 7:27–28 e identifique como Esdras respondeu à carta generosa de Artaxerxes.

Esdras 8

Esdras e o povo jejuam e oram antes da partida para Jerusalém

Em Esdras 8:1–20 vemos que Esdras fez uma lista dos israelitas do sexo masculino que foram com ele da Babilônia para Jerusalém.

Leia Esdras 8:21–23 e identifique o que Esdras pediu que as pessoas fizessem antes do início da jornada.

De acordo com o versículo 22, por que Esdras não pediu ao rei uma escolta militar da Babilônia até Jerusalém?

Em Esdras 8:24–30 aprendemos que Esdras dividiu o tesouro entre várias pessoas e deu-lhes a incumbência de levá-lo em segurança para Jerusalém.

Leia Esdras 8:31–32 e identifique o que Deus fez por aqueles que viajaram com Esdras. Os trechos “mão dos inimigos” e “dos que nos armavam ciladas pelo caminho” no versículo 31 fazem alusão àqueles que tentariam impedir os israelitas de voltar para Jerusalém ou tentariam roubar os tesouros que levavam.

Que bênção o grupo de Esdras recebeu por jejuar e orar?

Complete o princípio a seguir sobre o que podemos aprender a respeito do jejum e da oração com esse relato: Se jejuarmos e orarmos, podemos .

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que você ou alguém que você conhece jejuou e orou e recebeu ajuda do Senhor para enfrentar um desafio.

Pense em um desafio que você está enfrentando na vida. Aplique os princípios que aprendeu nesta lição para receber do Senhor o auxílio de que precisa.

Esdras 9–10

Esdras lamenta-se pelos pecados do povo e ensina-os a confessar e a abandonar seus pecados

Imagine que, após inteirar-se da seriedade do pecado, uma pessoa sente o forte desejo de arrepender-se, mas não sabe ao certo como proceder.

Você já se perguntou o que precisa fazer para arrepender-se de seus pecados?

Ao estudar Esdras 9–10, identifique verdades que podem ajudá-lo a saber o que você necessita fazer para arrepender-se de seus pecados.

Leia Esdras 9:1–3 e identifique o que Esdras ficou sabendo sobre o povo ao chegar em Jerusalém.

O casamento é um convênio sagrado, e o Senhor deseja que todos os casais unidos pelo matrimônio se empenhem juntos para serem dignos das bênçãos do casamento eterno. A lei de Moisés proibia o casamento com idólatras e com quem adorasse falsos deuses (ver Deuteronômio 7:3–6). Contudo, muitos israelitas em Jerusalém tinham se casado com esses descrentes, o que os levou a seguir práticas religiosas falsas.

Em Esdras 9:4–15 aprendemos que Esdras orou e reconheceu os pecados do povo. Ele também discorreu sobre as consequências advindas aos israelitas no passado em virtude de seus pecados.

Leia Esdras 10:1–3 e identifique o que as pessoas precisavam fazer para arrepender-se de suas faltas contra Deus. (A expressão “mulheres estrangeiras” no versículo 2 refere-se às que adoravam ídolos.)

Em Esdras 10:4–9 aprendemos que Esdras convocou uma reunião em Jerusalém dentro de três dias com todos os israelitas que viviam em toda Judá.

Leia Esdras 10:10–12 e identifique o que Esdras disse às pessoas quando vieram a Jerusalém.

Deve ter sido muito difícil para os israelitas separarem-se dos familiares que adoravam ídolos. Esdras 10:13–14 indica que as pessoas que precisavam arrepender-se e afastar-se de familiares que adoravam ídolos receberam um prazo para isso, provavelmente para tomarem as devidas providências para cuidar desses familiares.

  1. Responda à pergunta a seguir em seu diário de estudo das escrituras: O que a reação das pessoas em Esdras 10:12 revela sobre elas?

Com base no que Esdras disse às pessoas, complete o princípio a seguir sobre o que precisamos fazer para arrepender-nos de nossos pecados: Para arrepender-nos, precisamos e abandonar nossos pecados. Se desejar, marque as palavras ou frases que ensinam essa verdade em Esdras 10:11.

O Senhor espera que façamos tudo o que for necessário para nos arrependermos de nossos pecados, mesmo que seja difícil ou doloroso. Precisamos também distanciar-nos de qualquer coisa que nos impeça de seguir ao Senhor.

Imagem
Élder Richard G. Scott

Ao ler a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, identifique o que ele ensinou sobre o arrependimento: “Testifico que, de todos os passos necessários ao arrependimento, é de vital importância que você tenha a convicção de que o perdão vem por Jesus Cristo e por meio Dele. É essencial saber que só poderá ser perdoado de acordo com os termos Dele. Você receberá ajuda ao exercer fé em Cristo. (Ver 2 Néfi 9:22–24; Alma 11:40.) Isso significa confiar Nele e em Seus ensinamentos” (“Paz de Consciência e Paz Mental”, A Liahona, novembro de 2004, p. 17).

Você pode exercer fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo e receber o perdão por meio da Expiação de Cristo se confessar e abandonar seus pecados.

Esdras 10:13–44 contém uma lista dos que tinham desposado “mulheres estrangeiras” (as que adoravam ídolos).

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Esdras 7–10 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: