Seminário
Unidade 6: Dia 2, Gênesis 20–22


Unidade 6: Dia 2

Gênesis 20–22

Introdução

Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão e Sara viajaram para a terra de Gerar, onde Sara foi tomada de Abraão por Abimeleque, rei de Gerar. Sara foi protegida pelo Senhor por meio de um sonho de Abimeleque. Depois de saber que Sara era a mulher de Abraão, Abimeleque devolveu Sara a Abraão e permitiu que eles habitassem na terra. Nessa terra, Isaque nasceu em cumprimento à promessa de Deus a Abraão (ver Gênesis 17:19, 21). Agar e seu filho, Ismael, foram afastados da casa de Abraão e enviados ao deserto, mas o Senhor não os desamparou.

Gênesis 20

Abimeleque é abençoado por obedecer ao Senhor e honrar a Abraão e Sara

Imagem
sinais de advertência

Pense numa ocasião em que você recebeu uma advertência. Pode ter sido quando era criança e estava prestes a fazer algo perigoso ou quando era maior e alguém o alertou sobre uma escolha que estava fazendo. Você já recebeu uma advertência de Deus quando estava prestes a cometer um erro? Como aquela advertência foi dada a você ou como você acha que tal advertência viria?

Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão e Sara viajaram para a terra de Gerar. Leia Gênesis 20:1–2 e identifique o que aconteceu quando Abraão e Sara chegaram em Gerar.

Leia Gênesis 20:3–7 e identifique a advertência que o Senhor deu a Abimeleque. Observe por que Abimeleque se considerava inocente. Abimeleque aprendeu com essa experiência que Deus o alertaria antes que ele cometesse um pecado grave. O Senhor foi misericordioso com Abimeleque ao alertá-lo. Abimeleque deu ouvidos à advertência do Senhor e viveu.

Ao ler a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, procure uma maneira pela qual o Senhor pode alertá-lo:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Nenhum membro desta Igreja — ou seja, nenhum de vocês — será capaz de cometer um grave erro sem antes ter sido avisado pelos sussurros do Espírito Santo.

Vocês já devem ter cometido um erro e dito logo em seguida: ‘Sabia que não devia ter feito isso. Não parecia a coisa certa a fazer’ ou quem sabe: ‘Eu sabia que devia ter feito isso. Só que não tive coragem para agir!’ Essas impressões são o Espírito Santo tentando direcioná-los para o bem ou avisá-los para ficarem longe do perigo” (“Como Sobreviver em Território Inimigo”, A Liahona, outubro de 2012, p. 34).

Por ser um membro batizado da Igreja, você recebeu o dom do Espírito Santo. Pondere algumas maneiras pelas quais o Senhor pode avisá-lo antes que você cometa pecados graves. Em que momentos você sentiu os sussurros e a influência do Espírito Santo avisando você? Você também pode receber avisos dos profetas, das escrituras, dos pais, professores, consultores e líderes.

Leia Gênesis 20:8–13 e identifique o que Abimeleque fez depois de receber o aviso do Senhor.

Quais razões Abraão deu para dizer que Sara era sua irmã? Você se lembra de que Abraão e Sara tiveram uma experiência parecida no Egito?

Em algumas culturas antigas, se um rei quisesse se casar com uma mulher e ela já tivesse marido, o rei podia matar o marido para que ele pudesse tomar a mulher para si (ver O Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis – II Samuel, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, pp. 65–66). Parece que Abraão temia que isso pudesse acontecer com ele. Ele podia também estar confiando nas instruções que o Senhor dera a ele quando Abraão e Sara tiveram uma experiência semelhante com o Faraó no Egito (ver Gênesis 12:11–15; Abraão 2:22–25).

Leia Gênesis 20:14–17 e identifique como Abimeleque reagiu à advertência do Senhor. Pense no que podemos aprender com o relato de Abimeleque sobre o que acontece quando damos ouvidos aos avisos do Senhor.

  1. Com base no relato de Abimeleque, complete o seguinte princípio em seu diário de estudo das escrituras e depois responda as seguintes perguntas: Quando damos ouvidos aos avisos do Senhor, …

    1. Em que ocasião você ouviu um aviso do Senhor e obedeceu a ele?

    2. De que maneira a escolha de obedecer a esse aviso o abençoou?

Gênesis 21

Nasce Isaque, e Ismael e Agar são enviados para o deserto

Alguém já lhe prometeu algo, mas você sentiu que a promessa não se cumpriria?

Lembre-se de que o Senhor prometera a Abraão e Sara que Sara teria um filho. Abraão tinha quase cem anos e Sara tinha quase 90 anos quando o Senhor fez a promessa (ver Gênesis 17:1, 15–19).

Leia Gênesis 21:1–7 e identifique as frases que mostram que Deus cumpriu Sua promessa a Abraão e Sara.

Podemos aprender o seguinte princípio com esse relato: Deus sempre cumpre Suas promessas aos fiéis, no Seu próprio tempo.

  1. Leia a seguinte situação e complete as designações a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    Sua tia anseia por encontrar um fiel portador do sacerdócio para casar-se e formar uma família. Ela está com mais de 40 anos de idade e não tem perspectivas de casamento. Ela se pergunta se o Senhor a abandonou ou esqueceu.

    1. Escreva como você poderia usar a experiência de Abraão e Sara para consolar sua tia nessa situação.

    2. Liste um ou dois tipos de situação em que o conhecimento do princípio de que Deus cumpre Suas promessas aos fiéis poderia ajudar alguém.

Pondere sobre como o conhecimento de que Deus cumpre Suas promessas aos fiéis pode influenciar as escolhas que você faz.

Gênesis 21:8–21 nos diz que Sara viu Ismael, o filho de Agar, zombando de Isaque ou perseguindo-o (ver também Gálatas 4:28–29). Sara disse a Abraão que mandasse a Agar e Ismael para o deserto. Embora isso tenha entristecido Abraão, o Senhor o instruiu a fazer conforme Sara havia dito e disse a Abraão que Ele levantaria uma grande nação por meio da posteridade de Ismael. Ismael tornou-se o principal antepassado de muitos do mundo árabe em cumprimento à promessa feita a Abraão (ver Gênesis 21:13).

Em Gênesis 21:22–34, aprendemos que Abraão e Abimeleque continuaram a ter relacionamentos positivos um com o outro.

Gênesis 22

Abraão recebe o mandamento de sacrificar Isaque

Escreva três coisas que você ama. Elas podem incluir pessoas, bens, atividades ou outros itens.

Como você se sentiria se tivesse que se desfazer dos itens da lista? Por quê?

Leia Gênesis 22:1–2 e identifique o que o Senhor ordenou que Abraão entregasse (ver nota de rodapé a no versículo 1, na Bíblia SUD em inglês). A palavra provou nessa passagem significa testar. Lembre-se de que o Senhor prometera a Abraão que por meio de Isaque ele se tornaria o pai de muitas nações e que Ele estabeleceria Seu convênio com Abraão (ver Gênesis 17:15–21). Embora Abraão tivesse outro filho, Ismael, Isaque era o único filho nascido de Sara e o filho com quem o Senhor havia prometido fazer o convênio.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, liste as palavras e frases contidas em Gênesis 22:2 que o ajudam a entender como esse mandamento deve ter sido difícil para Abraão. Depois responda a seguinte pergunta: Como você imagina que Abraão deve ter se sentido com esse mandamento?

Leia Gênesis 22:3 e identifique como Abraão reagiu ao mandamento do Senhor. O que chama sua atenção na resposta de Abraão?

Imagem
Abraão e Isaque

Leia Gênesis 22:4–8 e identifique o que Isaque perguntou ao pai. Veja a resposta que Abraão deu ao filho. Você pode marcar a resposta de Abraão.

Leia Gênesis 22:9–10 e identifique o que Abraão fez quando eles chegaram à terra de Moriá.

Por que você acha que Abraão estava disposto a obedecer ao mandamento do Senhor de sacrificar o filho Isaque?

Leia Gênesis 22:11–12 e procure o que aconteceu em seguida.

Como você imagina que Abraão e Isaque devem ter se sentido depois de receber essa mensagem do anjo do Senhor? Por meio da disposição de sacrificar Isaque, o que Abraão demonstrou sentir por Deus?

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

Observe a palavra temes no versículo 12. O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que, embora“geralmente interpretemos a palavra temer como ‘respeito’ ou ‘reverência’ ou ‘amor’, o temor de Deus significa o amor de Deus ou respeito por Ele e Sua lei”, devemos então “amá-Lo, reverenciá-Lo e temer fazer coisas que sejam erradas aos olhos Dele” (“A Consciência das Coisas Sagradas”, A Liahona, junho de 2006, p. 28; speeches.byu.edu). Você pode escrever essa explicação em suas escrituras.

Use o que aprendeu com a experiência de Abraão e Isaque para completar o seguinte princípio: Quando estamos dispostos a fazer o que o Senhor nos ordena, mostramos por Ele.

Imagem
altar de pedra
  1. Desenhe um altar em seu diário de estudo das escrituras, deixando espaço para escrever acima dele. Pondere sobre os mandamentos do Senhor. Escreva alguns desses mandamentos acima do desenho do altar. Depois responda à seguinte pergunta: Como a nossa disposição em obedecer aos mandamentos do Senhor mostra ao Senhor que O amamos?

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou por que é importante que obedeçamos a Deus de boa vontade: “A entrega de nossa vontade a Deus é, realmente, a única coisa pessoal e ímpar que temos para depositar no altar de Deus. As muitas outras coisas que ‘damos’, irmãos e irmãs, são, na verdade, as coisas que Ele já nos deu ou emprestou. No entanto, quando finalmente nos submetermos, deixando nossos desejos individuais serem absorvidos pela vontade do Pai, estaremos então realmente dando algo a Ele! É a única coisa que possuímos e que podemos, verdadeiramente, ofertar!” (“Absorvido pela Vontade do Pai”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 24.)

Olhe a lista de mandamentos que você escreveu no diário e pondere a quais mandamentos você obedece de boa vontade. Depois pense nos mandamentos do Senhor que poderia começar a obedecer ou obedecer com mais boa vontade para mostrar amor pelo Senhor. Você também pode estabelecer uma meta específica de como vai obedecer ao Senhor com mais boa vontade. Se você orar pedindo ajuda, Deus vai ajudá-lo em seus esforços.

Em Gênesis 22:15–24, lemos que o Senhor reafirmou a Abraão as bênçãos prometidas no convênio abraâmico. Posteriormente, Abraão ficou sabendo dos filhos que nasceram na casa de seu irmão Naor, inclusive uma neta chamada Rebeca, que desempenharia um papel importante no cumprimento das promessas de Deus a Abraão.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Gênesis 20–22 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: