Seminário
Unidade 14: Dia 1, Números 22–36


Unidade 14: Dia 1

Números 22–36

Introdução

Depois que os israelitas venceram os amorreus, Balaque, rei de Moabe, ficou com medo de que eles também destruíssem sua nação. Balaque pediu a um homem chamado Balaão que amaldiçoasse os israelitas. Contudo, o Senhor orientou Balaão a não amaldiçoar os filhos de Israel, mas a abençoá-los. Posteriormente, Balaão agiu de modo contrário ao desejo do Senhor e ensinou a Balaque o que ele poderia fazer para derrotar os israelitas, ou seja, fazer com que comessem o alimento oferecido aos ídolos e que as mulheres midianitas os seduzissem a cometer pecados abomináveis. Os israelitas que cometeram pecados graves e se voltaram contra Deus foram mortos. O Senhor então ordenou a Moisés que designasse Josué como líder de Israel.

Números 22–24

Balaque oferece riquezas, popularidade e posição social a Balaão se ele amaldiçoar os israelitas

Imagem
sinais de advertência

Reflita sobre o que as seguintes situações têm em comum:

  • Um motorista está prestes a virar em uma rua quando avista a placa de “Não Entre” fixada na estrada.

  • Uma jovem passeia com as amigas quando um alarme soa, indicando que uma terrível tempestade se aproxima.

  • Um passageiro em um avião vê o sinal “Aperte o Cinto de Segurança” piscar e ouve o comandante anunciar que a aeronave passará por turbulências.

O que essas três situações têm em comum? Se você estivesse nessas situações, como reagiria às instruções e advertências? Quais seriam as consequências com base em sua reação?

Ao estudar Números 22–25, pense em como você escolhe reagir a instruções e advertências.

Em Números 22:1–11, aprendemos que Balaque, rei de Moabe, temeu que os israelitas destruíssem sua nação. Para evitar que fossem destruídos, Balaque pediu a um profeta chamado Balaão que amaldiçoasse os israelitas. Balaão era “um profeta de Petor, que está junto ao Eufrates” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Balaam”). O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze, comentou sobre como, nesse relato verdadeiro, um homem digno tentou servir tanto ao Deus do céu quanto à “ganância por riquezas e ao desejo de honras mundanas”. Mas “Balaão, o profeta, por mais inspirado e poderoso que fosse, perdeu a alma no final porque colocou o coração nas coisas deste mundo em vez de nas riquezas da eternidade” (“The Story of a Prophet’s Madness”, New Era, abril de 1972, p. 7).

Após os líderes de Moabe e Midiã terem entregado a mensagem de Balaque, o Senhor veio a Balaão e falou com ele.

Leia Números 22:12–13 e identifique o que Deus disse a Balaão que não fizesse.

Como Balaão reagiu às instruções de Deus?

Quando o rei Balaque soube que Balaão recusara sua oferta, enviou outra oferta com promessas de recompensas maiores a Balaão (ver Números 22:15–17). Leia Números 22:18–21 e identifique como Balaão respondeu à segunda oferta do rei Balaque.

A Tradução de Joseph Smith muda a frase “levanta-te, vai com eles” em Números 22:20 para “levanta-te se desejares ir com eles” (Joseph Smith Translation, Números 22:20; grifo do autor). Em outras palavras, o Senhor estava fazendo com que Balaão fosse responsável por sua decisão de segui-Lo ou de ir com os príncipes de Moabe. Balaão, entretanto, ignorou as instruções do Senhor e escolheu ir com os príncipes de Moabe.

  1. Divida uma página do diário de estudo das escrituras em quatro partes traçando uma linha vertical e outra horizontal no meio da página. Escreva uma das seguintes referências de escrituras como cabeçalho no alto de cada seção: Números 22:22–23; Números 22:24–26; Números 22:27–30; Números 22:31–35. Leia os versículos designados em cada seção e nela escreva uma breve descrição ou faça um desenho do que aconteceu com Balaão por ignorar as orientações e os avisos que Deus lhe deu e ir com os homens do rei Balaque.

Com a experiência de Balaão, aprendemos que nos colocamos em perigo quando ignoramos as orientações e os avisos do Senhor.

Em sua opinião, como Balaão colocou a si mesmo em perigo ao ignorar os avisos do Senhor?

Imagem
Balaão e o anjo

Um anjo pôs-se no caminho de Balaão.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma situação na qual o Senhor advertiu você ou alguém conhecido. Descreva o que aconteceu quando você ou a outra pessoa ignoraram o aviso do Senhor ou obedeceram a ele.

Em Números 22:36–24:11, aprendemos que, após chegar ao reino de Balaque, maiores recompensas foram prometidas a Balaão se ele amaldiçoasse Israel. Contudo, em vez de amaldiçoar os israelitas, ele os abençoou.

Leia Números 24:12–13 e observe como Balaão reagiu à ira do rei Balaque.

Antes de deixar o rei Balaque, Balaão profetizou que os filhos de Israel iam, no final, governar os moabitas. Ele também profetizou sobre o Salvador. (Ver Números 24:14–25.) Marque o que Balaão profetizou a respeito do Messias em Números 24:17 (ver também Números 24:17, notas de rodapé ab na Bíblia SUD em inglês).

Números 25

Os israelitas que cometeram pecados graves foram mortos

Você já leu uma história com um final surpreendente?

O relato de Balaão e do rei Balaque teve um final inesperado. A seu ver, como a história poderia terminar?

Leia Números 25:1–3 e identifique o que aconteceu quando os filhos de Israel chegaram a Moabe, o reino de Balaque. Para entender o versículo 3, é útil saber que Baal-peor refere-se a um ídolo para o falso deus Baal, a quem os moabitas adoravam.

Apocalipse 2:14 acrescenta detalhes sobre as interações de Balaão e o rei Balaque. Leia Apocalipse 2:14 e identifique o que aconteceu no final desse registro (ver também Números 31:16).

O que Balaão orientou o rei Balaque a fazer?

Adorar falsos deuses e cometer pecado sexual eram pedras de tropeço para os israelitas porque eles perdiam o poder e a proteção do Senhor quando pecavam. Um princípio que aprendemos em Números 25 é que o pecado nos impede de progredir espiritualmente e faz com que percamos a proteção e o poder de Deus.

O Rei Balaque induziu os israelitas a cometer pecado porque sabia que, sem o poder do Senhor, eles não conseguiriam conquistar seu reino. É importante lembrar que o exército de Israel não podia ser derrotado porque contava com a proteção e o poder de Deus. A única maneira de serem derrotados era perdendo a proteção e o poder de Deus devido ao pecado. Igualmente, Satanás não pode nos derrotar a menos que escolhamos pecar.

Em Números 25:4–18, lemos que o Senhor disse a Moisés que os filhos de Israel que se renderam à idolatria deviam morrer. Uma ação tão severa foi necessária porque “se Israel permitisse que o mal crescesse em seu meio, pessoas inocentes morreriam nas guerras contra os cananeus, quando Israel cruzasse as águas do Jordão” (O Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 210).

Números 26–30

Os filhos de Israel são contados novamente, Moisés designa Josué para liderar Israel e as regras para os sacrifícios e votos são estabelecidas

Imagem
Moisés e Josué

Moisés designa Josué para liderar os israelitas.

Números 26 explica que os homens de Israel que tinham pelo menos 20 anos de idade foram contados novamente. Do grupo que foi contado no Sinai, somente Calebe e Josué ficaram (ver Números 26:65). Números 27 registra que o Senhor disse a Moisés que ele não entraria na terra prometida (ver Números 27:12–14; ver também Deuteronômio 3:26–29; 4:21; 32:48–52; D&C 84:23–25). O Senhor ordenou a Moisés que designasse Josué como líder de Israel. Marque as frases em Números 27:18–20, 23 que descrevem como Moisés designou Josué. Em Números 28–29, foram estabelecidas várias regras para os sacrifícios. Em Números 30, Moisés ensina aos líderes israelitas o padrão do Senhor para as promessas, os votos e juramentos.

Números 31

Um exército israelita destrói os midianitas

Que bênçãos já recebeu que são tão grandes que você nunca conseguiria retribuir ao Pai Celestial e a Jesus Cristo?

Ao continuar a estudar o livro de Números, procure verdades que possam ajudá-lo a saber como pode expressar melhor sua gratidão pelas bênçãos recebidas.

Leia Números 31:1–4 e identifique o que o Senhor orientou os israelitas a fazer com os midianitas.

A frase “a vingança do Senhor contra eles” no versículo 3 significa que os israelitas foram ordenados a levar o julgamento do Senhor aos midianitas por sua iniquidade ao influenciar os israelitas a adorar falsos deuses e cometer pecados sexuais.

Números 31:6–47 explica que os israelitas venceram essa guerra e tomaram tudo o que pertencia aos midianitas. Balaão, que vivia entre os midianitas na época da guerra, também foi morto (ver Números 31:8). Leia Números 31:48–49 para saber quantos soldados israelitas morreram nessa guerra contra os midianitas.

A frase “e não falta nenhum de nós” significa que ninguém foi morto. Para algumas pessoas, ter a vida preservada pelo Senhor seria uma das bênçãos a serem incluídas na lista pessoal como aquela que você escreveu anteriormente nesta seção. Estava além da capacidade dos israelitas retribuir ao Senhor essa bênção, mas ainda assim queriam expressar gratidão.

Leia Números 31:50 e encontre o que os oficiais do exército de Israel trouxeram a Moisés para mostrar sua gratidão.

Uma oblação é algo dado como oferta ou presente ao Senhor. A frase “fazer expiação pelas nossas almas” (Números 31:50) significa que, fazendo essas ofertas, os oficiais estavam tentando pagar o que achavam que deviam ao Senhor por poupar-lhes a vida. Embora nenhum pagamento fosse suficiente, a oferta deles mostrou que reconheciam e eram gratos por Suas bênçãos e proteção.

A seguir temos um princípio que podemos aprender com o exemplo dos oficiais israelitas: Podemos mostrar gratidão ao Senhor por Suas bênçãos fazendo ofertas a Ele.

  1. Responda em seu diário de estudo das escrituras a duas ou mais das perguntas a seguir:

    1. Quais são algumas ofertas ou dádivas que podemos dar ao Senhor para mostrar gratidão por Suas bênçãos em nossa vida?

    2. Como você foi abençoado por mostrar gratidão ao Senhor por meio de suas ações?

    3. Que oferta você dará ao Senhor para mostrar sua gratidão pelas bênçãos que Ele lhe dá?

Números 32–36

Moisés orienta e instrui os israelitas com relação a suas heranças de terra e cidades de refúgio

Números 32 contém um registro do pedido feito pelas tribos de Rúben e Gade para receber como herança as terras a leste do Rio Jordão. Moisés concordou com o pedido deles sob a condição de que os homens dessas tribos ajudassem as outras tribos a expulsar os habitantes da terra prometida e obter sua própria herança.

Números 33–36 contém um registro de Moisés sobre as jornadas de Israel do Egito a Canaã, as instruções do Senhor para expulsar todos os habitantes de Canaã e as instruções de Moisés a respeito das heranças de terras e cidades, entre as heranças dos levitas, nas quais pessoas culpadas de homicídio involuntário poderiam se refugiar e evitar assim a vingança de qualquer pessoa antes que se fizesse um julgamento adequado.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Números 22–36 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: