Seminário
Unidade 11: Dia 4, Êxodo 33–34


Unidade 11: Dia 4

Êxodo 33–34

Introdução

Por causa dos pecados dos israelitas, o Senhor declarou que não veriam Sua face. Deus mandou que Moisés fizesse novas tábuas de pedra e subisse novamente o Monte Sinai. Ele voltou a dar Sua lei a Moisés, mas não concedeu o sacerdócio maior nem suas ordenanças aos filhos de Israel.

Êxodo 33

Por causa dos pecados dos israelitas, o Senhor declara que não verão a Sua face

Leia as seguintes situações, cada uma envolvendo um rapaz, e identifique as diferenças entre as atitudes e crenças de cada um:

  • Um rapaz transgride um mandamento. Ele sente culpa e vergonha e acha que o Pai Celestial nunca o perdoará.

  • Outro rapaz transgride o mesmo mandamento. Ele acha que aquele pecado não tem importância e que, como, de modo geral, é uma boa pessoa e que Deus não o punirá pelo pecado.

O que há de errado na forma de pensar de cada rapaz?

Assim como o primeiro rapaz, há pessoas que erroneamente acreditam que Deus não as perdoará. Outras pensam como o segundo rapaz e acreditam erroneamente que Deus não as responsabilizará por seus pecados.

  1. No diário de estudo das escrituras, explique os problemas que podem surgir de cada uma dessas ideias falsas.

Êxodo 32 conta como os filhos de Israel pecaram contra Deus ao adorarem um bezerro de ouro. Ao estudar Êxodo 33–34 procure as verdades que o ajudarão a entender como Deus age em relação a nós quando pecamos.

Leia Êxodo 33:1–4 e descubra por que os filhos de Israel prantearam.

Os israelitas se entristeceram quando souberam que o Senhor não mais estaria entre eles na jornada rumo à terra prometida.

Leia Êxodo 33:7 e descubra o que Moisés fez para mostrar que Israel perdera a bênção da presença do Senhor.

A tenda mencionada no versículo 7 não era o tabernáculo construído para a realização das ordenanças do sacerdócio (ver Êxodo 25:8–9). Essa era outra tenda, chamada de “tenda da congregação”.

Uma verdade que aprendemos nos versículos 3 e 7 é que o pecado nos afasta do Senhor. Você pode anotar essa verdade na margem de suas escrituras.

Geralmente, quando pecamos, como percebemos esse afastamento do Senhor?

Faça uma pausa para meditar sobre ocasiões em que tenha sentido que o Espírito do Senhor Se afastou devido às suas escolhas.

Leia a seguinte declaração do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sublinhe o que ele disse que podemos aprender com as ocasiões nas quais sentimos o Espírito do Senhor Se afastar de nós:

Imagem
Élder David A. Bednar

“A bênção prometida por honrarmos [o] convênio [do batismo] é que poderemos ter sempre conosco o Seu Espírito (ver D&C 20:77). (…).

Exatamente porque a bênção prometida é de que poderemos ter sempre conosco o Seu Espírito, devemos prestar atenção e aprender com as escolhas e influências que nos separam do Espírito Santo.

O padrão é claro. Se algo em que pensamos, algo que vemos, ouvimos ou fazemos nos afasta do Espírito Santo, devemos parar de pensar, ver, ouvir ou fazer [isso]. Se aquilo que tem o objetivo de nos divertir, por exemplo, aliena-nos do Espírito Santo, é porque com certeza esse tipo de diversão não nos serve. Uma vez que o Espírito não pode tolerar a vulgaridade, a rudeza, ou a falta de recato, então, sem dúvida, tais coisas não são para nós. Se afastamos o Espírito do Senhor quando fazemos o que sabemos ser ruim, então tais coisas não são mesmo para nós.” (“Para Que Possamos Ter Sempre Conosco o Seu Espírito”, A Liahona, maio de 2006, p. 29).

  1. No diário de estudo das escrituras, explique o que você pode aprender com as experiências nas quais certas influências ou alguma escolha sua o afastaram do Espírito do Senhor.

Por não haver pecado como os filhos de Israel, Moisés era digno de estar na presença do Senhor. Leia Êxodo 33:9–11 e identifique palavras ou trechos que descrevam o relacionamento de Moisés com o Senhor. Você pode marcar o que encontrar.

O que essa descrição indica quanto à dignidade de Moisés e a seu relacionamento com Deus?

Êxodo 33:12–23 conta que Moisés rogou ao Senhor que acompanhasse Israel em sua peregrinação até a terra prometida. Moisés achou graça aos olhos do Senhor e o Senhor prometeu-lhe que estaria com os filhos de Israel. Entretanto, Ele deixou claro que, devido aos pecados que cometeram, eles não veriam Sua face naquela ocasião [ver Tradução de Joseph Smith, Êxodo 33:20 (no Guia para Estudo das Escrituras)].

Êxodo 34

O Senhor escreve Sua lei em novas tábuas de pedra

Imagem
Moisés com as tábuas da lei

De acordo com Êxodo 32:19, o que aconteceu com as tábuas de pedra que Moisés trouxera do Monte Sinai?

O Senhor ordenou que Moisés preparasse outro conjunto de tábuas de pedra. Leia Êxodo 34:1–2 e descubra o que o Senhor disse que escreveria nessas novas tábuas.

Observe que a Tradução de Joseph Smith contém esclarecimentos importantes quanto a Êxodo 34:1–2. O texto da tradução de Joseph Smith ajuda-nos a entender que, nas novas tábuas, o Senhor não escreveu exatamente as mesmas coisas que escrevera nas primeiras. Leia a tradução de Joseph Smith de Êxodo 34:1–2 (no Guia para Estudo das Escrituras) e identifique as coisas que não seriam incluídas nas novas tábuas. Você pode marcar o que encontrar.

Na tradução de Joseph Smith, a palavra sacerdócio empregada nesses versículos refere-se ao Sacerdócio de Melquisedeque. Apesar de, nessa ocasião, os filhos de Israel não terem recebido as ordenanças e os convênios do Sacerdócio de Melquisedeque (que são necessárias para que nos tornemos semelhantes a Deus e habitemos em Sua presença), o Senhor permitiu que o Sacerdócio Aarônico continuasse em seu meio (ver D&C 84:25–26).

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou-nos que, apesar “de os ritos da lei mosaica serem realizados por meio do Sacerdócio Aarônico[,] (…) todos os profetas eram portadores do Sacerdócio de Melquisedeque” (“The Bible, a Sealed Book”, Teaching Seminary: Preservice Readings, 2004, p. 130).

As palavras “lei de um mandamento carnal” (Tradução de Joseph Smith, Êxodo 34:2) referem-se ao conjunto de leis e ordenanças que se tornaram conhecidos pelo nome de “lei de Moisés”. Essa lei ajudava os israelitas a aprender os princípios da obediência e do sacrifício e guiava sua alma a Cristo (ver Gálatas 3:24; Jacó 4:5). O evangelho preparatório ministrado pelo Sacerdócio Aarônico, ou seja “o evangelho do arrependimento e do batismo” (D&C 84:27), também permaneceu entre os filhos de Israel.

Em sua opinião, por que, naquele momento, era importante que os filhos de Israel se concentrassem nos princípios e ordenanças do Sacerdócio Aarônico, como, por exemplo, no princípio do arrependimento e na ordenança do batismo?

Imagem
Moisés com as tábuas da lei

Um princípio que aprendemos com as experiências dos israelitas é que temos que ser fiéis às ordenanças e aos convênios do Sacerdócio Aarônico para prepararmo-nos para receber as ordenanças e os convênios do Sacerdócio de Melquisedeque.

Abra na página do diagrama intitulado “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”, na lição referente a Êxodo 17–19 (Unidade 10: Dia 3). No espaço correspondente ao número 11, escreva: Deus escreve Sua lei nas novas tábuas de pedra, mas retira o sacerdócio maior e suas ordenanças.

Em Êxodo 34:3–4, lemos que Moisés preparou duas tábuas de pedra e voltou a subir o Monte Sinai, como o Senhor ordenara.

Leia Êxodo 34:5–7 e descubra que atributos Seus o Senhor revelou a Moisés. (Nesse contexto a expressão tardio em irar-se se refere à paciência e misericórdia de Deus para com Seus filhos; as palavras “que ao culpado não tem por inocente” indicam que o Senhor é perfeitamente justo e responsabilizará os rebeldes pelas próprias ações.)

Nos versículos 6 e 7 aprendemos que o Senhor é misericordioso e está disposto a perdoar; Ele também é perfeitamente justo e nos considerará responsáveis por nossos pecados.

Como é possível que Deus seja, ao mesmo tempo, justo e misericordioso?

Graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos arrepender-nos e receber a misericórdia divina. Contudo, se optarmos por não nos arrepender, teremos que pagar por nossos pecados (ver Alma 42:13–15; D&C 19:15–20).

  1. Releia as duas situações do início da lição. No diário de estudo das escrituras, explique como o conhecimento das verdades a respeito de Deus encontradas em Êxodo 34:6–7 poderia ajudar os rapazes em cada situação.

Medite sobre como as verdades ensinadas em Êxodo 34:6–7 podem ajudar você a arrepender-se de seus próprios erros.

Leia Êxodo 34:8–9 e descubra o que Moisés pediu ao Senhor em benefício dos filhos de Israel. Você pode marcar o que encontrar.

O pedido “toma-nos por tua herança” no versículo 9 significa que Moisés pediu ao Senhor que voltasse a aceitar Israel como Seu povo do convênio, como sua “propriedade peculiar” (ver Êxodo 19:5).

Como registrado em Êxodo 34:10–35, o Senhor respondeu ao pedido de Moisés declarando que consideraria Israel como povo do convênio se os israelitas parassem de fazer e adorar ídolos e guardassem o convênio feito com Ele por meio da obediência aos mandamentos. Depois disso, Moisés desceu do Monte Sinai e transmitiu ao povo as palavras do Senhor.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Êxodo 33–34 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com o professor: