Seminário
Unidade 20: Dia 1, I Reis 18–22


Unidade 20: Dia 1

IReis 18–22

Introdução

O Profeta Elias chamou os filhos de Israel ao arrependimento. Para mostrar ao povo que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro, ele desafiou os sacerdotes de Baal a uma competição. Elias prevaleceu na competição e abriu os céus para que chovesse. Quando Jezabel procurou tirar a vida de Elias, ele fugiu. O Senhor consolou Elias e mostrou-lhe onde estavam 7 mil homens em Israel que eram fiéis ao Senhor.

IReis 18

Deus demonstra Seu poder em uma competição entre Elias e os profetas de Baal

Que conselho você daria a alguém que quisesse caminhar por duas linhas que vão em direções opostas ao mesmo tempo? Imagine que uma dessas linhas representa os caminhos do Senhor, e a outra linha representa os deuses falsos e os caminhos do mundo. Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos ser tentados a seguir os caminhos do Senhor e os caminhos do mundo ao mesmo tempo?

Imagem
pessoa com setas apontando em direções opostas

Ao estudar I Reis 18, procure princípios que possam orientá-lo em suas escolhas para seguir ao Senhor e Seus profetas, em vez de seguir os caminhos do mundo.

Lembre-se de que, sob a liderança do rei Acabe e sua esposa, Jezabel, a maioria das pessoas no reino do norte (Israel) tinha escolhido a iniquidade e estava adorando falsos deuses. Consequentemente, Elias usou o poder que Deus lhe deu para trazer uma seca sobre a terra (ver I Reis 17:1; ver também Helamã 10:5–10; 11:4–18). Jezabel havia matado muitos dos profetas do Senhor, mas Elias tinha sobrevivido. Em I Reis 18:1–16 lemos que Elias enviou Obadias, o governador da casa do rei, para dizer a Acabe que Elias estava esperando para se encontrar com ele.

Leia I Reis 18:17–18 e identifique o que Acabe e Elias disseram um ao outro quando se conheceram.

O “perturbador” ao qual Acabe se referiu (versículo 17) incluía a seca sobre a terra. Não havia chovido por três anos. No versículo 18, o que Elias disse ser a verdadeira causa dos problemas de Israel?

Por causa de Acabe e da adoração de falsos deuses dos israelitas, Elias propôs uma competição que demonstraria que Jeová era o Deus verdadeiro.

Leia I Reis 18:19 e veja quem Elias disse que Acabe deveria enviar para essa competição.

Leia I Reis 18:20–22 e identifique o que Elias disse ao povo. A expressão coxeareis neste caso significa hesitar ou vacilar na escolha de quem seguir.

Com esses versículos aprendemos que, por causa do dom do arbítrio, o Senhor permite que escolhamos se vamos segui-Lo ou se vamos seguir os deuses falsos e os caminhos iníquos do mundo.

Ao ler a seguinte declaração, marque as palavras ou frases que podem ajudá-lo a tomar decisões corretas:

Você é responsável pelas escolhas que faz. Deus Se importa com você e vai ajudar você a fazer escolhas corretas, mesmo que sua família e seus amigos usem o arbítrio deles de um modo que não seja correto. Tenha a coragem moral de permanecer firme na obediência à vontade de Deus, mesmo que tenha que ficar sozinho(a). Ao fazer isso, dará um exemplo para os outros seguirem.

“Embora tenha a liberdade de escolher seu curso de ação, não tem a liberdade de escolher as consequências. Seja para o bem ou para o mal, as consequências são o resultado natural das escolhas que você faz” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 2).

Ao continuar estudando I Reis 18, observe as consequências da escolha de seguir ao Senhor, ou de seguir Baal.

Leia I Reis 18:23–24 e verifique as condições da disputa entre os falsos profetas e Elias. (Lembre-se de que um bezerro é um touro jovem).

Estude I Reis 18:25–29 e pesquise o que aconteceu quando os falsos profetas invocaram Baal.

Elias zombou dos falsos profetas de Baal quando eles estavam buscando atrair a atenção de Baal. Ele fez isso para chamar a atenção para o fato de que Baal não tinha poder para abençoar ou salvar os filhos de Israel e que as pessoas eram tolas por adorá-lo. Esses falsos profetas eram pessoas iníquas que deliberadamente levavam os israelitas a não adorar ao Senhor. Eles promoviam práticas malignas como a imoralidade sexual e o sacrifício de crianças inocentes (ver Levítico 18:20–24; Deuteronômio 12:29–31).

Quando nenhuma voz ou resposta veio aos profetas de Baal, Elias se dirigiu ao povo. Leia I Reis 18:30–35 e verifique como Elias preparou seu sacrifício para o Senhor.

Por que Elias derramou tanta água sobre o sacrifício e o altar?

Imagem
Elias e os sacerdotes de Baal

Elias desafia os sacerdotes de Baal.

“Os sacerdotes de Baal eram tão inescrupulosos, que acendiam dissimuladamente fogo debaixo dos altares para dar a impressão de que os sacrifícios se inflamavam espontaneamente. (…)

Elias indubitavelmente encharcou o altar e o sacrifício com água, visando tanto os sacerdotes como o povo. Queria convencê-los de que não haveria nenhum truque, e provar-lhes a manifestação do poder do Senhor. Foi um gesto destemido e dramático que demonstrava sua absoluta confiança no poder do verdadeiro Deus. (O Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 61).

Após a sua preparação, Elias orou ao Senhor. Estude I Reis 18:36–37 para ver como ele esperava que as pessoas fossem afetadas pela demonstração do poder do Senhor.

Leia I Reis 18:38–40 e identifique o que aconteceu depois que Elias orou.

De acordo com o versículo 39, como o povo reagiu ao que aconteceu?

A partir desse relato, aprendemos que o poder do Senhor é maior do que o poder dos homens, e que o Senhor pode nos ajudar a saber que Ele é o Deus verdadeiro.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Quando você sentiu seu testemunho fortalecido por ter decidido seguir ao Senhor e testemunhar Seu poder em sua vida?

Em I Reis 18:41–45, lemos que Elias profetizou que a chuva viria logo sobre a terra e que sua profecia se cumpriu.

IReis 19

Elias foge para o Monte Horebe, onde o Senhor o consola e lhe dá alento por meio da voz mansa e delicada

Imagem
Elias com o anjo

Um anjo ministra a Elias após ele fugir de Jezabel.

Em I Reis 19:1–8 lemos que Acabe disse à sua esposa, Jezabel, tudo o que Elias fez aos profetas de Baal. Jezabel estava aborrecida e humilhada porque os falsos profetas de Baal não conseguiram derrotar Elias. Ela era uma princesa fenícia e a Fenícia era a fonte principal e centro da religião de Baal (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Baal”, “Jezabel”). Jezabel fez um juramento de que faria com que Elias fosse morto em 24 horas. Enquanto isso, Elias fugiu da terra de Israel e viajou muitos dias até chegar ao Monte Horebe (outro nome para o Monte Sinai). Lembre-se de que o Monte Sinai é o lugar onde o Senhor apareceu a Moisés e entregou a ele os Dez Mandamentos para os filhos de Israel. Naquela época, “o Senhor [desceu] sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente” (Êxodo 19:18).

Leia I Reis 19:9–12 e identifique o que aconteceu quando Elias estava no monte. (No versículo 10, quando Elias disse que “[tinha] sido muito zeloso pelo Senhor Deus” é outra maneira de dizer que ele tinha a intenção de seguir ao Senhor.)

Uma verdade que podemos aprender com a experiência de Elias é que muitas vezes o Senhor nos fala através da voz mansa e delicada do Espírito.

Para ilustrar a verdade que você identificou, fique completamente calmo e quieto por 30 segundos, e ouça qualquer som que você não tinha notado antes. Que sons você ouviu que não tinha notado antes?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como essa atividade ilustra o que precisamos fazer para receber mensagens que o Senhor pode nos enviar por meio da voz mansa e delicada do Espírito?

    2. O que pode impedir-nos de ouvir a voz mansa e delicada do Espírito?

Leia a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“A voz do Espírito é descrita (…) como (…) ‘uma voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro’ que ‘[penetra] até o âmago da alma’ e ‘faz [o coração] arder’. (3 Néfi 11:3; Helamã 5:30; D&C 85:6–7). (…)

O Espírito não procura chamar a atenção gritando ou nos sacudindo com mão pesada. Em vez disso, Ele sussurra. Ele nos toca tão de leve que se estivermos distraídos talvez nem percebamos nada. (…)

Algumas vezes, toca-nos com firmeza suficiente para prestarmos atenção. Contudo, na maioria das vezes, se não dermos ouvidos ao Seu delicado afago, o Espírito Se afasta e espera até que O busquemos e atentemos” (“A Lâmpada do Senhor”, A Liahona, outubro de 1983, p. 27).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva um momento em que você sentiu a voz mansa e delicada do Espírito falar com você. Depois, responda às seguintes perguntas:

    1. De que maneira essa experiência foi uma bênção para você?

    2. O que você vai fazer na próxima semana para ouvir e seguir melhor a voz mansa e delicada do Espírito?

O Senhor consolou Elias no monte, ensinando-lhe que ele não estava sozinho. Leia I Reis 19:16–18 e procure quem, além de Elias, ainda era fiel ao Senhor.

Em I Reis 19:19–21 aprendemos que Elias fez o que o Senhor ordenou e chamou Eliseu para ser um profeta. Como mostrado no versículo 21, Eliseu demonstrou a sua obediência e a vontade de servir ao matar e cozinhar seus bois e depois ao compartilhar a carne com as pessoas, bem como ao destruir seu arado. Ele deixou sua antiga vida para trás para seguir o Profeta Elias, e dedicou o resto da sua vida a servir ao Senhor como um de Seus profetas.

IReis 20–22

Os israelitas se defendem da Síria, e Acabe morre

Em I Reis 20–22 aprendemos que os israelitas se defenderam numa batalha contra os sírios. Elias profetizou que Acabe e Jezabel seriam destruídos. Suas palavras foram cumpridas e, no final, os dois foram mortos (ver II Reis 9).

Imagem
ruínas de pedra

Parte das ruínas do palácio do rei Acabe em Samaria

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei I Reis 18–22 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: