Seminário
Unidade 17: Dia 4, I Samuel 12–15


Unidade 17: Dia 4

I Samuel 12–15

Introdução

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como rei, Samuel exortou-os a seguir ao Senhor. Saul e Jônatas, filho de Saul, que era um capitão do exército israelita, conduziram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. A desobediência de Saul resultou na rejeição do Senhor a ele como o rei de Israel.

I Samuel 12

Samuel exorta os israelitas a seguir ao Senhor

Quais são algumas das razões que as pessoas podem usar para tentar justificar sua desobediência aos mandamentos do Senhor?

Ao estudar I Samuel 12–15, identifique os princípios que podem ajudá-lo a vencer o impulso de tentar justificar a desobediência aos mandamentos do Senhor.

Em I Samuel 12 lemos que, enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, o Profeta Samuel falou de seu ministério entre eles e testemunhou que o Senhor era o verdadeiro líder de Israel.

Leia I Samuel 12:14–15, 25, e assinale o aviso que Samuel deu ao falar aos israelitas.

Você verá a importância da advertência de Samuel, enquanto lê sobre as escolhas de Saul nos capítulos que se seguem.

I Samuel 13

Saul desobedece ao Senhor e oferece um holocausto

Em I Samuel 13:1–4, lemos que um grupo de soldados israelitas sob o comando do filho de Saul, Jônatas, atacou um grupo de soldados filisteus que estavam em território israelita. Sabendo que esse ataque levaria a uma guerra com os filisteus, Saul reuniu mais soldados.

Leia I Samuel 13:5–8 e procure como os israelitas reagiram quando o exército filisteu avançou.

Por que você acha que os israelitas estavam com tanto medo?

Para entender I Samuel 13:8, pode ser útil saber que o Profeta Samuel já havia dito a Saul que fosse a Gilgal e esperasse sete dias até que Samuel viesse oferecer sacrifícios ao Senhor (ver I Samuel 10:8). Esse sacrifício seria um meio de buscar as bênçãos do Senhor antes de o exército israelita seguir para a batalha. Também ajudaria os soldados a se dedicarem ao Senhor e fortalecerem sua fé. Era importante que Saul esperasse a chegada de Samuel, porque Saul não estava autorizado a realizar o sacrifício.

Leia I Samuel 13:9–12 e identifique o que Saul fez nessas circunstâncias críticas.

Imagem
Samuel e Saul

Samuel instruindo Saul

Que motivos deu Saul para tentar justificar sua desobediência aos mandamentos do Senhor?

Leia I Samuel 13:13–14 e identifique a consequência da desobediência de Saul.

Com esses versículos aprendemos que, embora possamos tentar justificar nossa desobediência aos mandamentos do Senhor, Ele nos considerará responsáveis.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como entender o princípio anterior pode ajudar alguém a resistir a qualquer tentativa de justificar a desobediência aos mandamentos do Senhor, por qualquer motivo?

Imagem
Élder Bruce A. Carlson

Leia a seguinte declaração do Élder Bruce A. Carlson, dos Setenta, sobre os motivos que as pessoas podem dar para tentar justificar a desobediência aos mandamentos do Senhor. Pense em como esta declaração se refere à situação de Saul, às situações que podem ocorrer com você e às bênçãos da obediência: “Às vezes racionalizamos que o Senhor entenderá nossa desobediência, porque nossas circunstâncias especiais tornam difícil, embaraçoso ou mesmo doloroso o cumprimento de Suas leis. Entretanto, a fiel obediência, a despeito do tamanho aparente da tarefa, trará a orientação, a ajuda e paz do Senhor” (“Quando o Senhor Ordena”, A Liahona, maio de 2010, p. 38).

Em I Samuel 13:15–23, Samuel deixou Saul, e os filisteus enviaram tropas de ataque para destruir a terra e atormentar os israelitas.

I Samuel 14

Jônatas e Saul lideram os israelitas em batalha contra os filisteus

Em I Samuel 14, aprendemos que Jônatas e seu servo, confiando no Senhor, corajosamente atacaram um grupo de soldados filisteus. Esse ato, combinado com um terremoto que se seguiu, causou confusão e pânico no exército dos filisteus. O exército de Saul então atacou os filisteus em pânico e os derrotou.

Durante essa batalha, Saul proibiu seus soldados de comer para que ele pudesse se vingar de seus inimigos. Jônatas não estava ciente dessa ordem e comeu um pouco de mel ao perseguir os filisteus. Mais tarde naquele dia, quando Saul buscou revelação do Senhor para saber se devia ou não atacar os filisteus à noite, não obteve resposta. Saul concluiu que o Senhor não respondeu porque alguém do exército havia pecado. Ele reuniu o povo e fez um juramento de que aquele que tivesse comido anteriormente naquele dia seria morto, mesmo que fosse seu próprio filho Jônatas. Quando ficou sabendo que Jônatas havia comido um pouco de mel, Saul disse que Jônatas precisava morrer.

Você acha que Jônatas deveria ter sido condenado à morte? Por que sim? Ou por que não?

Considere o que esse relato nos mostra sobre a tendência de Saul de tomar decisões erradas ou precipitadas, naquela época, concentrando-se em si mesmo.

Leia I Samuel 14:45 e identifique como o povo reagiu à sentença de morte de Jônatas.

I Samuel 15

O Senhor rejeitou Saul como rei devido à sua desobediência

Às vezes, podemos ter o impulso de tentar justificar nossa desobediência a alguns mandamentos porque somos obedientes a outros. Por exemplo, alguém pode dizer: “Por eu orar e ler as escrituras diariamente, não há problema se eu não comparecer às reuniões da Igreja”.

Procure por verdades em I Samuel 15 que possam ajudá-lo a superar o impulso de tentar justificar a desobediência dessa maneira.

De acordo com I Samuel 15, o Senhor deu a Saul uma segunda chance de provar sua obediência. Ele ordenou a Saul que destruísse todos os amalequitas e seus rebanhos. Os amalequitas eram um povo assassino e eram inimigos do Senhor (ver Deuteronômio 25:17–19).

Leia I Samuel 15:7–9 e identifique se Saul obedeceu ao Senhor.

De acordo com I Samuel 15:10–12, o Senhor disse a Samuel que Saul tinha deixado de segui-Lo e tinha desobedecido a Seus mandamentos. Samuel ficou aflito e visitou Saul.

Imagine estar presente no momento da conversa entre Saul e Samuel contada em I Samuel 15:13–19.

  1. Leia os seguintes versículos e responda às perguntas a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. I Samuel 15:13. O que Saul disse que tinha feito?

    2. I Samuel 15:14–15. Como Saul tentou justificar o fato de que ele e seus soldados foram apenas parcialmente obedientes ao mandamento do Senhor? (Pense em como a situação de Saul é similar ao exemplo mencionado anteriormente de orar e ler as escrituras todos os dias, mas não frequentar as reuniões da Igreja.)

    3. I Samuel 15:16–17. O que esses versículos querem dizer sobre como a atitude de Saul tinha mudado desde o tempo em que ele foi ungido como rei?

    4. I Samuel 15:18–21. Mesmo depois de ser repreendido por Samuel, o que Saul fez?

    5. I Samuel 15:22–23. Qual é a oferta mais importante que podemos dar ao Senhor?

Com as palavras de Samuel, no versículo 22, aprendemos que a maior oferta que podemos dar ao Senhor é a nossa completa obediência a Ele. Anote isso na margem de suas escrituras.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Que experiências você teve que o têm ajudado a entender a importância de se esforçar para obedecer ao Senhor completamente?

Leia I Samuel 15:24, e observe a explicação dada por Saul para sua desobediência ao Senhor.

Um princípio que podemos aprender com o erro de Saul é que procurar agradar os outros em vez de agradar o Senhor pode levar-nos a desobedecer a Seus mandamentos.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva dois ou três exemplos desse princípio em nossos dias.

No restante de I Samuel 15, lemos que Samuel disse a Saul que o reino seria tirado dele e dado a outra pessoa. Samuel também seguiu o mandamento que o Senhor tinha dado a Saul e matou o rei dos amalequitas.

  1. Examine os princípios que aprendeu ao estudar essa lição. Em seguida, responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que maneira você vai aplicar o que você aprendeu hoje?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei I Samuel 12–15 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

Imprimir