Seminário
Unidade 31: Dia 2, Jonas


Unidade 31: Dia 2

Jonas

Introdução

O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade. O Senhor ensinou Jonas a respeito de Seu amor pelo povo de Nínive.

Jonas 1–2

Jonas foge do chamado do Senhor para pregar em Nínive

Você consegue pensar em um ou mais indivíduos a quem você sente que pode ser difícil amar ou perdoar?

Ao estudar o livro de Jonas, procure princípios que podem ajudá-lo a escolher amar e perdoar as outras pessoas.

Leia Jonas 1:1–2 e identifique o que o Senhor ordenou que Jonas fizesse.

Olhe no mapa a seguir e localize Gate-Hefer e Nínive.

Imagem
mapa do Oriente Médio

Jonas vivia em Gate-Hefer (ver II Reis 14:25). Nínive era a principal cidade dos assírios, que eram inimigos dos israelitas. Os reis e soldados assírios eram conhecidos por sua brutalidade, que incluía a tortura e o cruel assassinato dos povos que conquistavam. Se você fosse Jonas, que pensamentos ou sentimentos você teria sobre pregar para o povo de Nínive?

Leia Jonas 1:3 e identifique o que Jonas fez em resposta ao chamado do Senhor.

Olhe o mapa novamente e localize Jope e Társis. (Não sabemos a localização exata de Társis, mas provavelmente se localizava na Espanha atual.)

Com base na reação de Jonas, como você acha que ele se sentiu a respeito de seu chamado para ir à Nínive?

Leia Jonas 1:4 e identifique o que o Senhor fez enquanto Jonas tentava fugir para Társis.

Em Jonas 1:5–9 aprendemos que os homens no barco estavam com medo de perecer na tempestade. Eles acreditavam que Jonas fosse responsável por ela e perguntaram-lhe por que aquele mal tinha caído sobre eles.

Leia Jonas 1:10–12 e identifique a causa da tempestade e as instruções de Jonas aos homens do barco.

Em Jonas 1:13–16 lemos que os homens relutantemente jogaram Jonas para fora do barco. Assim que o fizeram, a tempestade cessou.

Jonas tinha aceitado o chamado do Senhor para ser um de Seus profetas, e tinha se comprometido a seguir e ensinar a vontade do Senhor. Com a experiência de Jonas, podemos aprender que o Senhor vai exigir que prestemos conta das responsabilidades que Ele nos deu, mesmo que as tentemos evitar. Você pode escrever essa verdade na margem de suas escrituras, ao lado de Jonas 1:15.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que algumas pessoas hoje tentam evitar as responsabilidades que o Senhor lhes tem dado, como servir em uma missão (para os jovens) ou magnificar seus chamados?

    2. Por que é importante fazer o nosso melhor para cumprir as responsabilidades que o Senhor nos dá?

    3. Quais são algumas das consequências negativas que podem sobrevir aos que tentam evitar as responsabilidades que o Senhor lhes deu?

Leia Jonas 1:17 e identifique o que aconteceu depois que Jonas foi lançado ao mar.

Imagem
Jonas na praia

Jonas 2 contém a oração proferida por Jonas enquanto estava nas entranhas do peixe. Leia Jonas 2:1–9 e identifique as frases da oração de Jonas que indicam seu desejo genuíno de arrependimento. Você pode marcar essas frases em suas escrituras.

A frase “tornarei a ver o Teu santo templo” no versículo 4 indica que Jonas não fugiria mais do Senhor. A frase “o que votei pagarei” no versículo 9 indica que Jonas prometeu honrar seus compromissos com o Senhor.

Leia Jonas 2:10 e identifique o que o Senhor fez quando Jonas expressou seu desejo de arrepender-se.

Com Jonas 2 podemos aprender que se suplicarmos ao Senhor e nos arrependermos quando pecamos, podemos receber Sua misericórdia.

Imagem
Presidente James E. Faust

Ao ler a seguinte declaração do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, considere as maneiras pelas quais você experimentou a misericórdia do Senhor: “Muitos de nós retrocedemos, muitos tropeçamos e eu acredito firmemente no evangelho da segunda chance. Mas, o evangelho da segunda chance significa que após termos sido fracos, (…) logo em seguida nos tornamos firmes” (“Erga-se e Defenda Sua Crença”, A Liahona, agosto de 1994, p. 47).

Assim como fez com Jonas, o Senhor está misericordiosamente disposto a nos dar a oportunidade de nos arrepender de nossos pecados enquanto aprendemos a obedecer Seus mandamentos.

Jonas 3

Jonas cumpre sua missão em Nínive

Leia Jonas 3:1–4 e observe como o Senhor deu uma segunda chance a Jonas.

Como Jonas reagiu dessa vez?

Leia Jonas 3:5,10 e verifique como o povo de Nínive reagiu à pregação de Jonas.

A Tradução de Joseph Smith de Jonas 3:9–10 esclarece que o povo de Nínive declarou: “Nós nos arrependeremos e nos voltaremos para Deus” [Tradução de Joseph Smith, Jonas 3:9 (em Jonas 3:9, nota de rodapé a, na Bíblia SUD em inglês)] e que “Deus retirou o mal que Ele dissera que recairia sobre eles” [Tradução de Joseph Smith, Jonas 3:10 (em Jonas 3:10, nota de rodapé c, na Bíblia SUD em inglês)]. (As palavras em itálico mostram as alterações feitas pelo Profeta Joseph Smith.)

Jonas 4

Jonas aprende sobre o amor de Deus pelo povo de Nínive

  1. Imagine que você é Jonas, e está escrevendo em seu diário após sua bem-sucedida missão em Nínive. Em seu diário de estudo das escrituras, complete a seguinte declaração com base nos sentimentos que você acha que Jonas deve ter tido: Após o povo de Nínive ter se arrependido, senti-me… porque…

Leia Jonas 4:1–3 e identifique como Jonas se sentiu depois que o Senhor poupou o povo de Nínive.

O que Jonas queria negar ao povo de Nínive que ele próprio tinha recebido?

Você pode marcar os atributos do Senhor que Jonas citou no versículo 2. Embora ele tenha sido abençoado por esses atributos quando o Senhor misericordiosamente lhe deu uma segunda chance, Jonas ficou ressentido quando o Senhor deu ao povo de Nínive uma segunda chance.

Ao longo dos versículos restantes de Jonas 4, o Senhor ensinou a Jonas a respeito do amor e do perdão. Leia cada passagem de escritura no quadro a seguir. No espaço abaixo da referência da escritura, faça um desenho simples ou escreva um breve resumo do que a passagem descreve. Ao ler esses versículos, pode ser útil saber que a palavra cabana no versículo 5 refere-se a um abrigo, e a aboboreira mencionada nos versículos 6–7, 9 refere-se a uma planta grande que pode fornecer muita sombra.

Ver Jonas 4:4–5

Jonas 4:6

Ver Jonas 4:7–8

Como Jonas se sentiu sobre a aboboreira quando Deus a preparou para ele na primeira vez? Como ele se sentiu depois que ela secou?

Leia Jonas 4:10–11 e identifique o que a experiência de Jonas com a aboboreira deveria ensiná-lo a respeito dos sentimentos do Senhor pelo povo de Nínive.

Assim como Jonas tinha amado a aboboreira e ficou triste quando ela secou, o Senhor amava o povo de Nínive muito mais e não queria que ele perecesse.

Com esse relato aprendemos que para tornar-nos semelhantes ao Senhor, precisamos aprender a amar e a perdoar os outros como Ele o faz.

Ao ler a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, pense em uma ou mais pessoas que você sente que talvez seja difícil amar ou perdoar:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“No que se relaciona a ódio, maledicência, desprezo, infâmia, rancor ou o desejo de magoar, apliquem o seguinte:

Parem já!

É muito simples. Simplesmente temos de parar de julgar os outros e devemos substituir os pensamentos e sentimentos dessa natureza por um coração cheio de amor a Deus e a Seus filhos. (…)

Devemos reconhecer que todos somos imperfeitos — que somos todos mendigos diante de Deus. Quem entre nós, em uma ocasião ou outra, ainda não se aproximou do trono da misericórdia e implorou pela graça? Não ansiamos com toda a força da alma pela misericórdia — pelo perdão dos erros e pecados que cometemos?

Por dependermos todos da misericórdia de Deus, como podemos negar aos outros, em qualquer medida, a graça de que desesperadamente também necessitamos? Meus amados irmãos e irmãs, não devemos perdoar da mesma forma que desejamos o perdão? (…)

O puro amor de Cristo pode remover as escamas de ressentimento e a ira de nossos olhos, permitindo-nos ver os outros da maneira que o Pai Celestial vê a nós: como mortais imperfeitos e falhos que têm potencial e valor muito além do que conseguirmos imaginar. Pelo fato de Deus nos amar tanto, nós também devemos amar e perdoar uns aos outros” (“Os Misericordiosos Obterão Misericórdia”, A Liahona, maio de 2012, pp. 75–76).

  1. Reflita sobre uma ocasião em que você tentou amar e perdoar como o Senhor. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como você foi abençoado por isso.

Pense em como você pode se tornar mais parecido com o Senhor ao decidir amar e perdoar os outros, especialmente as pessoas que talvez sejam difíceis para você amar e perdoar.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Jonas e completei essa lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: