Seminário
Unidade 29: Dia 2, Ezequiel 37


Unidade 29: Dia 2

Ezequiel 37

Introdução

Repleto do Espírito do Senhor, Ezequiel descreveu sua visão simbólica da ressurreição dos ossos secos. Os múltiplos significados dessa visão incluem a representação da ressurreição dos mortos e a restauração da casa de Israel. O Senhor também instruiu Ezequiel a juntar duas varas para representar a união da Bíblia e do Livro de Mórmon e a unificação das tribos de Efraim e Judá. Por meio de Ezequiel, o Senhor também falou do convênio que estabeleceria com a Israel coligada.

Ezequiel 37:1–14

Ezequiel vê exemplos da restauração — a ressurreição e a coligação da casa de Israel

Ao estudar Ezequiel 37, identifique doutrinas e princípios que podem nos ajudar a entender como Deus pode nos restaurar física e espiritualmente.

Leia Ezequiel 37:1–2 e identifique o que Ezequiel viu em uma visão. O que Ezequiel viu no meio do vale?

Imagine que você está no lugar de Ezequiel e visualize o vale de ossos. Você pode marcar nas escrituras que os ossos que Ezequiel viu estavam “sequíssimos” (Ezequiel 37:2). Isso quer dizer que os corpos no vale estavam mortos há muito tempo. Que perguntas você teria se estivesse no meio do vale de ossos secos?

Leia Ezequiel 37:3 e identifique o que o Senhor perguntou a Ezequiel. A Bíblia SUD em inglês esclarece que, em Ezequiel 37:3, a palavra viverão significa “ressuscitarão”.

Leia Ezequiel 37:4–6 e identifique a resposta do Senhor à pergunta que Ele fez.

O que o Senhor disse que Ele faria com os ossos?

A frase entrar em vós o espírito no versículo 5 refere-se ao “fôlego da vida” (Gênesis 2:7), ou nosso espírito, que Deus colocou em nosso corpo físico. Em outras palavras, Ezequiel estava se referindo à reunião de nosso corpo e espírito.

Leia Ezequiel 37:7–10 e observe o que aconteceu com os ossos que Ezequiel viu.

Ezequiel viu em visão a ressurreição de muitas pessoas. Ressurreição é a união do espírito com o corpo em um estado perfeito e imortal. O corpo não mais estará sujeito à morte, e assim o corpo e o espírito nunca mais serão separados (ver Alma 11:43–45).

Em Ezequiel 37:11–14, lemos que o Senhor, Jesus Cristo, disse que faria subir Seu povo da casa de Israel de suas sepulturas um dia. Você pode marcar a frase “e porei em vós o meu Espírito, e vivereis” no versículo 14. Essa profecia se refere a Seu poder de restaurar as tribos de Israel que estão dispersas e fazê-las reviver. Também pode representar Seu poder de ressuscitar Seu povo.

Nesses versículos aprendemos que Jesus Cristo tem o poder de nos ressuscitar. Também aprendemos que, quando ressuscitarmos, nosso corpo será perfeito novamente.

Ao ler a declaração a seguir do Élder Shayne M. Bowen, dos Setenta, pense em alguém que você ama e que morreu:

Imagem
Élder Shayne M. Bowen

“Lembrem-se de quando foram ao funeral de um ente querido, do que sentiram no coração ao saírem do cemitério e olharem para trás e verem o caixão solitário — com o coração esfacelado de dor.

Testifico que graças a Ele, sim, nosso Salvador, Jesus Cristo, esses sentimentos de tristeza, solidão e desespero serão um dia substituídos por uma plenitude de alegria. Testifico que podemos confiar Nele quando disse:

‘Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis’ (João 14:18–19). (…)

Testifico que naquela brilhante e gloriosa manhã da Primeira Ressurreição, seus entes queridos e os meus se levantarão da sepultura, conforme foi prometido pelo próprio Senhor, e teremos uma plenitude de alegria. Porque Ele vive, eles e nós também viveremos” (“Porque Eu Vivo, e Vós Vivereis”, A Liahona, novembro de 2012, p. 17).

Imagem
Cristo e Maria no sepulcro
  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva: Estes ossos podem viver? Depois responda à pergunta e escreva seu testemunho de Jesus Cristo e de Seu poder de nos ressuscitar.

Ezequiel 37:15–28

Ezequiel profetiza que as varas de Judá e de José serão reunidas

Leia Ezequiel 37:15–17 e identifique as duas varas que abençoariam muitas vidas eternamente. (Ezequiel 37:15–17 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la no futuro.)

Imagem
rolo de papiro

Um rolo de papel envolvendo dois pedaços de madeira

A Bíblia SUD em inglês esclarece que esses dois pedaços de madeira descritos em Ezequiel 37:16 representam placas de madeira. Também podem se referir a rolos de pergaminho que antigamente eram enrolados em varas (ver Boyd K. Packer, “Escrituras”, A Liahona, janeiro de 1983, p. 88).

Um professor de escrituras antigas observou: “A descoberta em 1953 de (…) placas com escritos bíblicos de Calá, na Mesopotâmia, mudou o modo de pensar dos estudiosos sobre como os povos do Oriente Médio faziam registros. As placas de madeira unidas com cera representam a ‘forma mais antiga de livro conhecida’ e nos ajudam a entender uma importante profecia de Ezequiel quando predisse a união da Bíblia e do Livro de Mórmon” (Keith Meservy, “Ezekiel’s Sticks and the Gathering of Israel” [As Varas de Ezequiel e a Coligação de Israel], Ensign, fevereiro de 1987, p. 4).

A vara de Judá é a Bíblia. A Bíblia foi preservada primeiramente pelos judeus, muitos dos quais eram da tribo de Judá. A vara de José é o Livro de Mórmon. Leí e seus descendentes, alguns dos quais mantiveram os registros agora contidos no Livro de Mórmon, eram descendentes de José (ver 2 Néfi 3:12; Alma 10:3).

Em sua opinião, o que significa que essas duas varas ou livros de escritura “se tornem uma só vara na tua mão” (Ezequiel 37:17)?

Leia 1 Néfi 13:40 e identifique que o Livro de Mórmon (descrito nesse versículo como parte dos “últimos registros”) e a Bíblia [descrita como os “primeiros (registros)”] juntos seriam conhecidos entre todos os povos.

Em Ezequiel 37:15–17 e 1 Néfi 13:40, podemos aprender que a Bíblia e o Livro de Mórmon unidos testificam que Jesus Cristo é nosso Salvador. Se desejar, anote essa verdade na margem de suas escrituras, ao lado de Ezequiel 37:15–17.

Imagem
homem segurando dois rolos de pergaminhos

Ezequiel profetizou que as varas de Judá e de José seriam reunidas.

  1. Algumas pessoas dizem que acreditam na Bíblia, mas não veem necessidade do Livro de Mórmon (ver 2 Néfi 29). Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, por que é importante ter mais de um livro de escrituras que testifique de Jesus Cristo?

Uma das maneiras de a Bíblia e o Livro de Mórmon estarem unidos é por meio das notas de rodapé que fornecem referências cruzadas entre os dois livros. Encontre um versículo no Livro de Mórmon que testifique de Jesus Cristo (como em Helamã 5:12). Olhe nas notas de rodapé do versículo que encontrou e identifique um versículo na Bíblia que testifique de Jesus Cristo.

O Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou das bênçãos disponíveis pelo fato de você poder estudar a Bíblia e o Livro de Mórmon juntos:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“A vara ou registro de Judá — o Velho Testamento e o Novo Testamento — e a vara ou registro de Efraim — o Livro de Mórmon, que é outro testamento de Jesus Cristo — ficaram agora tão entrelaçadas que ao estudar um somos levados a estudar o outro, ao aprender com um somos iluminados pelo outro. Tornaram-se de fato um só em nossas mãos. A profecia de Ezequiel está agora cumprida.

Com o passar dos anos, essas escrituras hão de produzir sucessivas gerações de fiéis cristãos, que conhecem o Senhor Jesus Cristo e estão dispostos a fazer Sua vontade.

(…) As revelações serão concedidas a eles como a ninguém antes na história do mundo. Em suas mãos, são agora colocados os registros de José e Judá. Eles vão ter um conhecimento do evangelho muito maior do que seus antepassados conseguiram alcançar. Terão o testemunho de que Jesus é o Cristo e a competência para proclamá-Lo e defendê-Lo” (“Escrituras”, A Liahona, janeiro de 1983, pp. 90–91).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o estudo da Bíblia e do Livro de Mórmon ajudou você a sentir-se preparado para proclamar e defender seu testemunho de Jesus Cristo?

Reflita sobre o que você fará para usar o Livro de Mórmon e a Bíblia juntos para fortalecer seu testemunho e sua fé no Pai Celestial e em Seu Filho, Jesus Cristo. Agir de acordo com as impressões sentidas.

Ezequiel 37:21–28 ensina que a união das varas de Judá e José também simboliza a reunião dos reinos de Judá e Israel. A casa de Israel reunida será guiada por seu Pastor e Rei — Jeová, ou Jesus Cristo. O Senhor prometeu que Ele renovaria Seu convênio com a casa de Israel e a santificaria.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Ezequiel 37:15–17

  1. Para ajudá-lo a memorizar Ezequiel 37:15–17, escreva a primeira letra de cada palavra encontrada nos versículos 15–17 em seu diário de estudo das escrituras. Use as letras que escreveu para ajudá-lo a recitar a passagem em voz alta. Recorra aos versículos conforme necessário. Repita esse processo até que possa recitar os versículos usando a primeira letra de cada palavra. Registre a realização de sua designação em seu diário de estudo das escrituras.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Ezequiel 37 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: