Seminário
Unidade 15: Dia 1, Deuteronômio 27–34


Unidade 15: Dia 1

Deuteronômio 27–34

Introdução

Antes de entrarem na terra prometida, Moisés explicou aos israelitas as consequências da obediência e desobediência às leis de Deus. Moisés incentiva Josué e os israelitas a serem fortes e corajosos. Ele foi levado ao céu sem ter experimentado a morte.

Deuteronômio 27–28

Moisés explica as consequências da obediência e da desobediência às leis de Deus

Imagine que lhe foi dado escolher o que está atrás de duas portas diferentes. Você é informado de que atrás de uma das portas há um banquete com suas comidas favoritas e atrás da outra, uma pilha de rochas, mas você não sabe em qual das portas. O que poderia ajudá-lo a saber qual porta escolher?

Imagem
duas portas

Qual seria a utilidade de poder abrir cada porta e olhar antes de tomar a decisão?

Saber o que está atrás de cada porta obviamente facilitaria a tomada da melhor decisão. Isso ilustra algo que Moisés fez perto do fim de sua vida mortal. Ele queria que os israelitas fossem capazes de escolher entre ser abençoados ou amaldiçoados. Para ajudar os israelitas a escolher ser abençoados, ele instruiu Josué a estabelecer uma experiência de aprendizado para eles.

Imagem
diagrama da obediência

Em Deuteronômio 27, lemos as instruções do que deveria acontecer assim que os israelitas entrassem na terra prometida. Eles deveriam ir para Siquém, localizada em um vale entre o Monte Ebal e o Monte Gerizim. Moisés disse que metade das tribos de Israel deveria ficar no Monte Gerizim e a outra metade no Monte Ebal. Os levitas ficariam no meio dos dois montes e recitariam as ações que trariam bênçãos e as que trariam maldições de acordo com as leis de Deus (ver também Josué 8:33–35). Quando as ações que resultavam em maldições eram recitadas, como descrito em Deuteronômio 27:14–26, as tribos no Monte Ebal deviam dizer “amém”. Apesar de não ser citado especificamente aqui, é provável que, quando as ações que resultavam em bênçãos eram recitadas, as tribos no Monte Gerizim deviam dizer “amém” também.

Deuteronômio 28 esclarece o que o Senhor queria que os israelitas aprendessem com essa experiência. Leia Deuteronômio 28:1, 15 e identifique o que o Senhor disse que traria bênçãos ou maldições sobre o povo. Você pode circular a palavra se nesses versículos.

O que o Senhor ordenou que o povo fizesse para obter as bênçãos e evitar as maldições? (Você pode marcar a frase “todos os seus mandamentos” nesses versículos.)

Escreva a palavra Se entre as palavras Desobedecer e Obedecer no diagrama que está no início da lição. Leia Deuteronômio 28:2–14 e identifique as bênçãos que os israelitas receberiam se obedecessem aos mandamentos de Deus. No diagrama, escreva algumas das bênçãos, próximo ao Monte Gerizim. Depois leia Deuteronômio 28:15–25 e identifique as maldições ou consequências negativas que os israelitas experimentariam se desobedecessem aos mandamentos de Deus. No diagrama, escreva algumas das maldições, próximo ao Monte Ebal.

Complete os princípios a seguir declarando o que podemos aprender sobre a obediência aos mandamentos de Deus com a experiência dos israelitas:

Se escolhemos obedecer a todos os mandamentos de Deus, .

Se escolhemos não obedecer a todos os mandamentos de Deus, .

Imagem
Élder Russell M. Nelson

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou a importância de obedecermos a todos os mandamentos de Deus: “[Ter] fé para cumprir todos os mandamentos de Deus, sabendo que eles foram dados para abençoar Seus filhos e proporcionar-lhes alegria (ver 2 Néfi 2:25). [Vocês] encontrarão pessoas que escolhem quais mandamentos vão cumprir, ignorando os outros, que decidem quebrar. Chamo isso de obediência do tipo lanchonete. Essa prática de escolher o que cumprir não funcionará. Ela vai conduzi-los à infelicidade. Para nos preparar para encontrar Deus, é preciso cumprir todos os Seus mandamentos” (“Encarar o Futuro com Fé”, A Liahona, maio de 2011, p. 34).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, por que precisamos guardar os mandamentos de Deus para estar preparados para encontrá-Lo?

Imagem
Presidente Harold B. Lee

Apesar de parecer gigantesca a tarefa de guardar todos os mandamentos de Deus, o Presidente Harold B. Lee nos deu um conselho que pode ajudar: “O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que [temos] a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. (…) Em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar. Eis a forma de santificarem-se por meio da obediência aos mandamentos de Deus” (Ensinamentos do Presidentes da Igreja: Harold B. Lee, 2000, p. 30).

Pense em qual mandamento você tem mais dificuldade em guardar e decida o que pode fazer para cumpri-lo mais plenamente. Você pode escrever uma meta relacionada ao mandamento e colocá-la onde possa vê-la e se lembrar dela. Ore e busque a ajuda do Senhor para guardar esse mandamento. Você pode também conversar sobre a meta com seu pai, sua mãe ou um líder que pode ajudá-lo no esforço de atingi-la.

Deuteronômio 28:26–68 fornece mais detalhes sobre as consequências negativas que os israelitas sofreriam se deixassem de guardar os mandamentos de Deus.

Deuteronômio 29–30

Moisés adverte o povo das consequências de quebrar os convênios feitos com Deus

Antes de Israel entrar na terra prometida, Moisés profetizou que o povo se perderia se cedesse ao pecado e não se arrependesse. Ao estudar Deuteronômio 29–30, identifique o que essa profecia ensina sobre o Salvador e o que devemos fazer quando estamos espiritualmente perdidos por causa do pecado.

Deuteronômio 29:1–24 explica que os israelitas fizeram um convênio com Deus de guardar Seus mandamentos. Moisés prometeu que, se eles guardassem esse convênio, seriam abençoados e prosperariam (ver Deuteronômio 29:9–13).

Leia Deuteronômio 29:25–29 e identifique o que Moisés disse que aconteceria se os israelitas quebrassem seu convênio com o Senhor.

De acordo com o versículo 28, o que aconteceria se os israelitas quebrassem seu convênio?

À medida que continuar a estudar o Velho Testamento, você descobrirá que os israelitas realmente quebraram esse convênio e depois foram dispersos pelo mundo (ver também Deuteronômio 28:64–65; 31:16–17, 27–29).

A dispersão e o cativeiro dos antigos israelitas foram resultado de sua desobediência. Da mesma forma, se desobedecermos aos mandamentos de Deus, seremos afastados Dele e cairemos no cativeiro do pecado.

Pense no que esta gravura do Salvador representa.

Imagem
Cristo com um cordeiro nos braços
  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira a ovelha perdida nesta gravura representa cada um de nós?

    2. Que qualidades ou atributos do Salvador lhe vêm à mente ao contemplar essa gravura?

Leia Deuteronômio 30:1–6 e identifique o que o Senhor prometeu que faria pelos israelitas dispersos.

De acordo com o versículo 2, o que os israelitas dispersos precisam fazer para serem reunidos?

Quais são as consequências prometidas registradas no versículo 3? (Você pode marcar a resposta em suas escrituras.)

  1. O que esses versículos nos ensinam sobre livrar-nos do cativeiro do pecado? Registre seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras.

Escreva o princípio a seguir em suas escrituras ou em seu diário de estudo das escrituras: Ao nos voltarmos ao Senhor com todo o nosso coração e com toda a nossa alma, Ele nos libertará do cativeiro do pecado.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que significa voltar-se para o Senhor com todo o coração e com toda a alma?

Deuteronômio 31–34

Moisés dá seus últimos conselhos a Israel e é transladado

Deuteronômio 31–34 explica que Moisés deu seu último conselho aos israelitas e abençoou cada tribo. Aconselhou-os a serem fortes e corajosos antes de entrarem na terra de Canaã. O Senhor também disse a Moisés que Israel acabaria se afastando de Deus e adoraria outros deuses (ver Deuteronômio 31:16–18).

Imagem
Moisés no monte

Moisés olha a terra prometida

Deuteronômio é o último dos livros de Moisés. Leia Deuteronômio 34:5–6 em silêncio e identifique o que essa passagem fala sobre o que aconteceu a Moisés.

Para entender o que aconteceu com Moisés e por que, o versículo 6 declara que “ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura”, leia a explicação a seguir: “Como foi o caso de muitos antigos profetas, o ministério de Moisés foi além dos limites de sua vida mortal. (…) Com Elias, o profeta, Moisés apareceu no Monte da Transfiguração e conferiu chaves do sacerdócio a Pedro, Tiago e João (Mateus 17:3–4; …). Desse acontecimento ocorrido antes da Ressurreição de Jesus, entendemos que Moisés era um ser transladado e não morreu como relatado em Deuteronômio 34 (Alma 45:19). Foi necessário que ele fosse transladado para que tivesse um corpo de carne e ossos na época da Transfiguração, já que a Ressurreição ainda não havia acontecido. Se ele fosse somente espírito, não poderia ter realizado o trabalho no monte de entregar as chaves para Pedro, Tiago e João, que eram mortais (ver D&C 129)” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Moses”). Pessoas que são transladadas “são transformadas, de modo que não experimentam a dor nem a morte até o momento de sua ressurreição para a imortalidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Seres Transladados”; scriptures.LDS.org).

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou: “Elias e Moisés foram preservados da morte, porque tinham uma missão a cumprir, e isto antes da crucificação do Filho de Deus, não podendo ser feita em espírito. Tinham que ter corpos tangíveis. Cristo é as primícias da ressurreição, por isso era essencial que quaisquer profetas antigos com um trabalho preparatório a executar para a missão do Filho de Deus ou para a dispensação do meridiano dos tempos fossem preservados para cumprir tal missão na carne. Por esse motivo, Moisés desapareceu do meio do povo, sendo levado para o monte onde o povo pensou ter sido sepultado pelo Senhor. Ele foi preservado pelo Senhor, para que, no devido tempo, pudesse vir restaurar as suas chaves sobre a cabeça de Pedro, Tiago e João, os quais estavam à testa da dispensação do meridiano dos tempos” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, p. 110).

Imagem
Monte da Transfiguração

Moisés e Elias apareceram no Monte da Transfiguração e conferiram as chaves do sacerdócio a Pedro, Tiago e João, apóstolos de Jesus Cristo.

The Transfiguration [A Transfiguração], de Carl Heinrich Bloch. Cortesia do Museu Histórico Nacional do Castelo de Frederiksborg em Hillerød, Dinamarca. Reprodução Proibida

Leia Deuteronômio 34:9–12 e identifique frases que descrevem por que Moisés é tão respeitado e admirado.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Deuteronômio 27–34 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: