Seminário
Unidade 30: Dia 3, Joel


Unidade 30: Dia 3

Joel

Introdução

Joel profetizou sobre a iminente destruição e devastação e aconselhou as pessoas a se reunirem na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda carne. Joel previu uma grande batalha que acontecerá nos últimos dias.

Joel 1

Joel convoca o povo a reunir-se no templo para orar por livramento do desastre iminente

A irmã Patricia T. Holland, esposa do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu sobre uma experiência que teve durante um forte vendaval:

Imagem
Patricia T. Holland

“Recentemente tivemos o pior vendaval que Bountiful (uma cidade de Utah) já vira em décadas. O vento que soprava na rodovia foi calculado em quase 182 quilômetros por hora. (…) Quando eu estava ouvindo as notícias de que caminhonetes — 20 delas — estavam sendo arrastadas pelo vento para fora da rodovia, olhei pela janela de trás e vi uma de nossas frondosas árvores cair com um estrondo. (…)

Por um momento, confesso, fiquei com muito medo. Era muito cedo ainda, e Jeff estava saindo para o escritório. Disse a ele: ‘Você acha que é o fim? Está tudo acabado — ou prestes a acabar?’” (A Quiet Heart [Um Coração Tranquilo], 2000, p. 129).

Quando você ouve debates sobre os sinais e acontecimentos que vão acompanhar a Segunda Vinda de Jesus Cristo, você sente medo? Por que sim? Ou por que não?

Veja a resposta do Élder Holland para sua esposa, enquanto lê mais uma parte do relato da irmã Holland: “Meu marido, que tem uma fé profunda e um otimismo infinito, abraçou-me e disse: ‘Não, mas não seria maravilhoso se fosse? Não seria maravilhoso se Cristo viesse e Seus filhos estivessem prontos para recebê-Lo? Não seria ótimo se o mal fosse finalmente conquistado, de uma vez por todas, e o Salvador do mundo descesse no meio da Nova Jerusalém para enxugar toda lágrima dos olhos de cada pessoa? Sim’, disse meu marido, ‘em muitos aspectos, eu desejaria que fosse o fim, mas não é. É somente um forte vendaval em Bountiful. Ainda temos muito a realizar’” (A Quiet Heart [Um Coração Tranquilo], pp. 129–130).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que se destaca para você sobre os sentimentos e pensamentos do Élder Holland relativos à Segunda Vinda do Salvador?

    2. Por que você acha que o Élder Holland reagiu de uma maneira tão otimista sobre a Segunda Vinda?

Hoje você estudará as profecias do Profeta Joel. Embora não saibamos ao certo quando Joel viveu, sabemos que ele profetizou para o povo de Judá num momento em que eles estavam enfrentando catástrofes naturais e exércitos invasores. Muitas das profecias de Joel se referem à época que precede a Segunda Vinda de Jesus Cristo, que também será repleta de desastres naturais e guerras. Embora as pessoas possam sentir medo de alguns dos acontecimentos associados à Segunda Vinda, as profecias de Joel contêm princípios que podem ajudar-nos a nos preparar para eles. Ao estudar o livro de Joel, hoje, identifique esses princípios para que você, como o Élder Holland, possa ser otimista e anseie pela Segunda Vinda do Salvador com alegria e confiança.

Conforme registrado em Joel 1:1–13, Joel contou sobre a devastação ocorrida devido a uma praga de gafanhotos. Uma interpretação dessa passagem é que ela simboliza a destruição que viria por meio dos exércitos invasores se o povo não se arrependesse.

Leia Joel 1:14–15 e identifique o que Joel aconselhou o povo a fazer. Você pode marcar o que encontrar. A frase “dia do Senhor” no versículo 15 refere-se a um momento em que o Senhor confere recompensas e punições.

Por que vocês acham que Joel quis que as pessoas se reunissem no templo quando estavam diante do perigo?

Faça uma lista com alguns exemplos dos tipos de perigo que os jovens enfrentam hoje:

Assim como Joel aconselhou as pessoas em sua época a reunirem-se no templo para obter segurança, se nos reunirmos no templo, podemos receber proteção contra o perigo espiritual.

Pode ser difícil para algumas pessoas frequentar o templo regularmente. No entanto, essas pessoas também podem receber proteção contra o perigo espiritual, optando por viver de modo digno de entrar no templo.

Imagem
Élder Richard G. Scott

Na declaração a seguir, sublinhe as maneiras como o Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que podemos nos reunir no templo em nossos dias e uma das bênçãos que ele disse que podemos receber por isso: “Será que vocês, jovens, querem um modo seguro de eliminar a influência do adversário em sua vida? Dediquem-se à pesquisa de seus antepassados, preparem o nome deles para as ordenanças vicárias que podem ser realizadas no templo, e depois vão ao templo para servir de procuradores, a fim de que eles recebam as ordenanças do batismo e do dom do Espírito Santo. Quando ficarem mais velhos, poderão participar do recebimento de outras ordenanças também. Não conheço nenhuma proteção maior contra a influência do adversário em sua vida” (“A Alegria de Redimir os Mortos”, A Liahona, novembro de 2012, p. 94).

Mesmo que você more longe de um templo, ainda assim pode participar do trabalho do templo pesquisando seus antepassados e preparando os nomes deles para as ordenanças do templo.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que forma você se sentiu abençoado e protegido do perigo espiritual por participar do trabalho do templo e de história da família? (Se você ainda não participou do trabalho do templo e de história da família, escreva uma meta para fazê-lo dentro de um período de tempo específico.)

    2. O que você pode fazer no futuro para participar mais do trabalho do templo e de história da família?

Joel 2

Joel profetiza sobre as calamidades dos últimos dias e sobre o Espírito do Senhor que seria derramado sobre toda a carne

Em Joel 2, Ele usou a frase “dia do Senhor” para referir-se à Segunda Vinda de Jesus Cristo e aos acontecimentos que a precederão. Leia Joel 2:1–2 e identifique como Joel descreveu o Dia do Senhor.

Em Joel 2:3–10 lemos a descrição de Joel sobre a guerra e a destruição que irá ocorrer, assim como a tristeza que algumas pessoas vão sentir, antes da Segunda Vinda do Salvador.

Leia Joel 2:11 e identifique as palavras que descrevem o Dia do Senhor.

Você pode marcar a pergunta no final do versículo 11. A palavra suportar significa aguentar ou sobreviver.

Joel 2:12–16 contém verdades que podem nos ajudar a saber quem vai aguentar ou sobreviver à Segunda Vinda do Salvador. Leia Joel 2:12 e marque o que o Senhor pediu que as pessoas fizessem.

Pessoas na época do Velho Testamento, muitas vezes rasgavam, ou cortavam suas roupas como símbolo de sua dor e tristeza.

Leia Joel 2:13–14 e identifique o que Joel ensinou ao povo que rasgasse em vez de suas roupas. Para entender melhor esses versículos, observe que a Tradução de Joseph Smith reescreve esses versículos conforme segue: “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-Se e grande em benignidade, e afastará o mal de vós. Portanto arrependei-vos e quem sabe se Ele vai voltar e deixar após Si uma bênção, para que possais fazer uma oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?”

Joel ensinou ao povo que eles deveriam sentir tristeza pelo que tinham feito de errado e sentir o desejo de se arrepender.

Com esses versículos aprendemos o seguinte princípio: Se nos voltarmos ao Senhor com todo nosso coração e com sincero arrependimento Ele mostrará misericórdia e bondade para conosco.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como podemos mostrar a Deus que nosso arrependimento é sincero?

    2. Por que você acha que algumas pessoas hesitam ou deixam de se arrepender, mesmo quando são ensinadas que Deus mostra misericórdia e bondade para com aqueles que se arrependem? O que pode ajudá-las a superar os obstáculos que impedem o arrependimento?

Reflita se existem pecados dos quais você precisa se arrepender de modo a poder experimentar mais plenamente a misericórdia e a bondade do Senhor em sua vida e estar mais bem preparado para a Segunda Vinda. Faça uma meta para identificar, por meio de oração, os pecados e as fraquezas que estão afetando seu bem-estar espiritual e o impedem de sentir-se perto de Deus, e relate o que você vai começar a fazer imediatamente para arrepender-se e melhorar.

Em Joel 2:15–32 lemos sobre algumas das bênçãos que os justos desfrutarão ao esperar e se preparar para o Dia do Senhor.

Leia Joel 2:27–29 em busca da bondade que o Senhor disse que mostraria nos últimos dias.

Essa profecia tem um cumprimento duplo. Ela foi cumprida no Dia de Pentecostes, logo após a ascensão do Salvador ao céu (ver Atos 2). Também se refere ao que vai acontecer nos últimos dias. Em 21 de setembro de 1823, Morôni apareceu a Joseph Smith e citou Joel 2:28–32. Ele disse a Joseph que essa profecia de Joel ainda não se havia cumprido, mas que em breve o seria (ver Joseph Smith—História 1:41).

Em Joel 2:28 lemos que nos últimos dias o Senhor derramaria Seu Espírito sobre toda a carne.

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou o seguinte sobre Joel 2:27–29:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“A inspiração prometida a toda a carne pelo Senhor, através da profecia de Joel não é a promessa do Espírito Santo, mas a promessa da orientação da Luz de Cristo, ou do Espírito da Verdade, o qual é dado a todo homem que vem ao mundo” (Doutrinas de Salvação, 3 vols., comp. Bruce R. McConkie, 1954–1956, vol. I, p. 58).

“Não vou restringir essa profecia aos membros da Igreja. O Senhor disse que derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne. Isto não significa que o Espírito Santo seria enviado, (…) mas que o Senhor derramaria Suas bênçãos e o Seu Espírito sobre todas as pessoas e as usaria para realizar Seus propósitos” (Doutrinas de Salvação, vol. I, p. 192).

“Nunca se deu um só passo no tocante a descobertas ou invenções em que o Espírito do Senhor (isto é, o espírito mencionado por Joel, a Luz de Cristo, não o Espírito Santo!) não houvesse sido a força propulsora pousada sobre o indivíduo, levando-o a fazer a descoberta ou invenção. (…) Nem sempre o Senhor Se utilizou daqueles que tinham fé, nem o faz hoje em dia. Ele usa os intelectos flexíveis e que se deixam dirigir para certos rumos a fim de realizar a sua obra, acreditem Nele ou não” (Doutrinas de Salvação, vol. I, p. 194).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Que provas você tem visto de que o Senhor está derramando o Seu Espírito sobre toda a carne?

Sinais e maravilhas vão preceder e acompanhar o Dia do Senhor. Leia Joel 2:30–31 e identifique alguns desses sinais.

Pondere se você está com medo ou preocupado com qualquer um desses sinais ou dessas maravilhas.

Leia Joel 2:32 e identifique o que Joel ensinou que pode nos ajudar quando estivermos com medo ou preocupados com os sinais da Segunda Vinda.

O que podemos fazer quando nos sentirmos preocupados ou temerosos em relação aos sinais e acontecimentos dos últimos dias?

O que o Pai Celestial faz por aqueles que invocam Seu nome?

Joel 3

Joel profetiza sobre uma grande batalha que acontecerá nos últimos dias

Joel 3 contém a profecia da batalha do Armagedom, que ocorrerá pouco antes da Segunda Vinda, na qual todas as nações da Terra lutarão contra o povo do Senhor (ver também Ezequiel 38–39; Zacarias 11–14; Apocalipse 16:14–21).

Leia Joel 3:16 e identifique quem ajudará os justos. Você pode marcar por que o povo do Senhor deve ter esperança durante esse período difícil.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, registre seus sentimentos sobre o que você aprendeu ao estudar o livro de Joel e como as verdades que você aprendeu podem ajudá-lo a se preparar para suportar o Dia do Senhor com alegria e otimismo.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Joel e completei essa lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: