Seminário
Unidade 30: Dia 2, Oseias


Unidade 30: Dia 2

Oseias

Introdução

O Senhor ordena a Oseias que se case com Gômer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Gômer é infiel a Oseias. Da mesma maneira, os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos. Oseias profetizou que nos últimos dias Deus estenderia Sua misericórdia aos israelitas que se arrependessem.

Oseias 1–3

O Senhor compara Seu relacionamento de convênio com Israel ao casamento

Você já ouviu alguém usar a expressão “ponto sem retorno”? O que você acha que significa chegar a um “ponto sem retorno”?

O Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, disse o seguinte sobre essa expressão:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Voos sobre oceanos imensos, travessias por extensos desertos e viagens de um continente ao outro exigem um cuidadoso planejamento para garantir uma chegada segura ao destino programado. Alguns desses voos sem paradas podem durar até 14 horas e cobrir uma distância de cerca de 14.000 quilômetros.

Há um importante momento de decisão durante esses longos voos, geralmente conhecido como o ponto de retorno seguro. Até esse ponto, a aeronave tem combustível suficiente para fazer a volta e retornar com segurança ao aeroporto de partida. Mas, depois de passar o ponto de retorno seguro, o capitão não tem mais essa opção e precisa continuar. É por isso que muitas vezes se diz que esse é o ponto sem retorno. (…)

Satanás quer que pensemos que, quando pecamos, chegamos ao ‘ponto sem retorno’ — que é tarde demais para mudar de curso” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 99).

Às vezes as pessoas acham que, quando cometem um pecado grave, elas passaram do “ponto sem retorno” ao Pai Celestial. Quais são alguns dos perigos de acharmos que ao pecar passamos do ponto sem retorno? Alguma vez você ou alguém que conhece já se sentiu assim?

Ao estudar o livro de Oseias, procure princípios que podem ajudá-lo a voltar-se para o Senhor com fé e esperança quando pecar.

Veja o diagrama “Visão Geral dos Reinos de Israel e Judá”, na lição de I e II Crônicas [Unidade 21: Dia 1] neste manual. Observe que Oseias era um profeta no reino do norte (Israel) que profetizou antes de os israelitas terem sido levados cativos pelos assírios. Naquela ocasião, o reino do norte (Israel) tinha formado alianças com outras nações e muitos israelitas estavam praticando idolatria, incluindo rituais que violavam a lei da castidade dada por Deus.

O livro de Oseias começa com o Senhor dando a ele uma ordem incomum. Leia Oseias 1:2–3 e identifique o que o Senhor ordenou que Oseias fizesse.

Oseias foi ordenado a se casar com uma mulher que tinha cometido prostituições, ou pecados sexuais, e ele escolheu Gômer. O Senhor usa esse casamento para ensinar aos israelitas sobre Seu relacionamento por meio de convênios com eles. Ao prosseguir em seu estudo do livro de Oseias, lembre-se de que Oseias representa Jeová, ou Jesus Cristo, e Gômer representa os israelitas.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que o casamento é um bom símbolo para representar a relação de aliança entre o Senhor e a casa de Israel?

    2. De acordo com Oseias 1:2, de que maneira Gômer era semelhante aos israelitas?

Em Oseias 1:4–2:4 aprendemos que Oseias e Gômer tiveram três filhos. Os nomes das crianças foram dados pelo Senhor e representavam as consequências que os israelitas sofreriam por causa de seus pecados. Por intermédio de Oseias, o Senhor também explicou que Gômer sofreria as consequências de suas ações. Leia Oseias 2:5 e identifique o que Gômer fez após casar-se com Oseias.

Que sentimentos Oseias pode ter tido após ficar sabendo das ações de Gômer?

Lembre-se de que o casamento entre Oseias e Gômer simbolizava a relação de aliança entre Jesus Cristo e os israelitas. Reflita sobre como a experiência de Oseias com Gômer pode nos ajudar a entender como o Senhor deve se sentir quando quebramos nossos convênios ao pecar.

Leia Oseias 2:6–13 e identifique o que o Senhor disse que faria por causa da infidelidade dos israelitas. Oseias usou uma linguagem simbólica para descrever as consequências que Israel sofreria. Enquanto lê, reflita sobre o que essa linguagem simbólica pode representar.

As frases “cercarei o teu caminho” e “levantarei um muro” no versículo 6 podem referir-se ao Senhor separando os israelitas de seus falsos deuses quando, posteriormente, os assírios viriam a capturá-los e levá-los para longe. Nos versículos 7–8, os israelitas reconheceram que estavam em melhor situação quando eram fiéis ao seu primeiro marido, o Senhor, e lamentam a decisão de seguir Baal. Nos versículos 9–13, as consequências e os julgamentos por seguir outros deuses e abandonar o Senhor são mostrados. Os israelitas ficariam indefesos, expostos e despojados de todos os bens materiais. Com esses versículos aprendemos que se violarmos nossos convênios com o Senhor, sofreremos consequências negativas.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como as consequências que advêm àqueles que violam os convênios podem se tornar uma bênção para eles.

Leia Oseias 2:14–15, 17, 19–20, 23 e identifique o que o Senhor acabaria fazendo por Israel. Você pode marcar o que encontrar.

A palavra atrairei e a frase “lhe falarei ao coração” no versículo 14 significam que o Senhor vai convidar Israel a retornar a Ele. A palavra desposar no versículo 19 refere-se ao compromisso de se casar. Nesse caso, ela é usada como símbolo para mostrar o desejo que o Senhor tinha de restabelecer Seu convênio com Israel e assim unir Seu povo a Ele.

O que essas ações nos ensinam sobre o Senhor?

Em Oseias 3 aprendemos que, devido a suas más escolhas, Gômer foi posta em cativeiro. Leia Oseias 3:1–3 e identifique o que o Senhor ordenou que Oseias fizesse a Gômer.

Como revisão, no capítulo 1 você leu que o Senhor ordenou a Oseias que se casasse com uma mulher que tinha cometido um pecado sexual, e ele obedeceu ao se casar com Gômer. No capítulo 2, você aprendeu que Gômer foi infiel a Oseias, e o Senhor comparou o adultério dela com a apostasia de Israel.

No capítulo 3, o Senhor ordenou a Oseias que resgatasse sua mulher da escravidão; por isso ele comprou a sua liberdade por 15 moedas de prata. Se Gômer se arrependesse de seus pecados e permanecesse fiel ao seu convênio do casamento com Oseias, então ele continuaria a amá-la e a cuidar dela como seu esposo apesar dos pecados anteriores que ela cometera (ver Oseias 3:3).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o que Oseias fez por Gômer é semelhante ao que o Senhor faz por Seu povo que se volta para Ele por meio do arrependimento?

O Senhor deseja continuar Seu relacionamento por meio de convênios com aqueles que pecaram. O que é exigido de nós a fim de nos voltarmos para o Senhor após termos pecado e sido infiéis?

Em Oseias 2–3 aprendemos que se nos arrependermos e permanecermos fiéis aos convênios feitos com o Senhor, então Ele nos receberá e perdoará nossos pecados.

O Presidente Henry B. Eyring, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que ele aprendeu sobre o Senhor enquanto dava uma aula de Seminário sobre o livro de Oseias:

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Em apenas dois capítulos, até mesmo meus alunos mais jovens sabiam que o marido era uma metáfora de Jeová, Jesus Cristo. E eles sabiam que a mulher representava Seu povo da aliança, Israel, que tinha ido após deuses estranhos. Eles entenderam que o Senhor estava ensinando-lhes, por intermédio dessa metáfora, um princípio importante. Mesmo que as pessoas com quem Ele fez convênios fossem terrivelmente infiéis a Ele, Ele não iria Se divorciar se eles apenas se voltassem a Ele com todo o coração.

Eu também sabia disso, mas muito mais do que isso, eu senti algo. Eu tive um sentimento diferente a respeito do que significa fazer um convênio com o Senhor. Durante toda minha vida tenho ouvido explicações sobre os convênios como se fossem um contrato, um acordo em que uma pessoa concorda em fazer algo e a outra concorda em fazer outra coisa em troca.

Por mais motivos do que posso explicar, durante aquele período em que ensinei sobre Oseias, senti algo novo, algo muito poderoso. Essa história não era sobre um acordo comercial entre sócios. (…) Era uma história de amor. Era a história de um convênio de casamento ligado pelo amor, por um amor inabalável. O que eu senti na época, e que tem aumentado ao longo dos anos, foi que o Senhor, com quem eu sou abençoado por ter feito convênios, ama a você e a mim (…) com uma firmeza sobre a qual eu me maravilho continuamente e que desejo de todo o meu coração imitar” (“Covenants and Sacrifice” [Convênios e Sacrifício] discurso realizado em um simpósio do Sistema Educacional da Igreja sobre o Velho Testamento, 15 de agosto de 1995, p. 2; si.LDS.org).

Reflita sobre por que o Senhor está disposto a receber-nos novamente quando quebramos nossos convênios com Ele.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como os princípios ensinados em Oseias podem ajudar aqueles que sentem que pecaram tanto que não podem voltar-se ao Senhor. Você pode escrever isso em forma de uma carta para um amigo que precisa de incentivo para arrepender-se e voltar-se ao Senhor.

Pondere as perguntas a seguir:

  • Em que ocasião você sentiu a misericórdia e o amor do Senhor?

  • De que maneira você já sentiu o Senhor o convidando a voltar-se a Ele quando você pecou ou foi infiel a Ele?

Tenha coragem de seguir quaisquer sussurros que sentir para arrepender-se de seus pecados e voltar-se totalmente para o Senhor.

Oseias 4–14

Os israelitas buscavam outros deuses, e Oseias os convida a voltarem-se ao Senhor

Em Oseias 4–11 lemos que Oseias clamou aos israelitas para voltarem-se ao Senhor e servi-Lo. Oseias 12–13 registra que Oseias explicou que o Senhor usa profetas para guiar Seu povo. Oseias também ensinou que por meio do Salvador, todas as pessoas irão vencer a morte física. Em Oseias 13–14 lemos que Oseias ensinou aos israelitas que sua decisão de serem infiéis ao Senhor era o motivo de sua iminente destruição. No entanto, Oseias também transmitiu uma mensagem de esperança a eles, ensinando que nos últimos dias o Senhor os curaria de sua infidelidade, ou apostasia, quando o povo de Israel retornasse a Ele.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Oseias 1–14 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: