Seminário
Unidade 16: Dia 3, Juízes 10–21


Unidade 16: Dia 3

Juízes 10–21

Introdução

Quando os filhos de Israel se arrependiam de seus pecados, o Senhor continuava a levantar juízes para libertá-los de seus opressores. Um desses juízes, Sansão, foi abençoado com uma tremenda força física, mas não cumpriu seu chamado divino por ter feito escolhas egoístas.

Juízes 10–21

O Senhor chama outros juízes, inclusive Sansão, para libertar os israelitas de seus inimigos

Você já pensou nas coisas que o Pai Celestial gostaria que você realizasse em sua vida?

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, liste algumas coisas que sente que o Pai Celestial gostaria que você realizasse em sua vida.

Como filho de Deus, você tem potencial divino e, com a ajuda do Pai Celestial, pode realizar tudo o que Ele deseja para você. Ao estudar Juízes 10–21, identifique verdades que o ajudarão a entender o que pode impedi-lo de realizar as coisas que o Pai Celestial deseja para você.

Em seu estudo de Juízes 1–3, você aprendeu que os israelitas continuamente entravam no ciclo de pecado, sofrimento, arrependimento e libertação.

Imagem
diagrama completo do ciclo

Em Juízes 10–12, lemos como eles continuaram nesse ciclo. Depois que os israelitas novamente começaram a adorar falsos deuses, foram afligidos por seus inimigos, os amonitas. Quando os israelitas se voltaram para o Senhor, Ele chamou um juiz de nome Jefté para libertá-los de seus inimigos.

Leia Juízes 13:1 e identifique o que os israelitas fizeram depois de serem libertados.

Em sua opinião, de que tipo de líder os israelitas precisavam para ajudá-los a quebrar o ciclo do pecado e libertação e ficarem livres de seus inimigos?

Leia Juízes 13:2–5 e identifique características especiais do novo líder que o Senhor enviaria para auxiliar os israelitas.

Observe que o novo líder deveria ser um nazireu. Você deve lembrar-se de que os nazireus eram homens que faziam votos ou convênio de dedicar-se a Deus por determinado tempo. Durante o período de seus votos, os nazireus prometiam não tomar vinho, não tocar em coisas mortas e não cortar o cabelo (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Nazarite”). Jesus Cristo às vezes era chamado de nazareno (ver Mateus 2:23), o que significa que Ele era da cidade de Nazaré, não que era nazireu.

Observe novamente o diagrama “Ciclo do Pecado e Libertação no Livro dos Juízes” e pense em como os israelitas poderiam ser abençoados por um líder cuja vida fosse dedicada a Deus. Como um líder assim poderia ajudar os israelitas a quebrar o ciclo do pecado e ser libertados definitivamente de seus inimigos?

Em Juízes 13:6–23, lemos que o anjo reapareceu à mulher e a seu marido e repetiu a mensagem sobre o filho deles. Identifique em Juízes 13:24 o nome da criança, o novo líder dos israelitas.

Leia Juízes 14:1–3 e identifique o que Sansão desejou assim que ficou adulto.

Qual era o desejo de Sansão?

Com base no que você aprendeu sobre os mandamentos de Deus relacionados com quem os israelitas deveriam ou não se casar, o que estava errado em seu desejo?

O Senhor tinha ordenando aos israelitas que não se casassem com pessoas que não faziam parte do povo do convênio, pois esses casamentos resultariam em pecado e destruição (ver Deuteronômio 7:3–4). O que aprendemos em Juízes 14:1–3 sobre Sansão e seus desejos de seguir ao Senhor?

  1. Escreva a seguinte frase incompleta em seu diário de estudo das escrituras: Se colocarmos nossos próprios desejos acima da vontade do Senhor, … Ao continuar a aprender sobre as escolhas de Sansão, pense em como poderia completar esse princípio. Quando lhe vierem à mente ideias de como completar o princípio, escreva-as nesse exercício do diário.

Leia Juízes 14:5–6 e identifique o que Sansão fez ao viajar para casar-se com a filisteia. Reflita sobre o que esses versículos nos ensinam sobre a força física de Sansão. De acordo com o versículo 6, qual era a fonte da força física de Sansão?

Imagem
Sansão matando um leão

Sansão matou um leão somente com as mãos.

Hoje, quando falamos que alguém tem o Espírito do Senhor, geralmente nos referimos a uma pessoa que é fiel e obediente e, portanto, está próxima de Deus. No entanto, referindo-se a Sansão, a frase parece reconhecer apenas a extraordinária força física dele (ver Juízes 14:6, 19; 15:14) como um dom de Deus. As escrituras dão crédito ao Senhor, a verdadeira fonte do dom de Sansão, dizendo “o Espírito do Senhor (…) poderosamente se apossou dele”, mas isso não significa necessariamente que o Senhor inspirou ou aprovou as ações de Sansão. Às vezes, Sansão usou seu dom de força de maneira apropriada, outras vezes não.

Em Juízes 14:7–15, aprendemos que, quando Sansão retornou de Timnate, viu que algumas abelhas tinham feito uma colmeia na carcaça do leão que ele tinha matado. Sansão usou essa experiência para inventar uma charada e desafiar os filisteus. Quando os filisteus não conseguiram decifrar a charada, ameaçaram a esposa de Sansão e a convenceram a obter a resposta com o marido. Isso deu início a uma série de conflitos entre Sansão e os filisteus.

  1. Faça o exercício a seguir em seu diário de estudo das escrituras para identificar o que motivou as ações de Sansão. A seguir estão os resumos das escolhas que Sansão fez, como citado em Juízes 14–15. Depois que ler os versículos associados a cada resumo, escreva em seu diário de estudo das escrituras a emoção ou o desejo que, em sua opinião, motivou Sansão em suas escolhas.

    1. Juízes 14:16–20; 15:1–2. Depois que a esposa de Sansão revelou a resposta da charada para os filisteus, Sansão se separou dela.

    2. Juízes 15:1–5. Quando Sansão soube que seu sogro, um filisteu, deu sua mulher a outro homem, ele queimou as plantações dos filisteus.

    3. Juízes 15:6–8. Os filisteus procuraram vingar-se de Sansão, queimando sua esposa e seu sogro. Sansão reagiu, golpeando os filisteus “com grande ferimento” (Juízes 15:8).

    4. Juízes 15:10–16. Os filisteus foram atrás de Sansão para amarrá-lo e fazer com ele o que ele fizera com os filisteus. Sansão respondeu: “Assim como eles me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles” (Juízes 15:11). Ele matou mais de mil filisteus.

Ao ler os versículos do exercício, você observou as palavras ira em Juízes 14:19 e vingado em Juízes 15:7? Reflita sobre como as escolhas de Sansão de agir com ira e procurar vingança afetaram a ele e sua família. Com esse relato aprendemos que a raiva e a vingança nos levam a fazer escolhas que prejudicam a nós mesmos e aos outros.

Leia Juízes 16:1 e identifique evidências de que Sansão continuou a colocar seus desejos egoístas acima da vontade do Senhor.

Imagem
Sansão e Dalila

Sansão e Dalila

Em Juízes 16:2–14, lemos como o padrão de conflito e vingança entre Sansão e os filisteus continuou. Os filisteus decidiram subornar uma filisteia de nome Dalila para descobrir a fonte da força física de Sansão. Esperavam usar essa informação para derrotá-lo. Em três ocasiões diferentes, Dalila tentou persuadir Sansão a revelar-lhe a fonte de sua força, mas ele mentiu para ela todas as vezes.

Leia Juízes 16:15–20 e identifique o que aconteceu quando Dalila falou com Sansão pela quarta vez sobre a fonte de sua força. Marque no versículo 20 por que Sansão perdeu a força.

O cabelo de Sansão não era a fonte de sua força. Ele perdeu a bênção da força porque “o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16:20). Sua força física era um símbolo de seu convênio com Deus, que era a fonte dessa força. Quando Sansão quebrou os convênios por meio de ações iníquas, perdeu a força.

Não sabemos por que o Senhor permitiu que Sansão continuasse com o dom da força física por um período em que estava agindo iniquamente. Em Doutrina e Convênios 3:4, Deus advertiu que “embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo”. Parece que esse foi o caso de Sansão.

Com a experiência de Sansão, aprendemos o princípio a seguir: Se quebrarmos nossos convênios com o Senhor, não teremos mais Seu Espírito conosco.

  1. Quando o Senhor retirou Seu Espírito dele, Sansão perdeu o dom da força física. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Que bênçãos ou habilidades podemos perder se o Espírito do Senhor não estiver conosco?

Juízes 16:21–27 relata que os filisteus capturaram Sansão, arrancaram-lhe os olhos e fizeram-no de escravo. Tempos depois, fizeram uma comemoração, alegando que o deus deles tinha entregado Sansão em suas mãos. Durante a festa, Sansão pediu a um menino que o guiasse até os pilares da casa para se recostar neles.

Imagem
Sansão empurra as colunas

Sansão destrói a casa.

Leia Juízes 16:28–30 e identifique o propósito da oração de Sansão ao Senhor. De acordo com o versículo 28, por que Sansão quis matar os filisteus que estavam na casa?

Lembre-se de que o Senhor chamou Sansão para dedicar sua vida a Ele para poder libertar os israelitas dos filisteus. Observe novamente o diagrama “Ciclo do Pecado e Libertação no Livro dos Juízes”.

Em Juízes 17–21, aprendemos que, depois da morte de Sansão, os israelitas continuaram a pecar contra o Senhor e a ser oprimidos por seus inimigos.

“Nos últimos capítulos do livro dos Juízes, o autor deixou de relatar histórias de heróis de Israel, e passou a narrar dois incidentes que ilustram o estado decaído em que se encontravam a religião e a moralidade nos dias em que Israel abandonou o convênio que fizera com o Senhor, e preferira ‘fazer o que parecia bem aos seus olhos’ (Juízes 17:6; 21:25).

As histórias de Mica, o levita, e da migração dos danitas relatadas nos capítulos 17 e 18 e a história da violação da concubina em Gibeá e o subsequente castigo dos benjamitas nos capítulos 19–21 são exemplos dos piores dias de Israel. Nenhum aspecto das narrativas demonstra que os israelitas estivessem procedendo bem” (Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 261).

Embora Sansão tenha matado muitos filisteus, não ajudou os israelitas a seguir ao Senhor e abandonar seus pecados, algo necessário para que fossem realmente libertados da opressão de seus inimigos (ver D&C 3:4). O Élder Mark E. Petersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre a tragédia da vida desperdiçada de Sansão:

Imagem
Élder MarkE. Petersen

“Sansão era forte fisicamente. Mas ainda assim era um fraco. A força de seu físico poderoso o ajudou quando a tentação se apresentou a ele? (…)

Sansão estava sob convênio. Ele era servo de Deus, separado para o trabalho do Senhor. Tinha o compromisso de edificar o reino de Deus. Em grande medida, ele foi um fracasso em vida. (…)

Uma transgressão após a outra se uniram a sua fraca determinação. O desejo de ser como os outros homens o cegou à responsabilidade e diminuiu a seus olhos a santidade dos convênios feitos. Quanto mais sua resolução enfraquecia, mais ele se afundava no mundanismo até que, finalmente, se rendeu de forma total” (Your Faith and You [Sua Fé e Você], 1953, pp. 243–245).

Volte à frase incompleta que escreveu em seu diário de estudo das escrituras, no exercício 2 desta lição. Com base no que você aprendeu com o exemplo de Sansão, complete a frase do exercício em seu diário de estudo das escrituras sobre como isso se relaciona a atingirmos nosso próprio potencial divino.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sua opinião sobre como a vida de Sansão poderia ter sido diferente se ele tivesse procurado fazer a vontade de Deus em vez de sua própria vontade.

Se buscarmos a vontade do Senhor em tudo o que fizermos, Ele nos ajudará a alcançar nosso potencial divino e realizar a obra que nos chamou a fazer.

Escreva uma coisa que fará hoje que o ajudará a atingir seu potencial divino e realizar o que o Pai Celestial gostaria que você fizesse. Carregue esse papel com você durante o dia como um lembrete de sua meta.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Juízes 10–21 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: