Seminário
Unidade 27: Dia 4, Jeremias 30–33


Unidade 27: Dia 4

Jeremias 30–33

Introdução

O Senhor revelou a Jeremias que Ele reuniria o povo da casa de Israel e faria um novo e eterno convênio com eles. Ele instruiu Jeremias a comprar propriedades na terra prometida para simbolizar o retorno da Israel dispersa.

Jeremias 30–31

Nos últimos dias, os que são da casa de Israel serão reunidos e farão um novo convênio com o Senhor

Você prefere finais felizes ou tristes nas histórias? Você já pensou se sua vida mortal terá um final feliz ou triste? O que seria um final feliz para sua vida? O que seria um final triste?

O Senhor enviou o Profeta Jeremias para chamar o povo de Judá ao arrependimento um pouco antes de a Babilônia conquistar Jerusalém e levar muitos judeus cativos para a Babilônia. Assim, as advertências e profecias de Jeremias frequentemente tinham um tom de desgraça iminente. Mas Jeremias também sabia que futuro aguardava os judeus. Leia Jeremias 31:17 e identifique o que Jeremias disse sobre o futuro dos judeus.

Em sua opinião, o que significa a frase “há esperança quanto ao teu futuro”?

Jeremias sabia que, apesar da infelicidade que viria sobre os judeus devido à destruição babilônica e ao cativeiro, os da casa de Israel podiam ter esperança no futuro.

Ao estudar Jeremias 30–31, identifique as verdades que podem lhe dar esperança mesmo se enfrentar problemas ou tristeza.

Quando os israelitas guardavam os convênios, Deus os abençoava de muitas maneiras, inclusive dando-lhes a terra prometida. Entretanto, quando quebravam os convênios, o Senhor retirava essas bênçãos e o povo era afastado da terra prometida ou disperso. Leia Jeremias 30:12. A Tradução de Joseph Smith para esse versículo, na Bíblia SUD em inglês, revela a condição de Israel: “A tua ferida não é incurável, embora a tua chaga seja dolorosa”.

Embora a condição de decadência espiritual e o cativeiro físico de Israel fossem graves ou sérios, não eram incuráveis ou sem esperança.

Leia os versículos a seguir e identifique o que Deus faria que daria aos israelitas esperança no futuro: Jeremias 30:3, 7, 8, 10, 17 e Jeremias 31:3, 8, 9, 13.

O que Deus faria pela Israel dispersa?

Enquanto Jeremias se referia à coligação física na terra da promissão depois do exílio dos judeus na Babilônia, há outro componente da coligação ainda mais importante. Leia Jeremias 31:31–34 e identifique o que o Senhor faria como parte da coligação de Israel.

De acordo com o versículo 31, o que Jeová disse que faria com a casa de Israel? Se desejar, marque o que encontrar.

A palavra nova nesse contexto significa que o convênio de Deus — a plenitude do evangelho — seria revelado outra vez ao povo da casa de Israel. Quando Deus estabeleceu anteriormente Seu convênio com seus pais, os patriarcas, ao longo do tempo, algumas partes desse convênio foram perdidas (como o Sacerdócio de Melquisedeque, a lei maior e a plenitude das ordenanças do templo). Jeremias previu o dia em que o povo da casa de Israel aceitaria a plenitude do evangelho, o novo e eterno convênio de Deus.

Antigamente, os israelitas se esforçavam em cumprir o convênio com Deus e viver Suas leis de todo o coração. Leia novamente Jeremias 31:33 e identifique palavras ou frases que descrevam o que ajudaria os filhos de Israel a viver o convênio. Se desejar, marque o que encontrar.

Em sua opinião, o que significa ter a lei de Deus “em [nosso] interior” e escrita em nosso coração (Jeremias 31:33)?

Quando a lei de Deus é escrita em nosso coração, desejamos viver o evangelho de todo o coração e somos verdadeiramente convertidos a ele. Obedecemos a Deus porque O amamos, em vez de obedecermos por razões externas, como querer que os outros pensem que somos justos. Em Jeremias 31:34, aprendemos que, se cumprirmos com nossos convênios e vivermos o evangelho de todo o coração, vamos conhecer a Deus.

À medida que você lê a declaração a seguir do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, marque as palavras ou frases que o ajudam a entender melhor o que significa viver o evangelho de todo o coração:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Quando nos damos conta de que somos filhos do convênio, sabemos quem somos e o que Deus espera de nós. Sua lei está escrita em nosso coração. Ele é nosso Deus, e somos Seu povo. Os filhos comprometidos do convênio permanecem firmes, mesmo em meio às adversidades. (…)

O maior elogio que pode ser conquistado nesta vida é o de ser conhecido como guardador de um convênio. As recompensas para o guardador de convênios serão recebidas tanto nessa vida quanto na vida futura” (“Convênios”, A Liahona, novembro de 2011, pp. 88–89).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o fato de viver o evangelho de Jesus Cristo o ajuda a conhecer melhor o Pai e o Filho?

  2. Medite sobre a pergunta a seguir e registre seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras: Como as recompensas de guardar os convênios se relacionam com seu futuro e um final feliz?

Pense em como você pode guardar melhor seus convênios e viver o evangelho de todo o coração. Comprometa-se a fazer qualquer correção ou ajuste que o ajude a viver o evangelho dessa maneira.

Jeremias 32–33

Jeremias compra propriedades na terra prometida para simbolizar o retorno da Israel dispersa

Você já disse: “Ah, isso é difícil demais”?

Ao estudar Jeremias 32–33, identifique um princípio que pode lhe ajudar quando se sentir desencorajado.

Em Jeremias 32:1–15, aprendemos que o rei Zedequias colocou Jeremias na prisão porque ele profetizou que o rei seria levado cativo e que Jerusalém seria conquistada pelo rei da Babilônia. Enquanto Jeremias estava na prisão, seu sobrinho o visitou e pediu que ele comprasse propriedades na terra natal da família deles, que ficava perto de Jerusalém. O Senhor revelou a Jeremias que comprar essa terra era um testemunho simbólico de que os judeus retornariam do cativeiro algum dia e comprariam e tomariam posse da terra prometida novamente (ver Jeremias 32:15, 43–44).

Como registrado em Jeremias 32:16–25, Jeremias orou a Deus e relembrou muitos milagres que Deus realizara ao dar a terra prometida aos filhos de Israel. Jeremias 32:26–44 contém a resposta de Deus a essa oração. Leia Jeremias 32:17, 27 e compare como Jeremias começou sua oração e como Deus começou Sua resposta. Se desejar, marque o que encontrar.

Por que deve ter sido um consolo para Jeremias receber a confirmação de que nada é difícil demais para Deus?

Jeremias podia não saber como Deus restauraria os judeus à sua terra natal, mas tinha um testemunho de que nada é difícil demais para o Senhor, então sabia que seria feito.

O Senhor descreveu o que faria por Israel. Leia Jeremias 32:37–42 e Jeremias 33:6–8 e identifique frases que descrevam o que Deus faria pela Israel dispersa. Se quiser, marque essas frases nas escrituras. [A frase “E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel” (Jeremias 33:7) significa que Deus reuniria a casa de Israel.]

Há pessoas hoje que se sentem perdidas espiritualmente e acreditam que será difícil demais para elas voltar ao Pai Celestial e ter um final feliz. As promessas que o Senhor fez aos israelitas podem ajudar essas pessoas.

Na lista a seguir, complete a seguinte verdade com as frases que encontrou enquanto lia Jeremias 32:37–42 e Jeremias 33:6–8: A despeito do que tenhamos feito ou do quanto nos sentimos perdidos, Jesus Cristo pode… [Por exemplo: Congregar-nos (ver Jeremias 32:37)].

Selecione uma ou duas dessas frases e use-as para completar a verdade de uma maneira significativa para você. A verdade a seguir é um exemplo: A despeito do que tenhamos feito ou do quanto nos sentimos perdidos, Jesus Cristo pode nos curar.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva as verdades que formulou e explique por que elas são importantes para você.

As frases na lista anterior descrevem o que Jesus Cristo pode fazer por nós se nos arrependermos e nos achegarmos a Ele ao vivermos Seu evangelho. Reflita sobre como você pode precisar se arrepender ou viver mais plenamente o evangelho de Jesus Cristo. Aja de acordo com as inspirações que receber para que o Salvador possa lhe dar esperança no futuro e ajudá-lo a ser feliz. Você pode prestar seu testemunho a alguém da família ou a um amigo sobre o desejo e a capacidade do Salvador de nos edificar, purificar, curar e perdoar.

Termine esta lição lendo Jeremias 33:10–11, 14 e identifique palavras e frases que confirmem como a história terminará para a casa de Israel.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Jeremias 30–33 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: