Seminário
Unidade 4: Dia 2, Gênesis 7–9


Unidade 4: Dia 2

Gênesis 6:13–9:29

Introdução

O Senhor ordenou a Noé que construísse uma arca na qual sua família e “de tudo o que vive, de toda a carne” (Gênesis 6:19) fossem salvos do Dilúvio. As águas do Dilúvio destruíram os iníquos e todas as criaturas que viviam na Terra, exceto os que estavam na arca. Quando as águas do Dilúvio baixaram, Noé e sua família saíram da arca. O Senhor lhes deu mandamentos e estabeleceu com eles o convênio que fizera com Enoque.

Gênesis 6:13–22

Noé obedece ao mandamento do Senhor de construir uma arca

Gênesis 6:13 marca o final da parte da Tradução de Joseph Smith que conhecemos como o livro de Moisés.

Pondere as perguntas a seguir: O que o Senhor, por meio dos profetas modernos, tem pedido que façamos que pode parecer tolice para outras pessoas? Por que é necessário ter fé para obedecer ao Senhor nesses momentos?

Leia Gênesis 6:13–14 e identifique o que o Senhor ordenou que Noé fizesse a fim de se preparar para a destruição vindoura. Pode ser útil saber que a palavra “betumar” significa cobrir a arca com uma substância semelhante ao piche para vedá-la e torná-la impermeável.

Leia Gênesis 6:15–16 e identifique as dimensões da arca. Registre as dimensões aqui:  côvados de comprimento,  côvados de largura e  côvados de altura.

Para entender o tamanho da arca, pegue uma régua ou uma fita métrica. Meça a distância entre o seu cotovelo e a ponta do dedo mais comprido. (Se um familiar ou amigo estiver por perto, meça a mesma distância no braço da pessoa.) Qual é a distância?

Imagem
medidas da arca

Um côvado era uma unidade de medida usada pelos hebreus nos tempos bíblicos. A medida tem como base a distância entre o cotovelo de um adulto e a ponta do dedo mais comprido. Um côvado mede geralmente entre 45,72 e 55,88 centímetros. Se usarmos 45 centímetros como um côvado, a arca tinha cerca de 138 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura. Consegue imaginar como seria construir uma arca desse tamanho?

Leia Gênesis 6:17–22 e identifique o que mais o Senhor ordenou que Noé fizesse e como Noé reagiu.

Pense sobre os desafios que Noé deve ter enfrentado ao obedecer a essas instruções do Senhor.

Ao ler a seguinte declaração do Presidente Spencer W. Kimball, pondere como Noé demonstrou fé no Senhor ao preparar a arca:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Paulo, ao dirigir-se aos hebreus, declarou:

‘Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca’ (Hebreus 11:7).

Naquela época ainda não havia evidências de chuva nem de Dilúvio. O povo de Noé zombou dele e o chamou de louco. Ninguém lhe deu ouvidos. Suas advertências foram consideradas irracionais. Nada do gênero jamais ocorrera antes; nunca se tivera notícia de que um Dilúvio pudesse cobrir a Terra. Que tolice construir uma arca em terra seca, com o Sol brilhando e a vida prosseguindo como de costume! Mas o tempo expirou. A arca foi concluída. A inundação chegou. Os desobedientes e rebeldes morreram afogados. O milagre da arca seguiu a fé manifestada em sua construção” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball, 2006, p. 157).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas maneiras pelas quais Noé demonstrou fé no Senhor?

    2. Como Noé foi abençoado por agir com fé para construir a arca quando não havia perigo aparente?

Com o exemplo de Noé aprendemos que, se agirmos com fé, obedecendo aos mandamentos do Senhor, podemos receber Suas bênçãos e Sua proteção. (Você pode escrever esse princípio em suas escrituras.)

Gênesis 7

Noé e sua família são poupados do Dilúvio

Imagem
Noé com os animais entrando na arca

Quanto você sabe a respeito do Dilúvio? Complete a atividade a seguir colocando verdadeiro (V) ou falso (F) sem consultar as escrituras. Depois leia as referências das escrituras que acompanham cada declaração para verificar as respostas. (As respostas também estão no final da lição.)

  1. Noé levou sete de alguns animais na arca. (Ver Gênesis 7:2–3.)

  2. Noé tinha 60 anos quando veio o Dilúvio. (Ver Gênesis 7:6, 11.)

  3. A chuva foi a única fonte de água que inundou a Terra. (Ver Gênesis 7:11.)

  4. A chuva não parou por 40 dias. (Ver Gênesis 7:4, 17.)

  5. Oito pessoas foram salvas na arca. (Ver Gênesis 7:7, 13; I Pedro 3:20.)

  6. Além da família de Noé e dos animais na arca, uma outra família sobreviveu ao Dilúvio ficando no topo de uma montanha. (Ver Gênesis 7:19–23.)

  7. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Se estivesse no lugar de uma das pessoas da arca, o que teria pensado e sentido quando as águas subiram?

    2. Se estivesse no lugar de uma das pessoas que não estava na arca, o que teria pensado e sentido quando as águas subiram?

Com base no que aprendeu em Gênesis 7, complete o princípio a seguir: Se agirmos com fé, obedecendo aos mandamentos do Senhor, podemos receber Suas .

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em que ocasião você foi abençoado ou protegido por obedecer ao Senhor mesmo que suas ações tenham parecido tolas para outras pessoas, assim como aconteceu com Noé?

    2. Qual é uma maneira pela qual você vai agir com fé obedecendo ao Senhor hoje?

Gênesis 8:1–9:17

Noé e sua família saem da arca e o Senhor estabelece Seu convênio com Noé

Imagem
Noé com a família e os animais

Em Gênesis 8:1–9:7, aprendemos que as águas da Terra retrocederam gradualmente e a arca repousou sobre os montes de Ararate. Noé enviou pássaros para descobrir quanto o nível da água havia baixado. Quando uma pomba retornou com uma folha de oliveira, Noé soube que as águas haviam retrocedido.

Após Noé e a família ficarem na arca por quase um ano, Deus ordenou-lhes que saíssem da arca. Noé ofereceu sacrifícios de animais ao Senhor, deu graças e pediu ao Senhor que “não mais amaldiçoasse a Terra por causa do homem” [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:4–6 (na Bíblia SUD em inglês)]. O Senhor ordenou a Noé e sua família que se multiplicassem e enchessem a Terra, instruiu-os sobre como tratar os seres vivos e ordenou-lhes que não derramassem sangue humano (assassinar). A tradução do Profeta Joseph Smith esclarece esses versículos, mostrando que Deus vai nos considerar responsáveis pela maneira como tratamos os animais e que Deus ordenou claramente a Noé e sua família que preservassem a vida de outros seres humanos — pois “o homem não derramará o sangue do homem” (ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:10–15, Guia para Estudo das Escrituras).

Imagem
arco-íris duplo

Pense na última vez que viu um arco-íris no céu após uma tempestade. O que lhe veio à mente quando viu o arco-íris?

Depois do Dilúvio, Deus fez uma aliança com Noé e seus filhos. A aliança está associada ao arco-íris. Leia Gênesis 9:8–11 e identifique qual era essa aliança. Você pode marcar o que encontrar.

Leia Gênesis 9:12–17 e identifique saber o que o arco-íris tem a ver com a aliança que Deus fez com Noé. (Pode ser útil saber que um sinal é um símbolo.)

Deus usou o arco-íris como um sinal ou símbolo da aliança eterna — uma lembrança de que Deus vai cumprir Suas promessas, inclusive de nunca mais inundar a Terra. Essa aliança foi feita primeiramente com Enoque (ver Moisés 7:50–51) e agora foi renovada com Noé. Essa aliança incluía a promessa de que, quando a posteridade de Noé obedecesse a todos os mandamentos de Deus, Sião, a cidade de Enoque, retornaria à Terra [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:21–25 (Guia para Estudo das Escrituras)]. Escreva o seguinte princípio em suas escrituras: Deus usa símbolos como lembrança dos convênios.

Gênesis 9:18–29

Noé amaldiçoa Canaã, o filho de Cão

Gênesis 9:20–29 contém o registro de um incidente com Noé e seus filhos. Esse relato é difícil de entender porque não temos todos os detalhes importantes da história. Por isso, não sabemos exatamente o que aconteceu e o significado do que ocorreu.

Infelizmente, no passado algumas pessoas usaram incorretamente a maldição de Noé a seu neto Canaã registrada em Gênesis 9:25–27 para justificar a escravidão — principalmente das pessoas negras descendentes de africanos. No entanto, desde o início da Restauração, o Senhor tem ensinado: “Não é certo que homem algum seja escravo de outro” (D&C 101:79). Quaisquer teorias sugeridas no passado de que a pele negra seja uma maldição ou indicação de indignidade na vida pré-mortal ou de que as pessoas de qualquer outra raça ou etnia sejam inferiores a qualquer outra pessoa não são doutrina verdadeira. “Os líderes da Igreja condenam claramente o racismo, inclusive todo e qualquer racismo no presente e passado” (Tópicos do Evangelho, “Raça e o Sacerdócio”; topics.LDS.org, site em inglês).

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Gênesis 6:13–9:29 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

  • Respostas do teste verdadeiro–falso: 1 é verdadeiro (animais limpos e não limpos referem-se a animais considerados aceitáveis ou inaceitáveis para comer e para serem sacrificados a Deus naquela época); 2 é falso; 3 é falso; 4 é verdadeiro; 5 é verdadeiro; 6 é falso.